Introdução
Nesta tela é realizado todo cadastro de obras no sistema.
Segue abaixo a forma de cadastrar uma obra:
Para Cadastrar;
1 Abra o Módulo Obras
2 Clique no Menu Geral
3 Clique no Submenu Empresas
4 Posicione na Empresa em que se deseja Criar a Obra
5 Clique no Botão Obras
6 O sistema abrirá a janela de Cadastro de Obras
7 Insira os Dados da Obra
8 Clique em Gravar
Guia Dados Gerais
Na guia de Dados Gerais são informados os dados básicos referente ao cadastro da Obra e também, se necessário, a pessoa que estará vinculada a Obra.
Segue abaixo os campos que são obrigatórios para o cadastro de uma obra:
Código: Código definido pelo usuário de acordo com os critérios da empresa (Permitido letras ou números);
Departamento: Indicativo que não é uma obra com CEI próprio e também não é uma obra com Tomador vinculado a ela; essa informação será para as obras que estão diretamente vinculadas apenas à CNPJ ou CPF da empresa, Caso o flag não seja marcado, será obrigatório preencher o CNO/Tomador;
Tipo da Obra: É especificado neste campo o tipo da obra que será realizada;
- Tipos existentes:
- 1 – Empreitada;
- 2 – Incorporação;
- 3 – Administração;
- 4 – Vendas;
- 5 – Interno (Gerencial).
- Observação:
As obras do tipo “1 – Empreitada” a “4 – Vendas”, não influenciam as atividades do sistema;
A Obra do tipo “5 – Interno (Gerencial)” impossibilita a contabilização, ou seja, não é possível seleciona-la como obra fiscal.
Obra Fiscal: É especificado neste campo a obra que será realizada a contabilização dos valores pagos, podendo ser, ou não, a mesma obra incorporadora;
O código da obra fiscal é obrigatório e pode ser selecionado de acordo com a necessidade de alteração. Para obras do tipo “5 – Interno (Gerencial)” a obra fiscal deve ser uma obra não gerencial. No cadastro de novas obras, se o tipo da obra for diferente de 5, este campo será preenchido automaticamente com o próprio código da obra inserida, caso contrário ficará vazio para a seleção de uma obra não gerencial.
Descrição: Nome do empreendimento;
Período: Período de duração do empreendimento;
Segue abaixo campos não obrigatórios para o cadastro da obra:
CNO: Cadastro Específico do INSS. Informação necessária para o CAGED. A situação e o sistema faz o agrupamento dos funcionários por tomador da obra, onde agrupa por tomador com o mesmo CNO ou CNPJ. Se a obra não tiver tomador é agrupado por empresa. Informação também é necessária para a geração da SEFIP.
Lotação Folha: Recurso Indisponível;
Grupo: É utilizado para agrupar todas as obras em um grupo específico. Cadastra-se o grupo no menu geral submenu categorias opção grupo da obra;
Lançamento: Data do lançamento do empreendimento;
Integração externa dos serviços na obra: Permite indicar se os serviços externos serão controlados no orçamento e/ou no planejamento, assim não permitindo que suas quantidades sejam editadas.
Pessoa vinculada a obra: Utilizada para transações internas e busca as informações do cadastro de pessoas. Uma vez já utilizado em vendas internas não é possível ficar vazio: EFD Contribuições (Sped PIS/Cofins)
SITUAÇÃO DA OBRA: O usuário poderá alterar a situação da Obra, caso possua o nível de permissão de aprovação e alteração.
- 1. Andamento: Obra iniciada, mas, não concluída, na obra em questão o usuário poderá fazer tudo que quiser planeja efetuar pagamento e etc.
- 2. Fim financeiro: Quando todos os gastos e receitas da obra já foram lançados ou pagos, mas, a obra ainda não foi concluída, com esta opção marcada o UAU trava todas as opções de gerar novos pagamentos e recebimentos da obra.
- 3. Travar/oculta: A obra para de aparecer na opção obras (exemplo: no planejamento quando esta opção está marcada a obra não aparecerá na opção obra).
- 4. Paralisada: A obra por algum motivo parou você marca esta opção e o UAU trava momentaneamente esta obra e nela não poderá ser feita nenhuma alteração.
- 5. Cancelada: A obra por algum motivo foi cancelada e o UAU trava todas as operações desta obra.
Contratação e execução da obra: Utilizada para o uso do Reinf, onde é definido os indicadores da obra e execução e o CNO do tomador ou prestador.
Obs: Lembrando que se a opção Departamento estiver marcada, essas opções abaixo não devem ser preenchidas.
Indicador de obra: Permite selecionar o indicador da obra se é Própria, Empreitada total, Empreitada parcial ou Prestação de serviço.
Indicador de execução: Permite selecionar o indicador de execução se é Própria, Empreitada total ou Empreitada parcial.
Tomador/prestador serviço: É preenchido com o nome do prestador/tomador, onde se o indicador da obra for Própria, Empreitada parcial ou Prestação de serviço, será Tomador. Se for Empreitada total, será Prestador.
CNO tomador/prestador: Preencher com o CNO do tomador/prestador conforme a pessoa selecionada como tomador/prestador de serviço.