Boletim de medição - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Boletim de medição



Boletim de medição

O boletim de medição tem o objetivo de demonstrar de maneira detalhada para o fornecedor os avanços físicos e financeiros de um contrato misto. Entretanto, o sistema possui recurso para registrar as quantidades aplicadas nos materiais ao realizar acompanhamentos de serviços. Desse modo, de acordo com a realização de medições pela obra, serão pagas ao fornecedor após aprovação das partes. Contudo, o boletim de medição irá demonstrar por meio de um relatório, os dados de material ou serviço informando o que foi executado, pago, adiantado, o valor das retenções, valor a qual o fornecedor deve gerar de NF e o que receberá de valor líquido.

 

Registrar quantidades de material

O recurso de registrar as quantidades aplicadas tem objetivo de armazenar os quantitativos aplicados nos materiais de modo que possam ser utilizados na demonstração do relatório de boletim de medição. Entretanto, para realizar esse procedimento deve realizar os seguintes passos:

  1. Contrato de material e serviço: Vincular itens de material no item de serviço;
  2. Medição de contrato: Realizar medição dos materiais vinculados;
  3. Medição de contrato/Acompanhamento de contrato: Acompanhar um item de serviço a qual possui item de material vinculado e medição gerada ou esteja acompanhando item de material na medição atual. Após gravar o acompanhamento o sistema irá abrir a tela de Vinculo de medição para aplicação de quantidades nos itens de material;
  4. Registrar as quantidades aplicadas nos itens de material vinculados, conforme quantidade acompanhada no item de serviço;

 

O sistema permite registrar as quantidades aplicadas utilizando as seguintes telas:

  • Manutenção de acompanhamento de contrato:
  • Manutenção de medição de contrato:

Requisitos mínimos para registrar aplicação de quantidade dos materiais medidos.

  • É obrigatório o vínculo entre itens de contrato;
  • Medição de contrato
    • O item de serviço a qual está sendo acompanhado deve possuir item de material vinculado em medições ou no acompanhamento atual;

Recursos

O sistema não permite realizar aplicação de quantidade maior que o saldo do item (quantidade medida do material – quantidade aplicada) de material.

O sistema não permite realizar aplicação de quantidade onde a quantidade total dos itens de material fique diferente da quantidade do item de serviço.

Informativo de quantidades aplicadas/apontadas para itens de material

Esse recurso tem por finalidade informar os quantitativos dos itens de material a qual foram registrados por meio de acompanhamento de item de serviço. Está disponível no módulo Obras>Controle de medição>Folder ”Vínculo medição”.


 

Descrição das colunas:

  • Código: Código do item do contrato.
  • Descrição: Descrição do item do contrato.
  • Qtde. aplic.: Informa a quantidade aplicada nos materiais vinculados ao item do serviço.
  • Acomp. mat./serv.: Se o item de medição selecionado for de material será informado o código do acompanhamento do serviço a qual foi acompanhado no momento da aplicação de quantidades nos itens de material. Se o item de medição selecionado for de serviço será informado o código do acompanhamento do material a qual foi aplicado as quantidades.
  • Medição: Código da medição do material ou serviço a qual foi aplicado.
  • Data med.: Data de cadastro da medição.
  • Data acomp.: Data de cadastro do acompanhamento.

 

Relatório boletim de medição

O relatório de boletim de medição tem objetivo de demonstrar os quantitativos realizados nos acompanhamentos de item de serviço visando detalhadamente os avanços físicos e financeiros dos serviços realizados. Por conseguinte, podendo visualizar os dados das medições de serviço realizadas.


Descrição dos dados do relatório

  • Medição:
    • Código da medição, sempre ordenado em ordem crescente;
  • Período:
    • Período inicial e final dos acompanhamentos vinculados a medição;
    • Pegar menor período e maior período para considerar no relatório;
  • Data:
    • Data de geração da medição;
  • Nota fiscal:
    • Número da nota fiscal de serviço vinculada a medição;
      • até quando tivermos material e serviço juntos;
    • Se tiver só material, mostra a nota de material;
  • Vlr. bruto físico – A:
    • Valores da medições de serviço/materiais não vinculados a um serviço especifico:
      • Tudo que foi acompanhado na medição que não tem vinculo com serviço: Exemplo: Frete, Pintura etc.;
    • Valores medidos de serviço e os respectivos valores referente ao material vinculado:
      • ex: 100 reais de serviço e 300 reais de material, já medido ou da medição atual;
  • Fat. direto/outros débitos – B:
    • Adiantamentos vinculados ao contrato (assistente de pedido, requisição e pagamento);
      • Quando está vinculado somente ao contrato o sistema deve exibir ele utilizando a data do adiantamento(geração) versus a data de uma medição(geração), se ele for menor ou igual a data da geração da medição deve exibir o valor na coluna e consequentemente também deve ser exibido na coluna Saldo adiant.;
        • Ele só deve ser exibido uma vez;
    • Adiantamentos vinculados a medição:
      • Quando o adiantamento é vinculado a medição e suas data de geração versus a data da medição são compatíveis (menor ou igual) o sistema mostra a informação na coluna Fat. direto/outros e também na coluna de Desconto;
      • Quando o adiantamento é vinculado a medição e suas datas de geração não são compatíveis (ou seja está vinculado e outra medição futura) o sistema mostra vinculado, seja ele total ou parcial, apenas na coluna Desconto;
    • Descontos normais (financeiros, identificado na coluna como Outros débitos):
      • quando é gerado um desconto financeiro normal na medição o sistema exibe esse valor na coluna de Fat. direto/outros débitos e também na coluna Desconto;
  • Medição adiant. – C:
    • Exibe o valor da medição de materiais, que possuem vínculos com serviços, mas que não foram apontados no vinculo, ou seja, medições que só mediram esses materiais e não tiveram execução de serviços vinculados ao mesmo;
    • Está coluna não é modificada de medição em medição fica apenas no histórico para ser usada no saldo adiant.;
  • Retenção – D:
    • Exibe os valores que foram retidos na medição, ou seja, valores de desconto do tipo retenção (tipo 13) referente ao itens medidos, seja materiais ou serviços;
    • Importante: Na visualização da retenção nesse relatório, ela é calculada em cima no total bruto do item, sem desconsiderar os adiantamentos vinculados ao mesmo, conforme é exibido na tela de controle de medição. Isto pode dar impacto na visualização do valor líquido, já que os conceitos de adiantamentos são diferentes nesse relatório, para visualização total do Fornecedor.
  • Desconto – E:
    • Exibe valores descontados na medição ou por aplicação de serviços:
      • Descontos normais financeiros;
        • Sempre aparece também na coluna Fat. direto/outros;
      • Adiantamentos vinculados a medição, parciais ou totais;
        • Pode aparecer na coluna fat. direto/outros desde que as datas de geração sejam compatíveis, caso seja de um adiantamento anterior só exibe o valor em desconto;
      • Valor dos materiais medidos em medições anteriores que estão sendo vinculados/apontados por uma medição atual;
        • Só exibe na coluna Desconto;
  • Saldo adiant. – F = Fant + (B+C – E)
    • Medição adiant anterior + (fat. direto/outros débito + medições adiantadas – descontos);
  • Valor liquido – G = (H-D):  
    • Valor liquido a ser pago ao fornecedor;
    • Valor da nota fiscal – retenção;
    • Importante: Podem haver diferença com o valor líquido pago no UAU quando há adiantamentos vinculados por item. É um conceito do relatório, para visualização real em cima dos valores, sem redução dos adiantamentos já pagos.
  • Valor NF – H = (A + C – E):
    • Valor da nota fiscal que o fornecedor deve gerar;
    • Vlr. bruto físico + Medição adiant. – Desconto;
  • Indicadores percentuais (Canto superior direito):
    • Medição física acumulada: soma dos valores brutos das medições / valor bruto do contrato.
      • Soma do valor bruto da medição (A) / Valor do contrato (qtde. * preço unitário dos itens do contrato);
    • Valores a descontar: saldo de adiantamento / valor bruto do contrato:
      • Total do saldo de adiantamento (F)/ Valor do contrato (qtde. * preço unitário dos itens do contrato);
    • Saldo contratual líquido: (valor bruto do contrato – (soma do valor bruto das medições – saldo de adiantamento)) / valor bruto do contrato:
      • Saldo contratual líquido (valor bruto do contrato – soma do valor bruto da medição (A) – total de saldo do adiantamento (F)) / Valor do contrato (qtde. * preço unitário dos itens do contrato);

Obs.: A coluna ‘Valores a descontar’ ficará com valor negativo quando ainda existir adiantamentos que não foram medidos.

 

Esse artigo foi útil?