O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que conquistou o mundo. Dados do final do ano passado mostram que já são 1,5 bilhão de usuários do aplicativo. O sucesso é tão grande que o Facebook, dono do app, lançou uma versão voltada ao relacionamento entre empresas e clientes – o WhatsApp Business.
Há tempos as empresas lançam mão das mensagens para se relacionarem com seus clientes.
Com a nova ferramenta, é possível tornar esse atendimento mais profissional, com automatização, organização e métricas fundamentais para a estratégia de negócio.
Para as imobiliárias, o aplicativo pode fazer enorme diferença nos resultados de vendas e na satisfação do cliente.
Saiba, neste texto, tudo sobre o WhatsApp Business e o universo de possibilidade que uma comunicação mais eficiente pode proporcionar para a sua imobiliária.
As vantagens do WhatsApp Business
As vantagens do WhatsApp Business para os negócios são várias. Entre elas, se destacam:
- Perfil empresarial – é possível disponibilizar para os contatos dados como endereço, área de atuação, horário de atendimento, site etc.
- Estatísticas – é possível levantar dados sobre número de mensagens enviadas, lidas, recebidas etc.
- Etiquetas – por meio das etiquetas, é possível categorizar cada cliente. Por exemplo: clientes novos, clientes de vendas, de locações, desativados etc. O recurso é personalizável.
- Mensagens automáticas – mensagens programadas no caso de um cliente entrar em contato fora do horário comercial ou em qualquer situação em que a empresa ou o corretor não possa atender imediatamente.
Quais os benefícios para as imobiliárias?
Hoje, o fator determinante para o sucesso de um negócio pode ser a agilidade com a qual atende as demandas do cliente. Nas imobiliárias, isso é claramente perceptível por causa da alta concorrência no mercado.
Um cliente pode facilmente migrar para outra imobiliária se o contato que ele começou não foi respondido a tempo.
Os corretores de imóveis no Brasil já perceberam a necessidade de atender os clientes pelo WhatsApp. Com a versão voltada a negócios, lidar com as informações se torna mais fácil e profissional.
Confira, abaixo, tudo o que a imobiliária pode usufruir de uma ferramenta como o WhatsApp:
- Mandar mensagens personalizadas – essencial para aproximar o cliente do corretor (e da imobiliária) e criar um laço mais forte em prol do fechamento de bons negócios. É essencial fugir das mensagens padronizadas comuns em e-mails corporativos ou atendimento digital.
- Aproveitar a simplicidade de uso – isso é fundamental para quem precisa prestar um atendimento ágil. São vários contatos, cada um com uma demanda diferente. Por isso, simplicidade na interface garante eficiência para lidar com as informações.
- Não ter custos com a comunicação – mesmo na versão voltada a empresas, o aplicativo não custa nada.
Qual o procedimento para baixar o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business pode ser baixado para o smartphone ou tablet por meio do Google Play Store. Depois de encontrar o aplicativo na loja, verifique o número de telefone da sua empresa (aquele que deseja usar para conversar com os clientes) e conecte ao aplicativo.
Para criar o seu perfil, toque no botão “Menu”, depois “Configurações”, “Configurações da empresa”, “Perfil”. É só seguir o passo a passo, disponibilizado de maneira intuitiva na plataforma.
Se desejar, é possível restaurar o histórico de conversas que já mantinha com clientes na versão de uso pessoal do WhatsApp. Faça um backup manual dos dados antes de restaurar o histórico.
Vale destacar que seu histórico de conversas não poderá ser transferido de volta para o WhatsApp de uso pessoal se você parar de usar a versão Business.
Você pode usar ambos os aplicativos, mas cada em deve estar vinculado ao seu próprio número de telefone, pois não é possível ter um único número vinculado aos dois apps.
Como usar a tecnologia para aumentar a conversão de clientes?
O aplicativo WhatsApp Business ajuda a fazer a gestão do relacionamento de maneira mais eficiente. Entretanto, sua principal vantagem é ajudar na conversão de clientes. Mas como fazer isso. Confira, abaixo, algumas dicas:
Segmente sua comunicação
Lembra das listas que são possíveis criar no WhatsApp Business? Então, elas servem para você segmentar a comunicação com seus clientes. Isso tem a ver com a necessidade de oferecer informações diferentes para cada perfil de cliente.
Um cliente de imóvel na planta precisa de um atendimento mais afinado para que ele se sinta seguro sobre a compra; o locatário demanda uma ponte com o locador; o cliente de imóveis avulsos não pode escapar para concorrência e assim por diante.
O atendimento pelo WhatsApp Business permite que as estratégias de comunicação para cada perfil seja colocada em prática da melhor maneira possível.
Customize o seu conteúdo
O conteúdo transmitido pelo WhatsApp Business precisa ser pensado para ele. Não replique mensagens de outros canais (como e-mail, panfletos etc.) sem antes customizar. O relacionamento fica mais agradável se isso for feito e, consequentemente, agrega valor à sua comunicação.
Use fotos persuasivas
A ferramenta é ótima para controlar aquilo que o seu cliente vai ver. Usar fotos persuasivas é uma excelente maneira de aguçar a curiosidade e fazer com que o cliente peça mais detalhes sobre o imóvel e aumenta as chances de fechar negócio.
Mande áudios
O áudio tem seu lugar como uma das formas mais eficientes de transmitir uma informação. Além disso, ele cria um laço mais forte entre corretor e cliente e é extremamente persuasivo.
Uma boa estratégia para o envio de áudios é sempre finalizar o contato com uma pergunta. Isso demanda a resposta e a comunicação se desenrola de maneira mais favorável a quem deseja persuadir o cliente a fechar um negócio.
O WhatsApp Business é uma solução que pode revolucionar a maneira como sua imobiliária faz o relacionamento com o cliente. Organizar as informações por meio do aplicativo torna os processos de venda e atendimento mais ágeis e contribui para a conversão de clientes. É o uso da tecnologia para gerar bons negócio.
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