Parametrização de Insumos Gerais - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Parametrização de Insumos Gerais



Introdução

Para permitir uma simulação de fluxo de caixa projetado, definir tipos de controles, regras de acompanhamento etc., existe no Uau!, o conceito de Parametrização de Insumos, onde se informa algumas condições de compra, pagamento e controle. O Uau!, utilizará estes parâmetros para projetar todos os custos/desembolsos da obra. Após criar um insumo é preciso parametrizá-lo.

Para poder te auxiliar ainda mais, temos esse conteúdo disponível no EaD Globaltec. Caso já tenha o acesso à plataforma, basta clicar no link a seguir para ter acesso ao vídeo: PARAMETRIZAÇÃO GERAL DE INSUMOS.

Acesso:
1 Execute o módulo Obras;
2 Clique no menu Geral;
3 Clique no submenu Insumos Gerais;
4 Clique no submenu Cadastro;
5 Na barra de opções clique no botão Inserir ou se o insumo já estiver cadastrado, dê duplo clique sobre o mesmo.

O Sistema solicitará os seguintes parâmetros:

  • Parametrização de Insumos
  • Dados de Compra/Pagamento
  • Descontos do Insumo
  • Estoque
  • Parâmetros do SGQ
  • Dados Patrimônio
  • Simulações
  • EFD Contribuições
  • Preço meta
  • Copiar Parametrização de Insumos

Parametrização de Insumos

frmParamInsumos
  • É obrigatório o preenchimento dos campos que estão em vermelho.
    • Código, Descrição, Unidade.

Dados de Compra/Pagamento

Categoria – Utilizada para agrupamento e relatórios.

Confirmado – Quando a insumo estiver confirmado não será permitido fazer qualquer alteração, para fazer alterações é necessário modificar o status de confirmado para pendente. A opção de Confirmado será habilitada somente para os usuários que possuir permissão de Aprovação de Insumo.
Dias de Compra – Dias desprendidos na compra do insumo referido.
Dias de Entrega – Dias efetivos referentes à entrega do material.
Dias de Utilização – Por quantos dias o material deverá ser utilizado.
Nº de compra – Número de compras a serem efetivadas no mês.
Nº de pgto – Número de pagamentos a serem efetivados no mês.
Preço – Especifica o preço de custo do insumo selecionado.
Data de Cotação – Refere-se a data da última atualização do preço.
Freq. de Compra – Frequência em que as compras serão realizadas.
Como pagar – Frequência em que os pagamentos serão efetivados.
CAP – O Cap é o que fará o link (ligação) das compras e pagamentos dos insumos referidos com a contabilidade. É utilizado para efeito de processamento automático (Veremos maiores detalhes adiante).
CAP Aplic. Material – O Cap é o que fará o link (ligação) dos insumos referidos ao assistente de aplicação de material, que serão usados para fazer requisições de materiais para aplicação na obra.
CAP Estorno – O Cap é o que fará o link (ligação)dos insumos referidos com a contabilidade. É utilizado quando um processo for excluído e ele já tiver sido contabilizado. Quando um processo é provisionado e o mês do documento fiscal estiver fechado contabilmente, esse cap será utilizado para mostrar no lançamento fiscal seu estorno.
CAP transação fin.: Cap de transação financeira usado para o recebimento das vendas das transações financeiras.
Grupo – O grupo será utilizado em orçamentos e também afeta os cálculos de encargos em se tratando de mão-de-obra.
Cálculo de Encargo – Especifica que o insumo referido deverá realizar um cálculo baseado nos subtotais dos insumos do tipo Mão-de-Obra. Só pode marcar, se um insumo é encargo e se pertencer ao grupo Mão-de-Obra. Tipo:
Cotação – Especifica que o insumo passará por todas as etapas de cotação;
Medição – Especifica os insumos que são pagos via medição;
Solic. Pgto – Utilizado para insumos que não passam nem por cotação e nem medição. Ex: Consumo de energia;

Simulação:

Para calcular as datas de Solicitação e Pagamento na Simulação, o sistema considera os dias de compra, dias de entrega, dias de utilização e como pagar.

Por exemplo, para gerar a Simulação dentro do mês com a data de solicitação no dia 01 e o pagamento no dia 30 de cada mês, pode-se definir os parâmetros da seguinte forma:

Na aba Compra
Dias de compra: 0
Dias de entrega: 0
Dias de utilização: 0
Número de compras: 1

Na aba Pagamentos
Como pagar: Todo Dia 30 do Mês

Parametrizado desta forma, ao gerar a Simulação do mês de Agosto por exemplo, a data da solicitação é projetada no dia 01/08/2021 e a data de pagamento no dia 30/08/2021.

Controle:

Quantidade – Determina o controle quantitativo do material, ou seja, o sistema controlará a quantidade planejada do insumo independentemente do valor planejado do mesmo;
Verba – Determina o controle da verba do material, desconsiderando a quantidade física planejada;

Estoque – Define se haverá controle de estoque sobre o insumo (Controla) ou não (Não Controla).
Pagamento Sobre – Define se o pagamento será efetivado no ato do pedido (Pedido) ou no ato da entrega (Entrega) do material.

Observação: Não será permitido fazer alteração ou exclusão do insumo quando o mesmo estiver confirmado, para fazer qualquer alteração, será verificado a permissão do usuário e o status do insumo. Para alterar o insumo, o mesmo tem que estar como pendente.

Descontos do Insumo

parametriza_insumos_3
  • É obrigatório o preenchimento dos campos que estão em vermelho.
    • Código, Descrição, Unidade.
Adicionar Insumo – Clicando neste botão o sistema irá carregar uma lista com os insumos cadastrados para que o usuário possa escolher quais são os insumos de desconto. Depois de selecionados deverá ser informada a porcentagem que o desconto representa do valor a ser pago para cada compra e o Tipo de Vencimento desse desconto. A utilização desse recurso permite simular o pagamento com desconto.

Nota: Para facilitar, e até mesmo otimizar a operação de cadastro, o usuário pode utilizar o botão Duplicar na barra de opções da tela de Insumos Gerais gerando novos insumos com descrições praticamente iguais, por exemplo, vários tipos de pregos e também aproveitando assim parametrização definida no insumo de origem.

Estoque

parametriza_insumos_4parametriza_insumos_5
Dados Gerais
Quantidade Mínima – Quantidade mínima de estoque.
Quantidade Máxima – Quantidade máxima de estoque.
Marca / Código Barra
Marca – Código da marca a ser vinculado a um insumo para vincular também o código de barra.
Código de Barra – código de barra de uma marca de um insumo.

Parâmetros SGQ

Dados SGQ:
  • Especificação;
    • Pode-se especificar qualquer anotação referente ao insumo, até o tamanho de 1000 caracteres;
    • Esta especificação também poderá ser acessada(incluir e alterar) pelo grid “Dados do Insumo” da tela Insumos Gerais;
  • Identificação / Obs. Aplicada;
  • Orientação;
  • Preservação / Observação;
parametriza_insumos_6
Controlar FVM?
  • Informa se o insumo será controlado ou não por Ficha de Verificação de Material.
Obs.: Se o insumo estiver marcado para ser controlado por FVM e para o cadastro de empresa a opção FVM estiver desabilitada, o sistema irá solicitar que o insumo tenha Ficha de Verificação de Material quando, por exemplo, estiver sendo realizado um acompanhamento de entrega, etc.
Critérios de Verificação:

parametriza_insumos_12

Normas técnicas

SGQ_NormasTecnicas

  • Botão Novo, permite vincular ao insumo as normas técnicas cadastradas na tela de “Controle de normas técnicas” do modulo SGQ.
  • Botão Excluir, permite remover um ou mais vínculos existentes entre o insumo e as normas técnicas.
  • Lista de Normas técnicas vinculadas ao insumo.

Dados Patrimônio:

  • É obrigatório o preenchimento dos campos que estão em vermelho.
    • Código, Descrição, Unidade.

Patrimônio – Define se é um insumo de patrimônio, caso seja, possibilita informar o grupo de insumos e a depreciação.
Grupo de insumos – Define a qual grupo de insumo pertence.
Depreciação – Código de depreciação do patrimônio, fornecido através de uma tabela receita federal.
% de Rateio para Mecânicos – Este valor corresponde a porcentagem que será distribuído do valor total deste insumo para uma futura manutenção de patrimônio interna. Este valor só pode ser preenchido quando o insumo for do tipo Serviço.
Ind. util. bem – Define o tipo de indicador de utilização do bem incorporado ao ativo imobilizado, podendo ser de quatro tipos:

  • 1 – Produção de Bens Destinados a Venda;
  • 2 – Prestação de Serviços;
  • 3 – Locação a Terceiros;
  • 4 – Outros;

Capacidade diária de trabalho: quantidade de horas diária que um equipamento pode trabalhar na execução de um serviço.
Marca/Modelo: Define a marca do insumo.
Subgrupo: Define a qual subgrupo o insumo pertence.
Item de manutenção: Indica se o insumo é um item de manutenção de patrimônio.
Plano de revisão: Composto por revisões configuradas para o insumo do tipo patrimônio e que não tenha sido marcado como item de manutenção.

Simulações:

parametriza_insumos_8
  • É obrigatório o preenchimento dos campos que estão em vermelho.
    • Código, Descrição, Unidade.

Início – Indica o início de um intervalo de tempo para executar a simulação em um determinado mês.
Fim – Indica o fim de um intervalo de tempo para executar a simulação em um determinado mês.
Coef. – Quantidade do insumo necessário para fazer uma unidade do serviço ao qual pertence.
Qtde Planejada – Quantidade necessária para compra.
Mês – Define o mês referente a simulação.

Após informar esses dados, clique em Simular, a grid será preenchida com a simulação das datas de pagamentos e solicitações, quantidade e os valores a serem pagos.

Configurações fiscais:

frmMntparametrizacaoInsumo_novo

  • NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul – O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.
  • Aplicação: Os campos alíquota PIS, Cofins ,ST PIS, ST ICMS, Tipo do Item e Natureza do Crédito foram migrados para o cadastro de Aplicação de Produtos e Insumos. Este cadastro visa facilitar a utilização da configuração fiscal em insumos que possuem a mesma classificação. Para utilizar a parametrização, basta realizar o detalhamento da aplicação e escolher conforme a parametrização realizada.

COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
PIS: Programa de Integração Social (contribuição social de natureza tributária).

Preço meta:

O tipo de preço meta deve ser definido na tela: “Configurações do Sistema”, por UF ou Empresa/Obra.

Preço Meta por UF:
parametriza_insumos_10
Preço Meta por Empresa/Obra:

parametriza_insumos_11

  • Fornecedor: Indica o fornecedor proprietário do melhor preço encontrado no período citado.
  • Unidade: Unidade escolhida dentre as unidades do insumo selecionado.
  • UF: Unidade da Federação do melhor preço encontrado.
  • Dt. Início: Data inicial do período onde o preço meta foi encontrado.
  • Dt. Término: Data final do período onde o preço meta foi encontrado.
  • Preço meta: Melhor preço que servirá como base de comparação na confirmação da simulação de compra.
  • Tornar automático: Indica se, para a UF e unidade selecionadas, ou Empresa/Obra, o preço meta passará a ser capturado pelo ProUAU.

Para quando o sistema estiver definido para UF o controle: “Fornecedor” é obrigatório, para quando for Empresa/Obra ele não é obrigatório.

O controle responsável pela validação dos insumos que controlarão ou não o preço meta é o “Controlar preço meta”.

A partir do momento que o usuário preencher um preço meta manualmente, o sistema passará a verificar se, para este preço, e tipo selecionado (UF e unidade, ou Empresa e Obra) o usuário marcou a opção “Tornar automático”.

Se não estiver marcada, o sistema não atualizará este preço , ficando por conta do usuário esta atualização. Se este controle estiver marcado, através do ProUAU, o sistema percorrerá todas ordens de compra dentre as datas selecionadas em “Configurações do sistema”, e atualizará com o menor preço encontrado.

Obs: A atualização do preço meta é feita utilizando como referência a “unidade”, a “UF” ou “Empresa/Obra” e o “Preço meta”. Logo, este grid só trará os últimos registros com essas referências. Assim que um novo registro for adicionado (com mesma unidade e UF ou Empresa/Obra de algum que já exista), o antigo será sobrescrito nesta visualização, tornando visível sua visualização apenas no folder: “Preço Meta”, no grid: “Insumos Gerais” da visão: “Preço Meta” da tela: “Insumos Gerais”.

O sistema irá capturar automaticamente (ProUAU) os melhores preços nos casos abaixo:

  • Controle “Controla preço meta” marcado e nenhum registro (com UF e Unidade ou Empresa/Obra encontradas na O.C.) adicionado manualmente;
  • Controle “Controla preço meta” marcado, registro com UF e unidade ou Empresa/Obra encontradas na O.C. porém, com o controle “Tornar automático” marcado.
Preço Meta CIF e/ou FOB

É permitido cadastrar o “Preço meta (CIF)” – Frete por conta do Fornecedor – e o “Preço meta (FOB) – Free on Board (Frete por conta do Comprador). Desta forma é possível utilizar preços metas distintos para compras de insumos com entrega CIF e FOB, podendo optar pelo melhor custo de acordo com preço CIF e FOB do fornecedor.

Para tanto, na tela de [Parametrização Geral dos Insumos], folder “Preço meta”, o usuário tem a disposição um campo, opcional, para o cadastro do “Preço meta (FOB)”.

O campo de “Preço meta (CIF)” é obrigatório para cadastrar um novo preço meta, este último é o valor padrão de preço meta do insumo, entretanto o usuário poderá escolher de usar o “Preço Meta (FOB)” no [Mapa de Cotações ] e definir, em [Configurações do Sistema ], de usar o “Preço Meta (CIF)” para a validação do preço meta da simulação de compra, na tela de [Simulações de Compra] , quando a entrega do insumo foi definida como “FOB” mas o “Preço meta (FOB)” não estiver cadastrado.

Uma vez cadastrados, os dois tipo de preço metas serão apresentados em colunas distintas na tabela “Preço Meta” da tela [Parametrização Geral dos Insumos ], folder “Preço meta”.

SLIDE03_ParametrizacaoGeralDosInsumosSLIDE04_ParametrizacaoGeralDosInsumos

Copiar Parametrização dos Insumos

Através da tela de Parametrização Geral dos Insumos é possível realizar a cópia da parametrização de um insumo geral para outro insumo geral.

  • O processo de cópia irá deixar o insumo de destino com as mesmas parametrizações do insumo de origem, exceto preço.
  • Para realizar a cópia basta selecionar os insumos na lista, conforme imagem acima, onde o primeiro insumo selecionado será considerado o insumo de Origem e os demais de Destino, sempre irá seguir esta ordem, após selecionar todos os insumos desejados é só clicar em Gravar.
    • Obs.: O(s) insumo(s) de destino deverão estar com status 0-Pendente, caso esteja 1-Confirmado a cópia não será realizada.
  • Ao realizar o processo de cópia, os descontos cadastrados para o insumo de destino irão ficar iguais ao de origem, onde caso exista algum desconto cadastrado no destino, estes serão excluídos e os do insumo de origem (se existir) serão incluídos.
  • Quando seleciono os insumos e altero as parametrizações o sistema leva as parametrizações tanto para os insumos gerais quanto para os da obra (caso selecione a obra), assim todos os insumos assumirão a parametrização do insumo de origem. As definições dos Tipos por exemplo: cotação, medição, solic. pagto e também Controle, Estoque e Pagamento Sobre, não são levados para o insumo de destino.

Esse artigo foi útil?