BIM será obrigatório para obras públicas a partir de 2021

Área do Cliente

BIM será obrigatório para obras públicas a partir de 2021



01 de junho de 2021

O uso da metodologia Building Information Modelling já é obrigatório para projetar e planejar obras públicas a partir de 2021. No entanto, o decreto nº 10.306 de 2 de abril de 2020 determina que a partir de janeiro de 2021 acontece a primeira fase de implementação em obras públicas. Processo que terá também outras fases com prazo para 2024 e 2028. Por isso, essas medidas dão prosseguimento à Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling. Também chamada de Estratégia BIM BR, criada em maio de 2018 e relançada em 2019 com ajustes.

Além disso, o estado de Santa Catarina foi o primeiro a aderir à estratégia e a capital, Florianópolis, manteve-se na vanguarda do desenvolvimento de padrões para obras públicas. O estado conta com um Caderno de Especificações em BIM para licitações de obras públicas, exigindo a aplicação da metodologia desde 2019.

Estratégia BIM BR

A Estratégia BIM BR tem a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento e sua difusão no país. De acordo com dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), até agora, 9,2% das empresas do setor da construção já implantaram na sua rotina de trabalho. Representando 5% do PIB da Construção Civil e espera-se que empresas que representem 50% do PIB da Construção Civil passem a utilizar o BIM. Por isso, entre as metas da Estratégia está o aumento da produtividade das empresas em 10%, a redução dos custos de produção em 9,7% e a elevação em 28,9% do PIB da Construção Civil.

Os objetivos da Estratégia BIM BR são 9:

  1. Difundir o BIM e seus benefícios;
  2. Coordenar a estruturação do setor público para a adoção;
  3. Criar condições favoráveis para o investimento, público e privado;
  4. Estimular capacitação;
  5. Propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para as compras e contratações públicas com uso do BIM;
  6. Desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para a adoção;
  7. Desenvolver a Plataforma e a Biblioteca Nacional BIM;
  8. Estimular o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM;
  9. Incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM.

Antes de tudo, a primeira fase de implantação do BIM em obras públicas prevista para 2021 diz o seguinte: a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia. Por exemplo, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM.

Modelos de arquitetura

Nesse sentido, a elaboração dos modelos de arquitetura e dos modelos de engenharia que devem aplicar em obras públicas 2021 estão de acordo às disciplinas de: estruturas; instalações hidráulicas e de aquecimento, ventilação e ar condicionado; instalações elétricas. Desse modo, vai servir para a detecção de interferências físicas e funcionais entre as diversas disciplinas e a revisão dos modelos de arquitetura e engenharia. De modo a compatibilizá-los entre si, bem como a extração de quantitativos e a geração de documentação gráfica, extraída dos modelos.

Posteriormente, a segunda fase de implantação nas obras públicas terá início em 1º de janeiro de 2024. Quando passará a ser exigido nos projetos e na execução das obras. Afinal, a última fase começará em 1º de janeiro de 2028, quando o BIM será exigido também no pós-obra (gerenciamento e manutenção).

Biblioteca federal

O Governo Federal disponibiliza por meio da Plataforma BIM BR, além de uma biblioteca para referência nacional, ou seja, guia de conteúdo, normas e regulamentos, tudo desenvolvido e criado pela ABDI. Dessa forma, essas iniciativas possibilitam às empresas e profissionais irem se adaptando aos poucos para que consigam cumprir com as exigências que o governo vai colocando em prática aos poucos.

contato


Noticias relacionadas

Globaltec participa de ação social para um mundo melhor

CEO da Globaltec participa de ação social promovida pela Junior Achievement.

Saiba mais!
9 fatores que devem ser considerados no planejamento de construções pesadas

9 fatores que devem ser considerados no planejamento de construções pesadas

Gestores, engenheiros e empresários precisam ter em mente que a produtividade e a qualidade final do empreendimento dependem desse...

Saiba mais!

A importância do planejamento na construção civil

Conforme uma pesquisa feita pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a falta de planejamento é a...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos