Assistente de confirmação de proposta - VirtUAU Globaltec

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Assistente de confirmação de proposta



Introdução

O Assistente de confirmação de proposta propicia a geração de vendas por customização de forma mais fácil, auxiliando no processo de comercialização dos produtos oferecidos pela empresa, tornando mais simples e prático a negociação com os clientes.

Acesso

  1. Execute o Módulo Vendas
  2. Clique no Menu Assistentes
  3. Clique no Submenu Assistentes de confirmação da proposta

  • Obra: Selecionar empresa e obra das propostas.
  • Proposta: Selecionar proposta de acordo a empresa e obra selecionada(somente propostas ativas e confirmadas).
  • Status: Exibe o status de confirmação da proposta(o usuário poderá confirmar ou cancelar propostas ativas caso tenha permissão).
  • Usr. conf.: Exibe o usuário que confirmou a proposta.
  • Status aprovação: Exibe o status de aprovação da proposta (o usuário poderá aprovar propostas ativas caso tenha permissão).
  • Usr. Aprov.: Exibe o usuário que aprovou a proposta.
  • Vendedor: Exibe o vendedor da proposta.
  • Titular: Exibe o titular principal da proposta.
  • Grid titulares: Exibe todos os titulares da proposta.
  • Botão Ñ titulares: Ao clicar no botão de Ñ titulares, é possível adicionar Ñ titulares ou Avalistas a proposta.
  • Grid Ñ titulares: Exibe todos os Ñ titulares/Avalistas da proposta.
  • Grid de unidades(s) escolhidas(s): Unidades selecionadas para a proposta de venda.
  • Grid de análise modelo X proposta: Parcelas geradas através a partir dos  parâmetros da proposta  versus as parcelas a partir dos parâmetros do modelo, visualizadas mensalmente sendo comparadas com os crivos definidos no empreendimento.
  • % Desc. máx.: É o porcentual de desconto máximo para uma proposta, cadastrada para o empreendimento (Cadastrado na tela de manutenção Obras – Aba Negócios).
  • % Desc. aplic.: É o porcentual de desconto que foi aplicado na proposta, caso esse porcentual seja maior que o porcentual máximo, a proposta não será pré aprovada pelo sistema.
  • VPL modelo: Valor presente líquido do modelo de vendas (calculado sobre os parâmetros do modelo)..
  • VPL proposta: Valor presente líquido da proposta (calculado sobre os parâmetros da proposta).
  • Diferença: Diferença calculada pelo VPL da Proposta – VPL do Modelo, caso seja positivo a proposta terá passado por um dos crivos da aprovação, caso seja negativo a proposta será avaliada em relação a diferença aceita.
  • Diferença aceita: Valor máximo da diferença aceita entre o VPL proposta e VPL modelo, onde o VPL da proposta é menor que o VPL do modelo. Configuração cadastrada por empreendimento.
  • Tot. prod.:  Valor total das unidades selecionadas.
  • Tot. comissão: Valor total da comissão sobre as unidades da proposta.
  • Comissão direta: Valor total da comissão direta sobre as unidades da proposta.
  • Tot. propostaValor total da proposta de venda.

 

Gravar

Atualiza o status da proposta conforme o status selecionado: 2 – confirmada para 1-  ativa ou 4 – cancelada, de 1 – ativa para 2 – Confirmada ou 4 – cancelada.

 

Vender ou Locar

Esse botão permite realizar uma venda/locação com apenas 1 clique. Para que este botão realiza tal operação é preciso que algumas informações já estejam previamente cadastradas na proposta de venda. São elas:

  • Permissão de inclusão no programa FIASSIVEND.
  • Os CAPs devem estar devidamente preenchidos, de acordo com o tipo de contrato, no modelo de venda escolhido.
  • Caso a empresa esteja configurada para trabalhar com histórico contábil este também deve estar preenchido no modelo.
  • O padrão de cobrança deve estar configurado.
  • A proposta deve esta com status de confirmada.

Datas desatualizadas:

Caso a data da proposta esteja desatualizada, será aberta uma tela que permite que o usuário escolher entre atualizar ou não as datas da venda. Além de permitir que o usuário escolha a nova data da venda, é possível escolher quais datas devem ser atualizadas ou não, conforme as regras que serão aplicadas a cada data:

  • Regra 1: Datas que devem ser alteradas para a data da venda:
Serão atualizadas somente se as datas forem anteriores à data da venda/locação, caso sejam maiores do que a data da venda (datas futuras), serão mantidas as datas originais.
Não terá opção de escolha na tela para atualizar ou não essas datas, obrigatoriamente terão que estar iguais ou maiores que a data da venda.
    • Seguro incêndio 
    • Fiança
    • Inicio de contrato
  • Regra 2: Datas que devem ser atualizadas por diferença de meses (ou seja, permanece o dia, porém apenas o mês é alterado):
    • Parcelamento (recebido e a receber)

Caso a opçãoNão permitir mudança do fluxo de vencimento das parcelas ao gerar uma venda de proposta” nas configurações do sistema esteja marcada, a data da primeira parcela a receber será a data da venda informada, e as demais seguem o fluxo de vencimento conforme definido na proposta de venda.

    • Data da competência
    • Data início de primeiro juros
    • Data início do reajuste
    • Data início de segundo juros
  • Regra 3: Datas que devem ser alteradas por diferença de dias entre a data da informada no campo  e a data atual:
    • Data base de resíduo
    • Data do plano indexador
  • Regra 4: Datas que devem ser atualizadas para a data da última parcela:
    • Fim do contrato

Caso a data da proposta esteja desatualizada, porém no mesmo mês da venda:

  • Será verificado se as datas de 1º juros, Reajuste, primeira parcela e início do contrato estão desatualizadas em relação a data da venda, caso sim, serão atualizadas para a diferença de meses. 

Em um exemplo onde a proposta é do dia 01/08/2019 e a data da venda é 14/08/2019, será aplicada na data de 1º juros, segundo juros e reajuste a diferença de meses entre a data da proposta e a da venda, nesse caso, a diferença de meses é zero, por isso as datas permanecerão as mesmas.

Marcar a opção ‘Não atualizar’ fará com que a venda seja realizada exatamente com as datas que estão na proposta.

Análise VPL

Análise VPL é um relatório que  verifica se as parcelas geradas passaram pelo crivo de aprovação definido na configuração do empreendimento e o valor presente (VLP) do modelo é maior ou igual ao valor presente (VLP) da proposta.

AssistenteAnaliseVPL

 

Parcelamento

Lista todas a parcelas gerada da proposta de venda selecionada. Essas parcelas não são alteradas.

Configuração de comissão

Se o vendedor fizer parte de uma estrutura de comissão da obra selecionada, de princípio será preenchido com a comissão definida como padrão na Estrutura de Comissão para o empreendimento.  É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado. Incluindo novos integrantes , alterar o % de comissão entre os integrantes, alterar valor comissão, alterar tipo pagamento 0 – Direto 1 – Indireto, alterar tipo de lançamento 0 – Comissão 1 – Bonificação.

Configuração de CAPS da venda “CAP”

Nessa etapa serão definidos os CAPs para contabilização da venda e dados referentes à cobrança de juros, multa por atraso, correção por atraso e se a venda terá seguro. Os CAPs preenchidos são os mesmos definidos no cadastro da proposta, mas podem ser alterados.

CAPs para contabilização da venda:

    • Principal: CAP principal da venda.
    • Juros contratual: CAP para contabilização de juros do contrato.
    • Correção: CAP para contabilização de correções geradas na venda.
    • Multa por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por multas por atrasos nas parcelas.
    • Juros por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por juros por atrasos nas parcelas.
    • Corr. por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por correções por atrasos nas parcelas.
    • Acréscimo: CAP para contabilização de acréscimos inseridos na venda.
    • Desconto: CAP para contabilização de descontos inseridos na venda.
    • Desconto por antecipação: CAP para contabilização de descontos por antecipações.
    • Taxa de Boleto: CAP para contabilização de valores de taxas cobradas na geração dos boletos.
    • Desconto custa: CAP para contabilização de descontos de custas inseridos em parcelas.
    • Provisão curto prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para curto prazo.
    • Provisão longo prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para longo prazo.
    • Repasse: CAP para contabilizar a retenção de aluguel em uma outra conta, podendo ficando independente do CAP da parcela de aluguel.
    • Desconto condicional: CAP para contabilizar o desconto condicional da parcela.
  • Configuração dos CAPs: Selecionar as configurações de CAPs gravadas para empresa selecionada.

Configurar CRM da venda

Nessa etapa podemos adicionar configurações de relacionamento com o cliente vinculado ao contrato de venda.

  • Contrato financiamento: Número do contrato do financiamento junto a Caixa Econômica Federal.
  • Atividade: A atividade da venda, se ela é 0 – Atividade imobiliária ou 1 – Prestação de serviço, essa informação é utilizada para geração do SPED Pis/Cofins. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Comentário: Comentário que será anexado a venda após sua conclusão. Ao clicar no botão será exibida uma caixa de texto onde poderá ser informado algum comentário pertinente a venda.
Vincular venda a outra existente
  • Categoria (s):Filtrar os produtos pela categoria do (s) produto (s).
  • Venda:Número da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
    • Serão filtradas apenas vendas para o cliente principal da venda que está sendo gerada, por exemplo: Estou fazendo uma venda para o cliente Allex Pinchemel, portanto, serão filtradas apenas vendas que já foram feitas para o Allex Pinchemel.
  • Empresa:Empresa da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
  • Obra:Obra da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
Veículo de divulgação e finalidade de compra
  • Finalidade: Finalidade de o cliente ter comprado ou alugado o produto.
  • Divulgação: Veículo de divulgação no qual o cliente tomou conhecimento do produto.

Configurar fiscal da venda

Nessa etapa podemos alterar as configurações de fiscais da venda, como os valores de provisão de curto e longo prazo, Enviar SPED Pis/Confins, assim como os históricos contábeis e impostos da venda.

  • Provisão Curto Prazo: Valor da provisão de venda para curto prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período menor ou igual há 12 meses após a data da venda. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta.
  • Provisão Longo Prazo: Valor da provisão de venda para longo prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período maior que 12 meses após a data da venda. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta.
  • Enviar SPED Pis/Cofins: Indica se a venda será enviada para o SPED Pis/Cofins. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Cód. serviço fiscal : Código de serviço fiscal da venda, utilizado para calculo de retenção de impostos.
  • Tributado pelo RET e Código tributação RET: Indica se a venda é tributada pelo ret e qual o código de tributação para buscar o % de RET ao fazer a apuração de impostos.
  • Histórico do lançamento contábil para a venda: É o histórico contábil para a venda que está sendo gerada. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Histórico do lançamento contábil para as parcelas recebidas: É o histórico contábil para as parcelas recebidas (itens de deposito). É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Histórico do lançamento contábil para a provisão de juros/correção da venda: É o histórico contábil de juros e correções da venda. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Destacar imposto na venda: Quando marcado é necessário o lançamento de ao menos um imposto para a venda.
  • Imposto:É o imposto cadastrado previamente no sistema, que será selecionado para o lançamento na venda.
  • CAP:O CAP preenchido é o mesmo definido em configurações de CAP como padrão da empresa.
  • Alíquota: É o valor da alíquota para calcular o valor do imposto.
  • base: É o valor total da venda para calcular o valor do imposto. Para revenda, este campo terá o valor do campo “Prestação de serviço” da tela de comissões.
  • imposto: É o valor do imposto.
  • Histórico do lançamento contábil, para o imposto da venda: É o histórico contábil para o lançamento do imposto da venda.
  • Grid “Descontos de impostos lançados na venda”: Lista todos os descontos de impostos lançados na venda e seus dados.

Configurar cobrança da venda

Nessa etapa podemos alterar as configurações de cobrança da venda, como padrões de cobrança e seguro.

  • Padrão cobrança: Padrão de cobrança que as parcelas geradas serão vinculadas para geração de remessa de cobrança. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
    • Será exibido o código do padrão e banco | conta.
  • Data início do contrato: Data de início do contrato. É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Data final do contrato: Data final do contrato.  É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.

Seguro:

  • Tipo seguro: Tipo do seguro para a venda.
    • 0 – MIP: Morte ou invalidez permanente.
    • 1 – DFI: Danos físicos ao imóvel.
    • É permitido ter os 2 seguros para o mesmo contrato.
  • Taxa: Porcentagem a ser cobrado sobre o contrato.
    • MIP: A % é calculada sobre o saldo devedor do contrato.
    • DFI: A % é calculada sobre o saldo devedor do contrato – valor pago.
  • Valor: Valor a ser cobrado sobre o contrato.
  • CAP do seguro: CAP a ser contabilizado.
  • Grid seguro(s) :  É preenchida conforme definição no cadastro da proposta, mas pode ser alterado.
  • Utilizar desconto total da última parcela: Define se irá participar da campanha de quitação da última parcela.

 

Perguntas frequentes:

Onde gerar proposta de venda?

Onde reservar unidade?

Onde gerar boletos?

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