Como realizar o cadastro de categorias de viabilidade? - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como realizar o cadastro de categorias de viabilidade?



Introdução

Para que seja possível criar cenários e adicionar as fases, é necessário que seja informada as categorias de Receita e Desembolso. Todas essas categorias referentes à viabilidade encontram-se no cadastro geral de categorias de viabilidade.

Também será possível nesta tela, parametrizar as configurações dos “Regimes de Tributação” que serão utilizados nos cenários de viabilidade.

Acesso

Para acessar esta tela é necessário que siga os passos descritos abaixo:

  1. Executar o Módulo Viabilidade;
  2. Clicar no menu Geral;
  3. Clicar no sub-menu Categorias de Viabilidade;
  4. Ou clique no ícone na Barra de Ferramentas do Módulo viabilidade .

O sistema abrirá a tela “Cadastro de Categorias de Viabilidade”, conforme ilustra a imagem abaixo:

frmCategViab 001

 

Visão Geral da Tela

Após acessar a tela, basta clicar no botão “Buscar”, na parte superior da tela para exibir as categorias já cadastradas.

O cadastro de categorias de viabilidade exibi no grid superior as categorias cadastras, nas abas na parte inferior exibi os vínculos da categoria selecionada com outras categorias: Categorias de “Viabilidade”, categorias de “Composição”, os tipos de “Controle Financeiro” e os “Produtos”.

Toda categoria possui o código de identificação, descrição, “Custo (D – Direto ou I – Indireto)”, “Tipo (0 – Desembolso, 1 – Receita ou 2 – VGV)” e o “Status (0 – Ativo e 1 – Inativo)”, que são informações obrigatórias no seu primeiro cadastro.

frmCategViab 002

 

Cadastro de Categoria de Viabilidade

Para inserir uma nova categoria clique no botão “Novo”. Será visualizado um formulário para cadastro de categoria de viabilidade, conforme ilustra a imagem abaixo:

  • Código: Informe um código de identificação para a categoria;
  • Descrição: Informe a descrição para a categoria;
  • Custo: Informe o custo da categoria (Direto ou Indireto);
  • Tipo: Informe o tipo da categoria (Desembolso, Receita ou VGV)
    Observação: Quando a categoria é do tipo VGV, o desembolso deverá ser distribuído manualmente, no formulário de Distribuição de Categorias. Deve-se informar o percentual sobre o VGV da fase. O valor a ser distribuído da porcentagem sobre o VGV da FASE.
  • Campo Integrar ao VGV:
    Este controle será habilitado somente para as categorias do tipo Receita, quando o campo Integrar ao VGV da categoria estiver marcada como (Sim), com esta parametrização a categoria não poderá ser vinculada a categoria de receita das unidades, o valor deverá ser informado e distribuído, manualmente no formulário de Distribuição de Categorias.
  • (%): Quando a categoria de viabilidade está vinculada a outra categoria de viabilidade, então é se necessário informar à porcentagem que ela representa sobre a outra.
frmMntCategViab_permuta
  • Calcular Permuta?: Quando o formulário é visualizado pela tela de “Cenário de Viabilidade“, o campo “Calcular Permuta?” será visível. Este campo armazena a seguinte informação “0-Não, 1-Sim”. Se estiver marcado sim, então significa que a categoria entrará no calculo de permuta do cenário de viabilidade.
  • Distr. Proporcional: Informa se a categoria quando vinculada a um cenário de viabilidade, sua receita será gerada automaticamente pelo sistema ou se sua distribuição será manual pela tela de Distribuição de categoria.

Vínculo de categoria de viabilidade

Se a categoria cadastrada depende de outra categoria de viabilidade, então informe na aba “Viabilidade” a categoria na qual ela depende. Informe também qual o percentual que vai representar sobre a categoria vinculada.

frmMntCategViab_cviab

 

Se depender de uma categoria de composição, de tipo de movimentação ou de produto, então os informe em suas respectivas abas, juntamente com o seu percentual.

frmMntCategViab_set

Aporte Financeiro

Quando o formulário é visualizado pela tela de “Cenário de Viabilidade“, o campo “Aporte Financeiro?” será visível, está opção de configuração é utilizada quando o empreendedor utiliza o recurso de terceiro para investir no empreendimento, em nosso exemplo mostrado na figura acima, indica que pelo valor do aporte será acrescentado no fluxo de caixa de nosso cenário, uma despesa de 20% sobre o valor geral de venda, que deverá ser distribuído manualmente no formulário de Distribuição de Categorias.

Obs. 1: Não são permitidos vínculos de categorias que pertencem a qualquer fase do cenário, ou que participa de uma securitização e financiamento.

Obs. 2: Não são permitidos vínculos de categorias inativas a outras categorias, ou vincular à uma categoria Inativa uma outra categoria de viabilidade.

Regime de Tributação

Na visão de Tributação é possível parametrizar as configurações dos regimes de tributação, que serão utilizados nos cenários de viabilidade. Basta clicar no botão “Buscar”, na parte superior da tela para exibir os regimes de tributação já cadastrados.

frmCategViab - Tributacao

O grid principal exibe os tipos de regime de tributação já cadastrados, e o grid inferior exibe os impostos relacionados ao tipo do regime.

Cadastro de tipo de tributação

Ao clicar no botão “Novo“, será aberta a tela de cadastro e manutenção do tipo de tributação, conforme ilustra a imagem abaixo:

frmMntTipoTributacao

Para se cadastrar um novo tipo de Regime de Tributação deve se preencher os campos:

Regime de Tributação: Deve ser escolhido um dos quatro tipos de regimes disponíveis: “0 – Lucro Real”, “1 – Lucro Presumido”, ” 2 – Simples Nacional” ou “3 – RET”

Alíquota Base do Cálculo CSLL (%): Alíquota a ser utilizada no cálculo do imposto CSLL(Utilizado somente no tipo de regime “1 – Lucro Presumido”.

Alíquota Base do Cálculo (%): Alíquota a ser utilizada no cálculo do imposto IR(Utilizado somente no tipo de regime “1 – Lucro Presumido”.

Alíquota Excedente (%): Alíquota a ser Aplicada no cálculo do Adicional do imposto IR(Utilizado somente no tipo de regime “0 – Lucro “1 – Lucro Presumido”.

Limite Excedente: Valor Limite sobre qual é Aplicado no cálculo do Adicional do imposto IR(Utilizado somente no tipo de regime “0 – Lucro Real” e “1 – Lucro Presumido”.

Valor da alíquota, o tipo de vencimento (Ex: Mensal, Trimestral, Semestral, etc…) e a categoria de desembolso que representará no cenário os valores calculados dos impostos.

 

Perguntas frequentes:

Como cadastrar um cenário de viabilidade?

 

 

 

Esse artigo foi útil?