Introdução
O cadastro de Municípios tornará os endereços cadastrados mais organizados e coerente, serve para melhor controlar os endereços, validar Feriados, dias úteis e determinada localidade, é também parte fundamental para a consulta de CEP no UAU.
Acesso:
2. Clique no submenu Localidade;
3. Clique na visão Municípios;
4. Informe pelo menos um Status;
5. Clique em Buscar.
Para inserir um Município:
1. Clique em Inserir;
2. Informe os dados necessários;
3. Clique em Gravar.
Para alterar um Município:
1. Selecione o item no grid e de duplo clique sobre o item desejado;
2. Altere os dados necessários;
3. Clique em Gravar.
- Código: O Campo código, no momento da inclusão dos dados preenchidos o sistema irá definir de forma automática, não sendo sugerido pelo usuário.
- UF (Unidade Federativa): Somente após escolher a Nação, ao clicar na seta de UF será carregado a lista de UFs referente a Nação escolhida.
- Nação: Ao selecionar a UF (Unidade Federativa) será preenchido este campo automaticamente com a Nação correspondente a UF escolhida.
- Descrição: Neste campo será informado o nome do Município.
- Código do IBGE: Neste campo, se necessário será informado o código referente ao IBGE para o determinado Município que está sendo cadastrado. Esse código será indispensável no Sistema Folha de Pagamento.
- Código DIMOB: Deverá ser informado o Código DIMOB do Município. Esse código é descrito no programa DIMOB. Esse programa é fornecido pela Receita Federal.
- Código Município: Deverá ser informado o Código do Município, que fornecido pela prefeitura de Goiânia, e é diferente do código IBGE.
- Código SIAF: Deverá ser informado o Código SIAF (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal) conforme tabela disponibilizada no site do Ministério da Fazenda.
- Código DNE: Deverá ser informado o Código DNE (Código do município cadastrado nos Correios).
- Status: Neste campo será informado o Status 0-Ativo ou 1-Inativo.
De/para de municípios
A tela de município agora possui a opção de “De/Para”, para cadastrar um novo código externo para o município.
A tela de De/Para de municípios permite que o usuário cadastre um, ou mais, código(numérico) para o município bastando filtrar o tipo de De/Para, o Estado(UF) e o status. Clicar em buscar e efetuar o cadastro do novo código digitando, via Grid, o novo código do município e clicando em Gravar.
Cadastrando/alterando o código para o município
Para cadastrar/alterar o código para o município o usuário deverá seguir os passos abaixo, após abrir a tela de De/Para de Municípios:
- Selecione o Tipo de De/Para;
- Selecione a UF do município;
- Marque o Status: Ativo ou Inativo;
- Clique no botão Buscar para listar todos os municípios referentes ao UF e Status escolhidos;
- Digitar o código referente ao município desejado na coluna Cód. cidade externo;
- Clicar no Botão Gravar;
O sistema irá efetuar o registro de todos os códigos listados na tela e mostrará a mensagem “Gravação Realizada com Sucesso!” caso a operação tenha sido realizada!
Observações:
É de extrema importância o preenchimento dos códigos de Município, DIMOB, IBGE nos endereços, tanto no cadastro de pessoas, quanto no cadastro da empresa, pois, o mesmo é validado nos envios dos eventos para o e Social, SPED, RAIS, DIMOB, Transmissões de Notas fiscais, dentre outros.
Perguntas Frequentes:
Onde cadastrar um Município?
Onde alterar o cadastro do Município?
Onde inserir o código do Município?