Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil – Globaltec

Área do Cliente

Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil



19 de maio de 2017

Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil

Os sistemas de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) são integrados na forma de softwares que atendem às diversas áreas operacionais da empresa, de forma que cada uma delas tem um módulo específico. Os ERPs estão no mercado desde a década de 1990, entretanto, ainda existem organizações que não conseguem visualizar os grandes benefícios que o ERP pode trazer para o negócio, especialmente para o segmento de construção civil. Para as construtoras, incorporadoras e imobiliárias, existem sistemas ERP desenvolvidos de forma específica, a fim de cobrir todas as atividades; desde a logística de entrada até as relacionadas à logística de saída, incluindo ainda áreas como:

  • Financeira;
  • Comercial;
  • Contabilidade;
  • Pessoal;
  • Investimentos etc.

Quais os fatores positivos na adoção de um software ERP?

Se você ainda não se deteve para analisar um sistema ERP — cujo principal objetivo é auxiliar nos processos de gestão —, vamos apresentar, na sequência, um checklist para demonstrar a importância de utilizar a tecnologia ERP em favor do seu negócio.

1. Ganho de tempo e mobilidade

Como as informações são obtidas em tempo real, o empresário tem mais segurança para tomar decisões rápidas. E pode fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora, devido à mobilidade do sistema ERP.

2. Fim dos extravios

Com a eliminação de controles manuais — que ocorrem em planilhas e demandam redigitação constante —, os dados não se extraviam. A integração do ERP possibilita que, automaticamente, um módulo visualize as informações contidas em outros módulos.

Quando a empresa adota um sistema de softwares que não é integrado, a mesma informação pode estar armazenada em até vários lugares diferentes e não ser visível a todos os envolvidos.

3. Padronização dos processos

Fica muito mais fácil enxergar gargalos e otimizar os processos, uma vez que os processos são padronizados quando se adota um ERP. Isso é de especial importância quando a empresa mantém filiais, facilitando o fluxo de informações dentro da organização.

4. Redução de custos no fluxo de caixa

Com o controle de todo o ciclo produtivo de uma obra ou de um processo de venda, o sistema ERP permite que a administração de cada uma das etapas da obra ou do serviço seja visualizada e, principalmente, os custos de cada item no total dispendido. Isso significa economia de recursos e maior fluxo de caixa.

5. Maior controle de tempo

Além de identificar quando é gasto em determinado processo, um sistema ERP permite saber o tempo que é gasto em cada uma das tarefas. Não há necessidade de conciliação manual de informações espalhadas em diferentes aplicativos.

6. Eliminação de papel

Ordens de serviço passam a ser digitalizadas, dispensando, portanto, o uso contínuo de papel. O mesmo ocorre no caso de requisições aos fornecedores. Com isso, diminui o tempo de resposta e os processos fluem com maior rapidez.

7. Integração dos departamentos

O sistema ERP é uma ferramenta poderosa no planejamento organizacional e estratégico de uma empresa. O gestor, muitas vezes, não tem ideia da existência de atividades duplicadas e de armazenamento de dados de forma redundante entre os vários departamentos. Com a integração, esses problemas são sanados.

8. Menor tempo de resposta

O mais interessante de se ter informações à mão é que, em última análise, isso gera um melhor atendimento à obra ou ao serviço, já que as necessidades do cliente são identificadas com maior rapidez. Com o controle de estoques, por exemplo, a empresa para de sofrer com o desperdício, economiza espaços e ainda se torna mais eficiente.

Quer saber mais a respeito da solução da Globaltec para as empresas da construção civil? Visite nossa página e conheça todos os benefícios do ERP UAU.



Noticias relacionadas

5 formas de minimizar o desperdício na obra

Veja 5 formas de minimizar o desperdício na sua obra

Para minimizar o desperdício na obra e gerar um melhor aproveitamento de recursos e economia, confira, a seguir, algumas dicas importantes.

Saiba mais!

Como medir a produtividade na construção civil

Na construção civil, muitas vezes se torna complexo medir a produtividade, ainda mais no canteiro de obras. É preciso...

Saiba mais!

Como reduzir custos de gerenciamento da sua obra

Há várias formas de fazer um bom trabalho e ao mesmo tempo economizar com os custos de gestão!...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos