Introdução:
Permite efetuar o parcelamento de um processo de pagamento, ou agrupar novamente, um processo que foi parcelado.
Acesso:
- Acesse o Módulos Financeiro;
- Clique no Menu Financeiro;
- Clique no Submenu Contas a Pagar,
- Selecione Empresa/Obra ;
- Localize e selecione o Processo que deseja alterar;
- Clique no botão Manutenção.
Segue tela de manutenção (Parcelamento):
Para efetuar o parcelamento do processo, basta preencher a data de vencimento, a quantidade de parcelas, o intervalo entre elas, selecionar o processo e clicar em simular:
Caso deseje alterar o valor de alguma parcela, basta ajustar manualmente a coluna Valor Parcela, menos a última percela.
Após conferir, basta clicar em gravar.
Obs.: a última parcela sempre será calculada automaticamente, não sendo assim, possível alterá-la manualmente,
Ao alterar as parcelas do processo, as seguintes regras serão validadas:
1 – Validação de desembolso por parcela;
2 – Ao gravar, o sistema verifica se não houve alteração dos dados processo por outro usuário ao mesmo tempo para permitir seguir com a alteração e gravar.
Não poderão existir nenhuma das situações a seguir:
1 – Fechamento de caixa contábil nem diário para nenhum dos itens do processo.
2 – Parcelas vinculadas a algum grupo de parcelas;
3 – Parcelas com Código de barras cadastrado.
Agrupar um processo que já foi parcelado :
Parcelar/Agrupar o processo:
- Acesse o Módulos Financeiro;
- Clique no Menu Financeiro;
- Clique no Submenu Contas a Pagar,
- Selecione Empresa/Obra ;
- Localize e selecione o Processo que deseja alterar;
- Clique no botão Manutenção.
Para agrupar um processo que já foi parcelado, basta nessa mesma tela preencher a data de vencimento, informar a quantidade de parcelas que irá ser, e o intervalo entre elas. Logo após selecionar todas as parcelas, clicar em simular, conferir os valores e clicar em gravar.