Como parametrizar os Insumos da Obra? - VirtUAU Globaltec

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Como parametrizar os Insumos da Obra?



Parametrização de Insumos:

Para permitir uma simulação de fluxo de caixa projetado, definir tipos de controles, regras de acompanhamentos etc., existe a parametrização dos insumos por obra, onde se informa algumas condições de compra, pagamentos, controle para o mesmo, onde não irá alterar no cadastro do insumo, somente para a obra em questão.

1. Execute o Módulo Obras;
2. Clique no Menu Obras;
3. Clique no Submenu Insumo da Obra;
4. De duplo clique no insumo que deseja parametrizar.

OU

  1.  Execute o Módulo Obras;
  2.  Clique no Menu Obras;
  3.  Clique no Submenu Planejamento da obra;
  4. Selecionar o Produto e um Mês desejado, e clicar em buscar;
  5. Dar Duplo clique no insumo desejado;

 


Parametrizar Insumos

  • Escolher o tipo de parametrização. Existem três tipos de parametrização que são:

1. Cotação – Parametrizado para a SI gerada ser vinculada ao assistente de Pedidos.
Específica para insumo passará por todas as etapas de cotação.

2. Medição – Parametrizado para a SI gerada ser vinculada a um contrato. Específica para insumos que são pagos via medição.

3. Solicit. Pagamento – Parametrizado para a SI gerada ser utilizada no assistente de pagamento.
Utilizado para insumos que não passam nem por cotação e nem medição.

 

  • Definir os parâmetros para compras (folder compra):

Compra(dias) – Dias despendidos na compra do insumo referido.
Entrega(dias) – Dias referentes à entrega do material.
Utilização(dias) – Quantos dias o material tem que estar na obra antes da sua utilização.
Número de Compras – Número de compras a serem efetivadas no mês.
Frequência de Compra – Frequência na qual as compras serão realizadas.
Suprimentos – Define se haverá controle de estoque sobre o insumo (Controla Estoque) ou não (Não Controla Estoque).

 

  • Definir os parâmetros para pagamentos (folder Pagamentos):

Dados do Pagamento:

Pagamento – Define se o pagamento será efetivado no ato do pedido (Sobre Pedido) ou no ato da entrega (Sobre Entrega) do material.

Preço – Especifica o preço do insumo selecionado.

Data Cotação – Refere-se à data da última atualização do preço.

Número de Pgto – Número de pagamentos a serem efetivados no mês.

Como Pagar – Frequência na qual os pagamentos serão efetivados.

 

Descontos:

Adicionar Insumo – Esse botão irá abrir uma lista com todos os insumos, para que possam ser escolhidos quais irão atuar como
desconto para o insumo editado.
Coluna % – Nessa coluna deverá ser informado o percentual que o insumo desconto representará sobre o valor do
insumo que está sendo editado.
Coluna Tipo Vencimento – Informe nessa coluna o tipo de pagamento para o desconto, basta clicar no botão a direita da coluna que será carregado uma lista com os tipos de vencimentos disponíveis.

Obs.: Ao adicionar um insumo como desconto o tipo de vencimento será sugerido conforme cadastro geral do determinado insumo escolhido, podendo ser alterado através dos procedimentos descritos no conceito da coluna Tipo Vencimento.

  • Definir outras parametrizações (folder Outros):

  1. Mão de obra: Insumo parametrizado para o módulo Folha.
  2. Equipamento: Insumo para equipamento.
  3. Materiais: Insumo que será um material para a obra.
  4. Serviços: Insumo que será um serviço para a obra.
  5. Transporte: Insumo que será utilizado para transporte.

Insumo do tipo Mão de obra:

Cálc. Encargo – Especifica que o insumo referido deverá realizar um cálculo baseado nos subtotais dos insumos do tipo mão de obra. Só pode marcar um insumo como Cálc. Encargo se ele pertencer ao grupo Mão-de-obra.

Encargos – Especifica que o insumo referido deverá um encargo do folha.

Tipo de Controle por Verba – Determina o controle da verba do material, desconsiderando a quantidade física planejada.

Tipo de Controle por Quantidade – Determina o controle quantitativo do material, ou seja, o sistema controlará a quantidade planejada do insumo independente do valor planejado do mesmo.

  • Vínculo Receitas / Vínculo Despesas

Opção de vínculo despesas/receita, serve para ter um insumo que o preço dele será em função da despesa ou receita total do produto da obra selecionada. Só é permitido marcar uma opção se a outra estiver desmarcada, podendo selecionar outras Obras e Empresas.
Exemplo: Tenho o insumo “IMPOSTOS”, se for vinculo despesa ou receita e o valor da obra indicada é 10.000,00 o preço desse insumo será 10.000,00 e a quantidade será o percentual desse imposto.

 

Interno/Externo – Para permitir a apuração de resultado mais real, existe o conceito de Transações Financeiras Internas ou Externas, e consequentemente de pagamentos internos quando for transação interna (utilizando banco e conta interna), e pagamentos externos quando forem transações externas (banco e conta reais).

Pode-se definir um insumo como sendo transação financeira (interno ou externo) , em que irá gerar despesa interna ou externa e automaticamente uma receita interna ou externa para a obra credora, sendo necessário indicar em qual produto será apropriada a receita.

Folder Interno / Externo.

  • Depois de ter definido todos os parâmetros, seleciona o Serviço que deseja gravar os parâmetros e clique no botão Gravar.

 

 

Perguntas Frequentes:

  1. Como funciona as funções da tela principal Insumos da obra?
  2. Como planejar o insumo após ajustar a parametrização?
  3. Onde cadastro o insumo para efetuar essas parametrizações posteriormente?
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