Como gerar um boleto híbrido? - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como gerar um boleto híbrido?



Introdução

Boleto híbrido é uma nova forma de pagamento disponibilizada pelas principais instituições financeiras do Brasil e regulamentada pelo Banco Central do Brasil, na Resolução BCB n° 1/2020. Esse método promove a união de duas formas de pagamento em um mesmo documento de cobrança: o boleto comum e o PIX QR code. Na prática, quando sua empresa escolhe gerar boletos híbridos, seus clientes tem a opção de pagá-los através do código de barras de boleto ou do código QR do PIX. Isso significa maior flexibilidade para seus clientes pagarem suas cobranças e mais rapidez para a sua empresa receber valores financeiros.

Neste guia prático vamos mostrar as etapas e passos para configurar no UAU uma conta da sua empresa para gerar boletos híbridos. Atualmente o UAU gera boletos híbridos das seguintes instituições abaixo. Temos também os respectivos cursos disponíveis no EaD Globaltec:

  • Bancos:
    • Itaú (apenas carteira 109, CNAB 400)
  • Intermediários digitais:
    • PJBank

Sumário


 

Etapa 1 – Configuração do padrão de cobrança

Vamos acessar o módulo Vendas e fazer os seguintes passos:

  1. Acesse o menu Utilitários, submenu Configuração de cobrança bancária. Depois selecione a empresa cadastrada no UAU que fará recebimentos com boleto híbrido e clique no botão Novo.
  2. Na tela de Manutenção de Padrão de Cobrança, marque a caixa de seleção “Boleto híbrido” e preencha os campos disponíveis na aba Boleto:
    • A descrição do padrão de cobrança para uso com boleto híbrido;
    • A conta corrente que já tem uma chave PIX cadastrada, está habilitada para gerar boletos, e receberá os valores financeiros dos seus clientes;
    • O tipo de cobrança e carteira bancária habilitada para uso com a conta corrente escolhida;
    • Os demais campos relacionados ao banco da conta de cobrança.
  3. Clique na aba Pix e preencha os campos:
    • A chave Pix da conta escolhida para cobranças com boleto híbrido;
    • A versão do ambiente Pix que gerará os códigos QR nos boletos híbridos;
    • Os demais campos relacionados ao sistema Pix.
  4. Clique em Gravar e depois em Sair.

Observação: se a conta bancária selecionada na tela de manutenção do padrão de cobrança tiver uma chave PIX de depósito, o campo Chave PIX nessa tela passa a ser opcional. Isso torna possível a geração de cobranças com uma conta bancária e o recebimento de valores financeiros na conta bancária de depósitos definida no cadastro da conta. Para mais informações, acesse o nosso VirtUAU de Bancos e Contas.

Etapa 2 – Configuração do cadastro da obra

A geração de vendas no UAU com um padrão de cobrança de boleto híbrido – assim como em qualquer padrão de cobrança – depende da configuração padrão nos locais do UAU que tem esse recurso. Para isso, vamos configurar suas(s) obra(s).

Abra o módulo Obras e defina o padrão de cobrança de boleto híbrido criado anteriormente, conforme instruções apresentadas no nosso artigo do VirtUAU:

Etapa 3 – Geração de boletos

O procedimento de fazer cobrança bancária com boleto híbrido é praticamente o mesmo procedimento feito com boletos de bancos tradicionais. A maior diferença está no momento em que a versão de impressão do boleto é gerado. Por conta dos bancos ainda estarem em pleno desenvolvimento com essa novidade, não é possível gerar boletos híbridos imprimíveis em tempo real no momento da redação deste artigo. Isso significa que, para gerar boletos híbridos imprimíveis é necessário realizar os seguintes passos:

  1. Gerar o(s) arquivo(s) de remessa de cobrança de boleto normalmente, conforme instruções apresentadas nos nossos artigos do VirtUAU:
  2. Enviar o(s) arquivo(s) de remessa de cobrança para o banco registrar o(s) boleto(s) e retornar um arquivo de retorno de cobrança referente a eles.
  3. Fazer download do arquivo de retorno de cobrança do(s) boleto(s) e processá-lo no UAU com a opção “Atualizar nosso número”. Isso pode ser feito das seguintes formas:
  4. Gerar a versão imprimível do boleto híbrido:

Atualmente uma cobrança de BoleCode, boleto híbrido do banco Itaú, tem a seguinte aparência:

Após gerar boletos híbridos, não é possível mudar a forma de cobrança. Se precisar de fazer outra forma de cobrança, use outro padrão de cobrança configurado no cadastro da(s) obra(s) e/ou nas parcelas da(s) venda(s), ou configure novamente um novo padrão de cobrança, repetindo os passos das etapas descritas neste artigo.

Boletos híbridos no UAU funcionam internamente da mesma maneira que boletos de bancos tradicionais, exceto no momento de geração dos mesmos. Isso significa que todas as operações de manutenção e baixa de boletos de bancos tradicionais se aplicam também para boletos híbridos. Ou seja, independentemente se um cliente pagar um boleto híbrido por código de barras ou por código QR do Pix, o UAU fará a baixa do boleto sempre como um boleto normal.

 

Esse artigo foi útil?