Como funciona o seguro fiança na prática para o mercado imobiliário

Área do Cliente

Como funciona o seguro fiança na prática para o mercado imobiliário



28 de julho de 2020
Como funciona o seguro fiança na prática para o mercado imobiliário

Na hora de alugar um imóvel, a Lei do Inquilinato determina que o locatário deve fornecer algum tipo de garantia de que será bom pagador. Afinal, os proprietários e imobiliárias podem sair muito prejudicados caso aconteça o famoso “calote”. Sendo assim, o seguro fiança é uma das alternativas de garantia de aluguel que funciona bem tanto para a imobiliária e o proprietário quanto para o locatário. Vamos ver mais sobre as vantagens que o seguro fiança proporciona na prática?

O que é seguro fiança

Muitas vezes o locatário não tem como conseguir um fiador ou desembolsar o valor de caução. Isso acaba fazendo com que a imobiliária perca alguns negócios se não estiver preparada. O seguro fiança é uma alternativa de garantia que o locatário pode contratar no lugar de caução ou de um fiador. Funciona de forma parecida com o seguro de automóveis, o locatário contrata uma apólice em uma seguradora, mas o beneficiado, neste caso, é o proprietário do imóvel. Dessa forma, caso o locatário não consiga honrar seus pagamentos, o proprietário será beneficiado pelo seguro.

Quanto custa um seguro fiança

O preço do seguro fiança depende da duração do contrato e da cotação da seguradora com a qual a imobiliária ou seu cliente trabalharem. São diversos planos e coberturas em diferentes seguradoras, tais como: Porto Seguro, Tokio Marine, Mapfre, entre tantas outras. A média de preços costuma girar em torno de 1 aluguel e meio por ano. Tudo depende da cobertura do plano! Esse valor pode ser cobrado de formas diferentes, mas as mais comuns são: em 1 entrada + 6x ou de forma diluída nos boletos de aluguel do locatário. Tudo depende de como a imobiliária decidir trabalhar.

A cobertura comum do seguro fiança costuma ser do valor de aluguel e taxas de condomínio e IPTU. Porém existem planos que compreendem outros impostos, como taxa de lixo, esgoto, e até mesmo contas de água e luz. É possível também aliar o seguro fiança aos seguros residenciais que cobrem danos como roubos, incêndios, vazamentos, tempestades, enchentes. A imobiliária pode trabalhar juntamente com uma corretora de seguros e oferecer esses planos aos seus clientes.

Para quem é indicado o seguro fiança

O seguro fiança é o mais indicado para clientes que não desejam desembolsar o valor de caução ou não desejam ter um fiador para garantia de sua locação. O cliente que opta por seguro fiança costuma ter um perfil mais independente e não deseja desembolsar um grande valor de uma só vez. Lembrando novamente que segundo a Lei do Inquilinato, o locatário precisa fornecer algum tipo de garantia, e o seguro fiança é uma das modalidades aceitas para esse fim.

O seguro fiança também é indicado para proprietários que desejam estar tranquilos em relação aos riscos de seus investimentos. Garantindo assim que sempre terá retorno financeiro.

Vantagens e desvantagens

As vantagens do seguro fiança são que o proprietário fica preservado em seus ganhos em caso de inadimplência do cliente ou de qualquer eventualidade. Ou seja, maior tranquilidade para o investidor. Já que para o locatário, é uma opção que representa um pouco mais de custo agregado ao valor do aluguel. O que é uma desvantagem, mas também dá a possibilidade de alugar mesmo que não tenha como desembolsar o valor de caução ou não possa ter um fiador, tornando a locação mais ágil.
Muitas vezes a rapidez na aprovação dos papéis é essencial para que o locatário consiga o imóvel desejado e também para que o proprietário não perca dinheiro com um imóvel parado. O seguro fiança diminui a burocracia e agiliza a aprovação do cadastro dos clientes que alugam com a imobiliária.

Benefícios de um ERP para sua imobiliária

Você sabia que com um sistema de gestão (ERP) como o UAU a sua imobiliária pode configurar propostas de seguro e outras taxas automaticamente, evitando o trabalho manual? Um sistema de gestão especialista no mercado da construção dá mais agilidade à sua imobiliária na hora de fechar negócios de venda e aluguel, receber propostas, emitir boletos, padronizar cobranças e calcular comissões automaticamente.

Quer saber como o UAU pode levar a gestão da sua imobiliária ao mais alto patamar? Entre em contato conosco!



Noticias relacionadas

Benefícios do EaD da Globaltec para a sua imobiliária

Dados mostram o crescimento do estudo a distância até mesmo por sua praticidade, neste conteúdo apresentamos os benefícios de...

Saiba mais!
Como ganhar prêmios no Programa de Indicação Globaltec?

Como ganhar prêmios no Programa de Indicação Globaltec?

De ingressos para o cinema a viagens com a CVC: saiba o que fazer para juntar pontos e ganhar...

Saiba mais!

Dicas de como estruturar sua construtora para 2021

É preciso estar preparado para enfrentar, vem com a gente ver dicas para estruturar a gestão da sua construtora...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos