Descubra como realizar uma boa Gestão de Fundo Promocional

Área do Cliente

Descubra como realizar uma boa Gestão de Fundo Promocional



24 de novembro de 2015

A Gestão de Fundo Promocional tem por missão atender os objetivos da organização empresarial, nas mais distintas ocasiões, e encarar desafios do processo concorrencial que se impõem à empresa. Os projetos de Gestão Inteligente de Fundo Promocional são capazes de gerar elevados impactos para a empresa, desde que esta domine seus recursos, tenha pleno conhecimento das condições do mercado e de seus concorrentes e planeje a execução do projeto de forma gradual, equilibrada e adequada às reais possibilidades de expansão da empresa.

Olhando para si mesmo

Para que isto seja possível, é fundamental a empresa iniciar o processo de construção de uma Gestão Inteligente olhando para si mesma e definir, da forma mais precisa possível, os seguintes elementos: seus objetivos, seus ativos e recursos humanos, técnicos, físicos e monetários disponíveis, o tamanho, ações e alcances de seus concorrentes, e os desafios que o mercado e a conjuntura econômica do país podem apresenta. Definindo estes elementos, a possibilidade de a Gestão Inteligente render bons frutos é ainda maior.

Os principais objetivos da Gestão Inteligente

Os principais objetivos, que devem ser analisados à luz de uma Gestão inteligente da organização empresarial, passam por melhorar a forma de mesurar a demanda dos produtos da empresa no mercado, desenvolver promoções que impactem nas vendas destes produtos e, ainda, estimar melhor a penetração no mercado e o volume total de mercadorias que deve ser produzido para o faturamento desejado.

Os principais desafios da Gestão Inteligente

Diante destes objetivos, um conjunto de desafios se impõem, como o de avaliar de forma permanente o comportamento e ações das empresas concorrentes, adiantando-se a elas, e também refletir se os objetivos que a empresa definiu são condizentes com sua estrutura operacional e suas ferramentas de ação estratégica.

As fontes de informação para a Gestão Inteligente

Para superar estes desafios, a empresa deve desenvolver um bom sistema de Gestão de Inteligência Promocional, que envolva necessariamente a identificação das fontes de informação que a empresa precisa. Estas fontes podem ser de várias naturezas:

Gestão de Shopping como fazer do início ao fim
  • Dados históricos sobre vendas, descontos, faturamento e outros indicadores da empresa;
  • Dados sobre a conjuntura econômica, como a série histórica do PIB, do câmbio, da inflação e dos juros;
  • Informação sobre custos e retorno de variáveis controladas, como marketing, distribuição de brindes etc;
  • Informação sobre os efeitos de variáveis não controladas, como a sazonalidade do mercado, o poder de ações de mídia, as ações das empresas concorrentes etc;
  • Informação sobre a capacidade, produtiva e financeira, das expertises acessíveis da empresa, como as experiências e talentos dos colaboradores, internos e externos, da empresa.

As ferramentas para uma Gestão Inteligente

As potencialidades do domínio destas fontes de informação são ainda maiores se a empresa possuir, ainda, as ferramentas adequadas para o tratamento destes dados e sua transformação em ativos para a empresa. Das ferramentas mais importantes para esta Gestão Inteligente do Fundo Promocional, destacamos:

  • Gestão do Conhecimento;
  • Tratamento das informações;
  • Data mining;
  • Uso da estatística, simples e avançada;
  • Produção de relatórios gerenciais;
  • Utilização da intuição e da experiência dos gestores.

A Gestão Inteligente do Fundo Promocional permite à empresa aplicar procedimentos científicos ao planejamento, abrindo um cenário novo e mais promissor, capaz de gerar resultados melhores especialmente para empresas produtoras de bens de consumo.

Este texto foi útil para você pensar de forma mais inteligente a Gestão de Fundos Promocionais em sua empresa? Acesse o site da Globaltec – software para Gestão de Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias e saiba mais sobre gestão e administração para sua empresa!



Noticias relacionadas

Descubra com realizar uma boa Gestão de Fundo Promocional

Descubra como realizar uma boa Gestão de Fundo Promocional

A Gestão de Fundo Promocional tem por missão atender os objetivos da organização empresarial, nas mais distintas ocasiões, e...

Saiba mais!
Demonstrativos de boas práticas de gestão de Shopping Center

Demonstrativos de boas práticas de gestão de Shopping Center

O primeiro shopping center brasileiro foi o Centro Comercial Iguatemi, em 1966. Imagine que há mais de 40 anos,...

Saiba mais!

Acompanhe os rendimentos dos lojistas com ERP UAU Web

O ERP UAU Web traz mais dinamismo e eficiência para a gestão dos processos nos centros comerciai.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos