Introdução
Escrituração Fiscal Digital – EFD é parte integrante do projeto SPED a que se refere o Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, que busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos Órgãos de Controle mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações fiscais digitais, bem como integrar todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição do atual documentário em meio físico (papel) por documento eletrônico com validade jurídica para todos os fins.
Para ser possível atender ao disposto acima, será gerado arquivo magnético com as informações necessárias para importação dos dados no programa disponibilizado pelo Ministério da Fazenda, onde será verificado a consistência das informações prestadas no arquivo.
Acesso
1. Execute o módulo Fiscal;
2. Clique no menu Contabilidade;
3. Clique no menu Exportar;
4. Clique no menu SPED Fiscal;
5. Informe os dados necessários;
6. Clique no botão Gerar arq.

1 – Dados da empresa
- Emp. Escr.: Empresa de escrituração para qual será gerado as informações.
- Fantasia: Nome de fantasia da empresa selecionada.
- CNPJ/CPF: CNPJ da empresa selecionada para geração do arquivo.
- Cód. IBGE: Código de registro no IBGE do município da empresa selecionada.
- Insc. SUFRAMA: Número de inscrição do contribuinte na SUFRAMA.
- Atividade: Atividade executada pela empresa selecionada.
- Perfil do arquivo fiscal: Perfil da empresa selecionada para geração do arquivo.
2 – Dados gerais
- Mês/ano de escrituração: Mês e ano que será gerado as informações.
- Finalidade do arquivo: Finalidade da geração do arquivo.
3 – Dados do contabilista responsável
- Contador: Código e nome do contador responsável pelas informações contidas no arquivo.
- CPF: CPF do contador responsável.
- CRC: Código do Conselho Regional de Contabilidade do contador responsável.
- CNPJ escritório contab.: CNPJ do escritório de contabilidade do contador responsável.
4 – Gerar bloco H – Inventário
- Gerar bloco H – Inventário: Se estiver selecionado, então irá gerar o bloco H – Inventário.
- Data inventário: Data do inventário.
- Motivo inventário: Informar o motivo do inventário.
- Obra (Estoque): Informar as obras para obtenção do estoque. Caso não preencha essa informação, irá obter o estoque da empresa de escrituração, ou seja, considerará todas as obras relacionadas nesta.
Após todos os dados serem preenchidos clique no botão Gerar SPED para a geração do arquivo SPED Fiscal. Surgirá a tela para escolher o local onde será salvo o arquivo, o arquivo é do tipo “.txt” e o nome padrão é SPEDFiscal, podendo ser alterado somente o nome do arquivo.
Observações:
- Para gerar o arquivo todas as informações deverão estar preenchidas.
- As informações da empresa serão preenchidas inicialmente com os dados da empresa ativa.
- Na tabela de países será exibida lista de países que foram utilizados nos cadastros dos remetentes/destinatários dos documentos fiscais referenciados no arquivo, onde será necessário o preenchimento do código da nação perante o Banco Central.
- Será gerado um arquivo com as informações de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal – ICMS e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.
- Serão geradas somente informações de documentos fiscais de espécie “NF – Notas Fiscais” e “CT – Conhecimento de Transporte”, de entrada e saída com código de modelo de acordo com os blocos gerados para o período selecionado.
- Serão geradas informações referente ao mês cheio do Mês/ano de escrituração selecionado.
- Ao selecionar o Mês/ano de escrituração, a Data inventário será preenchida automaticamente com o último dia do ano imediatamente anterior à data informada, podendo ser alterada.
Mensagens após geração do arquivo
Após geração do arquivo, caso seja detectado alguma informação incorreta que irá gerar inconsistência na validação no programa de validação, será gerado uma mensagem para o usuário informando possíveis erros de preenchimento dos documentos encontrados no período selecionado.
Observações:
- Não serão geradas mensagens de todas as possíveis situações de casos que irão gerar inconsistência na validação, somente de situações detectadas no layout disponibilizado pelo Ministério da Fazenda.
- Poderão surgir situações que não estejam previstas com geração de mensagens para localização do erro de preenchimento dos documentos fiscais e/ou informações cadastrais no UAU!.
IMPORTANTE: Não deixe pra última hora, fique atendo às mudanças do layout eletrônico bem como ao conteúdo das informações, pois o sistema faz várias validações durante a geração e isso pode levar tempo para correção de eventuais dados, ficando assim complicado o cumprimento do tempo.

