Descubra como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil

Área do Cliente

Descubra como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil



08 de fevereiro de 2017

Descubra como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil

No mercado de construção civil, é fundamental pensar no planejamento orçamentário, antes mesmo de começar a execução do projeto. O motivo? Um custo que for mal dimensionado pode não só comprometer o orçamento, como todo o andamento da obra, comprometendo prazos e as tarefas concatenadas. Dessa maneira — a fim de garantir a fluidez no canteiro de obras e a sustentabilidade do projeto, garantindo que a execução do mesmo vá até o fim —, é fundamental priorizar os cálculos dos custos e elaborar um orçamento plenamente completo e detalhado, coerente e viável, com base na realidade da construtora.

Qual o custo total de uma obra?

O custo total de uma obra é o mais fácil. Afinal, ele é a soma dos custos diretos e indiretos. A função de determiná-lo fica a cargo do gerente de projetos e engenheiros de custos, que vão dimensionar — o mais aproximado da realidade quanto possível — o real custo do orçamento.

Para isso, eles precisam reunir não só os dados do projeto, mas também os custos com a mão de obra direta e indireta, bem como calcular todos os custos indiretos envolvidos, a fim de manter a produtividade no canteiro de obras e a saúde financeira da construtora.

O que é o custo de mão de obra indireta?

Conforme afirmamos, os custos totais de uma obra são calculados a partir de um levantamento de custos de diferentes frentes, que são classificados e somados, indicando o valor total.

Nesse cenário, a mão de obra — direta ou indireta — precisa de uma atenção mais que especial, pois é o que dá vida aos projetos, e a obra depende da qualidade dessa mão de obra e do esforço despendido dentro do canteiro de obras.

Sendo assim, compreender os diferentes tipos de mão de obra torna-se fundamental na hora de dimensionar o orçamento. São eles:

  • mão de obra direta, que é aquela que abrange o grupo de profissionais ligados diretamente à execução do projeto. Ou seja, todo recurso humano voltado para a entrega de uma tarefa.
  • mão de obra indireta, que, por sua vez, é formada por profissionais que apoiam a realização dessas tarefas, que são previstas em cronograma.

 O que são custos indiretos e diretos?

O conceito de custos indiretos não é muito diferente do conceito de mão de obra indireta e, assim como ela, merece uma atenção especial, pois envolve todos os recursos que apoiam a realização das atividades da obra, que são:

  • Despesas administrativas;
  • Despesas comerciais;
  • Despesas financeiras;
  • Despesas tributárias;
  • Mão de obra técnica;
  • Canteiro de obras;
  • Segurança do trabalho etc.

Os custos diretos, por sua vez, referem-se aos equipamentos, materiais e mão de obra operacional.

Como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil?

Para calcular os custos indiretos, utiliza-se o método de rateio. Entretanto, existem diversos critérios que podem ser utilizados, como, por exemplo:

  • Horas-máquinas;
  • Horas de mão de obra;
  • Proporção com os custos diretos etc.

Essa escolha, contudo, deve levar em conta a estrutura de custos da sua empresa, que se baseia no seu sistema de produção e no gargalo, que é o fator limitante dessa produção.

Sendo assim, é possível fazer o cálculo pela proporcionalidade dos custos indiretos, ou seja, calculando a parcela de custo indireto que cada item absorve. Assim, encontra-se o custo indireto individual de cada item e a soma fornece o custo indireto total da obra.

E você, como faz os cálculos de custos indiretos da sua construtora? Compartilhe sua experiência conosco: deixe um comentário!



Noticias relacionadas

Dicas de como estruturar sua construtora para 2021

É preciso estar preparado para enfrentar, vem com a gente ver dicas para estruturar a gestão da sua construtora...

Saiba mais!
VOCÊ CONHECE A CAPYS? ELEGEMOS 6 BENEFÍCIOS da INTEGRADO com ERP UAU PARA O SEU NEGÓCIO

Você conhece a Capys? Elegemos 6 benefícios da integrado com o ERP UAU para o seu negócio

Conheças as vantagens de um ERP integrado com a cobrança e descubra como acompanhar de perto os contratos e...

Saiba mais!
Conheça cinco aplicativos gratuitos que auxiliam a gestão na construção civil

Conheça cinco aplicativos gratuitos que auxiliam a gestão na construção civil

Separamos cinco aplicativos gratuitos para construção civil, que podem auxiliar a gestão na construção civil e que você precisa conhecer.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos