Cadastros Básicos - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Cadastros Básicos



Introdução

As ações de projeto são utilizadas para registrar as ações realizadas no projeto. Os cadastros básicos são as primeiras informações  a serem cadastradas afim de alimentar suas telas principais.

Acesso

1. Execute o Módulo SGQ
2. Clique no menu Geral
3. Clique no submenu Cadastros Básicos

Como realizar o cadastro de uma ação do projeto?

Acesso
Para cadastrar uma ação do projeto, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Ação do projeto.

Para incluir uma nova Ação de Projeto:

Clique na opção Novo;
Digite a descrição e clique em Gravar. O Código será gerado automático e sequencial.

Como realizar o cadastro de atividade PQO?

A atividade PQO é utilizada para detalhar os aspectos específicos de uma obra.
Cada atividade é planejada de acordo com a obra.

Acesso
Para cadastrar uma atividade PQO, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Atividade PQO.

Clique na opção novo.

Digite a descrição da Atividade do Planejamento da Qualidade e clique em Gravar.

Como realizar o cadastro de categoria de atendimento?

Acesso
Para cadastrar uma categoria de atendimento, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Categoria atendimento.

Clique na opção novo.

Como realizar o cadastro de classificação de auditor?

Os auditores podem ser classificados, de acordo com o sistema de gestão e a necessidade da empresa.

Acesso
Para cadastrar uma classificação de auditor, clique em:

  • menu Geral;
  • submenu Cadastros Básicos;
  • Classificação Auditor.

Clique na opção novo.

Digite a descrição da classificação e clique em Gravar.

 

Como realizar o cadastro de equipamento medição?

Todos os equipamentos que são controlados pelo sistema de gestão da empresa, devem ser cadastrados.

FRMLISTEQUIPAMENTOMEDICAO_EquipamentoMedicao

Filtro:

Filtrar por equipamentos Ativos, Inativos ou Todos.

frmEquipamento_Filtro

Acesso

Para cadastrar um Equipamento de Medição:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Equipamento Medição.

Clique na opção Incluir e preencha os campos detalhados abaixo:

FRMCADEQUIPAMEDICAO_CadastroDeEquipamentoDeMedicao

Código: Código informado para identificação do equipamento de medição.
Equipamento: Descrição do equipamento.
Marca: Fabricante, marca ou modelo do equipamento.
Característica: Característica específica do equipamento.
Prazo (dias): Tempo em dias de validade da calibração/verificação.
Unidade de Medida: Unidade de medida relativa à tolerância do equipamento.
Grandeza Medida: Qual a grandeza que o equipamento mede (comprimento, peso, etc.).
Tolerância: Máximo valor possível de desvio.
Valor da Calibração: Valor de referência para calibração do equipamento.
Classificação:

  • Padrão – Equipamento de referência.
  • Campo – Equipamento utilizado na produção.

Status: O equipamento pode estar inativo ou ativo.

Como categorizar os equipamentos de medição?

Abra a tela de Categorias de Equipamento de Medição,

  • Menu Geral;
  • submenu Categorias;
  • clique em Equipamento Medição.

Clique no botão para colocar as telas lado a lado.

Selecione a Categoria do Equipamento de Medição, arraste e solte no grid inferior da tela de Cadastro do Equipamento de Medição.

FRMCADEQUIPAMEDICAO_VincularCategoriaMedicao

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQTipoEquipMed .

Como realizar o cadastro de equipamento de Produção?

Todos os equipamentos de produção que o sistema de gestão da empresa controlar, deve ser cadastrado.

FRMEQUIPRODUCAO_EquipamentoDeProducao

Filtro:

Filtrar por equipamentos ativos, inativos ou todos.

frmEquipamento_Filtro (1)

Acesso

Para cadastrar um Equipamento de Produção:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Equipamento Produção.

Clique na opção Incluir e preencha os campos detalhados abaixo:

FRMCADEQUIPRODUCAO_CadastroDoEquipamentoDeProducao

Código: Código informado para identificação do equipamento de produção.
Equipamento: Descrição do equipamento.
Marca: Fabricante, marca ou modelo do equipamento.
Tipo: Tipo do equipamento de produção.
Característica: Característica específica do equipamento.
Unidade: Unidade do equipamento de produção.
Valor: Valor de aquisição do equipamento.
Data de Aquisição: Data da aquisição do equipamento.
Status: O equipamento pode estar inativo ou ativo.

Após o cadastro do equipamento de produção, defina as manutenções necessárias e a freqüência destas manutenções, no grid inferior esquerdo.

Como categorizar os equipamentos de produção?

Abra a tela de Categorias de Equipamento de Produção,

  • Menu Geral;
  • submenu Categorias;
  • clique em Equipamento Produção.

Clique no botão para colocar as telas lado a lado.

Selecione a Categoria do Equipamento de Produção, arraste e solte no grid inferior direito da tela de Cadastro do Equipamento de Produção.

FRMCADEQUIPPRODUCAO_VincularCategoriaProducao

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQTipoEquiPro .

Como realizar o cadastro da etapa do Projeto?

Acesso

Para cadastrar uma etapa do projeto, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Etapa do projeto.

As etapas de projeto são utilizadas para planejamento e controle do processo projeto.

Clique na opção novo.

Informe a descrição da etapa desejada e o tipo, se é item ou etapa, depois clique em gravar.
Esse tipo é usado no cadastro de planejamento de projetos, pois lá podem ser cadastrados também itens e etapas do projeto e isso será filtrado através desse tipo do cadastro básico.

Como realizar o cadastro de Cargo?

O cadastro de cargos é utilizado para definir o cargo dos funcionários da empresa.

Acesso

Para cadastrar uma cargo, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Cargos.

Clique na opção novo.

Digite o código, descrição da função, selecione CBO- Classificação Brasileira de Ocupações (é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro) e as atribuições relativas ao cargo e clique em gravar.

No folder capacitação relacionada, vincule as capacitações relacionadas ao cargo.

Como realizar o cadastro dos grupos de Documentos?

O grupo de documentos é utilizado para agrupar os documentos, sendo possível a visualização de um ou mais grupos.

Acesso

Para cadastrar, clique em:

  • Menu Geral,
  • Submenu Cadastros Básicos,
  • Grupo de Documentos.

Clique na opção novo.

Digite o código e a descrição do grupo de documento e clique em Gravar.

Como realizar o cadastro de grupo de Projetos?

O grupo de projeto é utilizado para agrupar os projetos, sendo possível a visualização dos projetos por um ou mais grupos.

Acesso

Para cadastrar um grupo de documento, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Grupo de Projeto.

Clique na opção novo.

Digite o código e a descrição do grupo de projeto e clique em Gravar.

Obs.: Para o usuário ter acesso de cadastro nessa tela é necessário possuir permissão no programa GEGRUPODEPROJETOS .

Como realizar o cadastro de item de Empreendimentos?

Acesso

Para cadastrar um item de empreendimentos, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Item de empreendimento.

Clique na opção incluir.

Digite o código e a descrição do Item de empreendimento e clique em Gravar.

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQItemEmpree.

Como realizar o cadastro da norma de Referência?

No sistema as normas de referência são utilizadas para a realização de auditoria pela empresa.
De acordo com os itens da norma, são cadastradas perguntas utilizadas na auditoria interna da empresa.

Acesso

Para cadastrar uma norma de referência, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Normas de Referência.

Nesta tela será possível listar as normas de referência clicando em Buscar.
Com um duplo click em um item do grid ‘Lista das Normas de Referência’, será carregado a tela de Manutenção de Normas de Referência.

Incluir uma Norma de Referência:

1. Clique no botão Novo e na Tela de Cadastro e Manutenção digite as seguintes informações:

 

Norma: Código da norma de referência.
Item: Item da norma.
Versão: Versão correspondente da norma.
Título: Título do item da norma.
Pergunta para Check-List: Descrição da pergunta utilizada durante a auditoria interna da empresa, relativa ao item da norma e ao processo da empresa.

2. Clique no botão Gravar para salvar os dados digitados.

As normas de referência são vinculadas aos processos da empresa.

Como excluir um dado?

Para excluir um dado, selecionar o registro ou grupo de registros a ser excluído, pressionar o botão Excluir ou simplesmente pressionar a tecla Del.

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQTIPONORMAREF.

Como realizar o cadastro de processos da Empresa?

Os processos da empresa são utilizados para a auditoria interna.

Acesso

Para cadastrar um processo da empresa, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Processos da Empresa.

FRMLISTPROCESSO_ProcessoDaEmpresa

Clique na opção Incluir e digite as seguintes informações:

FRMCADBASICOPROCESSO_CadastroDeProcesso

Empresa: Selecione a empresa.
Processo: Digite o processo.

Departamento: Digite qual o departamento está vinculado ao processo.

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQTipoProcEmp.

Como realizar o cadastro de propriedade do Cliente?

A propriedade do cliente é utilizada para registro e controle das propriedades dos clientes em uma obra.

Acesso

Para cadastrar uma propriedade do cliente, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Propriedade do Cliente.

Clique na opção novo.

Digite a descrição da propriedade do cliente e clique em Gravar.

Como realizar o cadastro de recurso?

Esta opção de Recursos é para registrar os recursos utilizados em treinamentos.

Acesso
Para cadastrar, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Recurso.

Clique na opção novo.

Digite a descrição e clique em Gravar. O Código será gerado automático e sequencial.

Como realizar o cadastro de tipo de Capacitação?

Acesso
Para cadastrar os Tipos de Capacitação, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Tipo de Capacitação.

Clique na opção novo.

Digite a descrição do tipo de capacitação e clique em Gravar.

Como realizar o cadastro de tipo de Documentos?

Os tipos de documentos são utilizados para classificar os documentos durante o cadastro.

Acesso
Para cadastrar, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Tipo Documento.

FRMLISTTIPODOCUMENTO_TipoDocumento

Clique na opção Incluir.

FRMMNTTIPO_CadastroTipoDocumento

Digite a descrição do tipo de documento, digite qual a seqüência que será visualizada o tipo de documento e clique em Gravar.

Obs.: Para o usuário ter acesso a essa tela é necessário possuir permissão no programa SQTipoDocumento .

Como realizar o cadastro de tipo de Treinamento?

Os tipos de treinamento são utilizados para classificar os treinamentos ao solicitar treinamentos.

Acesso
Para cadastrar, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Tipo treinamento.

Clique na opção novo.

Digite o código e a descrição do tipo de treinamento e clique em gravar.

Como realizar o cadastro da vistoria Final?

A Vistoria Final é utilizada para realizar a vistoria final da obra.

Acesso
Para cadastrar, clique em:

  • Menu Geral;
  • Submenu Cadastros Básicos;
  • Vistoria Final.

Clique na opção novo.

Digite o código e a descrição da vistoria e clique em Gravar.

 

Perguntas frequentes:

Como cadastrar a atividade do planejamento da qualidade da obra?
Como categorizar os equipamentos de medição?
Como/onde cadastrar as etapas do projeto?


 

Esse artigo foi útil?