Como realizar Acompanhamento de Contrato de Materiais e Serviços? - VirtUAU Globaltec

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Como realizar Acompanhamento de Contrato de Materiais e Serviços?



Introdução

A estrutura desta tela é multiempresa e possibilita fazer acompanhamento do serviço que está previsto para ser executado no contrato, mostrando também os acompanhamentos já realizados para o contrato.

Os dados na tela podem ser filtrados por:
Período – Este período se refere à data de início e a data de término do acompanhamento.

Status Aberto – Visualiza os acompanhamentos que possuem o “Percentual Concluída” <> 100%.

Status Fechado – Visualiza os acompanhamentos que possuem o “Percentual Concluída” = 100%.

Status Medido – Visualiza os acompanhamentos que possuem Medição de Contrato.

Acesso

1. Execute o módulo Obras;
2. Clique no menu Contrato;
3. Clique no submenu Acompanhamento de Contrato;

  • Para melhor visualizar a seleção de contratos, pode-se filtrar por Empresa/Obra, Contrato.

Ficha de Verificação de Serviço (FVS)

  • Esta opção está disponível somente para quem utiliza o Software de Gestão da Qualidade (SGQ)
  • Inspeção de Serviço (Ficha de Verificação de Serviço)
  • Resp. FVS: É selecionado o responsável pela FVS.
  • Se no cadastro da empresa, no folder “Config. SGQ” estiver com a opção “Ficha de Verificação de Serviço” marcado, então será necessário realizar a “Ficha de Verificação de Serviço” antes de inserir um Acompanhamento de Contrato de material ou Serviço.

Observações:

  • Sempre que o sistema estiver configurado para “Bloquear contratos  de serviço/material com prazo contratual vencido”, não será possível realizar um acompanhamento em um contrato com período contratual que está com prazo vencido.

Como Gerar um Acompanhamento de contrato ?

1. Clique no botão Novo (da tela principal de Acompanhamento de Contrato de Serviço)
2. Informe os dados necessários
2.1 Selecione uma Empresa e Obra;
2.2 Selecione um Contrato;
2.3 Informe o mês do planejamento (para contrato vinculados ao planejamento);
2.4 Informe os campos do grid.
3. Clique em Gravar

Gerando um Acompanhamento de Serviço vinculado à Tipologia de Produção

  • Se o contrato contiver serviços vinculados à Tipologia de Produção, o controle de “Unid. Per.:” (Unidades Personalizadas) será habilitado;
  • Quando uma ou várias unidades são selecionadas, serão mostrados no grid os serviços que possuem vínculo com a Tipologia de Produção referentes aquelas unidades selecionadas;
  • Caso a quantidade a acompanhar seja menor do que a disponível, as primeiras unidades selecionadas receberão o acompanhamento total, ou seja, quantidade 1 e assim sucessivamente até esgotar a quantidade a acompanhar informada pelo usuário.
  • Caso todas as unidades personalizadas do serviço já tiverem sido acompanhadas e precisar acompanhar mais, é necessário vincular mais unidades à essa Tipologia de Produção;
  • A quantidade a acompanhar por unidade personalizada é até no máximo “1” (Um), se houver saldo disponível de acordo com a seleção de unidades;
  • A coluna “Saldo Un.:” será mostrada no caso de acompanhamento de serviços vinculados a Tipologia de Produção, e mostrará o saldo disponível a acompanhar de acordo com a seleção de unidades selecionadas no controle;
  • Só será permitido acompanhar um serviço vinculado a Tipologia de Produção selecionando unidades personalizadas no controle , para isso, a Tipologia de Produção a que o serviço está vinculado, necessita possuir unidades vinculadas à ela;

 

Retrabalho

  • É possível realizar apontamentos para unidades personalizadas com saldo “0”(zero), com permissão para o programa  PRM_OBRETRABSERV;
  • O retrabalho somente será permitido se não houver mais saldo a acompanhar nas unidades;
  • Se a resposta for não, o sistema não apontará o serviço;
  • Para inserir um retrabalho, selecione a(s) unidade(s) desejada(s) e informe a quantidade deseja de retrabalho;
  • Caso o retrabalho não seja cadastrado como 100% concluído, ainda não estará computado no planejamento da obra;
  • A quantidade a ser acompanhada deve obedecer a regra de quantidades de unidades selecionadas, pois o saldo depende de quanto já foi apontado das unidades selecionadas na combo Unid. Per. Caso seja informada uma quantidade superior ao saldo, o sistema não permite o apontamento;
  • Na tela principal, as colunas em destaque indicam se o acompanhamento é retrabalho e o identificador da unidade personalizada acompanhada nos serviços que estão vinculados à Tipologia de Produção, respectivamente;

 

  • Caso a quantidade a acompanhar seja maior do que a disponível, o sistema avisa o usuário;

Veja o conceito de algumas colunas do grid:

  • Dt. Início: Deverá ser informada a data de início da execução do serviço;
  • Dt. Término – Deverá ser informada a data final para terminar a execução do serviço;
  • Qt. Total – Quantidade total do item no contrato;
  • Qt. Acomp. – Deverá ser informada a quantidade que será acompanhada e executada. Após inserir este valor, a coluna “% Qt. Acomp.” será calculada automaticamente;
  • % Qt. Acomp. – Nessa coluna temos a opção de informar o percentual que será acompanhado e executado. Percentual incidirá sobre o valor da coluna “Qt. total”. Após inserir este valor, a coluna “Qt. Acomp.” será calculada automaticamente;
  • *Saldo Un.: – Apresenta o saldo disponível da(s) unidade(s) personalizada(s) selecionada(s);
  • Qt. a Acomp. – Nessa coluna é informada a quantidade que ainda falta a ser acompanhado para o item;
  • % Qt. a Acomp. – Essa coluna representa o percentual da quantidade que ainda falta a ser acompanhado para o item, levando em consideração a “Qt. a Acomp.” em relação à “Qt. total”;
  • % Conc. – Quantidade em porcentagem do serviço que já foi executado. Esta porcentagem é em relação ao que foi digitado na coluna “Qtde.Acomp”;

Observação: Enquanto esta porcentagem for menor que “100%” o acompanhamento fica com status em “Aberto”.
E quando se define 100% concluído, o acompanhamento passa automaticamente a ter o status como “Fechado”.
Com o status do acompanhamento sendo “Fechado” é possível fazer a medição de contrato do mesmo.

  • Item PL. – Essa coluna vem preenchida quando o item possui apenas um vínculo com o planejamento, ou a estrutura possui vínculo com o planejamento, caso o item possui mais de um vínculo o mesmo deverá ser escolhido no momento do lançamento do acompanhamento, conforme mostra a figura acima. No caso do item 020117P o vínculo teve que ser escolhido na lista que se abriu ao clicar no botão destacado na coluna “Item PL.” e para as estruturas ‘COZINHA’ e ‘SALA’ os vínculos já estavam definidos no contrato.
  • Produto PL. – Somente irá informar o produto cujo vínculo do item se refere ao planejamento;
  • Contrato PL. – Somente irá informar o contrato cujo vínculo do item se refere ao planejamento;
  • Sequência PL. – Somente irá informar a sequência da estrutura cujo vínculo do item se refere ao planejamento;

Coluna Observação: Coluna para ser informada qualquer observação adicional;

Etapa – A etapa do serviço.
Observação:Pode-se fazer um acompanhamento mais detalhado dividindo-se um serviço/material extenso em estruturas e acompanhando cada estrutura individualmente.
Para melhor visualizar a seleção de contratos, pode-se filtrar por Contrato, Obra, Contratado e Tipo de Contrato.

Relatório do Acompanhamento de Execução de Contrato

  1. Clique no botão Impressão (da tela principal de Acompanhamento de Contrato de Serviço)
  2. Informe os dados desejados
  3. Clique em OK.

 

Data de Início – Esta opção será marcada caso deseja visualizar a data de início do acompanhamento de contrato do serviço no relatório.

Data de Término – Esta opção será marcada caso deseja visualizar a data de término do acompanhamento de contrato do serviço no relatório.

Quantidade – Esta opção será marcada caso deseja visualizar a quantidade do acompanhamento de contrato do serviço no relatório.

% Da Medição Atual -Esta opção será marcada caso deseja visualizar a % da medição atual do acompanhamento de contrato do serviço no relatório.

Número de Vias – Escolher o número de vias que será impresso o relatório de Acompanhamento de Execução de Contrato.

Observação: De acordo com o tipo do contrato: Material, Serviço ou Misto, o título do relatório será alterado, visando representar tal informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Perguntas Frequentes:

R= O item no contrato, pode estar sem quantidade a acompanhar. Para mais informações de como conferir e aumentar o saldo do item no contrato, veja o VirtUau sobre a tela de Contrato de Materiais e serviços.

R= Para inserir o acompanhamento na medição, veja o VirtUau da tela de Controle de Medição de Contrato.

 

 

 

 

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