Parametrização de Insumos:
Para permitir uma simulação de fluxo de caixa projetado, definir tipos de controles, regras de acompanhamentos etc., existe a parametrização dos insumos por obra, onde se informa algumas condições de compra, pagamentos, controle para o mesmo, onde não irá alterar no cadastro do insumo, somente para a obra em questão.
1. Execute o Módulo Obras;
2. Clique no Menu Obras;
3. Clique no Submenu Insumo da Obra;
4. De duplo clique no insumo que deseja parametrizar.
OU
- Execute o Módulo Obras;
- Clique no Menu Obras;
- Clique no Submenu Planejamento da obra;
- Selecionar o Produto e um Mês desejado, e clicar em buscar;
- Dar Duplo clique no insumo desejado;
Parametrizar Insumos
- Escolher o tipo de parametrização. Existem três tipos de parametrização que são:
1. Cotação – Parametrizado para a SI gerada ser vinculada ao assistente de Pedidos.
Específica para insumo passará por todas as etapas de cotação.
2. Medição – Parametrizado para a SI gerada ser vinculada a um contrato. Específica para insumos que são pagos via medição.
3. Solicit. Pagamento – Parametrizado para a SI gerada ser utilizada no assistente de pagamento.
Utilizado para insumos que não passam nem por cotação e nem medição.
- Definir os parâmetros para compras (folder compra):
Compra(dias) – Dias despendidos na compra do insumo referido.
Entrega(dias) – Dias referentes à entrega do material.
Utilização(dias) – Quantos dias o material tem que estar na obra antes da sua utilização.
Número de Compras – Número de compras a serem efetivadas no mês.
Frequência de Compra – Frequência na qual as compras serão realizadas.
Suprimentos – Define se haverá controle de estoque sobre o insumo (Controla Estoque) ou não (Não Controla Estoque).
- Definir os parâmetros para pagamentos (folder Pagamentos):
Dados do Pagamento:
Pagamento – Define se o pagamento será efetivado no ato do pedido (Sobre Pedido) ou no ato da entrega (Sobre Entrega) do material.
Preço – Especifica o preço do insumo selecionado.
Data Cotação – Refere-se à data da última atualização do preço.
Número de Pgto – Número de pagamentos a serem efetivados no mês.
Como Pagar – Frequência na qual os pagamentos serão efetivados.
Descontos:
Adicionar Insumo – Esse botão irá abrir uma lista com todos os insumos, para que possam ser escolhidos quais irão atuar como
desconto para o insumo editado.
Coluna % – Nessa coluna deverá ser informado o percentual que o insumo desconto representará sobre o valor do
insumo que está sendo editado.
Coluna Tipo Vencimento – Informe nessa coluna o tipo de pagamento para o desconto, basta clicar no botão a direita da coluna que será carregado uma lista com os tipos de vencimentos disponíveis.
Obs.: Ao adicionar um insumo como desconto o tipo de vencimento será sugerido conforme cadastro geral do determinado insumo escolhido, podendo ser alterado através dos procedimentos descritos no conceito da coluna Tipo Vencimento.
- Definir outras parametrizações (folder Outros):
- Mão de obra: Insumo parametrizado para o módulo Folha.
- Equipamento: Insumo para equipamento.
- Materiais: Insumo que será um material para a obra.
- Serviços: Insumo que será um serviço para a obra.
- Transporte: Insumo que será utilizado para transporte.
Insumo do tipo Mão de obra:
Cálc. Encargo – Especifica que o insumo referido deverá realizar um cálculo baseado nos subtotais dos insumos do tipo mão de obra. Só pode marcar um insumo como Cálc. Encargo se ele pertencer ao grupo Mão-de-obra.
Encargos – Especifica que o insumo referido deverá um encargo do folha.
Tipo de Controle por Verba – Determina o controle da verba do material, desconsiderando a quantidade física planejada.
Tipo de Controle por Quantidade – Determina o controle quantitativo do material, ou seja, o sistema controlará a quantidade planejada do insumo independente do valor planejado do mesmo.
Vínculo Receitas / Vínculo Despesas
Opção de vínculo despesas/receita, serve para ter um insumo que o preço dele será em função da despesa ou receita total do produto da obra selecionada. Só é permitido marcar uma opção se a outra estiver desmarcada, podendo selecionar outras Obras e Empresas.
Exemplo: Tenho o insumo “IMPOSTOS”, se for vinculo despesa ou receita e o valor da obra indicada é 10.000,00 o preço desse insumo será 10.000,00 e a quantidade será o percentual desse imposto.
Interno/Externo – Para permitir a apuração de resultado mais real, existe o conceito de Transações Financeiras Internas ou Externas, e consequentemente de pagamentos internos quando for transação interna (utilizando banco e conta interna), e pagamentos externos quando forem transações externas (banco e conta reais).
Pode-se definir um insumo como sendo transação financeira (interno ou externo) , em que irá gerar despesa interna ou externa e automaticamente uma receita interna ou externa para a obra credora, sendo necessário indicar em qual produto será apropriada a receita.
Folder Interno / Externo.
- Depois de ter definido todos os parâmetros, seleciona o Serviço que deseja gravar os parâmetros e clique no botão Gravar.