4 vantagens de um software ERP integrado para construção civil

Área do Cliente

4 vantagens de um software ERP integrado para construção civil



27 de setembro de 2016

4 vantagens de um software ERP integrado para construção civil

Um software ERP (Enterprise Resource Planning) deve unir e disponibilizar informações de forma consistente para toda a empresa. No campo da construção civil, esse sistema integra o gerenciamento de processos administrativos, contábeis e relativos diretamente à obram, além de outros setores. Para isso, é fundamental que o sistema esteja em conformidade com as necessidades e perspectivas de desenvolvimento da construtora, já que adquirir um ERP não garante por si só vantagens competitivas.
Agora, se o processo é realizado de maneira integrada, há inúmeras vantagens. Além de um ERP reter uma gama de informação enorme para a gestão das obras, o sistema permite a integração entre todos os envolvidos no projeto por meio de um banco de dados integrados. Abaixo, falaremos das 4 vantagens de implementar um software ERP integrado para construção civil:

1. Eliminação da manutenção de múltiplos sistemas

Ao utilizar um único sistema, a manutenção de vários programas é dispensada. Lembra quando você precisava chamar um técnico para verificar onde estava o erro de um programa e levava horas para detectá-lo e consertar as falha? Ou das dezenas de contratos com programas de empresas diferentes? Um software ERP faz a integração entre departamento em todo ciclo da construtora, basta adicionar módulos. Os módulos mais comuns são: gestão de compras, gestão de custo, gestão de contratos, gestão de obras, gestão de patrimônio e gestão comercial. A integração e troca de informações entre todas essas áreas vai garantir eficiência maior no uso dos recursos e manter os colaboradores informados sobre a situação da empresa como um todo. Em suma, eliminar essa necessidade de manutenção de vários sistemas irá otimizar o uso de recursos e reduzir gastos.

2. Redução do retrabalho e inconsistências

A implementação de um ERP pode resolver problemas com retrabalho e inconsistência de informações. Como o sistema integra os departamentos da construtora em uma mesma plataforma a comunicação se torna ágil. Com todos os colaboradores tendo acesso imediato às informações precisas e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais, é muito mais difícil que percam tempo com atividades desnecessárias. Essa redução de inconsistências é extremamente relevante no campo da construção civil, já que na maioria das vezes os processos de comunicação e atualização de informações entre o canteiro de obras e as áreas de projeto e administrativa são manuais. Imagine as possibilidades de erro em um sistema baseado em papel ou sistemas desvinculados. O processo manual além de ser lento é frágil, já que as informações podem ser ilegíveis ou pode haver um erro de digitação que dificulte o entendimento.

3. Melhoria na qualidade da informação

O sistema integrado fornece informações precisas e atuais para a tomada de decisões gerenciais importantes. A aceleração ou desaceleração de contratação de mão-de-obra e compra de equipamentos e insumos, por exemplo. A integração também permite que a área de compras escolha o momento certo para renovar contratos de locação de equipamentos. Fica evidente que essa interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é só mais um dos exemplos de como a qualidade na informação auxilia no aumento da produtividade e assertividade das decisões de todos os setores. A área de compras pode checar sempre a quantidade de insumos disponíveis necessários para as obras e assim evitar compras emergenciais ou desnecessárias.

4. Padronização de procedimentos

A ferramenta também organiza e padroniza processos de uma empresa. Ou seja, o ERP cria o ambiente ideal para que todas as equipes tenham facilidade ao inserir informações precisas e atualizadas no sistema da maneira que foi acordada com todos os profissionais. Sabe aquele documento super importante que foi extraviado porque um ex-funcionário guardou em alguma pasta que ninguém mais sabe? Com um sistema integrado, o modus operandi é padrão, o que evita esse tipo de falha no procedimento. Assim, todas as áreas geram insumos para que a equipe trabalhe de maneira mais precisa e organizada.

A gestão simultânea de múltiplas obras só é realizada de maneira eficaz se todos os setores envolvidos estiverem integrados. Assim, a equipe visualiza números consolidados ou relativos a cada projeto e consegue identificar oportunidades de melhorias no aproveitamento de recursos. Finalmente, um software ERP integrado para construção civil permite o cruzamento de informações para planejar e simular cenários futuros com base em dados reais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários.



Noticias relacionadas

Descubra a importância do EAD da Globaltec

Descubra a importância do EAD da Globaltec

A capacitação EAD da Globaltec proporciona vantagens como redução de custos, aumento da produtividade e diminuição dos erros e...

Saiba mais!

Saiba como funciona o cálculo de rescisão contratual na construção civil

Descubra os tipos de contratos trabalhistas na construção civil e como fazer a rescisão sem gerar conflitos para sua...

Saiba mais!
Descubra as novas tecnologias para construção civil

Descubra as novas tecnologias para construção civil

Conheça as tendências no segmento de construção civil para 2019. As novas tecnologias que estão cada vez mais presente...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos