Como gerar boletos com um intermediário digital? - VirtUAU Globaltec

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Como gerar boletos com um intermediário digital?



Introdução

Um intermediário digital é uma instituição de pagamento regulamentada pela Lei Federal 12.865/2013 que tem o propósito específico de integrar sistemas ERP com todos os bancos exclusivamente através de APIs. Essa é uma forma inovadora de fazer recebimentos bancários no UAU, pois com um intermediário digital sua empresa pode gerar boletos online, de baixo custo e ilimitados para seus clientes. As APIs de intermediários digitais acabam com a necessidade de trabalhar com arquivos de texto matricial no padrão CNAB, da Febraban.

Neste guia prático vamos mostrar as etapas e passos para integrar no UAU uma conta da sua empresa com um intermediário digital. Atualmente o UAU tem integrações com as seguintes instituições abaixo. Temos também os respectivos cursos disponíveis no EaD Globaltec:

Sumário


 

Etapa 1 – Configuração do padrão de cobrança

Vamos acessar o módulo Vendas e fazer os seguintes passos:

  1. Acesse o menu Utilitários, submenu Configuração de cobrança bancária. Depois selecione a empresa cadastrada no UAU que fará recebimentos com o intermediário digital da sua escolha e clique no botão Novo.
  2. Na tela de Manutenção de Padrão de Cobrança, preencha os campos obrigatórios disponíveis neste primeiro momento:
    • A descrição do padrão de cobrança para uso com o intermediário digital;
    • A conta corrente que será integrada com o intermediário digital e que receberá os valores financeiros dos seus clientes.

    Depois clique em Gravar e em Sair.

  3. Após gravar, clique em Buscar para visualizar o registro do seu novo padrão de cobrança. Depois, clique duas vezes sobre esse registro para reabrir a tela de Manutenção de Padrão de Cobrança com esse registro carregado.
  4. Marque a opção “Usar intermediário digital para emissão de boletos”. Isto faz abrir a aba Intermediário Digital e desabilitar as demais abas do padrão de cobrança.
  5. A partir deste momento vamos integrar o padrão de cobrança no UAU com o intermediário digital da sua escolha. Selecione a instituição desejada no campo “Banco Digital Intermediário” e clique no botão Credenciar para prosseguir.
  6. Será aberta a tela de Termos de Aceite / Credenciamento. Leia o documento de Termos de Uso do intermediário digital escolhido e confira atentamente todos os dados da sua empresa e conta corrente de recebimentos na tabela Parâmetros de credenciamento. Ao final, marque a opção “Eu confirmo o credenciamento da conta com o intermediário digital com os dados acima” e clique no botão “Credenciar conta”.
  7. Após aparecer a mensagem de sucesso “Credenciamento realizado com sucesso”, vamos terminar de preencher os demais campos obrigatórios do seu padrão de cobrança, agora integrado com o intermediário digital:
    • Um CAP (campo de apropriação contábil) para as tarifas de operação da instituição;
    • Uma categoria de controle financeiro para essas tarifas;
    • Uma quantidade de dias para cancelamento automático de boletos vencidos do intermediário digital gerados pelos recursos do UAU de:
      • Cobrança de carteira;
      • Recebimento avulso.
  8. Por fim, é possível personalizar a experiência de cobrança com o intermediário digital preenchendo os campos opcionais do seu padrão de cobrança:
    • A opção para gerar uma versão de impressão do boleto padrão do intermediário digital;
    • Um link para a imagem do logotipo da sua empresa;
    • Um link para o UAU API da sua empresa, que receberá as informações de pagamento dos boletos do intermediário digital e fará o recebimento automático das cobranças no UAU em tempo real. Observação: este recurso estará disponível em breve, nas próximas versões do UAU.
  9. Clique em Gravar e em Sair.

Etapa 2 – Configuração do cadastro da obra

A geração de vendas no UAU com um padrão de cobrança integrado com intermediário digital – assim como em qualquer padrão de cobrança – depende da configuração padrão nos locais do UAU que tem esse recurso. Para isso, vamos configurar suas(s) obra(s).

Abra o módulo Obras e defina o padrão de cobrança do intermediário digital credenciado anteriormente, conforme instruções apresentadas no nosso artigo do VirtUAU:

Etapa 3 – Geração de boletos

O procedimento de fazer cobrança bancária com um intermediário digital é praticamente o mesmo procedimento feito com bancos tradicionais. A maior diferença está na comodidade de deixar todo o trabalho pesado de lidar com cobranças bancárias para o intermediário digital fazê-lo. As APIs dos intermediários digitais cuidam sozinhos de registrar as cobranças bancárias e realizar as transferências financeiras para a conta bancária da sua empresa configurada no UAU.

Portanto, para gerar boletos, basta seguir as instruções apresentadas nos nossos artigos do VirtUAU:

Atualmente uma cobrança de boleto do PJBank, um dos intermediários digitais integrados com o UAU, tem a seguinte aparência:

Após gerar boletos de intermediários digitais, não é possível mudar a forma de cobrança. Se precisar de fazer outra forma de cobrança, use outro padrão de cobrança configurado no cadastro da(s) obra(s) e/ou nas parcelas da(s) venda(s), ou configure novamente um novo padrão de cobrança, repetindo os passos das etapas descritas neste artigo.

Boletos de intermediários são cancelados online ao serem excluídos pela tela Consulta Boletos, visão Manutenção. Outras operações de manutenção de boletos, como alteração de data de vencimento, não se aplicam a boletos de intermediários digitais. O recebimento desses boletos são feitos exclusivamente pelo ProUAU, aba Cobrança, com a execução do programa “Processar retorno cobranças intermediário digital (41)”.

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