Integração entre áreas faz empresários buscarem erp para construção civil

Área do Cliente

Integração entre áreas faz empresários buscarem ERP para construção civil



01 de fevereiro de 2022

A construção civil é considerada um termômetro da Economia e do crescimento do Brasil, responsável por 7% do PIB do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (Abrainc), cerca de 10% dos trabalhadores brasileiros estão envolvidos com a construção civil.

Por isso, quando há mudanças significativas no cenário econômico, a Construção é uma das primeiras a sentir os impactos negativos e também é a que puxa a retomada das atividades.

Segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia, no primeiro trimestre de 2021 o setor da construção gerou 134 mil vagas de trabalho dos 957 mil postos gerados no país inteiro.

Em 2019, o setor de construção civil foi responsável pelo crescimento de 2% do PIB brasileiro de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Construção).

Olhando para o macro, o setor da construção civil tem uma estrutura dinâmica e complexa, que envolve atividades diversas: fabricação, edificação, prestação de serviços, consultorias e projetos, financeiras e corporações. Integrar essas áreas em uma mesma empresa pode ser um desafio, mas há uma solução voltada para isso: um ERP para construção civil.

O que é a integração entre as áreas que um ERP para construção civil proporciona?

Os sistemas integrados de planejamento, ERP (Enterprise Resource Planning – ERP), registram dados de vários processos das áreas produção, financeiro, contabilidade, vendas, marketing, entre outras, funcionando como uma central de dados da empresa.

Com a integração de dados que um ERP proporciona, diferentes partes de uma empresa podem interagir e cooperar de maneira próxima e eficiente.

O ERP proporciona o mesmo tipo de integração que o BIM proporciona aos projetistas, mas integra as atividades no setor de gestão das empresas da construção.

O ERP especialista em construção civil está preparado para lidar com a diversidade de tarefas que existe em uma empresa do setor.

Com um ERP para construção civil, as empresas do setor têm as  seguintes vantagens:

  • A sede da empresa fica conectada com todos os canteiros de obra, juntando todas as informações em um único banco de dados.
  • Evita erros e redundâncias de informações;
  • A revisão de processos reduz a quantidade de tarefas supérfluas no dia a dia
  • A integração reúne informações dispersas e as torna mais visíveis e padronizadas, mais úteis;
  • As equipes de gestão têm mais rapidez e agilidade para realizar tarefas e visualizar o todo;
  • Os gestores e investidores têm uma visão mais transparente da realidade do dia a dia;
  • As informações integradas mostram onde os gestores podem economizar e ajudam a identificar onde ocorrem as perdas financeiras;
  • Um único sistema integra as áreas de obras, contabilidade, financeiro, vendas e atendimento ao cliente.

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores de universidades da Austrália e do Sri Lanka prova que 90% das empresas que implementaram ERPs tiveram um aumento no sucesso das suas atividades de construção.

Como ter sucesso ao implementar um ERP para construção civil?

A chave para ter sucesso ao adotar um novo sistema está no treinamento e aderência da equipe aos novos processos.

Para isso, é preciso contar com quem sabe o que está fazendo. A Globaltec tem mais de 25 anos atuando junto a empresas de construção e trazendo a revolução tecnológica para a gestão do setor.

Temos consultores especializados que implementam o ERP UAU na sua empresa e uma escola de treinamento EaD exclusiva para capacitar sua equipe.

O sucesso de uma gestão integrada depende da cultura de processos da sua empresa. Não há como mudar e se organizar se continuar fazendo tudo do mesmo jeito. Esteja aberto a mudanças positivas e veja como sua gestão vai dar um salto.

Conheça algumas histórias de sucesso de implementação do ERP UAU

Veja como a sua empresa também pode se beneficiar de uma gestão mais integrada:

Loteadora Casa e Terra

Se organizar para crescer: essa era a meta da loteadora Casa e Terra. Com o ERP UAU eles conseguiram fazer mais com menos e consolidar a gestão contábil. Hoje a loteadora conta com uma gestão ficiente e números transparentes e confiáveis:

D’Melo Construtora

A construtora D’Melo conquistou a confiabilidade na contabilidade e a facilidade para gerar obrigações acessórias, o que tornou a vida da contabilidade muito mais fácil. Além disso, conseguem extrair dados com segurança sobre várias áreas, como fluxo de rendimentos, contas a pagar e receber:

Habitare Construtora

A Habitare fez uma verdadeira revolução digital na sua empresa com uma implementação totalmente remota do ERP UAU. Depois de adotar as soluções da Globaltec, conseguiram reduzir em até 60% as despesas que tinham com lançamento de empreendimentos e tornaram esse processo 100% digital, veja o depoimento:

Venha você também fazer parte das histórias de sucesso da Globaltec!



Noticias relacionadas

cenário da construção civil para 2022

Cenário da construção civil prevê crescimento de 2% em 2022

2021 foi um ano positivo para a construção civil, que cresceu 7,6% de acordo com dados da Câmara Brasileira...

Saiba mais!
Construção civil

Lei altera margem mínima de distância entre construções e rios

A Lei nº 14.285 aprovada em dezembro de 2021 facilitou a regularização de imóveis próximos a rios, córregos e...

Saiba mais!
soft skills na construção civil

Soft skills essenciais para gestores da construção civil

Muitos engenheiros e profissionais da construção recém-formados nas universidades ou que acabaram de chegar no mercado de trabalho têm...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos