Assistente de Vendas - VirtUAU Globaltec

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Assistente de Vendas



Introdução

O Assistente de Vendas propicia a geração de vendas de forma mais fácil, auxiliando no processo de comercialização dos produtos oferecidos pela empresa, tornando mais fácil e prática a negociação com os clientes.

Para poder te auxiliar ainda mais, temos esse conteúdo disponível no EaD Globaltec. Caso já tenha o acesso à plataforma, basta clicar no link a seguir para ter acesso ao vídeo: ASSISTENTE DE VENDAS.

Pré-requisitos para gerar uma venda

  • Cadastro dos dados do vendedor;
  • Cadastro dos dados do comprador (titulares e não titulares) e dos avalistas;
  • Cadastro dos produtos e personalizações de produtos quando for necessária a venda;
  • Cadastro do modelo de venda;
  • Planejamento da venda concluído no módulo Obras;
  • Cadastro dos veículos de divulgação;
  • Finalidade de compra;

Gerar Venda

Passos para gerar uma venda:

  1. Execute o módulo Venda
  2. Clique no menu Assistentes
  3. Clique no submenu Assistente de Venda
  4. Selecione os dados do cabeçalho da venda
  5. Adicionar o Produto a ser vendido
  6. Adicionar a Personalização do produto, se necessário
  7. Adicione o Titular da Venda
  8. Adicione os Não titulares ou Avalistas, se necessário
  9. Clique em Continuar
  10. Selecione os CAP’s da venda
  11. Adicione as Configurações de relacionamento com o Cliente, se necessário
  12. Adicione as Configurações fiscais da venda, se necessário
  13. Confirme as Configurações de cobrança da venda
  14. Opção de Desconto e Acréscimo no Valor Total
  15. Configure os Grupos de parcelas
  16. Clique em Terminar

– 1º 2º 3º Passos – Abrir tela do assistente de venda

Que abrirá a seguinte tela:

– 4º Passo – Preencher cabeçalho da venda

    • Selecionar Obra
      • Caso a opção “Realizar processamento contábil em tempo real” e “Provisão de vendas” estejam marcadas nas configurações contábeis da empresa, o processamento contábil da venda será realizado logo após a mesma ser concluída.
    • Selecionar a Data da venda
    • Selecionar Vendedor
      • Caso esteja configurado, no cadastro da empresa, para realizar venda somente se o vendedor estiver em uma estrutura de comissão, só serão mostrados vendedores que fazem parte de alguma estrutura de comissão. Se essa configuração não estiver marcada, o sistema mostrará todas as pessoas.
    • Aniversário de contrato
      • É a data base de resíduo, que é habilitada apenas depois de selecionado um modelo de venda.
    • Comissões
      • Se o vendedor fizer parte de uma estrutura de comissão da obra selecionada, de princípio será preenchido com a comissão definida como padrão na Estrutura de Comissão para o empreendimento.
      • A porcentagem da comissão apresentada no grid Produto virá por padrão da estrutura de comissão. Caso a porcentagem da comissão seja alterada na personalização do produto, o valor da porcentagem da comissão mostrada no grid Personalização/unidade escolhida será a que foi definida na personalização.
  • Modelo de Venda
    • A utilização o modelo de venda, é facultada mediante permissão, ou seja, se o usuário não possuir permissão, não será permitido gerar venda.
    • É possível editar detalhes do modelo de venda, no botão ao lado das opções de modelos de venda.
    • As datas dos índices serão preenchidas de acordo com o cadastro no modelo selecionado.
    • Editar detalhes do modelo de venda

Esta é a etapa onde serão preenchidos os dados referentes a reajuste e cobrança de juros contratuais. No caso de reajuste o sistema permite a criação de planos de reajustes independentes, que podem ser cadastrados por série de parcelas, chamados de plano indexador. O mesmo deve ser utilizado quando uma parcela ou um grupo de parcelas possuírem no decorrer do tempo um ou mais índices de reajuste, por exemplo: até a entrega das chaves do apartamento será INCC, após a entrega das chaves será reajustado por IGPM.
O cálculo de reajuste não será mensal: Se o cálculo de reajuste das parcelas não será mensal, levando em consideração a data base de resíduo.

  • A venda/aluguel possui plano indexador
    • Plano (s) indexador (es) que será aplicado nas parcelas da venda.
    • Quando uma parcela ou grupo de parcelas possuírem apenas um índice de reajuste no decorrer do contrato, pode-se cadastrar o índice diretamente na série, mas é recomendável neste caso o uso do plano indexador.
    • Para cadastro de um plano selecione a opção ‘A venda possui plano indexador’, selecione a data de início do reajuste do primeiro índice e o índice que reajustará a partir dessa data, na caixa de seleção de índices. Clique em Gravar.
    • Selecione a data de mudança do índice de correção e o novo índice de reajuste. Clique em Gravar.
    • Caso seja necessário cadastrar um novo plano, marque a opção Novo, e cadastre os índices desse plano da mesma forma que a descrita anteriormente.
    • Exemplo: Se um grupo de parcelas de uma venda tem correção de INCC a partir da data 09/01/2002, e a partir de 15/07/2003 será reajustado por IGPM. Selecione a opção ‘A venda possui plano indexador’, selecione a data de 09/01/2002 e o índice INCC, na caixa de seleção de índices. Clique em Gravar. Selecione a data de 15/07/2003 (data de mudança do índice de correção) e o novo índice de reajuste IGPM. Clique em Gravar. Ambos os índices pertenceram ao Plano Indexador número 1.
Em caso de atraso em sua venda:
  • Multa (%): porcentagem de cobrança de multa no caso da existência de atrasos nas parcelas.
  • Multa fracionada (1% ao dia até 10%): A cada dia de atraso no pagamento da multa, sua cobrança é acrescida em 1% até alcançar o valor original da multa (No exemplo: de 1% até 10%), exceto quando o valor da multa é menor que 1%. Obs.: Atrasou 7 dias, cobra 7% de multa.
  • Juros diários (%): porcentagem de cobrança de juros diários no caso da existência de atrasos nas parcelas.
  • Dias de carência para cobrança de multa: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para a incidência de multa.
  • Dias de carência para cobrar Corr. atraso: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para incidência de correção por atraso.
  • Juros por atraso mensal: Com essa opção marcada, os juros por atraso são calculados na virada do mês, obtendo a quantidade
    de meses que a parcela está atrasada como no exemplo abaixo onde consideramos Juros atraso (%)= 1%
  • Exemplo: Se a parcela vence no dia “01/03/2010” (Segunda) e o recebimento é no dia:
    02/03/2010 (Terça) ENTÃO, será cobrado juros de 1%
    31/03/2010 (Quarta) ENTÃO, será cobrado juros de 1%
    01/04/2010 (Quinta) ENTÃO, será cobrado juros de 2%
    30/04/2010 (Sexta) ENTÃO, será cobrado juros de 2%
    03/05/2010 (Segunda) ENTÃO, será cobrado juros de 3%
Reajuste:
  • O cálculo de reajuste não será mensal: Se o cálculo de reajuste das parcelas não for mensal, levando em consideração a data base de resíduo.
  • Vai haver geração de resíduo: Se houver geração de resíduo para as parcelas.
    Quando a opção ‘Vai haver geração de resíduo’ for selecionado o sistema fará a cobrança da correção de toda parcela recebida no intervalo de 12 ou 13 meses (Configuração do Sistema) após a data base do resíduo, no décimo segundo ou décimo terceiro mês posterior a data base do resíduo (e depois em intervalos de 12 meses), em forma de uma nova parcela do tipo resíduo, que é gerada no instante do recebimento da parcela original. As parcelas de resíduo que possuam mesma data de vencimento e correção podem ser agrupadas (Assistente de Manutenção de Venda).
  • Exemplo: Se a data base do resíduo for 01/08/2002 e o vencimento da parcela de resíduo for doze meses depois (Configuração do Sistema) as parcelas recebidas até o dia 31/07/2003, terão a parcela de resíduo gerada com data de vencimento igual a 01/08/2003. As parcelas recebidas entre 01/08/2003 e 31/07/2004, terão a parcela de resíduo gerada com data de vencimento igual a 01/08/2004 e assim sucessivamente.
  • Cobrar correção ao antecipar parcelas: Ao realizar antecipação de parcelas com geração der reajuste anual, cobrar correção.
  • Cobrar correção ao antecipar parcelas apenas no próximo período: Ao marcar esta opção, somente parcelas com data de vencimento após o aniversário do contrato terão correção por antecipação.
  • Retroagir X meses: Quantidade de meses que será a retroação para o cálculo da correção das parcelas.
    • Deve ser usada quando a correção for calculada por um índice anterior ao mês da data de recebimento da parcela. Exemplo: as parcelas recebidas em maio de 2002 serão corrigidas pelo índice de março de 2002, então a retroação receberá valor igual a dois (2).
    • Não é aconselhado retornar a data de cadastro do índice na tela de Moedas e índice como alternativa ao uso da retroação, ou seja, cadastrar o índice de maio de 2002 com data de 01/03/2002, pois as rotinas do sistema estão adaptadas para interpretar somente a retroação, e os índices devem ser cadastrados preferencialmente com data do primeiro dia do mês.
  • O cálculo de reajuste será pró-rata: Se o cálculo de reajuste das parcelas será pró-rata.
  • Frequência de reajuste: Define se a cobrança do reajuste e geração de resíduo será semestral ou anual.
  • Correção zero caso seja negativo: Marcando essa opção os valores de reajustes negativos serão zerados, tanto para atraso quanto para correção do valor.
  • Não ter valor de correção menor que o último lançamento: Essa opção fará com que os cálculos de reajustes das parcelas sempre utilizem a maior variação acumulada positiva.
    • : Utilizando o exemplo de uma venda com virada de contrato semestral e parcelas de 80.000,00 mensais.
  • Na correção período o valor não sofre deflação em relação a última virada de contrato (01/2009).
  • Na correção mensal o valor da parcela não sofre deflação nos meses que o índice decresce (01/2009; 03/2009; 04/2009; 07/2009)
  • No resíduo sempre é crescente também.

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No caso de atraso:

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  • Continuar cálculo de juro contratual: Se o juro contratual será cobrado mesmo após o vencimento da parcela, quando ocorrer atraso de pagamento por parte do cliente.
  • Cobrar correção pró-rata: Se irá cobrar correção pró-rata, caso exista atraso nas parcelas.
  • Parcelas recebidas após início de juros, cobrar juros: Ao receber parcelas com data de vencimento anterior à data de início de juros, mas com data de recebimento após a data de início de juros. Cobrar juros até a data de recebimento.
  • Cobrar correção mais a pró-rata no mês de recebimento: Cobrar a correção mais a correção pró-rata dentro do mês de recebimento da parcela.
Dados gerais da venda/aluguel:
  • Antecipação linear em juros simples: Indica que a venda utiliza a fórmula de juros pró-rata em casos de antecipação de pagamento.
  • Calculo de juros não será mensal: Se o cálculo de juros contratual será anual com frequência de 12 ou 6 meses.
  • Cobrar taxa de boleto: Se haverá cobrança de taxa de boleto para esta venda/aluguel.

– 5º Passo – Adicionar o Produto da venda

  • Adicionar Produto

Ao clicar no botão “Adicionar Produto” constarão para seleção, os produtos disponíveis para serem vendidos. Selecionando um produto disponível para ser vendido, será adicionado ao Grid de “Produto Escolhido”.

  • Serão exibidos somente produtos que tenham o tipo de contrato de suas personalizações não definidos ou do tipo 0 – Venda.
  • Grid “Produto Escolhido”
    Neste grid irá conter os produtos selecionados para a venda ou aluguel, onde será definida a quantidade, o preço e a % de comissão de cada produto.
  • O valor total da venda é calculado pelo valor total dos produtos menos o valor da comissão direta.
  • Poderá ser alterada a % de comissão alterando o valor da comissão, caso a opção “Permite alterar integrantes e valores da comissão no lançamento do contrato” esteja selecionada na configuração da Empresa, folder Config. Vendas e o usuário tenham permissão de alteração no programa FICOMISSESTRUT.

– 6º Passo – Adicionar a Personalização da venda

  • Adicionar Personalização

Ao clicar no botão “Adicionar Personalização” constarão para seleção, as personalizações disponíveis para serem vendidas daquele produto. Selecionando uma personalização disponível para ser vendida, será adicionada ao Grid de “Personalização/unidade escolhida”.

  • Grid “Personalização/unidade escolhida”
    Neste grid irá conter as personalizações selecionadas para a venda ou aluguel, onde será definida a quantidade, o preço e a % de comissão de cada personalização.

– 7º Passo – Dados da venda de intermediação

Ao cadastrar uma venda, é possível já gerar ao mesmo tempo a venda do intermediação com o valor de corretagem, onde o valor de prestação será igual ao valor da comissão indireta gerada da estrutura de comissão selecionada (comissões diretas e adicionadas fora da estrutura não compõem o valor). Para isto, é necessário indicar quais os parâmetros da geração desta. A venda de intermediação será gerada em outra obra e o valor das parcelas será o valor da comissão da venda.

Caso os dados já tenham sidos informados anteriormente, ao gerar uma nova venda, o sistema irá preencher os dados da venda de intermediação automaticamente, não sendo necessário  informá-los todas as vezes.

  • Gerar venda de intermediação automaticamente: Esta opção indica se deseja gerar automaticamente a venda de intermediação.
  • Empresa/obra: Deve indicar em qual obra a venda será criada. Esta obra deve ser diferente da obra da venda.
  • Vendedor: Quem é o vendedor da venda no outro empreendimento. Geralmente, este vendedor é o corretor/vendedor da imobiliária que realizou a venda.
  • Modelo de venda: Qual modelo de venda será utilizado para parametrizar a venda e gerar seu parcelamento.
  • Comissões: Qual estrutura de comissão será utilizada para gerar as comissões da venda.
  • Produto: Qual produto será utilizado para geração da venda.
  • Personalização: Qual personalização será utilizada para geração da venda. O sistema tentará buscar automaticamente uma personalização com mesmo identificador e caso não exista, criará uma personalização com os mesmos dados da personalização da intermediação. Também é possível remover a personalização selecionada automaticamente e escolher uma já existente.
    • Caso a personalização de mesmo identificar já esteja vendida, nenhum outra personalização será automaticamente selecionada.
  • Também é possível visualizar e editar os parâmetros da venda oriundas do modelo de venda nos botões CAPs, Dados de relacionamento, Dados fiscais e Dados de cobrança.
  • Condições de pagamento: Exibe a forma de parcelamento da venda. Também é possível editar este parcelamento.

Observações:

  • Caso a comissão do vendedor possua um tipo de parcela desconsiderada cadastrada em sua estrutura, não será possível criar a venda do empreendimento.
  • Ao tentar gerar a venda do empreendimento automaticamente mas, e faltar o preenchimento de algum item necessário para gerar a venda, será exibida uma mensagem (na cor laranja),  informando que existem um ou mais parâmetros não preenchidos, para que seja realizada a correção dese item. Se todos os parâmetros da venda do empreendimento estiverem preenchidos corretamente, será exibida uma mensagem (na cor azul), informando que a venda será gerada.

– 8º Passo – Adicionar o Titular da venda

    • Adicionar Titular

    Ao clicar no botão “Adicionar Titular”, constarão para seleção os clientes disponíveis para gerar a venda.

  • Grid “Titulares”
    Neste grid irá conter os clientes titulares selecionados para a venda/aluguel, onde será definido seu % no contrato, se é principal e se emite boleto.
  • Deverá ser definido pelo menos um cliente Titular.
  • Deverá ser definido para cada cliente o % no contrato.
  • 1 – % no contrato: Qual o percentual do Titular na venda.
  • Deverá ser definido o Titular principal da venda, ou seja, qual o Titular irá ser visualizado no sistema como principal (Resumo de vendas, Cobrança bancária, Processamento Fiscal, etc).
  • Para alterar o tipo de cliente (Não Titular, Avalista ou Locatário Solidário, Fiador), deve ser retirado o cliente do Grid e Adicionado no Grid abaixo.
  • Deverá ser definido pelo menos um cliente como ‘emite boleto’ para definir qual dos titulares irá ser visualizado na impressão de boleto.

– 9º Passo – Adicionar o Não Titular ou Avalista da venda

  • Deve ser marcada a opção desejada para ser habilitada a função correta do botão.
    • Adicionar Não Titular
  • Ao clicar no botão “Adicionar não titular” constarão para seleção os clientes disponíveis.
    • Adicionar Avalista

    Ao clicar no botão “Adicionar avalista” constarão para seleção os clientes disponíveis.

  • Grid “Não titulares/Avalista”: Neste grid irá conter os clientes não titulares e avalistas selecionados para a venda.

– 10º 11º Passos – Continuar e CAPs da Venda

Após clicar no botão continuar aparecerá mais uma tela para configurar os CAPs, as parcelas, o CRM, o Fiscal e a Cobrança da Venda, assim como a seguinte tela:

 

  • Configuração de caps da venda “CAP”

Nessa etapa serão definidos os CAPs para contabilização da venda e dados referentes à cobrança de juros, multa por atraso, correção por atraso e se a venda terá seguro. Os CAPs preenchidos são os mesmos definidos em configurações de CAP como padrão da empresa, mas podem ser alterados.

CAPs para contabilização da venda:

    • Principal: CAP principal da venda.
    • Juros contratual: CAP para contabilização de juros do contrato.
    • Correção: CAP para contabilização de correções geradas na venda.
    • Multa por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por multas por atrasos nas parcelas.
    • Juros por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por juros por atrasos nas parcelas.
    • Corr. por atraso: CAP para contabilização de valores gerados por correções por atrasos nas parcelas.
    • Acréscimo: CAP para contabilização de acréscimos inseridos na venda.
    • Desconto: CAP para contabilização de descontos inseridos na venda.
    • Desconto por antecipação: CAP para contabilização de descontos por antecipações.
    • Taxa de Boleto: CAP para contabilização de valores de taxas cobradas na geração dos boletos.
    • Desconto custa: CAP para contabilização de descontos de custas inseridos em parcelas.
    • Provisão curto prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para curto prazo.
    • Provisão longo prazo: CAP para contabilização do valor de provisão de venda para longo prazo.
    • Repasse: CAP para contabilizar a retenção de aluguel em uma outra conta, podendo ficando independente do CAP da parcela de aluguel.
    • Desconto condicional: CAP para contabilizar o desconto condicional da parcela.
  • Configuração dos CAPs: Selecionar as configurações de CAPs gravadas para empresa selecionada.

– 12º Passo – Configurar CRM da Venda

Nessa etapa podemos adicionar configurações de relacionamento com o cliente vinculado ao contrato de venda.

Contrato financiamento: Número do contrato do financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

  • Atividade: A atividade da venda, se ela é 0 – Atividade imobiliária ou 1 – Prestação de serviço, essa informação é utilizada para geração do SPED Pis/Cofins.
  • Comentário: Comentário que será anexado a venda após sua conclusão. Ao clicar no botão será exibida uma caixa de texto onde poderá ser informado algum comentário pertinente a venda.
Vincular venda a outra existente
  • Categoria (s): Filtrar os produtos pela categoria do (s) produto (s).
  • Venda: Número da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
    • Serão filtradas apenas vendas para o cliente principal da venda que está sendo gerada, por exemplo: Estou fazendo uma venda para o cliente Allex Pinchemel, portanto, serão filtradas apenas vendas que já foram feitas para o Allex Pinchemel.
  • Empresa: Empresa da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
  • Obra: Obra da venda a ser vinculada na venda que está sendo gerada.
Veículo de divulgação e finalidade de compra:
  • Finalidade: Finalidade de o cliente ter comprado ou alugado o produto.
  • Divulgação: Veículo de divulgação no qual o cliente tomou conhecimento do produto.

– 13º Passo – Configurar Fiscal da Venda

Nessa etapa podemos alterar as configurações de fiscais da venda, como os valores de provisão de curto e longo prazo, Enviar SPED Pis/Confins, assim como os históricos contábeis e impostos da venda.

  • Provisão Curto Prazo: Valor da provisão de venda para curto prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período menor ou igual há 12 meses após a data da venda.
  • Provisão Longo Prazo: Valor da provisão de venda para longo prazo. Será preenchido automaticamente pelo somatório das parcelas que irão vencer no período maior que 12 meses após a data da venda.
  • Enviar EFD-Contribuições/Reinf: Indica se a venda será enviada para o SPED Pis/Cofins e Reinf.
  • Tributado pelo RET e Código tributação RET: Indica se a venda é tributada pelo RET e qual o código de tributação para buscar o % de RET ao fazer a apuração de impostos.
  • Cód. serviço fiscal: Código de serviço fiscal da venda, utilizado para cálculo de retenção de impostos.
  • Histórico do lançamento contábil para a venda: É o histórico contábil para a venda que está sendo gerada.
  • Histórico do lançamento contábil para as parcelas recebidas: É o histórico contábil para as parcelas recebidas (itens de deposito).
  • Histórico do lançamento contábil para a provisão de juros/correção da venda: É o histórico contábil de juros e correções da venda.
  • Destacar imposto na venda: Quando marcado é necessário o lançamento de ao menos um imposto para a venda.
  • Imposto: É o imposto cadastrado previamente no sistema, que será selecionado para o lançamento na venda.
  • CAP: O CAP preenchido é o mesmo definido em configurações de CAP como padrão da empresa.
  • Alíquota: É o valor da alíquota para calcular o valor do imposto.
  • base: É o valor total da venda para calcular o valor do imposto. Para revenda, este campo terá o valor do campo “Prestação de serviço” da tela de comissões.
  • Vlr imposto: É o valor do imposto.
  • Histórico do lançamento contábil, para o imposto da venda: É o histórico contábil para o lançamento do imposto da venda.
  • Grid “Descontos de impostos lançados na venda”: Lista todos os descontos de impostos lançados na venda e seus dados.

– 14º Passo – Configurar Cobrança da Venda

Nessa etapa podemos alterar as configurações de cobrança da venda, como padrões de cobrança e seguro.

  • Padrão cobrança: Padrão de cobrança que as parcelas geradas serão vinculadas para geração de remessa de cobrança.
    • Será exibido o código do padrão e banco | conta.
  • Utilizar desconto total da última parcela: Define se irá participar da campanha de quitação da última parcela.
  • Data início do contrato: Data de início do contrato.
  • Data final do contrato: Data final do contrato.

Seguro:

  • Tipo seguro: Tipo do seguro para a venda.
    • 0 – MIP: Morte ou invalidez permanente.
    • 1 – DFI: Danos físicos ao imóvel.
    • É permitido ter os 2 seguros para o mesmo contrato.
  • Taxa: Porcentagem a ser cobrado sobre o contrato.
    • MIP: A % é calculada sobre o valor do contrato.
    • DFI: A % é calculada sobre o saldo devedor do contrato.
  • Valor: Valor a ser cobrado sobre o contrato.
  • CAP do seguro: CAP a ser contabilizado.

 

– 15º Saldo – Cálculo para aproveitamento de crédito.

 

– 16º Passo – Opção de Desconto e Acréscimo

Nessa tela temos a opção de dar Desconto e Acréscimo no Valor Total

  • Se o desconto ultrapassar o valor mínimo, será dado um alerta se deseja realizar a venda com valor inferior ao preço mínimo.

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– 17º 18º Passos – Configurando o Grupo de parcela

Deve se notar que as parcelas estão listadas no Grid ao lado “Parcelas da venda”, e os grupos dessas mesmas parcelas ao lado, para pesquisar algum grupo existe uma caixa de pesquisa.

  • Duplo clique no grupo “Manutenção de grupos da parcela”: Ao realizar o duplo clique em algum grupo de parcela aparecerá a tela de manutenção do mesmo.

  • Gravar: Grava as alterações feitas no grupo de parcelas
  • Excluir: Exclui o grupo de parcelas
  • 1ª Parcela: Data do vencimento da primeira parcela da série que será gerada, utilizando a frequência selecionada.
  • Nº.: Número de parcelas e o tipo de parcelas que está sendo gerado.
  • Valor (R$): Valor fixo de cada parcela que será gerada.
  • Gradiente: Juros composto.
  • Price: Parcelas constantes.
  • SAC: Parcelas decrescentes com o tempo.
  • Simples: Juros simples.
  • do 1ª juros: Data do início da cobrança dos juros.
  • Preenchido de acordo com o modelo de venda.
  • 1ª tx. juros (%): Porcentagem de juros contratual que será cobrado nas parcelas geradas.
  • Utilizar 2ª tx. juros: Se o modelo de vendas vai usar a 2ª taxa de juros
  • 2ª tx. de juros: Data de início da cobrança da 2ª taxa de juros da parcela.
  • 2ª tx. juros(%): 2ª percentual de juros da parcela.
  • Frequência: Frequência de reajuste que será aplicado às parcelas geradas. Obs.: A frequência influência na sequência das parcelas e cálculo de juros.
  • 1º Reajuste: Data do início do cálculo do reajuste.
    Preenchido de acordo com o modelo de venda.
  • Reajuste: Índice de reajuste que será aplicado às parcelas geradas.
  • Plano Idx.: Plano indexador que será aplicado as parcelas geradas.
  • Dias de carência para cobrança de multa: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para a incidência de multa.
  • Dias de carência para cobrar Corr. atraso: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para incidência de correção por atraso.
  • Cobrar juros pró-rata: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para incidência de correção por atraso.
  • Cobrar juros pró-rata 1º mês: quantidade de dias após o vencimento da parcela, para incidência de correção por atraso.
  • Cobrar juros no mês/dia da data de juros: Se irão calcular juros para parcela do tipo price que estiver no mesmo Mês (frequência Mensal/Anual) ou mesmo Dia (frequência Diária) da data de início de juros. Um exemplo de utilização dessa opção seria uma venda de apartamento realizada dia 01/01/2008, 30 parcelas mensais, entrega da chave em 01/06/2008, temos duas opções:
  • A parcela que vence em 01/06/2008 terá juros: Deverá marcar a opção “cobrar juros no mês/ dia da data de juros”
  • A parcela que vence em 01/06/2008 NÃO terá juros: Não deverá marcar a opção “cobrar juros no mês/ dia da data de juros”

O que o sistema entende é o início do financiamento, o tempo 0 do financiamento é alterado caso selecione ou não essa opção.

Também é possível alterar o valor da parcela, o vencimento da 1ª parcela e o número de parcelas na própria tela do assistente de venda, clicando nos referidos campos de cada grupo de parcelas, assim como na imagem exemplo a seguir:

alteraGrupoDeParcelas

  • Caso tente receber um grupo com mais de uma parcela será exibido o seguinte alerta:receberGrupoApenasComUmaParcela
  • Caso já tenha recebido um grupo e tente receber outro, será exibido o seguinte alerta:

Assim como a opção ‘receber um grupo de parcela’, clicando no ícone “$”, quando o grupo possuir apenas uma parcela, é exibida a seguinte tela onde é possível informar os dados para já receber esta parcela no momento do lançamento da venda:

  • Cheque: mostra a tabela “Recebimentos em cheques”, onde podem ser adicionados recebimentos clicando na linha marcada com “*” e informando os dados do cheque.
  • Bens: mostra a tabela “Recebimentos em bens”, onde podem ser adicionados recebimentos clicando na linha marcada com “*” e informando os dados do bem.
  • Dinheiro: mostra a tabela “Recebimentos em dinheiro”, onde podem ser adicionados recebimentos clicando na linha marcada com “*” informando o valor.
  • Crédito eletrônico: mostra a tabela “Recebimentos em crédito eletrônico”, onde podem ser adicionados recebimentos clicando na linha marcada com “*”  informando o valor.
    • Banco e Agência/Conta: só são necessários para creditar na conta correta (são habilitados apenas ao clicar em crédito eletrônico)
  • Buscar histórico padrão: busca históricos padrão do recebimento.
  • Sair: Salva os dados do recebimento e fecha a tela.

Dessa forma, abaixo do grupo de parcelas temos mais duas funções quanto as parcelas, e no canto inferior direito temos o Valor total gerado e o botão terminar:

  • Novo: Cria um novo grupo de parcelas.
  • Gerar: Atualiza o Grid das parcelas de acordo com os Grupos e suas alterações.
  • Caso o valor total fixo das parcelas seja igual ou maior que o valor será dado o seguinte alerta:

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  • Valor total gerado: Mostra o valor total da venda até o momento.
  • Caso o valor da venda seja inferior ao preço mínimo da personalização ou da venda, ocorrerá um alerta informando o valor mínimo do produto e se o usuário deseja gerar a venda com valor abaixo do mínimo permitido. Se a resposta for sim será testado se o usuário tem permissão para efetivar esse procedimento, tendo permissão, as parcelas serão geradas, caso contrário, ocorrerá um alerta comunicando o usuário da sua não permissão e mostrando qual programa e qual permissão o mesmo deve ter para efetivar esse procedimento. Se a resposta for não as parcelas não serão geradas.

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  • Caso o usuário informe a quantidade de dias de carência para multa/juros e/ou dias de carência para cobrar correção por atraso, será respeitada a quantidade de dias informada na parcela da venda e não a quantidade de dias definida na venda.
  • Poderá gerar vendas de produtos personalizados abaixo do preço mínimo, uma vez definido a regra dos preços no cadastro do produto.
  • Para realizar uma venda com valor inferior ao preço mínimo o usuário deverá ter permissão de APROVAÇÃO no programa FIPRECOMINVENDA no módulo segurança.
  • Terminar: Finaliza o processo de geração de uma nova venda com base nos dados informados, e logo após informa o número da venda criada.
    • Caso tenha selecionado para gerar uma venda de intermediação e todos os dados tenham sido preenchidos, esta venda também será criada.
    • Ao gerar a venda de intermediação a primeira vez, os parâmetros de geração desta venda serão salvos no cadastro da obra para que nos próximos lançamentos de venda, automaticamente sejam geradas as vendas de intermediação sem que seja necessário informar novamente os parâmetros.
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