Como integrar meus Processos de Pagamento? - VirtUAU Globaltec

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Como integrar meus Processos de Pagamento?



Introdução

Essa solução possibilita a visualização dos processos de pagamentos integrados e à integrar no UAU. Essa tela mostra informações a partir de algumas tabelas que devem ser alimentadas.

A integração ocorrerá de duas formas: utilizando essa mesma tela, ou utilizando o agendamento do módulo ProUau. Das duas formas o processo de pagamento irá aparecer na tela contas a pagar.

Preenchendo os Campos

 

  • Numero:  Numero do processo de pagamento a ser gerado
  • Empresa (empresa): Código da empresa
  • Obra (obra): Código da obra
  • Código do fornecedor(codigofornecedor): Código do fornecedor
  • Vencimento (vencimento): Data de pagamento
  • Cheque nominal (nominalcheque): Descrição do fornecedor
  • Valor (valor): Valor do processo
  • Item processo (itemprocesso): Código do insumo que será o item do processo
  • Item (itempl): Item do planejamento
  • Mês Pl (mespl): Mês do planejamento
  • Produto (produto): Código do produto
  • Contrato (contrato): Código do contrato
  • Insumo PL (insumo): Código do insumo planejado que será feito vinculo
  • Serviço PL (servico): Código do serviço planejado que será feito vinculo
  • Hist. pagamento (historicopagamento): Histórico do pagamento
  • Hist. contábil (historicocontabil): Histórico contábil
  • Observações do pagamento (observpagamento): Observação do processo de pagamento
  • Banco: Número do banco cadastrado na empresa do processo de pagamento
  • Conta: Número da conta na empresa do processo de pagamento
  • Convênio: Convênio da conta
  • TipoEmissao: Tipo de Emissão pode ser:
    • Débito Eletrônico
    • Débito C/C
    • Cheque Avulso
    • Borderô Banco
  • Gerar documento fiscal (gerardocfiscal) Permite que o UAU gere automaticamente documento fiscal de acordo com o preenchimento da Espécie documento fiscal.   (Campo numérico preencher 1-Sim   2- Não)
  • Espécie documento fiscal (especiedoc) O tipo do documento fiscal que será gerado, pode ser RE– Recibo ou OU – Outros
  • Grupo de rateio (gruporateiorecibo) Permite a geração de documento fiscal  para um determinado grupo de rateio.
  • Forma de pagamento (formapagamento) : Informação da forma de pagamento da parcela
  • Tipo de pagamento (tipopagamento) : Informação do tipo de pagamento da parcela
  • Código de barras (codigobarras) : Código de barras
  • DtDocFiscal (dtdocfiscal): indica a data do documento fiscal
  • Comentário (comentariopublico): Comentário a ser gerado e vinculado ao processo gerado
  • Código beneficiário(codigobeneficiario): Código do beneficiário deve ser um código de uma  pessoa do sistema. Ao confirmar, onde o sistema vai realizar o processamento dos dados, o sistema deve criar o processo de pagamento com o código do beneficiário, caso seja informado.

Os campos Banco,Conta e Tipo de Emissão não são de preenchimento obrigatórios, mas no caso do preenchimento de algum destes campos, os demais serão obrigatórios, pois estão diretamente relacionados.

Não será possível realizar a importação com:

  • O campo Banco preenchido e o número da Conta em branco.
  • O campo Conta preenchido e o número do Banco em branco.
  • Tipo de Emissão diferente de Débito Eletrônico,Débito C/C,Cheque Avulso,Borderô Banco
  • O campo Forma de pagamento preenchido e o número do Banco em branco.
  • O campo Tipo de pagamento preenchido e a Forma de pagamento em branco.
  • O campo Código de barras preenchido e a Forma de pagamento em branco.

O campo Convênio não é de preenchimento obrigatório.

Quando o campo [especiedoc] e o grupo de rateio estiver [gruporateiorecibo] preenchido, algumas validações serão realizadas:

  • gruporateiorecibo: Quando este campo estiver preenchido com o mesmo grupo o documento fiscal e o campo gerardocfiscal estiver marcado com 1 [Gerar], o campo especiedoc deverá ser do mesmo tipo. Sendo RE de Recibo ou OU de Outros.

Para parcelas com o mesmo número do processo, empresa e obra utilize as mesmas informações para banco, conta e tipo de emissão.

Quando o campo [codigobeneficiario] for Transferências bancárias:

  • Banco Itaú: 01, 03, 05, 06, 07, 08 e 10
  • Banco Caixa : 01, 03, 05, 07 e 08

Nesses casos serão validados os dados do beneficiário e irá preencher o arquivo com os dados do beneficiário.

O preenchimento dos campos acima devem apontar para preenchimento das colunas existentes nas seguintes tabelas:

  • AcrescDescProcIntegracao
  • DadosProcIntegracao
  • DadosProcParamIntegracao
  • ItemProcSiIntegracao
  • ItensProcIntegracao
  • ParcProcIntegracao

Após o procedimento que pode ser feito no Excel, ou outro aplicativo, de preferencia do cliente. Executar o Módulo Customização.

Observação:

  • Todos os campos e tabelas já existem no banco de dados UAU

Acesso

1. Execute o Módulo Customização

2. Clique no menu Integrações

3. Clique no submenu Integração Processos Pagamento

Criar recibo para os processos gerados: Gerar 1 recibo (documento fiscal) vinculado ao processo de pagamento que está sendo gerado.

Obs.: Caso o processo tenha mais de 1 parcela, será gerado apenas 1 documento para todo o processo.

Quando a coluna [Grupo rateio] estiver preenchida, será gerado 1 recibo para cada grupo rateio informado, lembrando que o recibo é gerado por empresa. Ou seja, será criado um recibo para vários processos.

Confirmar

A confirmação só é possível para os processos que estão com Status 0 – Criado, será gerada a integração sem a necessidade de esperar o agendamento pelo ProUau.

Para confirmar é necessário selecionar o registro que deseja e clicar em Confirmar, a integração é efetuada por Lote, ou seja, se selecionar apenas um registro será feita a integração de todos os processos do Lote que o registro selecionado pertence. Importante: Se um item do lote estiver com inconsistente não é possível confirmar todo lote

Antes de concluir a confirmação será visualizada uma mensagem informando se deseja integrar todos os processos do Lote (do(s) registro(s) selecionado(s)), havendo a certeza da integração é só clicar em Sim.

Exclusão

Poderá ser excluído os registros das tabelas de Integração dos registros com Status: 0 – Criado, 2 – Processo com inconsistência – não gerado no Uau e 3 – Processo excluído no Uau, a exclusão ocorre conforme a confirmação por lote, se houver algum registro no lote com status diferente dos permitidos não será excluído.

Para excluir é necessário selecionar o registro e clicar em Excluir.

Antes de concluir a exclusão será visualizada uma mensagem informando se deseja excluir todos os processos do Lote (do(s) registro(s) selecionado(s)), havendo a certeza da exclusão é só clicar em Sim.

Informações Importantes

Após selecionar Emp/Obras clicar no botão Buscar para preencher as informações dos processos que foram integrados ou estão à integrar no Uau. Inicialmente serão mostrados todos os registros, podendo efetuar o filtro pelo status do registro (processo).

Os Status são:

0 – Criado

1 – Processo criado no Uau

2 – Processo com inconsistência – não gerado no Uau

3 – Processo excluído no Uau

4 – Transferência de Custo entre Obras no Uau

Na tela encontramos as seguintes informações: Empresa, Obra, Número do Processo (proveniente das tabelas de Integração), Fornecedor, Número do Processo no Uau (para os registros já integrados) e Erros (quando há inconsistência e não foi integrado o processo).

Novo

Foi disponibilizada a coluna ‘Replan. Automático’ que indica se as SI’s estão como o saldo suficiente para aprovação dos processos a integrar. Caso sim, deve ser replanejado. Caso não, a integração pode ser realizada.

Para tratamento de erros

Será mostrada a tela de observação que irá conter as inconsistência ocorrida no registro selecionado, para verificar o motivo do registro, e consequentemente porque todo o lote, não foi integrado ao Uau.

A tela poder ser visualizado pelo botão Erros no toolbar ou através da coluna Erros no grid detalhando.

Importar

A partir de uma planilha Excel padronizada é possível alimentar tabelas intermediárias com dados de processos de pagamento. Os processos podem ser criados no UAU a partir do recurso ‘confirmar’ descrito para esta tela.

Clique no botão ‘importar’, selecione a tabela Excel (com extensão xls) e clique em ‘OK’ para a criação das tabelas intermediárias, conforme a imagem a seguir.

Detalhamento dos campos da planilha:

  • Número sequencial (numero)Campo obrigatório. Representa um número sequencial identificador do processo. Pode se repetir para vários itens de um mesmo processo;
  • Empresa (empresa)Campo obrigatório. Código da empresa do processo;
  • Obra (obra)Campo obrigatório.  Código da obra do processo;
  • Código do fornecedor(codigofornecedor)Campo obrigatório. Código do fornecedor dos insumos ou contratado do serviço;
  • Vencimento (vencimento)Campo obrigatório. Data de pagamento do processo;
  • Cheque nominal (nominalcheque)Campo obrigatório. Beneficiário do cheque a ser pago;
  • Item do processo (itemprocesso)Campo obrigatório. Código do item do processo;
  • Valor (valor)Campo obrigatório. Valor do processo;
  • Item do planejamento (itempl)Campo obrigatório. Item do planejamento;
  • Mês do planejamento (mespl)Campo não obrigatório. O mês Pl será o mesmo mês da data de vencimento quando o campo estiver vazio ;
  • Produto do planejamento  (produto)Campo obrigatório. Código do produto do planejamento;
  • Contrato do planejamento  (contrato)Campo obrigatório. Código do contrato do planejamento;
  • Insumo do planejamento (insumo)Campo obrigatório. Código do insumo planejado que será feito vinculo;
  • Serviço do planejamento (servico)Campo obrigatório. Código do serviço planejado que será feito vinculo;
  • Histórico do pagamento (historicopagamento): Histórico do pagamento;
  • Histórico contábil (historicocontabil): Histórico contábil;
  • Observações do pagamento (observpagamento): Observação do processo de pagamento.
  • Gerar doc. fiscal: Indicador para que o sistema identifique se irá gerar documento fiscal automaticamente de acordo com o preenchimento da espécie.
  • Grupo rateio recibo: Indicador para definir se irá gerar documento fiscal para um determinado grupo de rateio.
  • Banco: Código do banco da empresa
  • Conta: Código da conta do banco
  • Convênio: Código do convênio da conta
  • Tipo de emissão: Débito Eletrônico, Débito C/C, Cheque Avulso, Borderô B
  • Espécie doc.: Tipo do documento fiscal que será gerado, pode ser RE– Recibo ou OU – Outros
  • Forma de pagamento: Forma de pagamento da parcela
  • Tipo de pagamento: Tipo de pagamento da parcela
  • Código de barras: Código de barras
  • dtDocFiscal (dtdocfiscal): indica a data do documento fiscal.
  • Comentário (comentariopublico): Comentário a ser gerado e vinculado ao processo gerado
  • Código beneficiário(codigobeneficiario): Código do beneficiário deve ser um código de uma  pessoa do sistema. Ao confirmar, onde o sistema vai realizar o processamento dos dados, o sistema deve criar o processo de pagamento com o código do beneficiário, caso seja informado.

 

Apropriação de custo por data de pagamento

Caso o parâmetro da obra “Apropriar custo por data de pagamento” esteja marcado, será considerada a data de pagamento das parcelas do processo para a apropriação de custo no planejamento.
Será respeitada a opção de utilização do planejamento parametrizada na obra: ‘mês a mês’, e ‘antecipado’ e em caso de ‘geral’ será realizada a antecipação de custo, caso não exista planejamento suficiente no mês de pagamento das parcelas.

Gerar solicitação de aprovação de alteração do planejamento

Existe no UAU a opção de gerar solicitações de aprovação de alteração do planejamento.
Na importação de processos de pagamento, será analisado se existe planejamento suficiente para a geração dos processos no UAU.
Caso seja insuficiente, será exibida mensagem com os dados do planejamento, o valor a ser planejado e a opção gerar a solicitação de aprovação do planejamento.
Para mais informações, acesse o virtUAU da tela ‘Painel de aprovação’ do módulo obras/ menu obras.

ImportacaoProcPagSolicitacaoPagto

Modelo

É possível efetuar o download da planilha modelo para importação dos processos para o UAU.
Ao clicar no menu ‘modelo’ será habilitada a opção de salvar a planilha em local desejado e em seguida inserir os dados dos processos no padrão necessário.

Visão Tributos

Visualiza os tributos a serem importados para o uau e também seus vínculos com os processos a serem importados

Integração de processos com WebService

É possível preencher as tabelas de integração utilizando o serviço “IntegrarProcessoPagamentoUAUWS“, onde é passado o arquivo XML com os dados dos processos e tributos para serem inseridos nas respectivas tabelas de integração.

XML poderá conter um ou mais processos e tributos que deseja integrar no UAU.

O modelo do XML, XSD e JSON podem ser baixados pelos links abaixo.

Validação do controle físico

Ao realizar confirmação de processos importados que contém insumos com controle físico e que a quantidade dos itens dos processos extrapolem as quantidades dos vínculos dos itens da curva ABC do orçamento, o sistema irá permitir a confirmação do processo gerando uma justificativa do tipo “3 – Aprovação controle físico” para os itens com quantidade extrapolada. E também irá calcular a quantidade de compra consumida para os insumos com controle físico.

Para confirmação de processos que contém insumos com controle físico e que não possuem vínculos com os itens da curva ABC do orçamento, o sistema não irá permitir a confirmação do processo e será gerado um log listando quais os itens que estão sem o vínculo.

 

Como importar um processo de pagamento para a tela de contas a pagar?

Como Importar pagamento para o sistema?

Como importar tributo?

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