Como utilizar o recurso Perguntas e Respostas? - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como utilizar o recurso Perguntas e Respostas?



Introdução

Com esta opção do UAU, será possível montar questionários de pesquisa para definir as características de determinados registros, podendo ser utilizado em todo o sistema. Poderão ser inseridas perguntas e respostas, que darão origem aos formulários de pesquisa.

Acesso

  1. Execute qualquer módulo;
  2. Clique no menu Geral;
  3. Submenu Perguntas;

Abrirá a tela de perguntas conforme ilustra a imagem abaixo:

 

Cadastro de Perguntas

Para montar um formulário de pesquisa, será necessário primeiramente cadastrar as perguntas, o que será feito da seguinte forma:

 

  1. Na tela de perguntas, clicar na opção “Inserir” para abrir a tela de cadastro de perguntas, conforme ilustra a imagem acima.
  2. Código: Este campo será gerado automaticamente pelo sistema.
  3. Tipo Resposta: Tipo de respostas que poderão ser vinculadas a esta pergunta.   
    • 0 – Alfanumérico: Permiti respostas com valores numéricos e letras.
    • 1 – Numérico: Permiti somente respostas com valores numéricos.
  4. Descrição: Descrição da pergunta.
  5. Botão Respostas: Abrirá um PopUp com respostas que poderão ser selecionadas para serem vinculadas a pergunta.
  6. Gravar

Observação: Para editar uma pergunta, basta selecionar a pergunta na tabela “Perguntas Formuladas” e dar duplo clique sobre a mesma.

Botões para editar as perguntas:

  • Anterior: ir para o registro anterior, pergunta anterior.
  • Próximo: ir para o próximo registro, próxima pergunta.
  • Gravar: salvar ou alterar a pergunta atual.
  • Excluir: excluir uma pergunta.
  • Cancelar: limpar a tela de cadastro de perguntas.
  • Sair: fechar a tela de cadastro de perguntas.

 

Cadastro de Respostas

As respostas utilizadas para vincular à pergunta no “cadastro de perguntas”, podem ser criadas da seguinte forma:

 

  1. Na tela de perguntas, clicar na opção “Respostas” para abrir a tela de cadastro de respostas, conforme ilustra a imagem acima, onde será possível inserir ou dar manutenção em uma resposta.
  2. Código: Este campo será gerado automaticamente pelo sistema.
  3. Valor: Descrição da resposta, é possível inserir até 30 caracteres nesse campo.
  4. Gravar.

Observação: Para editar uma resposta, basta selecionar a resposta na tabela “Respostas” ou dar duplo clique sobre a mesma. Não poderá ser inserido mais de uma resposta com mesmo valor, e para excluir uma resposta a mesma não poderá estar vinculada a uma pergunta.

Botões para editar as respostas:

  • Gravar: salvar ou alterar uma resposta.
  • Excluir: excluir uma resposta selecionada.
  • Cancelar: limpar a resposta.
  • Sair: fechar a tela de cadastro de respostas.

 

 

Perguntas frequentes:

Como criar formulários de pesquisa?

Como cadastrar uma resposta para o meu formulário de  pesquisa?

 

Esse artigo foi útil?