ERP UAU - categoria controle financeiro, tarifas e auditorias

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como cadastrar as tarifas bancárias do extrato?



Introdução

Através desta tela, é possível configurar qual a categoria de controle financeiro e qual o CAP de cada histórico de lançamento das tarifas identificadas na auditoria de um arquivo de conciliação bancária.

Acesso para cadastrar uma categoria de controle financeiro de uma tarifa de auditoria:

1. Execute o Módulo Financeiro;
2. Clique no menu Geral;
3. Clique no submenu Categorias;
4. Clique em Categoria de lançamentos de extrato de auditoria.

No grid “De/para de categoria de controle financeiro e hist. lançamento de tarifa da auditoria” são visualizados todos os lançamentos de extratos configurados. É possível cadastrar uma nova configuração para um lançamento de extrato clicando no botão RecursosUau_Novo_24x24 “Novo” ou realizar a manutenção de uma configuração dando um duplo clique na configuração desejada.

Cadastro de De/para de categoria de controle financeiro das tarifas da auditoria

Para configurar manualmente um lançamento de extrato, deve-se informar:

  • Cód. categoria extrato: Deve ser informado o código da categoria do extrato que consta nas posições 170 a 172 com o valor menor que 200 (Os valores acima de 200 são lançamentos de crédito).
    • Abaixo de 100, são códigos referentes a débito e crédito pelo Itaú, usado para contas de aplicação.
  • Banco do extrato: Deve ser informado o Banco do extrato que consta nas posições 1 à 3 do arquivo de conciliação bancária.
  • Desc. lanç. no extrato: Deve ser informado o nome extrato que consta nas posições 177 à 201 do arquivo de conciliação bancária.
  • Gerar controle financeiro: Deve ser informado sim ou não para definir  se a categoria será gerado o controle financeiro.  Está geração acontece quando for importado o arquivo no extrato auditoria.
  • Tipo receita: Deve ser informado se a categoria é (0- Controle financeiro, 1- receita não conhecida ou 2- Juros de obra).
  • Categoria de controle financeiro: Deve ser informado qual a categoria de controle financeiro será lançada no controle financeiro ao identificar uma tarifa bancária.
  • CAP: Deve ser informado qual o CAP que será lançado no controle financeiro ao identificar uma tarifa bancária.
  • Categ. de mov. financeira: Deve ser informada qual a categoria de movimentação financeira será lançada no controle financeiro ao identificar uma tarifa bancária.
  • Utiliza mês PL do extrato no controle financeiro: Deve ser informado se utiliza mês PL do extrato no controle financeiro.
  • Buscar histórico padrão: Busca o histórico padrão para ser incluído no campo de histórico abaixo.
  • Histórico do lançamento contábil: Deve ser informado o histórico que será lançado no controle financeiro. O preenchimento desse campo pode estar como obrigatório na configuração da empresa.

Observações:

  1. Será obrigatório informar o Código da categoria do extrato e pelo menos mais uma informação, podendo ela ser Banco do extrato e/ou Descrição lançamento no extrato.
  2. Ao utilizar a opção por banco do extrato o cadastro fica mais especifico, caso a categoria informada seja uma situação diferenciada dos demais bancos.

 

 

O botão “Buscar” vai carregar as contas correntes na grid.

Na grid “Obra para lançamento de tarifa bancária (Controle financeiro)” são visualizadas as contas correntes com as “obras” associadas. É possível informar uma nova obra tarifa ou modificar uma obra tarifa que esteja associada.

Importação de de/para de categoria de controle financeiro das tarifas de auditoria

 

Além de configurar manualmente um lançamento de extrato, é possível importar os lançamento de extrato de um arquivo de conciliação bancária. Para ler um arquivo de extrato, basta clicar no botão RecursosUau_ExtratoBancario (1)“Extrato” e selecionar um arquivo válido.

 

Após o processamento do arquivo, será exibido no grid “Descrição histórico lanc. no banco” todos os históricos de tarifas bancárias identificados no arquivo e que não possuam configuração de “Categoria de controle financeiro” nem “CAP”.

A coluna “Selecionar” permite que o usuário selecione quais tarifas deseja importar, com exceção das tarifas de categoria “105”, está são obrigatórias. Por padrão, todas as tarifas do extratos são carregadas selecionadas, porém é possível desabilitar qualquer tarifa com categoria diferente de “105”, basta dar um duplo clique no botão selecionado. A coluna “Cód. categ. extrato” exibirá o código da categoria de extrato e a coluna “Lanc. Extrato” exibirá a descrição do histórico da tarifa identificadas e as seguintes colunas do grid são configuráveis:

Categoria: Qual categoria de controle financeiro será lançada no controle de saída ao identificar uma tarifa bancária e a descrição do lançamento no arquivo de conciliação bancária.

CAP: Qual o CAP que será lançado no controle de saída ao identificar uma tarifa bancária e a descrição do lançamento no arquivo de conciliação bancária.
Ao clicar no botão RecursosUau_Gravar_24x24 “Gravar”, todas os lançamentos de extrato que tenham categoria de controle financeiro e CAP configurados serão gravados.
Programa de permissão

Como cadastrar as tarifas do meu extrato bancário?

Onde realizo o cadastramento das minhas tarifas?

Como importar minhas tarifas bancaria?

Como solicitar Banco o arquivo para processamento de tarifas bancárias?

O arquivo usado para conciliação de tarifas bancárias é o padrão Febraban V08.4 CNAB 240 esse é o layout que todos os Bancos trabalham para mandar as informações das movimentações bancários.

Para adquirir o serviço com o Banco basta informar ao mesmo que precisa dos arquivos que contenha as movimentações bancárias de tarifas.

 

Para realizar as ações da tela de De/para de categoria de controle financeiro das tarifas na auditoria, é necessário possuir acesso no programa de permissão FIDEPARACATEGTARIFA.

 

Esse artigo foi útil?