Assistente de Vendas detalhado - VirtUAU Globaltec

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Assistente de Vendas detalhado



Introdução

O Assistente de Vendas detalhado propicia a geração de vendas, alugueis e confirmações de proposta de venda, auxiliando no processo de comercialização dos produtos oferecidos pela empresa, tornando mais fácil e prático a negociação com os clientes.

Para poder te auxiliar ainda mais, temos esse conteúdo disponível no EaD Globaltec. Caso já tenha o acesso à plataforma, basta clicar no link a seguir para ter acesso ao vídeo: ASSISTENTE DE VENDAS DETALHADO.

Gerar uma venda ou aluguel

1. Execute o módulo Venda
2. Clique no menu Assistentes
3. Clique no submenu Assistente de venda detalhado
4. Selecione as opções desejadas
5. Clique em Continuar
6. Informe os dados necessários em todas as etapas
7. Clique em Terminar

Antes de iniciarmos a utilização do Assistente de Vendas detalhado, existem alguns pré-requisitos que devem estar prontos. Seriam eles:

  • Cadastro dos dados do vendedor;
  • Cadastro dos dados do comprador (titulares e não titulares) e dos avalistas;
  • Cadastro dos produtos e personalizações de produtos quando for necessária a venda.
  • Planejamento da venda concluído no módulo Obras;
  • Cadastro dos veículos de divulgação
  • Finalidade de compra

Pelas opções descritas abaixo visualizaremos as etapas pela qual serão passadas ao decorrer do assistente de vendas/aluguel detalhado.

Observação: Para alguns usuários, a geração de vendas pelas opções de venda, aluguel e venda por medição de acompanhamento de contrato de venda é permitida apenas com a utilização de modelo de vendas, impedindo a edição manual de configurações da venda e parcelas. Esses usuários só terão acesso total, caso as configurações de permissão no programa [FIASSIVEND] forem alteradas para o nível [APROVACAO].

Caso esteja configurado, no cadastro da empresa, para realizar venda somente se o vendedor estiver em uma estrutura de comissão, só serão mostrados vendedores que fazem parte de alguma estrutura de comissão. Se não possuir nenhuma pessoa cadastrada nessa estrutura, um alerta será mostrado.
Se essa configuração não estiver marcada, o sistema mostrará todas as pessoas.

Selecionar a forma de geração da venda/aluguel/patrimônio/fatura de locação/aluguel de shopping/revenda

Essa é a primeira etapa do Assistente de venda/aluguel detalhado, onde deve ser selecionada a opção desejada, informar os dados necessários para prosseguir.

Venda: Realizar vendas de produtos/personalizações.
Aluguel: Realizar aluguel de personalizações destinado para aluguel.
Confirmação de proposta de venda: Gerar vendas a partir de propostas de vendas aprovadas.
Patrimônio: Gerar venda de patrimônio.
Fatura de locação: Gerar vendas de locações externas.
Aluguel de Shopping: Realizar aluguel personalizações destinado para aluguel de shopping.
Revenda/Intermediação: Realizar revenda de personalizações destinadas para revenda.

Observações:
1 – Para Venda/Aluguel você deve selecionar a Empresa/Obra que você deseja realizar a venda/Aluguel.
2 – Ao selecionar será habilitado para selecionar data da venda/aluguel, vendedor e se você optar por usar modelo de venda estará habilitado para o uso.
3 – Depois de preenchidos os campos necessários, será habilitado o botão Continuar.
4 – Para venda de patrimônio ou fatura de locação, deverá ser selecionado o(s) patrimônio(s) ou faturas de locação. Para isso basta clicar no botão Sel. Patrimônios (na aba Patrimônio) ou Sel. Faturas (na aba Fatura de Locação). Após selecionar o(s) item(ns) o botão Continuar será habilitado. Somente estarão visíveis os registros de Patrimônio que estão com status 7-Venda Externa e que ainda não possuam número de venda e também possuam valor de venda maior que zero, ou para faturas de locação externa que estão com status 0-Criado e não possuam número de venda.
5 – Caso a opção “Realizar processamento contábil em tempo real” e “Provisão de vendas” estejam marcadas nas configurações contábeis da empresa, o processamento contábil da venda será realizado logo após a mesma ser concluída.

Selecionar a forma de geração e a proposta

Na opção de Confirmação de proposta será habilitado o campo Empresa e o botão Buscar, possibilitando ao usuário escolher para qual empresa ele deseja visualizar as propostas e gerar uma venda a partir da mesma. Se o usuário não informar a empresa e clicar no botão buscar, o sistema irá listar todas as propostas das empresas/obras que o usuário tem acesso.

Propostas de Venda: Tabela com as propostas de venda aprovadas (Confirmadas).

Observações:

  • Deverá ser selecionada a proposta de venda que deseja ser confirmada sua venda.
  • Serão listados nesta tela somente as propostas de venda aprovadas, da empresa selecionada ou de todas que o usuário tiver acesso, caso não informe a empresa.
  • Caso seja selecionada uma proposta do tipo 5 – Aluguel shopping, o sistema irá validar se todas as parcelas categorizadas da proposta possuem configuração de CAP. Se não possuir configuração de CAP, não será possível realizar a confirmação da proposta.
  • Ao selecionar a proposta, os seguintes dados serão carregados da proposta: padrão de cobrança, atividade, data de início e fim do contrato, contrato de financiamento, enviar SPED Pis/Cofins, CAPs da venda e seguros, histórico de lançamentos contábeis e as informações dos não titulares e avalistas.
    Dados de seguro de incêndio e tipo de fiança também serão carregados para propostas dos tipos 1 – Aluguel e 2 – Aluguel garantido.
    Dados do aluguel shopping também serão carregados para propostas do tipo 5 – Aluguel shopping.
Escolher o produto ou personalização para a venda/aluguel

Nessa etapa, é a seleção dos produtos ou personalizações que serão vendidos ou alugados.

Visualizar as personalizações: Opção para visualização das personalizações do produto.
Grid Produto: Neste grid irá conter os produtos disponíveis para serem vendidos ou alugados.
Grid Personalização: Neste grid irá conter as personalizações disponíveis para serem vendidas ou alugadas.
Grid Produto Escolhido: Neste grid irá conter os produtos selecionados para serem vendidos ou alugados.
Grid Personalização Escolhida: Neste grid irá conter as personalizações escolhidas para serem vendidas ou alugadas.
Observações:

Para venda/aluguel
Os produtos ou personalizações poderão ser escolhidos através de Drag-Drop ou duplo clique no registro.
Venda:
Serão exibidos somente produtos que tenham o tipo de contrato de suas personalizações não definidos ou do tipo 0 – Venda.
Aluguel e Aluguel Garantido:
Serão exibidos somente produtos que tenham o tipo de contrato de suas personalizações do tipo 1 – Aluguel ou Aluguel Garantido.
Poderá ser selecionadas somente personalizações, a opção de visualizar as personalizações será definida como Sim e será desabilitada.
Somente poderá escolher mais de uma personalização caso todas tenham mesmo Tipo de Contrato e a opção de Reter 1º Aluguel iguais.
Revenda/Intermediação
Serão exibidos somente produtos que tenham o tipo de contrato de suas personalizações do tipo 4 – Revenda.
Poderá ser selecionadas somente personalizações, a opção de visualizar as personalizações será definida como Sim e será desabilitada.
Serão exibidos somente produtos que sejam controlados por meio físico.

Para proposta de venda

  • Para proposta de venda todos esses dados serão preenchidos automaticamente e não será visualizada a etapa.

Para Patrimônio/Fatura de locação

  • Neste caso não será permitido escolher personalizações. A opção ficará desabilitada.
Definir dados de seguro contra incêndio e tipo de fiança do aluguel.

Os dados serão carregados da proposta, porém poderão ser alterados ao realizar a confirmação da mesma.

Opções para propostas do tipo 1 – Aluguel e 2 – Aluguel garantido.

    • Seguro incêndio: mantém os dados sobre o seguro incêndio para o aluguel que está sendo realizado.
    • Seguradora: Campo livre para identificação da seguradora responsável pelo seguro contra incêndio.
    • Nº da apólice: permite digitar o código de identificação da apólice junto à seguradora contra incêndio, campo permite alfanumérico.
    • Valor: Informar o valor da apólice de seguro contra incêndio.
    • Vencimento: Informar a data de vencimento do seguro contra incêndio.

Tipo de Fiança:

0 – Sem fiança:

  • Autorizado: Campo para informar dados sobre a autorização / responsável pela autorização do aluguel sem fiança.

1 – Fiadores: Utiliza-se de pessoas do cadastro para serem fiadores do aluguel, não possui campo já que os fiadores são escolhidos na parte de Escolher o cliente para venda ou aluguel.

2 – Fiança bancária:

    • Cobrança: Pessoa/contato responsável no banco pela cobrança.
    • Banco: Informação sobre o banco que faz a fiança.
    • Agência: Dados da agência bancária.
    • Valor: Valor da fiança.
    • Vencimento: Data do vencimento da fiança.

3 – Caução:

    • Banco: Informações do banco onde se encontra a caução
    • Agencia: Descrição da agência.
    • Valor: Valor da caução.
    • Depósito: Data do depósito.

4 – Seguro fiança locatícia:

    • Seguradora: Seguradora da fiança.
    • Valor: Valor do seguro.
    • Vencimento: data do vencimento.

5 – Carta fiança:

    • Cobrança: Pessoa/contato responsável pela fiança.
    • Cedente: Cedente da carta fiança.
    • Contrato: Identificação do contrato.

6 – Título de capitalização:

    • Seguradora: Identificação da seguradora.
    • Título nº: identificação do título do seguro.
    • Valor: valor do título.
    • Pago em: data do pagamento do título.

7 – Imóvel em garantia:

  • Proprietário: Identificação do proprietário do imóvel em garantia.
  • Matrícula: Identificação do imóvel em garantia.
  • Cartório: identificação do cartório aonde se encontra o registro do imóvel em garantia.
  • Valor: Valor do imóvel em garantia.

Opções para propostas do tipo 5 – Aluguel shopping

Escolher o cliente para venda ou aluguel.

Nessa etapa, é a seleção do(s) cliente(s) para a venda ou aluguel.

Grid Dados dos Clientes: Neste grid irá conter os clientes da venda ou aluguel.
Grid Dados dos Clientes (Titular): Neste grid irá conter os clientes titulares selecionados para a venda/aluguel.
Grid Dados dos Clientes (Não titular / Avalista): Neste grid irá conter os clientes Não Titulares e Avalistas. Deverá ser definido o tipo do cliente como Não Titular e Avalistas da venda/aluguel.

Observações:
Para venda/aluguel/patrimônio/fatura de locação

1 – Deverá ser definido pelo menos um cliente Titular / Locatário.

2 – Deverá ser definido para cada cliente o % no contrato.

1 – % no contrato: Qual o percentual do Titular/Locatário na venda/aluguel.

3 – Deverá ser definido o Titular/Locatário principal da venda/aluguel, ou seja, qual o Titular/Locatário irá ser visualizado no sistema como principal (Resumo de vendas, Cobrança bancária, Processamento Fiscal, etc.).

4 – Para alterar o tipo de cliente (Não Titular, Avalista ou Locatário Solidário, Fiador), basta detalhar na célula (coluna) tipo e optar por uma das opções disponíveis.

5 – Deverá ser definido pelo menos um cliente como emite boleto para definir qual dos titulares irá ser visualizado na impressão de boleto.

Para proposta de venda

1 – Não é permitido alterar o cliente titular da venda, provido da proposta de venda. Só é permitido alterar o percentual entre clientes titulares.

2 – Os dados de clientes não titulares e avalistas serão carregados da proposta, caso a mesma possua.

Escolher os parâmetros opcionais da venda ou aluguel

Nessa etapa, é a seleção dos parâmetros opcionais da venda/aluguel.

 

Esta é a etapa onde serão preenchidos os dados referentes a reajuste e cobrança de juros contratuais. No caso de reajuste o sistema permite a criação de planos de reajustes independentes, que podem ser cadastrados por série de parcelas, chamados de plano indexador. O mesmo deve ser utilizado quando uma parcela ou um grupo de parcelas possuírem no decorrer do tempo um ou mais índices de reajuste, por exemplo: até a entrega das chaves do apartamento será INCC, após a entrega das chaves será reajustado por IGPM.
O cálculo de reajuste não será mensal: Se o cálculo de reajuste das parcelas não será mensal, levando em consideração a data base de resíduo.

  • A venda/aluguel possui plano indexador:

Plano(s) indexador(es) que será aplicado nas parcelas da venda ou aluguel.
Reajuste:

  • O cálculo de reajuste não será mensal: Se o cálculo de reajuste das parcelas não for mensal, levando em consideração a data base de resíduo.
  • Vai haver geração de resíduo: Se haver geração de resíduo para as parcelas.
  • Cobrar correção ao antecipar parcelas: Ao realizar antecipação de parcelas com geração de reajuste anual, cobrar correção.
  • Cobrar correção ao antecipar parcelas apenas no próximo período: Ao marcar esta opção, somente parcelas com data de vencimento após o aniversário do contrato terão correção por antecipação.
  • Retroagir X meses: Quantidade de meses que será a retroação para o cálculo da correção das parcelas.
  • O cálculo de reajuste será pró-rata: Se o cálculo de reajuste das parcelas será pró-rata.
  • Frequência de reajuste: Define se a cobrança do reajuste e geração de resíduo será semestral ou anual.
  • Correção zero caso seja negativo: Marcando essa opção os valores de reajustes negativos serão zerados, tanto para atraso quanto para correção do valor.
  • Não ter valor de correção menor que o último lançamento: Essa opção fará com que os cálculos de reajustes das parcelas sempre utilizem a maior variação acumulada positiva.
  • Ex.: Utilizando o exemplo de uma venda com virada de contrato semestral e parcelas de 80.000,00 mensais.
    • Na correção período o valor não sofre deflação em relação a última virada de contrato (01/2009).
    • Na correção mensal o valor da parcela não sofre deflação nos meses que o índice decresce (01/2009; 03/2009; 04/2009; 07/2009)
    • No resíduo sempre é crescente também.

PlanilhaCorrecaoCrescente

No caso de atraso:

          • Continuar cálculo de juro contratual: Se o juro contratual será cobrado mesmo após o vencimento da parcela, quando ocorrer atraso de pagamento por parte do cliente
          • Cobrar correção pró-rata: Se irá cobrar correção pró-rata, caso exista atraso nas parcelas.
          • Recebimento após início de juros: Ao receber parcelas com data de vencimento anterior à data de início de juros, mas com data de recebimento após a data de início de juros. Cobrar juros até a data de recebimento.
          • Cobrar correção mais a pró-rata no mês de recebimento: Cobrar a correção mais a correção pró-rata dentro do mês de recebimento da parcela.

frmWizMntVendas_CorrecaoPerson

Veículo de divulgação e finalidade de compra:

          • Finalidade: Finalidade de o cliente ter comprado ou alugado o produto.
          • Divulgação: Veículo de divulgação no qual o cliente tomou conhecimento do produto.

Dados gerais da venda/aluguel:

          • Antecipação linear em juros simples: Indica que a venda utiliza a fórmula de juros pró-rata em casos de antecipação de pagamento.
          • Calcular aniversário de contrato: Se irá embutir no valor principal da venda/aluguel a correção e juros acumulados no ano, a cada virada de contrato levando em consideração a data base de resíduo.
          • Cálculo de juros não será mensal: Se o cálculo de juros contratual será anual com frequência de 12 ou 6 meses.
          • Cobrar taxa de boleto: Se haverá cobrança de taxa de boleto para esta venda/aluguel.

Para este aluguel cobrar (Opção somente para aluguel):

          • Imposto: Se será aplicado a cobrança de imposto nas parcelas do aluguel. A opção vem automaticamente marcada quando o dono do imóvel for uma pessoa física e o locatário for uma pessoa jurídica.
          • CPMF: Se será aplicado à cobrança de CPMF nas parcelas do aluguel (% definida na configuração do sistema).
          • Tx. Administração: Se será aplicado à cobrança de taxa de administração nas parcelas do aluguel (% definida no detalhe do imóvel). A opção já se encontrará marcada quando no cadastro do detalhe do imóvel existir valor para taxa de administração.

Dados de Repasse: (Opção somente para aluguel)

          • Aluguel Normal:
            • Repassar aluguel dia: Dia que será repassado o valor do aluguel para o locador.
          • Aluguel Garantido:
            • Dias Úteis para repassar: Quantidade de dias úteis após a data de recebimento da parcela será repassado o valor do aluguel para o locador.

Observações:

Para venda/aluguel/patrimônio/fatura de locação

          1. Quando uma parcela ou grupo de parcelas possuírem apenas um índice de reajuste no decorrer do contrato, pode-se cadastrar o índice diretamente na série, mas é recomendável neste caso o uso do plano indexador.
            1. Para cadastro de um plano selecione a opção ‘A venda possui plano indexador’, selecione a data de início do reajuste do primeiro índice e o índice que reajustará a partir dessa data, na caixa de seleção de índices. Clique em Gravar.
            2. Selecione a data de mudança do índice de correção e o novo índice de reajuste. Clique em Gravar.
            3. Caso seja necessário cadastrar um novo plano, marque a opção Novo, e cadastre os índices desse plano da mesma forma que a descrita anteriormente.
            4. Exemplo: Se um grupo de parcelas de uma venda tem correção de INCC a partir da data 09/01/2002, e a partir de 15/07/2003 será reajustado por IGPM. Selecione a opção A venda possui plano indexador, selecione a data de 09/01/2002 e o índice INCC, na caixa de seleção de índices. Clique em Gravar. Selecione a data de 15/07/2003 (data de mudança do índice de correção) e o novo índice de reajuste IGPM. Clique em Gravar. Ambos os índices pertenceram ao Plano Indexador número 1.
          2. Quando a opção ‘Vai haver geração de resíduo’ for selecionada, o sistema fará a cobrança da correção de toda parcela recebida no intervalo de 12 ou 13 meses (Configuração do Sistema), após a data base do resíduo, no décimo segundo ou décimo terceiro mês posterior à data base do resíduo (e depois em intervalos de 12 meses), em forma de uma nova parcela do tipo resíduo, que é gerada no instante do recebimento da parcela original. As parcelas de resíduo que possuam mesma data de vencimento e correção podem ser agrupadas (Assistente de Manutenção de Venda).
            1. Exemplo: Se a data base do resíduo for 01/08/2002 e o vencimento da parcela de resíduo for doze meses depois (Configuração do Sistema) as parcelas recebidas até o dia 31/07/2003, terão a parcela de resíduo gerada com data de vencimento igual a 01/08/2003. As parcelas recebidas entre 01/08/2003 e 31/07/2004, terão a parcela de resíduo gerada com data de vencimento igual a 01/08/2004 e assim sucessivamente.
          3. Mais uma opção com relação ao reajuste é a retroação do índice, essa opção deve ser usada quando a correção for calculada por um índice anterior ao mês da data de recebimento da parcela. Exemplo: as parcelas recebidas em maio de 2002 serão corrigidas pelo índice de março de 2002, então a retroação receberá valor igual a dois (2). Não é aconselhado retornar a data de cadastro do índice na tela de Moedas e índice como alternativa ao uso da retroação, ou seja, cadastrar o índice de maio de 2002 com data de 01/03/2002, pois as rotinas do sistema estão adaptadas para interpretar somente a retroação, e os índices devem ser cadastrados preferencialmente com data do primeiro dia do mês.
          4. Caso a venda seja realizada a partir de um modelo de vendas, as datas dos índices serão preenchidas de acordo com o cadastro no modelo selecionado.

Para proposta de venda

          • Para proposta de venda todos esses dados serão preenchidos automaticamente e não será visualizada a etapa.
Definir quantidade, preço e % de comissão para os produtos escolhidos

Esta é a imagem da etapa onde será definida a quantidade, o preço e a % de comissão dos produtos da venda/aluguel.

Comissões: Escolher a distribuição de comissão que será aplicada para esta venda, de princípio será preenchido com a comissão definida como padrão na Estrutura de Comissão para o empreendimento.
Grid Produto: Neste grid irá conter os produtos selecionados para a venda ou aluguel, onde será definida a quantidade o preço e a % de comissão de cada produto.
Grid Personalização: Neste grid irá conter as personalizações selecionadas para a venda ou aluguel, onde será definida a quantidade o preço e a % de comissão de cada personalização, caso a venda/aluguel seja de um produto personalizado.
Tot. Produto(s): Valor total dos produtos selecionados para a venda.
Tot. Comissão: Valor total da comissão calculada para os produtos selecionados para a venda, se existir % de comissão.
A porcentagem da comissão apresentada no grid Produto virá por padrão dos produtos planejados. Se a porcentagem da comissão tiver sido alterada na personalização do produto o valor da porcentagem da comissão mostrada no grid Personalização será a que for definida na personalização, senão se a porcentagem da comissão tiver sido alterada na tela Manutenção de Estrutura de Comissões o valor do grid Personalização será o que estiver definido nela. Caso não haja alteração da porcentagem da comissão em nenhuma dessas telas, o valor da porcentagem do grid Personalização será o mesmo do grid Produto.

O cálculo de % de comissão pode ser realizado através da tela cálculo de % de comissão, clicando no botão da coluna de % comissão no grid de personalização.
Observações:

Para venda/aluguel
Caso o produto seja personalizado, ficará habilitada a tabela Personalização, abaixo da tabela de Produto, será nesta tabela que deverá ser informado a quantidade e o preço da personalização vendida.
Venda:
Se a quantidade vendida não for igual ao total da personalização selecionada, após a realização da venda será gerada uma nova personalização na tela de Produtos Gerais, com a diferença da quantidade não vendida.
Aluguel:
A quantidade vendida passa a ser a quantidade de meses para aluguel e após a realização do aluguel será atualizado a quantidade na personalização na tela de Produtos Gerais.

Para proposta de venda

Para proposta de venda todos esses dados serão preenchidos automaticamente e não será visualizada a etapa.

Para patrimônio/fatura de locação

Para venda de patrimônios ou fatura de locação externa, o grid de produto já estará preenchido e bloqueado para edição. O campo quantidade será sempre 1, e o preço será a somatória dos valores de venda do(s) patrimônio(s) ou fatura(s) de locação. O grid de personalização, sempre ficará vazio, pois a opção de personalização é bloqueada para este tipo de venda.

Escolher distribuição de comissão para a venda ou aluguel

Nessa etapa serão definidas as distribuições de comissão que serão aplicadas à venda/aluguel.

Integrantes: Inserir integrantes na comissão a ser gerada na venda, podendo ser 0 – Comissão ou 1 – Bonificação.
Tot. Produto(s): Valor total dos produtos selecionados para a venda.
Tot. Comissão: Valor total da comissão calculada para os produtos selecionados para a venda, se existir % de comissão.
Comissão Direta: Valor da comissão direta aplicada na venda/aluguel.
Tot. Venda: Valor total da venda/aluguel que será gerada.
Prestação de serviço: Valor da prestação de serviço da venda.

Observações:

Para venda/aluguel
No grid de distribuição de comissões os níveis da hierarquia com letras pretas representam os integrantes da estrutura de comissão, nível com letra azul é o captador definido no imóvel e o nível com letras verdes são os integrantes não pertencentes à estrutura de comissão.

Para comissões não pertencentes à estrutura de comissão, poderá alterar o Tipo de Pagamento e a opção Gerar Proc. Pgto.da comissão.
O valor total da venda é calculado pelo valor total dos produtos menos o valor da comissão direta.
Para revenda, o campo “Prestação de serviço” receberá o valor do total da comissão menos a comissão direta. No caso de venda comum, este campo não estará disponível e a prestação de serviço terá o valor zero.

Como alterar o percentual de comissão e integrantes ao gerar a venda?
Para alterar a % de comissão e/ou valor da comissão, necessário a opção “Permite alterar integrantes e valores da comissão no lançamento do contrato” esteja selecionada na configuração da Empresa, folder Config. Vendas e o usuário tenham permissão de alteração no programa FICOMISSESTRUT.

Para proposta de venda

Os dados das distribuições de comissões já virão preenchidos automaticamente da proposta de venda, de modo a seguir as seguintes observações:
Não poderá ser excluído nenhum item provido da proposta de venda.
Dos integrantes providos da proposta de venda poderá ser alterado o percentual da comissão, desde que a comissão seja indireta.
Poderão ser inseridos novos integrantes que possuam comissão indireta.
Os novos integrantes inseridos manualmente podem ser excluídos.

Definir os impostos e históricos contábeis da venda

Nessa etapa, serão informados os históricos contábeis e impostos da venda.

Para proposta de venda

Os dados do histórico do lançamento contábil para a venda, para as parcelas recebidas e para a provisão de juros/correção da venda já virão preenchidos automaticamente da proposta de venda. frmWizVenda_Impostos

frmWizVenda_histcontabil

Histórico do lançamento contábil para a venda: É o histórico contábil para a venda que está sendo gerada.
Histórico do lançamento contábil para as parcelas recebidas: É o histórico contábil para as parcelas recebidas (itens de deposito).
Histórico do lançamento contábil para a provisão de juros/correção da venda: É o histórico contábil de juros e correções da venda.

Para venda/aluguel/patrimônio/fatura de locação

Destacar imposto na venda: Quando marcado é necessário o lançamento de ao menos um imposto para a venda.
Imposto: É o imposto cadastrado previamente no sistema, que será selecionado para o lançamento na venda.
CAP: O CAP preenchido é o mesmo definido em configurações de CAP como padrão da empresa.
Alíquota: É o valor da alíquota para calcular o valor do imposto.
Vlr. base: É o valor total da venda para calcular o valor do imposto. Para revenda, este campo terá o valor do campo “Prestação de serviço” da tela de comissões.
Vlr. imposto: É o valor do imposto.
Histórico do lançamento contábil, para o imposto da venda: É o histórico contábil para o lançamento do imposto da venda.

Gerar parcelas da venda ou aluguel

Nessa etapa serão geradas as parcelas para o aluguel ou para a venda.

Caso esteja utilizando uma estrutura de comissão que possua tipos de parcelas a serem desconsideradas no cálculo da comissão, e os tipos de parcelas da proposta possuir algum tipo de parcela desta lista (parcelas a desconsiderar vinculadas na estrutura de comissão), essas parcelas não farão parte do montante do cálculo da comissão, seja direta ou indireta.


Parcelas do Modelo de Venda: Distribuição das parcelas a partir de um modelo de venda. Opção habilitada somente quando a venda for gerada a partir de um modelo de venda.
Dt. da venda: Data da assinatura do contrato.
Dt. base Resíduo: Data base de cobrança do resíduo.
Desc.: Desconto que será inserido na venda/aluguel.
Acrésc.: Acréscimo que será inserido na venda/aluguel.
Valor Tot.: Valor total da venda/aluguel que será gerada + Acréscimo – Desconto. Para revenda, é o valor da Prestação de serviço + Acréscimo – Desconto.
Tot. Gerado: Valor total gerado das parcelas.
Competência: Esse campo aparecerá somente para vendas do tipo Aluguel ou Aluguel Shopping. Nele deve ser informado qual será a data de competência da nova parcela. A Data de competência poderá ser:
0 – Mês Anterior: Mês anterior ao mês de vencimento da parcela.
1 – Mês Atual: Mês atual ao vencimento da parcela.
2 – Mês de Geração: Mês de geração da parcela.
Dt. 1ª Parcela: Data do vencimento da primeira parcela da série que será gerada, utilizando a frequência selecionada.
No.: Número de parcelas e o tipo de parcelas que esta sendo gerado.
Valor Parc.: Valor de cada parcela que será gerado.
Calcula valor parcela – : Utiliza o valor que falta gerar (Valor total – Total gerado) para calcular o valor da parcela (Total falta gerar / Qtde de parcelas).
Amortização: Tipo de amortização que será aplicado às parcelas geradas.
Gradiente: Juros composto.
Price: Parcelas constantes.
SAC: Parcelas decrescentes com o tempo.
Simples: Juros simples.
Dt. do 1ª juro : Data do inicio da cobrança dos juros.
1ª tx. juro (%): Porcentagem de juros contratual que será cobrado nas as parcelas geradas.
Utilizar 2ª tx. juros: Se o modelo de vendas vai usar a 2ª taxa de juros
Dt. 2ª tx. de juro: Data de início da cobrança da 2ª taxa de juros da parcela.
2ª tx. juros(%): 2ª percentual de juros da parcela.
Frequência: Frequência de reajuste que será aplicado às parcelas geradas. Obs.: A frequência influência na sequência das parcelas e cálculo de juros.
Dt. 1º Reajuste: Data do inicio do cálculo do reajuste.
Reajuste: Índice de reajuste que será aplicado às parcelas geradas.
Tipo:

          • Begin: Cálculo de juros será realizado no inicio do período de capitalização.
          • End: Cálculo de juros será realizado no final do período de capitalização.

Plano Idx.: Plano indexador que será aplicado às parcelas geradas.
Cobrar juros no mês/dia da data de juros: Se irá calcular juros para parcela do tipo price que estiver no mesmo Mês (freqüência Mensal/Anual) ou mesmo Dia (freqüência Diária) da data de inicio de juros.
Um exemplo de utilização dessa opção.
Uma venda de apartamento realizada dia 01/01/2008, 30 parcelas mensais, entrega da chave em 01/06/2008, temos duas opções:
1. A parcela que vence em 01/06/2008 terá juros: Deverá marcar a opção “cobrar juros no mês/ dia da data de juros”
2. A parcela que vence em 01/06/2008 NÃO terá juros: Não deverá marcar a opção “cobrar juros no mês/ dia da data de juros”
O que o sistema entende é o inicio do financiamento, o tempo 0 do financiamento é alterado caso selecione ou não essa opção, visualmente fica dessa forma.
Opção não selecionada:
frmWizVenda_NaoCobrarJuros

Parcelas não serão coincidentes: Ao gerar as parcelas, não haverá datas de vencimento em um mesmo mês.
Gerar: Botão para a geração das parcelas.
Limpar: Botão para excluir uma série de parcelas geradas.
Parcelas Geradas: Parcelas que foram geradas para a venda/aluguel.

Observações:

Para venda/aluguel/patrimônio/fatura de locação
1 – Ao clicar no botão Limpar será exibida uma tabela com as séries geradas, podendo selecionar as séries que estão incorretas e clicar no botão Ok para excluir. O Total Gerado será atualizado, podendo gerar uma nova série de parcelas.
2 – Quando a venda for gerada a partir de um modelo de Venda pré-definido, a opção de Parcelas do Modelo de Venda será habilitada, onde poderá escolher a distribuição do valor total da venda em parcelas de acordo com o modelo de venda selecionado.
3 – Caso o produto seja personalizado e o valor informado for menor que o valor mínimo definido na personalização, será exibida uma mensagem que a personalização esta sendo vendida abaixo do preço mínimo, conforme descrito abaixo:
4 – Caso a venda seja realizada a partir de um modelo de vendas, os campos Dt. 1ª Parcela, Dt. 1º Reajuste, Dt. do Juro e Competência será preenchido de acordo com o cadastro no modelo selecionado.
Para proposta de venda

1 – Para proposta de venda todos esses dados serão preenchidos automaticamente e não será visualizada a etapa.

Controle do Preço Mínimo
frmWizVenda_PrecoMinimo

 

          • Poderá gerar vendas de produtos personalizados abaixo do preço mínimo, uma vez definido a regra dos preços no cadastro do produto.
          • Para realizar uma venda com valor inferior ao preço mínimo o usuário deverá ter permissão de APROVACAO no programa FIPRECOMINVENDA no módulo segurança.
          • Após preencher os dados das parcelas a serem geradas e clicar no botão Gerar, sendo o valor da venda inferior ao preço mínimo, será dado um alerta informando o valor mínimo do produto e se o usuário deseja gerar a venda com valor abaixo do mínimo permitido. Se a resposta for sim será testado se o usuário tem permissão para efetivar esse procedimento, tendo permissão, as parcelas serão geradas, caso contrário, será dado um alerta comunicando o usuário da sua não permissão e mostrando qual programa e qual permissão o mesmo deve ter para efetivar esse procedimento. Se a resposta for não às parcelas não serão geradas.

Observação:

1 – Para um usuário que tenha permissão para gerar a venda abaixo do preço mínimo e realize essa opção, a mensagem em questão só será mostrada uma única vez ou até o momento em que os dados da venda sejam alterados, tais como, valor do preço da personalização, inserção de novos produtos ou personalizações na venda.

2 – Ao inserir Desconto ou Acréscimo, e se a personalização do produto contiver o valor de seu preço abaixo do mínimo, e que os valores de acréscimo e desconto interfiram para que o valor da venda continue abaixo de seu valor mínimo, sempre será dado um alerta informando qual é o valor mínimo da venda e se o usuário deseja gerar a venda abaixo desse valor.

3 – Caso o usuário defina informe a quantidade de dias de carência para multa/juros e/ou dias de carência para cobrar correção por atraso, será respeitado a quantidade de dias informado na parcela da venda e não a quantidade de dias definido na venda.

Definir CAP para contabilização da venda e dados referentes à cobrança de juros/multa por atraso e seguro

Nessa etapa serão definidos os CAPs para contabilização da venda e dados referentes à cobrança de juros, multa por atraso, correção por atraso e se a venda terá seguro. Os CAP’s preenchidos são os mesmos definidos em configurações de cap como padrão da empresa, mas podem ser alterados.

frmWizVenda_CAP

          • CAPs para contabilização da venda:
            • Principal: CAP principal da venda.
            • Juros contratual: CAP para contabilização de juros do contrato.
            • Correção: CAP para contabilização de correções geradas na venda.
            • Multa por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por multas por atrasos nas parcelas.
            • Juros por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por juros por atrasos nas parcelas.
            • Corr. por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por correções por atrasos nas parcelas.
            • Acréscimo: CAP para contabilização de acréscimos inseridos na venda.
            • Desconto: CAP para contabilização de descontos inseridos na venda.
            • Desconto por antecipação: CAP para contabilização de descontos por antecipações.
            • Taxa de Boleto: CAP para contabilização de valores de taxas cobradas na geração dos boletos.
            • Desconto custa: CAP para contabilização de descontos de custas inseridos em parcelas.
            • Provisão curto prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para curto prazo.
            • Provisão longo prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para longo prazo.
            • Repasse: CAP para contabilizar a retenção de aluguel em uma outra conta, podendo ficando independente do CAP da parcela de aluguel.
            • Desconto condicional: CAP para contabilizar o desconto condicional da parcela.

 

          • Configuração dos CAPs: Selecionar as configurações de CAP’s gravadas para empresa selecionada.

 

Em caso de atraso em sua venda:

          • Multa (%): porcentagem de cobrança de multa no caso da existência de atrasos nas parcelas.
          • Multa fracionada (1% ao dia até 10% ): A cada dia de atraso no pagamento da multa, sua cobrança é acrescida em 1% até alcançar o valor original da multa (No exemplo: de 1% até 10%), exceto quando o valor da multa é menor que 1%. Obs.: Atrasou 7 dias, cobra 7% de multa.
          • Juros diários (%): porcentagem de cobrança de juros diários no caso da existência de atrasos nas parcelas.
          • Dias de carência para cobrança de multa: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para a incidência de multa.
          • Dias de carência para cobrar Corr. atraso: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para incidência de correção por atraso.
          • Juros por atraso mensal: Com essa opção marcada, os juros por atraso é calculado na virada do mês, obtendo a quantidade
            de meses que a parcela está atrasada com no exemplo abaixo onde consideramos Juros atraso (%)= 1%

            • Ex.: Se a parcela vence no dia “01/03/2010” (Segunda) e o recebimento é no dia:
              02/03/2010 (Terça) ENTÃO, será cobrado juros de 1%
              31/03/2010 (Quarta) ENTÃO, será cobrado juros de 1%
              01/04/2010 (Quinta) ENTÃO, será cobrado juros de 2%
              30/04/2010 (Sexta) ENTÃO, será cobrado juros de 2%
              03/05/2010 (Segunda) ENTÃO, será cobrado juros de 3%

Caso não seja marcada a opção o cálculo dos juros é feito da forma tradicional pro-rata.

          • Grava Parâmetros: botão para gravar os CAPs para contabilização, dados de seguro e juros e multa por atraso.

Observações:
1 – A taxa de multa será cobrada apenas uma vez após o atraso da parcela, podendo sofrer carência de acordo com os dias definidos.
2 – O valor da multa e juros por atraso será calculado em cima do valor reajustado da parcela.
3 – Ao utilizar o assistente de venda rápida a multa será sempre normal e não terá a opção de selecionar multa fracionada.

Para proposta de venda

1 – Para proposta de venda só estarão habilitados os controles referentes aos Caps. Os demais controles estarão desabilitados, tendo seus dados preenchidos pela proposta de venda selecionada.

Gerar vínculo com o planejamento (VP planejado será vinculado à venda)

Nessa etapa serão definidas as Vendas Planejadas que será vinculada a venda.

frmWizVenda_VendaPlanejada

Produto: Tabela com o(s) produto(s) selecionado para a venda.
VP – Vendas Planejadas: VPs de meses planejados maiores ou igual ao mês da data da venda ainda disponível.
VPs Selecionadas: VPs que já foram selecionadas para a venda.
Qtde. venda: Quantidade de venda que se deseja realizar.
Qtde VPs: Quantidade de VPs necessárias na venda.
Qtde. faltando: Quantidade de vendas planejadas que estão faltando para a venda.

Observações:

1 – Para selecionar uma VP basta realizar um Drag-Drop da tabela VP – Vendas Planejadas para a tabela VPs Selecionadas.

2 – Os VPs selecionados terão suas quantidades vinculadas à venda gerada até o limite da quantidade da venda.

3 – Os VPs selecionados de meses diferentes a da data da venda serão após a conclusão da venda passados para o mês de planejamento igual ao da venda.

4 – Para cada produto listado na tabela Produto é necessário a seleção de VPs.

Finalizar venda

Nessa etapa serão demonstrados os dados da finalização da venda. Nessa etapa podem ser alterados somente os valores de curto e longo prazo.

Seguro: define se a venda irá possuir seguro.

  • Tipo seguro: Tipo do seguro para a venda.
    • 0 – MIP: Morte ou invalidez permanente.
    • 1 – DFI: Danos físicos ao imóvel.
    • É permitido ter os 2 seguros pro mesmo contrato.
  • Taxa: Porcentagem a ser cobrado sobre o contrato.
    • MIP: A % é calculada sobre o saldo devedor do contrato.
    • DFI: A % é calculada sobre o saldo devedor do contrato – valor pago.
  • Valor: Valor a ser cobrado sobre o contrato.
  • CAP do seguro: CAP a ser contabilizado.

Produtos: Tabela com os produtos que será vendido.
Personalização: Tabela com as personalizações serão vendidas, caso o produto seja personalizado.
Condições de Pagamento: Tabela com os dados gerais da venda definidos.
Parcelas: Tabela com as parcelas que foram geradas para a venda que se deseja gerar.
Titular: Nome de o cliente titular da venda.
Vendedor(a): Nome do vendedor que está realizando a venda.
Vlr. Provisão Curto Prazo: Valor da provisão de venda para curto prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período menor ou igual há 12 meses após a data da venda.
Vlr. Provisão Longo Prazo: Valor da provisão de venda para longo prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período maior que 12 meses após a data da venda.
Data início do contrato: Data de início do contrato.
Data final do contrato: Data final do contrato.
Enviar EFD-Contribuições/Reinf: Indica se é para enviar os dados para o SPED Pis/Cofins.
Tributado pelo RET e Código tributação RET: Indica se a venda é tributada pelo ret e qual o código de tributação para buscar o % de RET ao fazer a apuração de impostos.
Padrão cobrança: Padrão de cobrança que as parcelas geradas serão vinculadas para geração de remessa de cobrança. Será exibido o código do padrão e banco | conta.
Contrato financiamento: Número do contrato do financiamento junto a Caixa Econômica Federal.
Atividade: A atividade da venda, se ela é 0 – Atividade imobiliária ou 1 – Prestação de serviço, essa informação é utilizada para geração do SPED Pis/Cofins. Comentário: Comentário que será anexado a venda após sua conclusão. Ao clicar no botão será exibida uma caixa de texto onde poderá ser informado algum comentário pertinente a venda.

Utilizar desconto total da última parcela: Define se irá participar da campanha de quitação da última parcela.

Cód. serviço fiscal : Código de serviço fiscal da venda, utilizado para calculo de retenção de impostos.

Observações:
1 – Estando todos os dados corretos clique em Terminar para gravar a venda.
Aparecerá após a gravação da venda uma mensagem informativa com o número da venda cadastrada.

2 – Para alterar os valores de provisão curto e longo prazo o usuário precisará ter permissão de alteração no programa CLALTERACURTOLONGOPRAZO.

Gerar parcelas de retenção de 1º aluguel

Nessa etapa serão geradas as parcelas de retenção de 1º aluguel.

Valor da 1ª Parc.: Valor da primeira parcela gerada para o aluguel.
Retenção (%): Percentual a ser retido da primeira parcela.
Valor Retenção: Valor da retenção de 1º aluguel, podendo ser menor ou igual ao valor da 1ª parcela do aluguel.
Nº de Parc.: Número de parcelas de retenção que serão geradas.
Dt. Retenção: Data da primeira parcela de retenção de 1º aluguel, as demais parcelas serão geradas sempre 30 dias corridos após a data da 1ª parcela informada.
Lançar Tx. Adm.: Se será descontado a taxa de administração da retenção de aluguel. Virá marcado quando existir indicação de percentual no cadastro do detalhe de imóvel.
Lançar CPMF: Se será descontado CPMF da retenção de aluguel (objeto desabilitado e marcado como falso).
Gerar: Botão para gerar as parcelas de retenção de 1º aluguel.
Limpar: Limpar as parcelas geradas de retenção de 1º aluguel (serão excluídas todas as parcelas).
Cap Repasse: CAP utilizado para contabilizar a retenção de aluguel em uma outra conta, podendo ficando independente do CAP da parcela de aluguel.
Parcelas Geradas de Retenção de Aluguel: Lista com as parcelas geradas de retenção de aluguel, onde poderá ser alterada a data de vencimento e as opções de lançar taxa de administração e lançar CPMF (opção automaticamente preenchida como não – Essa opção não pode ser mais alterada.).

Observações:

1 – Esta etapa será exibida somente para venda do tipo aluguel e aluguel garantido.

2 – Será habilitada a geração da retenção somente se no detalhamento do imóvel estiver definido como reter 1º aluguel.

3 – Caso no imóvel esteja definido para não reter 1º aluguel, esta etapa será exibida com os controles desabilitados.

Nessa etapa serão demonstrados os dados da finalização da venda. Nessa etapa podem ser alterados somente os valores de curto e longo prazo.

Nessa etapa será possível vincular uma venda já gerada a venda que está sendo gerada.

Folder Venda vinculada

Categoria(s): Filtrar os produtos pela categoria do(s) produto(s).
Venda: Número da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
Empresa: Empresa da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
Obra: Obra da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.

Observação:
Serão filtradas apenas vendas para o cliente principal da venda que está sendo gerada.
Exemplo: Estou fazendo uma venda para o cliente Allex Pinchemel, portanto, serão filtradas apenas vendas que já foram feitas para o Allex Pinchemel.

Perguntas frequentes:

Como vincular venda a outra existente?

Na tela 11/11 do assistente de vendas detalhado clicar no folder venda vinculada, selecionar venda, empresa, obra e terminar.

Após a venda lançada é possível fazer o vinculo na tela resumo de vendas,  no folder vendas vinculadas, clicar no botão novo RecursosUau_Novo_24x24 e buscar, onde será relacionada todas as vendas no Grid venda(s) a vincular, selecionar uma venda e clicar em Gravar.

 


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