Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI

Área do Cliente

Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI



19 de maio de 2017

Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI

Fazer uma gestão de qualidade dos negócios é, e sempre foi, o maior desafio dos empresários. Por isso, é preciso estar atento às constantes evoluções de mercado. Nos últimos anos, várias tecnologias foram incorporadas ao cotidiano da construção civil. E não param de surgir novas técnicas de construção, novas exigências dos consumidores, mudanças no cenário econômico do país e tantas outras variáveis.

A automatização de processos — com o uso de softwares ERP, por exemplo — aliada a indicadores, ganhou um nome: Business Intelligence, que, por meio de dados, causa impacto positivo nas estratégias de crescimento das empresas. Inclusive, muitos empresários já estão fazendo o planejamento da construção civil com BI.

Mas, afinal, o que e Business Intelligence?

Uma das melhores definições para Business Intelligence (que significa “inteligência de negócios” e é conhecido pela sigla BI) é de que ela compreende todas as ações que envolvam gestão, organização e interpretação de dados. E isso pode ser feito para analisar tanto os setores internos da empresa como também o mercado.

Com um software ERP de Business Intelligence é possível obter, por exemplo:

  • Gráficos de volume de vendas;
  • Vendas por região;
  • Vendas por equipe;
  • Perfil do consumidor, entre outras informações.

Como utilizar as informações na tomada de decisão?

Imagine ter todos os dados necessários para uma tomada de decisão importante. Pois essa é a principal vantagem do uso de BI, já que os relatórios fornecem gráficos simplificados com informações sobre todas as atividades da empresa.

Por meio desses relatórios, sabe-se o que vai bem e o que precisa de ajustes, além de identificar novas chances de mercado. A tomada de decisão não é mais um tiro no escuro, pois está embasada pelo melhor alicerce do mundo corporativo: fatos e dados.

Assim, você coloca em prática iniciativas da administração e gestão, como o ciclo PDCA, por exemplo, utilizando os dados da BI como parâmetro de acompanhamento.

Como elaborar um planejamento mais efetivo?

O período de decisões empresariais pautadas em achismos acabou! As construtoras que fazem uso dessa tecnologia têm muito mais possibilidades de sucesso. De tal forma que é praticamente obrigatório que o planejamento estratégico anual das empresas seja pautado pela BI. Se os dados apontam que o público-alvo está na região sul de determinada cidade, é para lá que se deve planejar os futuros empreendimentos.

Ademais, os dados obtidos pela BI são diversos e servem para mensurar e analisar diversos fatores, diretamente ligados ao sucesso do negócio, como os abaixo elencados.

As receitas e as despesas

A Business Intelligence também aponta para os custos da construção civil. Ela pondera receitas e despesas e serve, inclusive, para fazer paralelos com os resultados dos investimentos, comparando os custos de cada ação com o retorno obtido. Daí você pode redesenhar seu planejamento, maximizando ações positivas e corrigindo as negativas.

Também a inadimplência pode ser setorizada, ou categorizada. Assim, você tem dados para identificar o perfil e a localização de compradores com maior índice de problemas de pagamento e planejar ações para reduzir isso.

A avaliação de desempenho da equipe

Um software BI também faz inferências a respeito do desempenho de seus profissionais, e permite não só identificar aqueles mais alinhados aos objetivos e metas da empresa, como explorar as causas de baixo desempenho de outros.

Assim, você pode disseminar as atitudes positivas, identificar os gaps de atuação de cada colaborador e tomar decisões para equilibrar esses resultados. É, inclusive, interessante analisar essas informações para determinar premiações e progressões funcionais, pois o seu embasamento fornece um critério de avaliação muito mais objetivo.

Além disso, os dados obtidos por meio de um software BI permitem analisar o passado, observando informações estratégicas para estabelecer as causas de fracasso e sucesso de ações anteriores.

Métricas v.s. indicadores: qual as diferenças?

Com o conceito e uso da inteligência de negócio definidos, é hora de explicar as diferenças entre métricas e indicadores.

Definindo métricas

As métricas estão no nível operacional, são simples e diretas. Traduzem valores e quantidades. Por exemplo: o número de apartamentos vendidos. Elas são mensurações de informações estabelecidas. Não há nada de futuro numa métrica: ela informa, com precisão, o presente e o passado. É a mensuração de um resultado, baseando-se em um ou mais fatores considerados importantes para o negócio.

Definindo indicadores

Já os indicadores estão no nível tático do negócio. Ou seja, eles dão o parâmetro de interpretação e embasam a estratégia que será aplicada a seguir. Na maioria das vezes, são definidos em percentual ou probabilidade. Por exemplo: percentual de apartamentos vendidos x por cada equipe de corretores.

Por isso, podemos usar a BI também para decisões e análises do cotidiano da empresa, como controle de receitas e despesas e na avaliação do desempenho dos colaboradores.

No Brasil, essa tecnologia estava apenas engatinhando, mas nos últimos anos vem ganhando forças por aqui. Por isso, é uma boa oportunidade para despontar na frente dos concorrentes e aproveitar as informações privilegiadas para fazer o planejamento da construção civil com BI.

Sabia que os recursos de Business Intelligence integram o software UAU da Globaltec? Entre em contato conosco! Teremos muito prazer em explicar mais detalhes dessa tecnologia e os benefícios para o seu negócio.



Noticias relacionadas

5 praticidades do app UAU Mobile da Globaltec

Você sabia que a Globaltec oferece um app Mobile para os seus clientes? Dessa forma, é possível ter todas...

Saiba mais!
Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil

Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil

Para o segmento da construção existem sistemas ERP desenvolvidos de forma específica, a fim de cobrir todas as atividades...

Saiba mais!
Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Escolhendo um software de gerenciamento de obra eficaz

Você sabe como escolher um software de gerenciamento de obra eficaz? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha!

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos