Reduzir a inadimplência na construção civil, um desafio superável!

Área do Cliente

Reduzir a inadimplência na construção civil, um desafio superável!



30 de janeiro de 2018

Não é fácil gerenciar os processos de crédito e cobrança na sua empresa, não é mesmo? Como você mensura o retorno das suas campanhas de cobrança de débitos? Será que vale a pena retirar multas e juros? Para reduzir a inadimplência em sua construtora ou imobiliária, é essencial ter uma boa política de cobrança e ser eficiente na gestão da carteira de clientes.

Não receber um pagamento na data estabelecida pode afetar seriamente a saúde financeira do negócio. O fluxo de caixa é sempre sensível, e a inadimplência não pode ficar fora de controle. O processo de gestão dessa área pode ser feito de maneira rápida e eficiente. Basta você conhecer as ferramentas adequadas para o serviço. Saiba mais sobre tudo isso neste artigo.

Sua política de cobranças dá resultado?

Toda empresa, de qualquer setor, acaba sendo vítima de maus pagadores. O que difere uma empresa que consegue ter o valor devido em seu caixa daquela que vai ter de ficar com o prejuízo é o quão bem o empresário estabeleceu uma política de cobranças.

Ter um procedimento pronto para ser colocado em prática assim que o débito for verificado é fundamental para manter a inadimplência sob rédeas curtas. Verifique se seu plano está dando resultados levantando as seguintes questões:

  • Quanto tempo você leva para chegar a um acordo com um cliente inadimplente?
  • Quais são as medidas drásticas tomadas após o inadimplente não cumprir o acordo?
  • Você consegue diferenciar os maus pagadores crônicos daqueles que passam por dificuldades momentâneas?

Se você passa meses sem receber a parcela atrasada, se é preciso entrar na justiça ou se você não consegue diferenciar os perfis dos devedores, sua política de cobranças não está nada bem. É melhor investir em outras ferramentas, como a que vamos falar logo mais.

Vale a pena retirar multas e reduzir juros?

A redução da inadimplência passa pelo controle da evolução das dívidas dos clientes. Quanto mais tempo se passa desde o prazo vencido, mais difícil será para sua empresa receber os valores.

Por isso, vale a pena fazer um abatimento da dívida quando você perceber que o cliente não vai conseguir honrar o compromisso somado aos juros e as multas previstas no contrato.

É melhor receber uma parte do que receber nada – lembre-se que o prejuízo pode ser ainda maior. Um processo judicial geralmente não acaba bem para nenhuma das partes e deve ser evitado ao máximo.

Qual a melhor maneira de reduzir a inadimplência?

A melhor maneira de reduzir a inadimplência na sua empresa passa pelo uso de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), que vão automatizar os processos de cobrança e de gestão da carteira de clientes. Com elas, você vai deixar sua política de cobranças muito mais eficiente.

Para ganhar tempo e economizar recursos financeiros, um sistema informatizado como o ERP da Globaltec e as soluções de TI da parceira Capys são a melhor solução.

O sistema ERP da Globaltec é especializado no setor de construção civil e possibilita realizar cobranças de maneira eficiente, com acompanhamento diário dos números. Você pode saber quantos e quais são os clientes inadimplentes, entender os principais motivos e identificar melhorias e falhas no processo de gestão das contas.

Boa gestão da carteira de clientes é essencial

Gerir corretamente a carteira de clientes é fundamental para saber diferenciar bons e maus pagadores. Para fazer isso, é preciso ter o histórico de cada cliente e a rotina de pagamentos registrados em um ERP, que acessa e compila rapidamente os dados. Esse recurso permite que sua resolução ou negociação seja feita de maneira personalizada.

Com as informações em mãos, também será viável analisar se vale a pena manter aquele cliente que só traz dor de cabeça. É sempre melhor perder um contrato do que ter de arcar com prejuízos e ações judiciais.

Reduzir a inadimplência é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas da construção civil. A gestão de cobranças e da carteira de clientes por meio de um ERP é a melhor maneira de lidar com esse problema. Com soluções de tecnologia, é possível evitar prejuízos que podem até mesmo decretar a falência do negócio.

E você, o que tem feito para reduzir a inadimplência na sua construtora ou imobiliária? Qual a sua política de cobrança? Compartilhe sua experiência conosco por meio dos comentários!



Noticias relacionadas

Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil

Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil

A construção modular é o caminho a percorrer para todos os novos projetos de construção civil. Saiba mais sobre...

Saiba mais!
Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Você sabe como escolher um software de gerenciamento de obra eficaz? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha!

Saiba mais!

Planejamento de obras: 6 dicas para evitar atraso de entrega

Um bom planejamento de obras começa pelo estabelecimento de diversas ações que visam evitar atrasos nas entregas previstas no...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos