Introdução
DIEF – Declaração de Informações Econômico-Fiscais. foi criada com o objetivo de consolidar várias informações a serem prestadas pelo contribuinte em um só documento.
A declaração deverá ser entregue por todos os contribuintes do Estado, com periodicidade mensal ou anual dependendo do seu regime de recolhimento.
Declaração de informações Econômico-Fiscais – DIEF Ceará (CE)
Para acessar
Execute o Módulo Fiscal
Clique no menu Contabilidade
Clique no submenu Exportar > Produto – ICMS
Clique no submenu Declaração de Informações Econômico-Fiscais- DIEF
Clique no submenu Ceará
Selecione a empresa de escrituração, mês de referência e clique no botão Buscar
Informe os dados necessários.
Clique no botão 
Preenchimento dos dados da DIEF Ceará (CE)
Emp. Escr.: Empresa de escrituração responsável pela geração do arquivo.
Referência: mês/ano de referência para geração do arquivo.
- Ao escolher o mês/ano de referência e clicar no botão Buscar, será preenchido os dados da empresa de escrituração e os dados do contador responsável pela geração do arquivo.
Razão Social: Razão Social da empresa de escrituração, apenas informativo, não será enviado no arquivo.
CNPJ: CNPJ da empresa de escrituração, apenas informativo, não será enviado no arquivo.
Inscrição Estadual: Código de Inscrição estadual da empresa de escrituração, identificador na geração do arquivo.
- F – Fiscal
- C – Contábil
Saldo inicial de caixa: Saldo inicial de caixa da empresa de
Retificação: Código de retificação, caso esteja retificando o arquivo gerado.
Após todos os dados preenchidos clique no botão Gerar Arq. será gerado o arquivo de exportação da Guia Informativa Mensal do ICMS, o nome do arquivo é fixo definido pelo layout, onde é formado por: Formato do nome do arquivo da DDS: MMAAAAGIAM.TXT
- MM – Mês de referência, com 2 dígitos.
- AAAA – Ano de referência, com 4 dígitos
- GIAM – Constante
- TXT – Extensão do arquivo.
Exemplo: 052012GIAM.TXT (Mês: 05, Ano: 2012, Constante: GIAM)
Declaração de informações Econômico-Fiscais – DIEF Pará (CE)
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Clique no submenu Declaração de Informações Econômico-Fiscais- DIEF
Clique no submenu Pará
Selecione a empresa de escrituração, mês de referência e clique no botão Buscar
Informe os dados necessários.
Clique no botão 
Preenchimento dos dados da DIEF Pará (PA)
Emp. Escr.: Empresa de escrituração responsável pela geração do arquivo.
Referência: mês/ano de referência para geração do arquivo.
- Ao escolher o mês/ano de referência e clicar no botão Buscar, será preenchido os dados da empresa de escrituração e os dados do contador responsável pela geração do arquivo.
Razão Social: Razão Social da empresa de escrituração, apenas informativo, não será enviado no arquivo.
CNPJ: CNPJ da empresa de escrituração, apenas informativo, não será enviado no arquivo.
Inscrição Estadual: Número de inscrição do declarante no Cadastro de Contribuintes do ICMS da Secretaria de Estado da Fazenda.
Nome fantasia: Nome do estabelecimento comercial
Houve Mudança de Município?: marcar, se a mudança de Município ocorreu no período de referência da declaração.
Tipo escr.: Tipo de escrituração (Fiscal ou Contábil)
Tributação: Informar o tipo de tributação escolhida pelo contribuinte.
Tipo de contribuinte: Selecionar, dentre as opções, uma das seguintes classificações:
- a) Contribuinte Normal: contribuinte não enquadrado em nenhuma das situações descritas nas letras “b”, “c” e “d” deste subitem;
- b) Produtor Rural (Pessoa Jurídica): inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS na atividade econômica de produção rural (agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura) e possuidor de inscrição no CNPJ/MF;
- c) Prestador de Serviços Tributados pelo ICMS/Extrator de Minérios/Outros, conforme a relação de contribuinte abaixo:
prestador de serviço de transporte interestadual e intermunicipal;
prestador de serviço de comunicação;
contribuintes com atividade econômica de extração mineral;
concessionário de serviços públicos de fornecimento de água;
distribuidor e/ou gerador de energia elétrica; - d) Contribuinte Inscrição Centralizada: empresas que possuam uma única inscrição, representando todos os estabelecimentos situados neste Estado, concedida mediante regime especial e que não estejam relacionadas na letra “c” deste subitem.
Declaração Sem Movimento: Na hipótese de o contribuinte, no período de referência, não realizar nenhuma operação e/ou prestação (sem movimento econômico) : 1-Sim (Sem Movimento), 0-Não (Com Movimento)
Declaração sem receitas: Refernte ao Anexo III – Declaração Sem Receitas: 1: sim 0: não
Declaração sem serviço: Referente ao Anexo I (Mensal) – Declaração Sem Serviço: 1: sim 0: não
Declaração sem operações com cartões: Rerente ao Anexo V – Sem Operações com Cartões de Crédito/ Débito: 1: sim 0: não
Demais campos: São as informações referentes ao contador da empresa, esses dados são preenchidos automaticamente, quando apertado o botão buscar. Referente ao CRC do contator o programa da DIEF valida a seguinte regra: Verifica se existe seis números e uma letra (Ex.: 999999A).
Declaração de informações Econômico-Fiscais – DIEF Maranhão (MA)
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Clique no submenu Declaração de Informações Econômico-Fiscais- DIEF
Clique no submenu Maranhão

Preenchimento dos dados da DIEF Maranhão (MA)
Deverá ser informado os dados para a geração do arquivo.
Período: Período que será gerado o arquivo magnético. Ao escolher o período será exibido, na tabela “Séries”, todas as séries utilizadas nos documentos fiscais neste período.
Finalidade: Finalidade de geração do arquivo magnético.
1 – Normal.
2 – Retificação total de arquivo: substituição total de informações prestadas pelo contribuinte referentes a este período.
3 – Retificação aditiva de arquivo: acréscimo de informação não incluída em arquivos já apresentados.
Gerar registro 74 (zerado): Se irá gerar o regisgtro 74 – Invetário com os valores zerados, caso não selecione a opção não será gerado o registro 74.
Nat. Oper.: Código da identificação da natureza das operações informadas no arquivo magnético.
1 – Interestaduais – somente operações sujeitas ao regime da Substituição Tributária
2 – Interestaduais – operações com ou sem Substituição Tributária
3 – Totalidade das operações do informante (default).
UF: Unidade de Federação de lançamento. Deverá ser preenchida se Nat. Oper. igual a 1 ou 2.
Contato: Pessoa responsável pela geração do arquivo.
Emp. Escr.: Empresa de escrituração das notas fiscais, onde será gerado o arquivo somente com notas fiscais onde a empresa de escrituração das notas seja igual a empresa escolhida. Ao detalhar este campo será exibido uma lista com a empresa matriz (empresa ativa) e todas suas filiais.
IMPORTANTE: As séries utilizadas no arquivo do DIEF são diferentes das utilizadas no Uau!. As Observações especificam como dever ser as séries para o arquivo magnético DIEF. A tabela Séries tem 2 (duas) colunas que serão preenchidas de acordo com as séries utilizadas nas notas por espécie (Espécie – Série), no período escolhido, a segunda coluna será utilizada na geração do arquivo, e a mesma poderá ser editada para se adequar ao validador do DIEF, respeitando as observações especificadas na tela.
Após definir o período, a finalidade do arquivo, a natureza das operações e as devidas correções das séries, deverá ser informado o contador da empresa. Ao clicar em Contato.
Caso tenha notas fiscais de conhecimento de transporte será preenchido a tabela “CT – Conhecimento de Transporte”, onde deverá ser definido o modelo do documento e o tipo de frete.
Dica: Utilize os recursos “Expandir Tabela” e “Copiar e Colar”.
Após todos os dados serem preenchidos clique em para a geração do arquivo magnético DIEF. Surgirá a tela para escolher o local onde será salvo o arquivo, o arquivo é do tipo “.txt” e o nome padrão é DIEF, podendo ser alterado somente o nome do arquivo.
Observações:
Para gerar o arquivo magnético DIEF todas as informações deverão estar preenchidas.
Será gerado um arquivo com os dados de documentos fiscais Estaduais de Entrada e Saída (Valor Total, Valor de IMCS, CFOP, Alíquota de ICMS, Base de Cálculo de ICMS, Valor de IPI, etc.) onde a Espécie do documento fiscal deverá ser “NF” ou “CT”.
Para gerar o arquivo magnético DIEF as informações da empresa deverão estar preenchidas no cadastro da empresa (CNPJ, Inscrição Estadual, Nome, Fax, Endereço e UF).
Para Natureza de Operação igual a 1 ou 2 será buscado somente lançamentos onde a UF do Destinatário no caso de notas de Saída ou Remetente no caso de notas de Entrada seja igual a UF escolhida.
Notas fiscais de Entrada com status 0 – Pendente não serão enviadas para o DIEF.
O registro tipo 51 (Total de nota fiscal quanto ao IPI) deverá ser gerado somente por contribuintes de IPI, por este motivo, ao gerar o arquivo será verificado na configuração da empresa se a mesma é isenta de IPI, caso não seja será gerado o registro.
Importante: Não deixe pra última hora, fique atendo às mudanças do layout eletrônico bem como ao conteúdo das informações, pois o sistema faz várias validações durante a geração e isso pode levar tempo para correção de eventuais dados, ficando assim complicado o cumprimento do tempo.



