Como cadastrar uma obra? - VirtUAU Globaltec

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Como cadastrar uma obra?



Introdução

Nesta tela é realizado todo cadastro de obras no sistema.
Segue abaixo a forma de cadastrar uma obra:

Para Cadastrar;
1 Abra o Módulo Obras
2 Clique no Menu Geral
3 Clique no Submenu Empresas
4 Posicione na Empresa em que se deseja Criar a Obra
5 Clique no Botão Obras
6 O sistema abrirá a janela de Cadastro de Obras
7 Insira os Dados da Obra
8 Clique em Gravar

Guia Dados Gerais

Na guia de Dados Gerais são informados os dados básicos referente ao cadastro da Obra e também, se necessário, a pessoa que estará vinculada a Obra.

Segue abaixo os campos que são obrigatórios para o cadastro de uma obra:

Código: Código definido pelo usuário de acordo com os critérios da empresa (Permitido letras ou números);

Departamento: Indicativo que não é uma obra com CEI próprio e também não é uma obra com Tomador vinculado a ela; essa informação será para as obras que estão diretamente vinculadas apenas à CNPJ ou CPF da empresa, Caso o flag não seja marcado, será obrigatório preencher o CNO/Tomador;

Tipo da Obra: É especificado neste campo o tipo da obra que será realizada;

  • Tipos existentes:
    • 1 – Empreitada;
    • 2 – Incorporação;
    • 3 – Administração;
    • 4 – Vendas;
    • 5 – Interno (Gerencial).
  • Observação:
    As obras do tipo “1 – Empreitada” a “4 – Vendas”, não influenciam as atividades do sistema;
    A Obra do tipo “5 – Interno (Gerencial)” impossibilita a contabilização, ou seja, não é possível seleciona-la como obra fiscal.

Obra Fiscal: É especificado neste campo a obra que será realizada a contabilização dos valores pagos, podendo ser, ou não, a mesma obra incorporadora;

O código da obra fiscal é obrigatório e pode ser selecionado de acordo com a necessidade de alteração. Para obras do tipo “5 – Interno (Gerencial)” a obra fiscal deve ser uma obra não gerencial. No cadastro de novas obras, se o tipo da obra for diferente de 5, este campo será preenchido automaticamente com o próprio código da obra inserida, caso contrário ficará vazio para a seleção de uma obra não gerencial.

Descrição: Nome do empreendimento;

Período: Período de duração do empreendimento;

 

Segue abaixo campos não obrigatórios para o cadastro da obra:

CNO: Cadastro Específico do INSS. Informação necessária para o CAGED. A situação e o sistema faz o agrupamento dos funcionários por tomador da obra, onde agrupa por tomador com o mesmo CNO ou CNPJ. Se a obra não tiver tomador é agrupado por empresa. Informação também é necessária para a geração da SEFIP.

Lotação Folha: Recurso Indisponível;

Grupo: É utilizado para agrupar todas as obras em um grupo específico. Cadastra-se o grupo no menu geral submenu categorias opção grupo da obra;

Lançamento: Data do lançamento do empreendimento;

Integração externa dos serviços na obra: Permite indicar se os serviços externos serão controlados no orçamento e/ou no planejamento, assim não permitindo que suas quantidades sejam editadas.

Pessoa vinculada a obra: Utilizada para transações internas e busca as informações do cadastro de pessoas. Uma vez já utilizado em vendas internas não é possível ficar vazio: EFD Contribuições (Sped PIS/Cofins)

SITUAÇÃO DA OBRA: O usuário poderá alterar a situação da Obra, caso possua o nível de permissão de aprovação e alteração.

  • 1. Andamento: Obra iniciada, mas, não concluída, na obra em questão o usuário poderá fazer tudo que quiser planeja efetuar pagamento e etc.
  • 2. Fim financeiro: Quando todos os gastos e receitas da obra já foram lançados ou pagos, mas, a obra ainda não foi concluída, com esta opção marcada o UAU trava todas as opções de gerar novos pagamentos e recebimentos da obra.
  • 3. Travar/oculta: A obra para de aparecer na opção obras (exemplo: no planejamento quando esta opção está marcada a obra não aparecerá na opção obra).
  • 4. Paralisada: A obra por algum motivo parou você marca esta opção e o UAU trava momentaneamente esta obra e nela não poderá ser feita nenhuma alteração.
  • 5. Cancelada: A obra por algum motivo foi cancelada e o UAU trava todas as operações desta obra.

Contratação e execução da obra: Utilizada para o uso do Reinf, onde é definido os indicadores da obra e execução e o CNO do tomador ou prestador.

Obs: Lembrando que se a opção Departamento estiver marcada, essas opções abaixo não devem ser preenchidas.

Indicador de obra: Permite selecionar o indicador da obra se é Própria, Empreitada total, Empreitada parcial ou Prestação de serviço.

Indicador de execução: Permite selecionar o indicador de execução se é Própria, Empreitada total ou Empreitada parcial.

Tomador/prestador serviço: É preenchido com o nome do prestador/tomador, onde se o indicador da obra for Própria, Empreitada parcial ou Prestação de serviço, será Tomador. Se for Empreitada total, será Prestador.

CNO tomador/prestador: Preencher com o CNO do tomador/prestador conforme a pessoa selecionada como tomador/prestador de serviço.

 

 

Perguntas Frequentes:

Como configurar as demais abas do cadastro da obra?

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