Como criar um Orçamento? - VirtUAU Globaltec

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Como criar um Orçamento?



Introdução

A Planilha Orçamentária é a tela na qual é realizado todo orçamento da obra antes mesmo de iniciar sua execução. Onde a empresa poderá avaliar se é viável ou não sua execução dessa obra.

Para poder te auxiliar ainda mais, temos esse conteúdo disponível no EaD Globaltec. Caso já tenha o acesso à plataforma, basta clicar no link a seguir para ter acesso ao vídeo: PLANILHA ORÇAMENTÁRIA.

Acesso

1. Módulo Orçamento
2. Menu Orçamento
3. Sub Menu Planilha Orçamentária

OU

1. Módulo Orçamento
2. Clique no ícone na barra de ferramentas

Como criar um orçamento?

  1. Selecione a Empresa e Obra, a qual poderá conter vários orçamentos;
  2.  Clique no botão Novo, onde vai abrir a tela de Manutenção de Orçamento;
  3. Informe os dados necessários;
  4. Clique em Gravar.

Folder Parâmetros:

Para gravar o Orçamento é necessário informar a descrição e os dados do folder Parâmetros, informações abaixo:

 

    • Orçamento: informar um nome para o orçamento, o código (número) será gerado automático.
    • Cliente / Órgão: é preenchido quando se está fazendo um orçamento para um determinado órgão e esse possui uma relação de código e descrição dos seus serviços, e deseja que sua planilha tenha as mesmas descrições. Usado especificamente na importação de composições e planilhas.
    • Cronograma: Indica qual tipo de distribuição o orçamento vai possuir (Semanal, Quinzenal, Mensal). Em casos de alteração no tipo de cronograma e o orçamento já possuir distribuição, o sistema emite um alerta confirmando a exclusão da distribuição atual para trabalhar conforme o novo tipo de cronograma.
    • Termo K/R: cabe-nos descrever melhor sobre o termo K/R, uma vez que esta opção é utilizada somente para composições do tipo Pesada e para os insumos da composição do Grupo de Mão de Obra. Marcando a opção ‘Visualizar K/R’ o sistema habilitará Salário Base, com esta informação existirá uma coluna no grid de “Insumos” chamada “K/R” informando o peso de cada mão de obra em relação ao salário, ou seja, um peso em % em relação ao salário. Este percentual é calculado da seguinte forma: Preço Prod. do insumo / Salário Base = Resultado.

Exemplo:
Preço Prod. R$ 500,00                         Salário Base: R$ 50.000,00
Então:
K/R:0,01%

    • N° de casas decimais: como há várias rotinas de cálculos bem como vários índices de consumo, às vezes, exigindo quantidade de casas decimais que irão ter impacto nos cálculos, pode-se definir, para cada item, conforme a tela acima, a quantidade de casas decimais para cada um deles, sendo a quantidade máxima de 10 casas.
    • Arredondar para baixo: o valores serão trocados, conforme o número de casas decimais parametrizados.

 

Folder Aprovação:

Após ter concluído o orçamento, é possível aprová-lo, de forma que ele não poderá mais ser alterado, apenas consultado. Para abrir a tela, pode-se dar um duplo clique em cima do orçamento desejado ou clicar em Orçamento, e ir localizando através dos botões <Anterior e Próximo>.

Na aprovação, pode-se anexar comentários e imagens, e inserir observação. Ao aprovar, fica gravado qual o usuário e data que aprovou o orçamento. Caso queira fazer alguma alteração, é necessário desaprovar a aprovação do orçamento. Um histórico com a aprovação e exclusão da aprovação é mantido visível para consulta.

Perguntas frequentes:

Qual programa concede permissão na tela “planilha orçamentaria”?

O nome do programa é OBORCOBR.

Como aprovar o orçamento?
Como duplicar o orçamento?

Como importar o orçamento?

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