Estudo de viabilidade para loteamento que dá resultado

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Estudo de viabilidade para loteamento que dá resultado



10 de março de 2020
Estudo de viabilidade para loteamento que dá resultado

Certamente os projetos de loteamento são detalhados sob vários aspectos, desde o arquitetônico até o comercial, passando pela legalização. É claro que a projeção de lucro, a viabilidade econômica e o cumprimento dos requisitos básicos determinados em lei são importantes para o sucesso de um loteamento, mas não se deve parar por aí. Então esses são apenas os requisitos básicos de um empreendimento, mas qual será o seu diferencial? Além disso, o loteamento em questão oferece mais do que o essencial? Em outras palavras, o que o torna especial e atrativo para o seu cliente?

Portanto,as empresas que não pensam em oferecer conforto e bem-estar ao cliente estão fadadas a se perderem no mercado. Em síntese, o cliente não quer ser o dono de um lote de tamanho mínimo. Apertado entre o máximo de lotes possíveis naquela área, com o mínimo de infraestrutura. Isso não faz o cliente se sentir especial. Pelo contrário, faz pensar que está se resignando a comprar algo de baixa qualidade, dá a sensação de impotência. Assim sendo, não é esse o efeito que deseja atrelar à imagem da sua empresa e também não é o propósito pelo qual você trabalha, não é mesmo?

Vejamos quais são os 7 passos para um estudo de viabilidade de um loteamento com o intuito de deixar seu cliente satisfeito com a compra. Entretanto, não se esqueça que você pode contar com um sistema de loteamento para gerenciar todas as etapas do seu loteamento.

Definição da área a ser loteada


Primeiramente devemos definir a área a ser loteada, é claro. Antes de tudo, é necessária uma avaliação da área realizada por um profissional responsável e baseada em normas como a NBR 14653-1 (2001), que dispõe não apenas a avaliação de bens, como também fornece e detalha metodologias para medir os valores atuais e os custos das benfeitorias. Por
consequência, são métodos como o evolutivo, o involutivo, capitalização de renda, entre outros.

Contudo, pense além do lucro. Veja quantos lotes podem caber naquela área, calcule a previsão do retorno financeiro de acordo com a metodologia escolhida. Mas, não se esqueça de trabalhar com diversidade de tamanhos e opções para públicos diferentes. Assim você pode realizar o sonho de mais gente. Também é interessante prever (dentro do que o orçamento permite, é claro) um espaço de lazer ou um diferencial. Algo como a criação de uma praça, uma área verde, um lago, portal, algo que dê uma sensação de que o empreendimento foi pensado para o conforto do cliente e não apenas para lucrar.

Estudo topográfico

Posteriormente escolhida a área, empregada a metodologia de avaliação escolhida. É hora de realizar um levantamento topográfico detalhado com o auxílio de um topógrafo. Medições de tamanho, taludes, curvas de nível, sistemas de água, esgoto e até mesmo da qualidade do solo vão influenciar diretamente na viabilidade de um empreendimento, pois determinam o custo do trabalho a ser realizado pela loteadora. Certamente esse levantamento influencia na terraplenagem, drenagem, no sistema de esgotos e água e também na determinação dos espaços verdes.

Projeto arquitetônico

Primordialmente o projeto arquitetônico de um loteamento deve ser feito por um engenheiro ou equipe de engenheiros experientes, com alto detalhamento dos lotes e vias, estrutura, seguindo as normas vigentes no município para evitar problemas futuros. Sobretudo lembre-se de trabalhar também com plantas humanizadas para a hora da venda, com esquemas de cores para lotes de tipos diferentes, ressaltando o diferencial que o empreendimento oferece em matéria de espaços comuns.
Inegavelmente um bom projeto é essencial para alavancar as vendas e mostrar ao cliente as qualidades do lote que está comprando.

Projeto de implantação do loteamento

Decerto o projeto de implantação vai além do arquitetônico. Precisa determinar não só o projeto urbanístico, mas também incluir paisagismo, arborização, calçamento, sinalização viária, pavimentação, rede de coleta de águas pluviais, rede de esgoto, rede de água, rede elétrica e terraplenagem. Além disso o projeto de implantação precisa mostrar como e onde cada uma das obras de infraestrutura se dará na prática. 

Projeto hidráulico e elétrico

Ao passo que engenharia sanitária e a engenharia elétrica são responsáveis por esses projetos, que preveem a captação da água das chuvas, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e o abastecimento e distribuição elétrica para o loteamento. São essenciais para a aprovação do empreendimento e, apesar de não “aparecerem” tanto nas vendas, precisam ser feitos com todo o cuidado para entregar um produto de qualidade.

Aprovação do loteamento

A depender da localização do empreendimento, há diversas etapas de aprovação a serem cumpridas. A maioria delas envolve a legislação municipal e a aprovação por órgãos da prefeitura. Tenha certeza de que sua equipe de projeto e engenharia está familiarizada com a legislação local para evitar embargos e entraves burocráticos que podem atrapalhar o andamento das obras.

Projeto comercial e marketing

O lançamento e a divulgação do empreendimento precisam estar coordenados com as etapas da obra e com o propósito do empreendimento. Quais imobiliárias serão parceiras? Será feita alguma promoção? É preciso preparar um material de marketing com as plantas humanizadas, um texto de apresentação, destacando os diferenciais para o bem-estar do cliente. Explique o seu projeto de forma apaixonada para a equipe de comunicação e eles tratarão de traduzir o propósito do seu empreendimento em um discurso de vendas que encantará seus clientes!

Para garantir que o seu empreendimento será um sucesso, você pode contar com a tecnologia para gerenciar diversas etapas. O ERP UAU oferece uma solução pensada especialmente para loteadoras. Com o módulo do sistema de loteamento do UAU você pode gerenciar: O lançamento do loteamento; A carteira de recebíveis; Administração do loteamento; Vendas e revenda; Relacionamento com cliente; Comissões. Conte conosco para tornar o trabalho da sua loteadora um sucesso! Saiba mais em: /contato/



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