Assistente de Aplicação de Material - VirtUAU Globaltec

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Assistente de Aplicação de Material



Introdução

Através do Assistente de aplicação de material é possível registrar a saída do item que entrou no estoque. Ao acessar esta tela o sistema vai mostrar todo o estoque que não foi aplicado, de acordo com os filtros que forem  selecionados. Para a aplicação do material ocorre a validação da quantidade de casas decimais já configuradas para o processo de pagamento, onde não será possível inserir o mesmo item de estoque com diferentes casas decimais, sendo necessário aplicar o item a cada ocorrência de variação.

Para acessar:

1.Execute o Módulo Suprimentos
2.Menu Assistentes
3.Sub-menu Assistente de Aplicação de Material

 

Aplicação

Para aplicação do material é levado em consideração a quantidade de casas decimais já configurados para o processo de pagamento, onde não será possível inserir o mesmo item de estoque com diferentes casas decimais, será necessário aplicar o item a cada ocorrência de variação.

Exemplo: Se gerar uma aplicação do estoque onde nas configurações do processo estiver com três casas decimais para a quantidade, a quantidade da aplicação não poderá ser com quantidade 2, 1234, nesse caso ele irá armazenar o valor de 2, 123.

Ao selecionar o insumo comprado no grid ‘Estoque’ teremos apenas as informações pertinentes a ele sem levar em consideração o seu processo, ordem de compra ou cotação. Os itens serão agrupados por empresa, obra, insumo, unidade e casas decimais.

O preço unitário do insumo será calculado de acordo com uma média entre a soma de todos os preços da ocorrência do insumo em processos pela quantidade solicitada. A formatação da coluna ‘Preço Unit’ nos grids ‘Estoque’ e ‘Estoque por localização’ terá sempre duas casas decimais.

Ao selecionar o insumo em ‘Estoque’, teremos no grid ‘Estoque a aplicar’ o agrupamento dos insumos realizado da mesma forma que no grid ‘Estoque’, com uma diferença em relação às casas decimais, que serão levadas em consideração observando sempre a ocorrência do menor número de casas decimais.

Exemplo: Para o insumo ‘0000000001’ presente em processos configurados com quatro e seis casas decimais, não será possível selecionar estes dois registros no grid de ‘Estoque’ para a mesma aplicação. Serão necessárias, no mínimo, duas aplicações: uma para cada ocorrência de casas decimais.

Caso a obra esteja parametrizada para que o apontamento da aplicação de material seja realizado pelo vínculo ao planejamento, será exibido um novo grid ao lado dos itens de aplicação com todas as SIs utilizada em processos que contenham este item. O parâmetro deve ser definido no cadastro da obra, no folder planejamento e, se não estiver marcado, a aplicação será realizada da forma convencional: apontamento por item de estoque.

Para a aplicação, informar a quantidade no grid de “estoque a aplicar” por itens (esquerda) e em seguida informar a quantidade no grid de SIs (direita).

Observação: Nesta situação, não será possível alterar as quantidades aplicadas por processo no grid ‘Estoque por localização e processos’.

Podemos realizar a baixa do estoque por localização, ou seja, informar a quantidade que sairá de um determinado estoque. Para isso, devemos utilizar a aba “Estoque por localização”, informando a quantidade específica para cada local. Para mais detalhes sobre como vincular um insumo a um determinado local de armazenamento, clique aqui.

No folder ‘Estoque por localização’ temos as informações do processo, cotação e ordem de compra, além do código da localização do insumo, caso haja. Os valores não são agrupados neste folder, contendo a quantidade de valores do insumo comprado por processo.

Para iniciar a aplicação do material, selecione a obra e acione o botão buscar. Será carregado no grid todo o estoque ainda não foi aplicado. Arraste o estoque para o grid de baixo e informe a quantidade a ser aplicada.

O mês será utilizado apenas para efetivar a aplicação, ou seja, independente do item de estoque ter SI no mês selecionado, ele será carregado no grid ‘Estoque’.

Após informar a quantidade a ser aplicada, o sistema irá verificar se para aquele mês informado ainda existe estoque para aplicar. Caso não haja o sistema irá antecipar o custo do maior mês e maior SI aprovada do processo de estoque e consequentemente irá aumentar o custo do mês informado. Outro recurso do sistema é a prorrogação do custo, ou seja, não havendo estoque para aplicar no mês selecionado ou em meses posteriores, serão considerados os meses anteriores ao mês selecionado e ocorrerá a prorrogação do custo.

Caso o insumo que será aplicado não esteja vinculado ao serviço em que será aplicado ou o mês PL correto, pode se utilizar a transferência de custo para resolver tal impasse (isso geralmente ocorre quando há mudanças no planejamento inicialmente previsto no instante do pedido de compra).

Observação:

1 – Caso esteja configurado o processamento contábil em tempo real para aplicação de material nas configurações da empresa, Confg. Fiscais, Configurações contábeis, ao clicar no botão gravar o processamento contábil será realizado com a aplicação.

Código de barra

A opção código de barra permite realizar a aplicação buscando o item pelo seu código de barra (que pode ser parametrizado no Cadastro do insumo) ou pelo código do insumo.

 

Ao realizar a leitura do código de barra do insumo em estoque, será informada a quantidade, unidade, quantidade de casas decimais daquele insumo.

A funcionalidade ainda conta com a possibilidade de inserir diversos insumos na aba “Estoque a aplicar” onde pode-se montar uma lista com os insumos desejados para a aplicação com suas respectivas, “Unidades”, “Casas Dec. Qtde.” e “Quantidade” parametrizadas.

 

Estoque por localização

Ao selecionar um item de processo que esteja vinculado à alguma localização, o valor visualizado para a aplicação de material será a quantidade em local. Caso exista alguma quantidade não alocada à um local, esta ficará disponível para aplicação apenas quando o total em localização for totalmente aplicado. Nesta visão, teremos a quantidade de casas decimais da quantidade e do preço de cada processo de pagamento.

Nesta tela também é possível a consulta do vínculo ao planejamento de um processo qualquer, sendo possível alterar o vínculo ao planejamento a partir do assistente de aplicação de material.

O Vínculo com o planejamento é aberto a partir de um item selecionado no grid “Estoque”, o processo é selecionado de forma aleatória, mas é possível alterar para qualquer processo do item de estoque a partir do filtro Processo.

No folder ‘Estoque por localização e processos’ temos a opção de visualizar e editar a observação do insumo no processo, acionando o botão ‘Observ.’ na barra de menu.

Baixa total do estoque

Esta opção indica que se deseja realizar a baixa de todo o estoque exibido na grid “Estoque”, de modo que ao clicar nessa opção, todos os insumos são transferidos automaticamente para a grid “Estoque à aplicar” já com suas quantidades de saldo informadas na quantidade para aplicação. Ao utilizar esse recurso, torna-se obrigatório a informação da justificativa para aplicação, através do controle correspondente, que permite que seja escolhida uma justificativa do tipo “Aplicação de material”, cadastrada previamente em Módulo Suprimentos, Menu Geral, Categorias, Justificativas. Para a aplicação manual, a informação da justificativa é facultativa.

Validar Verba Do Serviço

Se o parâmetro que determina que a verba do serviço será validada estiver marcado na tela de manutenção de serviço da obra, e houver SIs do tipo de controle físico no serviço e se o valor aprovado superar o valor do serviço, a aplicação de material não poderá ser realizada e será exibida uma mensagem informando o saldo do serviço, o valor a ser aprovado e a diferença entre eles. Clique aqui para o detalhamento da função deste parâmetro (Validar verba do serviço).

Validar Custo da Obra ao Realizar a Aplicação

Ao realizar a aplicação de material onde a SI do insumo que está sendo aplicado é do tipo de ‘Quantidade‘, a aplicação desse insumo pode alterar o custo da obra.

Isso ocorre quando a aplicação é feita em um determinado mês onde o saldo no mês não é suficiente para suprir a quantidade aplicada e o preço dessa SI no mês da aplicação é diferente dos demais meses que a SI está vinculada. Ex: temos uma SI de quantidade onde no mês 01 sua quantidade é 10 e o preço 25 e no mês 2 a quantidade é 15 e o preço é 20. Assim o custo no mês 01 seria 250 e o no mês 2 seria 300

Temos um insumo Cimento, que está vinculado ao processo 1 no mês 01 com a quantidade total vinculada, ou seja, 10 quantidades de cimento no mês 01, e um outro processo 2 no mês 02 com a quantidade total também vinculada, os 15 no estoque do mês 02.

Ao realizar a aplicação de toda a quantidade disponível no mês 01, o sistema vai aumentar o valor do custo da obra em 75,00 pois toda a quantidade foi aplicada em um mês onde o preço é diferente do preço do outro mês.

Ex: Como o saldo da aplicação é 25, 10 do mês 01 e 15 do mês 02, ao aplicar os 25 no mês 01 o sistema pega os 15 do mês 02 e antecipa para o mês 01, porém o custo no mês 02 é quantidade 15 multiplicada pelo preço 20 que seria 300, ao antecipar os 15 para o mês 01 o custo é a quantidade 15 antecipada multiplicada pelo preço do mês 01 que é 25 onde o custo aumenta para 375, aumentando assim o custo da obra em 75,00.

Portanto, o sistema irá validar o custo da obra ao realizar a aplicação de material, apenas quando a SI do insumo for do tipo de “1 – Quantidade“.

 

Perguntas:

Onde cadastrar a justificativa para aparecer no Assistente de aplicação de material?
Módulo Suprimentos, Menu Geral, Categorias, Justificativas, tipo 4.

Onde visualizo o material que está no estoque?
Módulo Suprimentos, Menu Suprimentos, Ficha de estoque.

Como vincular um insumo a um determinado local de armazenamento?

Qual o programa de permissão para o Assistente de aplicação de material?
O programa é o ALWIZREQ.

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