Como utilizar o controle de não conformidade e melhoria? - VirtUAU Globaltec

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Como utilizar o controle de não conformidade e melhoria?



Introdução

A estrutura desta tela é multiempresa e possibilita registrar as não conformidades da empresa, registrar Causa e Ação para ‘Ações Corretivas’, ‘Ações Preventivas’ e ‘Ações Melhoria’ e fazer a Análise e Ação de uma não conformidade.

Acesso

  1. Execute o módulo SGQ;
  2. Clique no menu Ferramentas da Qualidade;
  3. Clique no submenu Controle de não conformidade e melhoria.

O sistema abrirá a tela “Controle de não conformidade e melhoria”, que se divide em duas visões (Registros e Ações) para melhor visualização dos dados.

Visão Registros

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Registros

Filtros de Registros: Nos filtros é possível fazer combinações de pesquisa que auxiliam na busca de registros específicos.

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Registros_Filtro

Empresa – Escolher a empresa em que deseja visualizar os registros. Nesta tela é possível selecionar todas as empresas independente das obras/empresas que o usuário tem acesso.
Preventivas – Selecionar os registros de ações preventivas.
Melhoria – Selecionar os registros de ações de melhoria.
Corretivas – Selecionar os registros de ações corretivas.
Relatório auditoria – Selecionar os registros de relatório de auditoria.
Não conformidade – Selecionar os registros de não conformidade.
Todas corretivas – Selecionar todos os registros de ações corretivas tendo vínculo a um Registro de Não Conformidade ou não.
Não concluído – Visualizar os registros que ainda não foram concluídos.
Concluído – Visualizar os registros que já foram concluídos.

Visão Ações

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Acoes

Filtros de Ações: Nos filtros é possível fazer combinações de pesquisas por períodos da data limite das ações e de registros ações e não conformidade concluídas ou não.

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Acoes_Filtro

Empresa – Escolher a empresa em que deseja visualizar os registros. Nesta tela é possível selecionar todas as empresas independente das obras/empresas que o usuário tem acesso.
Período – Seleciona os registros dentro do período informado.
Não concluído – Visualizar os registros que ainda não foram concluídos.
Concluído – Visualizar os registros que já foram concluídos.

Gerando uma Não Conformidade

Na tela principal de Registro de Não Conformidade:

  1. Clique no botão Novo;
  2. Selecione o tipo do registro;
    • Observação: É possível mudar o tipo desde que para mudar de Não conformidade ou Relatório para alguma de Melhoria, não poderá ter nada lançado para a (Ação Corretiva ou ação),
      para mudar de Ação Corretiva, Preventiva ou Melhoria para Não Conformidade, não pode ter causa ou ação registra para ela;
      FrmControleNaoConformidadeMelhoria_CadastroNConfMelhoria
  3. Emp | Processo (Seleciona uma Empresa e o Processo) – Defina o processo da empresa que ocorreu a não conformidade. Nesta tela também é possível selecionar todas as empresas independente das obras/empresas que o usuário tem acesso;
  4. Departamento – Será preenchido automaticamente de acordo com a empresa e o processo escolhido;
  5. Local – Local da não-conformidade;
  6. Responsável – Responsável por identificar a não-conformidade;
  7. Data – Data da não-conformidade;
  8. Descrição – Descrição das evidencias da não-conformidade;
  9. Categoria – Escolher uma categoria de Não conformidade que contenha WorkFlow para vincular a não conformidade;
  10. Clique em Gravar.

Definindo o registro como concluída ou não

Pela Tela de Manutenção:

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_CadastroNConfMelhoria1

  1. Duplo clique no registro já cadastrado;
  2. Opção Concluída – Marca Sim para caso o registro já tenha sido concluído e Não caso contrario.
    • Observação: Só será possível concluir um Registro de Não Conformidade, caso suas ações e ações corretivas estejam já concluídas. Caso contrário, é emitido um alerta informando que ainda tem ações e ações corretivas não concluídas.
  3. Clique no botão Gravar.

Pelo Grid:

Na coluna Concluída escolha Sim ou Não para alterar o status do registro.

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Registros_Concluida

Observação: Observe que na coluna WorkFlow indica se a ‘Ação Corretiva’ possui um WorkFlow vinculado ou não.

Visualizando o WorkFlow

  1. Clique no botão WorkFlow;
  2. Veja visualizando WorkFlow Pendência.

Análise e ação

As visualizações de “análise e ação” ficaram ativas quando o campo origem do grid principal for do tipo 3 ou 4.

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Folders

Quando a origem do grid for do tipo 4, será analisado se o relatório de auditoria é do tipo “Observação”. Sendo este o tipo, será habilitada o folder “Melhoria” para que se possa lançar Causas e Ações Preventivas, conforme ilustra a imagem abaixo:

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_Folders1

Gerando a ‘Análise e Ação’ para tomar as ações sobre a ‘Não Conformidade’

  1. Clique no botão Analise e ação (da tela principal de registro);
    FrmControleNaoConformidadeMelhoria_AnaliseEAcaoNaoConformidade
  2. Responsável – Define a pessoa responsável pela ação;
  3. Data limite – Define a data limite para a ação ser realizada;
  4. Ação – Para eliminar a não-conformidade;
  5. Opção Concluído – Se a ação está concluída ou não. Na inserção a opção marcada por padrão é Não. Uma vez concluída, não poderão ser efetuadas alterações ou a exclusão da ação. Caso a ação esteja como aprovada, não será possível alterá-la para não concluída.
  6. Clique em Gravar.

Aprovando a ‘Análise e Ação’ gerada para corrigir a ‘Não Conformidade’

  1. Acesse dando um duplo clique na analise que deseja aprovar;
    frmcontroleNaoConfromidade_AnaliseEAcaoNaoConformidade2
  2. Clique no Folder Aprovação;
  3. Data Limite – Quando foi avaliado a ação sobre a não-conformidade;
  4. Relatório – Campo de observações;
  5. Reverificou – Se está Aprovado ou não. Para que a ação seja aprovada é necessário que ela já esteja concluída;
  6. Clique no botão Gravar.

Folder “Melhoria”

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_FolderMelhoria

Folder que ficara ativo quando o campo origem do grid principal for do tipo 1, 2 ou 5.

Gerando causa para uma ação corretiva

  1. Clique no botão Causa;
  2. Causa – Definir a causa da Ação Corretiva;
    FrmControleNaoConformidadeMelhoria_FRMMNTCAUSAACAO_CausaCorretiva
  3. Clique em Gravar.

Gerando Ação para uma ‘Causa’ de uma ‘Ação Corretiva’

  1. Clique no botão Ação;
    FRMMNTCAUSAACAO_CausaCorretiva2
  2. Responsável – Define a pessoa responsável pela ação;
  3. Data limite – Define a data limite para a ação ser realizada;
  4. Ação – Ação para eliminar a causa da ‘Ação Corretiva’;
  5. Clique em Gravar.

Gerando Aprovação para a ‘Ação’ de uma ‘Causa’

  1. Clique no botão Aprovação;
    FRMMNTCAUSAACAO_CausaCorretiva3
  2. Quem Fez – Define a pessoa que realizou a ação
  3. Quando – Define a data de quando foi realizada a ação
  4. Campo Relatório – Observações da ação que foi realizada.
  5. Clique em Gravar.

Folder “Normas de referencia”

FrmControleNaoConformidadeMelhoria_NormasDeReferencia

Este folder ficara visível com qualquer tipo de registro selecionado.

São listadas as Norma de Referência relacionadas ao Processo da Empresa.

 

 

Perguntas frequentes:

Como cadastrar um processo da empresa?

Como cadastrar normas de referência?

 

 

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