Introdução
Nesta tela o usuário poderá:
– Cadastrar o servidor SMTP para envio de e-mail no UAU, e a porta utilizada por este servidor;
– Cadastrar contas de e-mail corporativa;
– Dá permissão de uso da conta de e-mail corporativa a usuários;
Para acessar
1 Abra o Módulo Segurança
2 Clique no menu Utilitários
3 Clique no submenu Configuração de E-mail
Como cadastrar:
SMTP
Para acessar a tela de smtp basta clicar no botão SMTP localizado verticalmente na tela de configuração de e-mail.
Cadastrar/Exluir/Alterar o Servidor SMTP
figura 2
Ir na opção NOVO e informar os dados( Servidor STMP, Porta SMTP e Usar SSL no envio de e-mail), conforme figura 2, e clicar no botão ‘Salvar’. O botão Salvar também é responsável por alterar um registro editado.
Para excluir um servidor SMTP basta o usuário clicar no botão ‘Excluir’ após ter carregado o registro desejado na tela da figura 2.
Para carregar um registro do servidor SMTP basta o usuário dá um duplo click no registro desejado no grid(figura 1) que lista os smtp’s cadastrados.
Vincular usuário para envio de e-mail
Depois de cadastrar o servidor SMTP ir no Menu Geral de qualquer módulo, em Configurações do Usuário/ Configurações/ Configurações de e-mail e apontar um dos servidores cadastrados que será utilizado no envio de e-mails do usuário.
Para acessar a tela de e-mail corporativo basta clicar no botão E-MAIL localizado verticalmente na tela de configuração de e-mail.
Esta tela permite ao usuário cadastrar as contas de e-mail corporativa. Contas de e-mail corporativas são contas de e-mail que representam um departamento, grupo e etc ( ex; comercial@provedor.com.br, financeiro@provedor.com.br). Estas contas poderão ser utilizadas como remetente do e-mail.
Existem 2 visões para esta tela:
Conta corporativa -> Usuarios: Permite visualizar as contas de e-mail corporativa e todos os usuários vinculados,como mostra a figura 3.
Usuários -> Conta Corporativas: Permite visualizar todos os usuários e as contas de e-mail corporativa as quais estão vinculados, como mostra a figura 4.
Como cadastrar/alterar/excluir
Basta o usuario clicar na opção Novo (botão ‘novo’ da tela de configuração de e-mail). A tela abaixo será exibida. O usuário deverá preencher os campos (Servidor SMTP, E-mail Remetente, Nome Remetente, Usuário SMTP e Senha SMTP) e clicar em gravar.
Para alterar um cadastro de e-mail corporativo, basta o usuário clicar duas vezes no registro que deseja alterar. O mesmo será carregado na tela da figura 5 abaixo e logo após o usuário deverá clicar em Excluir.
Para alterar, basta o usuário clicar duas vezes no registro que deseja alterar. O mesmo será carregado na tela da figura 5 abaixo logo após o usuário deverá clicar no botão Gravar.
Dando permissão ao usuário para uso da conta de e-mail corporativa.
Para conceder permissão de uso da conta de e-mail corporativa à um usuário do sistema basta o usuário clicar no botão ‘Adicionar Usuários’ e escolher o usuário no qual deseja conceder permissão de uso da conta de e-mail corporativa.
Para remover a permissão de uso da conta de e-mail corporativa de um usuário do sistema o usuário deverá selecionar o registro de permissão no qual deseja remover o acesso de uso da conta de e-mail corporativa e clicar no botão ‘Remover Usuários’.