Introdução
Este módulo permite a reimpressão de boletos sem a conexão com o banco de dados principal, pois trabalha com uma base separada. Os boletos podem ser exportados por duas formas:
- Em um arquivo XML através da tela “Consulta de Boletos”, e importados no módulo Boleto Offline.
- Automaticamente através da configuração do serviço de sincronismo.
Consulta de boletos
Inicializar banco de dados offline
Para a criação do banco de dados que será utilizado no módulo Boleto offline, é necessário realizar os seguintes procedimentos:
- Atualizar a base de dados de produção com a versão mais atual do UAU.
- Criar uma cópia do banco de dados de produção
- Na estação offline restaurar a cópia do banco de dados de produção utilizando o configuradorUAU. Com isso o conteúdo do UAUBD.ini estará apontando para o banco off-line.
- Renomear este arquivo UAUBD.ini para UAUBDOFF.ini
- Volte para base produção e execute módulo Vendas, abra a tela de Consulta de Boletos.
- Leve o UAUBDOFF.ini da estão off-line para base produção e coloque na pasta raiz do uau produção.
- Clicar no botão “Inicializar Base Off”.
- Selecionar o arquivo UAUBDOFF.ini
- Clicar no botão “Inicializar”.


- Aguardar o término do processamento
- Volte para base off-line, renomeia o arquivo UAUBDOFF.ini para UAUBD.ini
- Apontar o arquivo UAUSVR.ini para o arquivo UAUBD.ini que possui a base de dados offline

- Utilizar o módulo Boleto Offline.

- Esta base de dados para o módulo offline terá SOMENTE as informações referentes aos boletos. TODAS as outras informações das tabelas serão apagadas.
Exportar boletos
Ao clicar no botão Exportar, uma janela será aberta para que seja definido o nome do arquivo XML que conterá as informações para serem exportadas. Serão exportados os boletos que cumprirem a seguinte regra:
- Data de geração do boleto mais recente que a data da última exportação.
- Data da alteração do boleto mais recente que a data da última exportação.
Para boletos que forem excluídos, a regra é:
- Data da exclusão do boleto mais recente que a data da última exportação.
Estas regras garantem que sempre sejam exportados os boletos mais atualizados.
Como referência, a data de referência para a exportação sempre será a data da última exportação. Porém, é possível alterar esta data para exportar boletos que foram modificados a partir do dia definido.
Mensagem padrão para os boletos offline
Também é permitido escolher mensagens de boleto para bancos específicos para serem exportados. Apenas UMA mensagem por banco será permitida.
Ao clicar no botão “Mens. Padrão Off” aparecerá a seguinte janela.
Para alterar a mensagem de um banco, basta clicar no botão referente na coluna “Mensagem Padrão”. Após isto, aparecerá a seguinte tela contendo todas as mensagens cadastradas para o banco escolhido, podendo o usuário escolher uma delas para ser exportada.
Obs.: As mensagens definidas serão exportadas junto com os boletos quando o usuário fizer o processo de clicar no botão “Exportar”.
Importar boletos
Boletos que tiveram sua data de vencimento alterada no módulo Boleto Offline e que foram reimpressos, poderão ter seus dados atualizados na base online. Clicando no botão Importar, uma janela será aberta para selecionar o arquivo XML para realizar a importação.
Boleto Offline
O módulo Boleto Offline apresenta somente uma tela, onde é possível importar e exportar boletos, alterar a data de vencimento e reimprimi-los.
Importar boletos
Ao clicar no botão Importar, será aberta uma janela para escolher o arquivo XML que foi gerado na tela Consulta de Boletos que contém os dados dos boletos para serem importados. O UAU irá fazer a leitura deste arquivo e gravar as informações no banco de dados offline.
Exportar boletos
Boletos que tiverem sua data de vencimento alterada poderão ser exportados para o banco de dados online através da geração de um arquivo XML para ser importado na tela Consulta de Boletos.
Como referência, a data de referência para a exportação sempre será a data da última exportação. Porém, é possível alterar esta data para exportar boletos que foram modificados a partir do dia definido.
Reimpressão dos boletos
Para reimprimir um boleto, basta selecionar o desejado clicando duas vezes na coluna Marcar correspondente. Vários boletos podem ser reimpressos ao mesmo tempo.
É possível alterar a data de vencimento individual digitando a data desejada na coluna Dt. Venc. Boleto. Porém, a data digitada deverá ser mais recente que a data de vencimento atual.
Ao alterar a data de vencimento, caso o boleto esteja atrasado em relação à sua data de vencimento original, incidirá nele o valor de multa e juros por atraso.
A data de vencimento e o valor SOMENTE serão salvos se o boleto for reimpresso. Após a reimpressão, o boleto irá salvar a sua Data de alteração, que será usada como referência para a exportação a fim de que apenas os boletos que foram atualizados sejam exportados.
Há ainda a possibilidade de voltar a data de vencimento e valor original do boleto, informando na coluna “Dt. Venc. Boleto” a data de vencimento original que está na coluna “Dt. Venc. Original”.
Botões
- Obras: Permite selecionar a empresa/obra utilizada como filtro para buscar os boletos. Permite selecionar várias empresas/obras.
- Buscar: Irá buscar os boletos de acordo com os filtros definidos.
- Reimprimir boleto: Reimprime os boletos selecionados no grid.
- Marcar: Marca todos os boletos do grid.
- Desmarcar: Desmarca todos os boletos do grid.
- Aplicar dt. venc: Aplica a mesma data de vencimento para todos os boletos do grid que possuam a data de vencimento anterior a data selecionada.
Filtros
- Nosso Nº: Busca apenas os boletos que tiverem o nosso número definido neste campo.
- Período de vencimento: Busca apenas os boletos que estiverem com a data de vencimento entre as duas datas determinadas.
- Cliente: Busca apenas os boletos do cliente definido.
- Nº venda: Busca apenas os boletos da venda definida.
Serviço de sincronismo
Com o serviço de sincronismo, em um determinado intervalo de tempo as filiais irão verificar se novos boletos foram gerados na matriz tomando como base a última vez em que elas receberam boletos. Caso tenha, a matriz irá enviar para as filiais automaticamente, gerando um log na filial informando que novos boletos foram recebidos.
Se há na filial boletos que tiveram sua data de vencimento e/ou valor alterado que foram reimpressos, também serão enviados para a matriz neste processo. Um log de evento será gerado na matriz informando de qual filial ela recebeu boletos atualizados.
Como configurar
Na primeira vez que o módulo Boleto Offline for inicializado, a seguinte tela de configuração irá aparecer:
O usuário precisará informar três dados:
- Nome da base: Este é o nome da base de dados utilizado para que a matriz saiba identificar qual base enviou boletos reimpressos para ela. Será exibido na lista de eventos da matriz.
- Nome do computador: O nome do computador definirá qual estação em uma filial fará o sincronismo. Este nome precisa ser igual ao nome do computador definido no Windows, caso contrário o sincronismo não irá funcionar.
- Tempo de sincronismo: Intervalo de tempo em que o sincronismo será feito.
Após definir estas configurações, o serviço será inicializado e caso a matriz tenha gerado novos boletos, ou exista boletos reimpressos na filial para serem enviados, o processo importação/exportação ocorrerá no intervalo de tempo definido.
Caso o usuário queira alterar alguma destas configurações, basta acessar o menu Utilitários > Configuração de sincronismo no módulo Boleto Offline.
Todas as ações de importação/exportação terão logs gerados que poderão serem visualizados no menu Utilitários > Lista de eventos.
Obs.: O módulo não será inicializado caso o usuário não configure estas informações.






