4 Critérios para escolha do fornecedor no mercado de construção civil.

Área do Cliente

4 Critérios para escolha do fornecedor no mercado de construção civil.



21 de janeiro de 2016

O modelo de escolha de fornecedores, onde uma equipe dedicada especialmente para isso percorria listas imensas baseadas apenas no preço, já faz parte de um passado distante. Ou melhor: deveria fazer. Essa prática ainda é comum principalmente pelo desconhecimento de métodos mais eficientes, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que veremos adiante.

Atenção na escolha do fornecedor

O preço nem sempre deve ser o diferencial decisivo no momento de fechar. A escolha bem feita é fundamentada em outras características que, quando combinadas, sugerem a melhor escolha de fornecedor. É desnecessário mencionar o que implica a má escolha de uma empresa, mas podemos lembrar que o consumidor final (o cliente da construtora, imobiliária ou incorporadora) é o maior prejudicado.

Dessa maneira, separamos quatro itens que podem ajudá-lo a escolher o fornecedor adequado às suas necessidades e, por fim, temos uma ótima sugestão para realizar essa análise de forma eficiente.

1. Competência na entrega

O não comprometimento de prazos causa atrasos na obra e, obviamente, prejuízos financeiros. A entrega deve ser realizada no momento combinado e o mais correto é decidir o momento da entrega com limites de tolerância, já que há fatores externos que influenciam esse tempo, como o trânsito e o clima. Aqui entra a possibilidade de fazer o estudo do custo benefício de contratar um fornecedor mais afastado, porém que tenha o preço mais em conta.

2. Qualidade dos produtos e serviços

Este é o mínimo que se espera de um bom fornecedor. Tal fator pode ser assegurado pela adequação às normas, selos de qualidade ou ainda a aceitação por outras empresas. Alto preço nem sempre é o indicador de um produto com ótima qualidade. Se possível, visite o fornecedor para verificar o produto.

3. Transparência e competência

Fazem parte desse fator itens que as fornecedoras devem estar atentas como cláusulas de contrato, normas técnicas, relação pós-venda, sustentabilidade (não apenas seguir a “onda verde”, mas efetivamente seguir as diretrizes que fornecem esses selos) e licenciamento ambiental.

Estas características devem ser vistas não como diferenciais, mas sim como eliminatórias. Contratos com fornecedores que não seguem as normas e procedimentos mencionados podem causar, até mesmo, problemas legais futuramente.

4. Estabilidade Financeira

Essa característica pode ser interpretada como a capacidade do fornecedor de arcar com todas as responsabilidades adquiridas. Abrange os demais itens mencionados, já que uma empresa que anda mal financeiramente pode simplesmente fechar as portas em questões de semanas e deixar compromissos pendentes.

Outro item importante é a Responsabilidade Social Empresarial, que é a tradução e incorporação dos valores e compromissos em todas as formas de relações de negócios.

Lembrando que a escolha do fornecedor vai para cada tipo de material necessário, tornando o processo muito mais complicado do que aparenta (obviamente, pode-se simplesmente escolher o fornecedor mais barato, mas queremos que a empresa obtenha melhorias e enxugue seus gastos simultaneamente).

ERP como solução para escolha dos fornecedores

Para auxiliar na área de construção civil, reunindo em apenas um local toda base de fornecedores e relacionando as necessidades da empresa com o objetivo de realizar a melhor escolha, existe o ERP.

Um software ERP viabiliza a administração eficiente de todo o processo de compra, entrega e controle do estoque da obra a partir de suas diferentes necessidades. Através de diversos recursos, permite que você reduza os custos, agilizando o processo de análise de necessidades, o que otimiza em tempo e qualidade todo o processo de compra.

Além disso, é possível simular compras, analisar cotação, controlar a aplicação do material e também relacionar o ERP com obras, criando um cenário de operação conjunta.

Continue acessando nosso blog para saber mais sobre soluções para construtoras, incorporadoras e imobiliárias.



Noticias relacionadas

ERP: Como realizar a manutenção do cálculo de vendas

O cálculo dos preços por meio de um sistema ERP, como o UAU da Globaltec, leva em conta, além...

Saiba mais!
Data Driven na construção civil: a tendência que não tem volta

Data Driven na construção civil: a tendência que não tem volta

Você sabe o que significa ser uma empresa Data Driven na construção civil? Descubra como ser uma empresa Data...

Saiba mais!

Realize o acompanhamento eficiente de estoque em 3 passos

Separamos 3 dicas para que vão te ajudar a acompanhar a entrega, o recebimento e o controle dos materiais...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos