Introdução
Nesta opção o usuário será capaz de:
– Criar e cadastrar remetentes para o envio de e-mail com Gmail, Office365 ou Sendgrid;
OAuth2 Gmail
1. Para obter o Client ID e o Client Secret do Gmail, é necessário possuir uma conta
ativa no Google.
2. Se você já possuir uma conta ativa no Google, acesse o seguinte link e faça o login
com ela: //console.cloud.google.com/
3. Após isso, marque a opção de concordar com os Termos de Serviço e clique em
“Concordar e Continuar”.

figura 1
4. Em seguida, selecione a opção “Comece gratuitamente” e configure as informações
de pagamento.

figura 2
5. Após configurar as informações de pagamento, volte a página inicial e selecione a opção “Selecione um projeto”, e crie um novo projeto.

figura 3
6. Dê um nome para o seu novo projeto, selecione o local da organização caso exista e clique em “Criar”.
7. Em seguida, abra o menu lateral.

figura 4
8. Abra o submenu “APIs e serviços” e selecione “Credenciais”.

figura 5
9. Após isso, aperte o botão “Criar credenciais” e selecione a opção “ID do Cliente OAuth”.

figura 6
10. Em seguida, selecione a opção “App para computador”, informe um nome, e clique em “Criar”.

figura 7
11. Copie o Client ID e o Client Secret gerado, e o informe na tela do UAU ou do InfoUAU.
OAuth2 Office365
Para o office, o processo é similar, porém, é feito no portal do Azure.
1. Acesse //portal.azure.com/ e faça o login com sua conta.
2. Após isso, pesquise e selecione a opção “App registrations” ou “Registros de aplicativo”.

figura 8
3. Selecione a opção “Novo registro”.

figura 9
4. Preencha o nome do aplicativo e os tipos de conta suportados, especificamente no campo destacado. Por fim, clique na opção “Registrar”.

figura 10
5. Agora, vamos configurar a página de redirecionamento. Para isso, entre no submenu “Gerenciar”. Após isso, clique em “Autenticação” e selecione o botão “Adicionar uma plataforma”.

figura 11
6. Irá aparecer um menu lateral ao lado direito, marque a opção “Aplicativos móveis e de área de trabalho”.

figura 12
7. Em seguida, ative as duas opções destacadas na figura 13. Além de ativar as 2 opções da imagem, insira o link //localhost:58538 no campo de “URIs de redirecionamento personalizados” e clique em “Configurar”.

figura 13
8. Em seguida, acesse o submenu “Permissões de APIs” e selecione a opção “Adicionar uma permissão”, e clique em “Microsoft Graph” ao lado direito da tela.

figura 14
10. Irão aparecer duas opções em seguida, você irá selecionar “Permissões delegadas”.

figura 15
11. Irão aparecer diversas outras opções, você deverá procurar por “SMTP”, e ativar a opção “SMTP.Send” e clicar em “Adicionar Permissão”.

figura 16
12. Após isso, volte a página inicial pelo submenu “Visão geral” e copie o Client ID e o Tenant ID para utilizar no UAU ou no InfoUAU.
OAuth2 Sendgrid
1. Acesse //app.sendgrid.com/ e crie uma conta ou faça login na conta existente.
2. Após o login, acesse o menu lateral até a opção “Settings” e clique em “API Keys”, e em seguida clique em “Create API Key”.

figura 17
3. Defina um nome e selecione a opção “Full Access”, e após isso, clique em “Create & view”. Copie a API Key e salve-a.

figura 18
4. Depois de ter a API Key em mãos, configure o remetente clicando em “Sender Authentication” e “Create new sender”. Após isso, preencha as informações necessárias com o e-mail do remetente. Ao término desse processo, será enviado um e-mail para o remetente que você cadastrou para verificação do mesmo, então, após validar o e-mail você irá ativá-lo como remetente.

figura 19
5. Após o término dessa configuração, insira a APIKey no UAU ou InfoUAU e grave.
