Como Emitir Boleto Online de Cobrança Itaú Via API V2.0? - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como Emitir Boleto Online de Cobrança Itaú Via API V2.0?



Introdução

Existe a opção de fazer registro online de boleto. Para isso é necessário configurar os parâmetros específicos para cada banco.

Fluxo dos Boletos online

Para boletos com a opção de registro online, não vão gravar arquivos de remessa, porém o arquivo com os dados enviado ao banco, serão gravados no arquivo conforme instrução do manual, que podem ser xml ou json.

Ao gerar boleto de registro online, a situação do boleto passa a ser [6 – Registro online].

Quando, ao registrar, der alguma inconsistência, o boleto passará a ser registrado de forma convencional, onde a situação será [0 – Normal] e o arquivo txt será gerado.

Ao cancelar o boleto de registro online e der sucesso, a situação passa a ser [5 – Confirmado cancelamento do boleto].

Se o cancelamento não der certo, a situação ficará [0 – Normal] assim como é feito o cancelamento de forma convencional.

Configurando o UAU para geração de boleto online Itaú Via API V2.0

1- Geração de chaves

1 – Execute o módulo Vendas

2 – Menu Utilitários

3 – Configurações de integração

4 – Visão bancário

Para realizar a geração das chaves é necessário selecionar o banco 341 – Itaú boleto online e clicar no botão Gerar chaves. Os campos de Chave pública e Chave privada serão preenchidos e para realizar a geração do certificado é necessário informar esses dados ao Itaú solicitando as credenciais para a utilização da nova API V2.0 para emissão de boletos online.

Integração Bancária

No módulo Vendas, no menu Geral > Bancos, adicionamos um novo recurso chamado integração bancária, que será necessário para realizar a emissão de boletos pelo Itaú.

Com a nova API V2.0 do Itaú para emissão de boletos já disponibilizada, é necessário realizar a configuração das credenciais que permitirão ao cliente emitir boletos do Itaú quando a atual forma de emissão for descontinuada.

Para realizar a configuração das credenciais, acesse a nova tela de integração e preencha as informações necessárias para geração do certificado.

O campo possui chave sessão, só é necessário, caso os dados enviados pelo Itaú por e-mail, estejam criptografados. Se as informações enviadas não estiverem criptografadas, deixar o campo em branco e a caixa “Possui chave sessão” desmarcada, caso as informações venham criptografadas, marcar a caixa “Possui chave sessão” e preencher as informações normalmente.

Após realizar o preenchimento de todos os dados, marcar a caixa “Eu confirmo a geração do certificado com todos os dados acima” e clicar em Gerar certificado. Após a geração do certificado, os campos de Credenciais geradas serão preenchidos e a nova emissão de boletos pela API V2.0 do Itaú estará disponível.

 

Obs. Em casos de cobrança que possuir cedente, é necessário que os certificados sejam gerados para a empresa cedente.

Esse artigo foi útil?