Configuração de Lead time - ERP UAU Suprimentos

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Configuração de Lead time



Introdução

Também conhecido como o período entre o início de uma atividade ou seu término, o lead time tem como definição mais convencional simplificada: o tempo entre uma solicitação (pedido) e a chegada do produto.

O UAU permite dois tipos de configuração desse lead time: Geral e por UF, que serão melhor descritas abaixo.

A aplicação dessas configurações se dá da seguinte forma:
Quando o usuário informar a data de entrega de um pedido de material ou a data de início de serviço para um pedido de serviço, tanto no assistente de pedido quanto na seleção de insumos e fornecedores, o sistema poderá alertar o usuário de que a data escolhida não é adequada e precisa ser alterada para uma data dentro do “prazo” do lead time definido na configuração.

É importante saber que:

  • A configuração do lead time por UF tem prioridade sobre a Geral.
    Ou seja, o sistema permite que o usuário defina (cadastre) os dois tipos de lead time, porém, sempre que for fazer as validações, começará pela UF para depois, se necessário, utilizar a configuração geral.
  • Exceção: Os pedidos do tipo EMERGENCIAL, por definição, não obedecem o lead time.
    Afinal, precisam ser entregues com um prazo menor para que a obra não seja paralisada ou tenha maiores prejuízos.

Acesso

1. Execute os Módulos Suprimentos ou Obras
2. Clique no menu Utilitários
3. Clique no submenu Configurações de Sistema
4. Visão Suprimentos
5. Botão Lead time

 

Configuração Geral

Nesse modelo de configuração, é definida a quantidade, em dias, para o lead time de pedido de material e de serviço.

  • Quantidade de dias entre a solicitação e entrega do pedido, define-se o prazo mínimo entre a solicitação do pedido, sua aprovação, negociação e entrega. Ou seja, esse material não estará em estoque antes desse período.
  • Quantidade de dias entre a solicitação e início do serviço, define-se o prazo mínimo para início do serviço.  Ou seja, é preciso esse prazo para que se consiga começar o serviço.
  • Quantidade de dias entre aprovação e entrega do pedido, define-se a quantidade dias para aprovação do pedido. Esta quantidade poderá influenciar no tipo do item do pedido, onde se a data atual mais a quantidade de dias para aprovação for menor que a data de entrega, então esse item do pedido será do tipo emergencial. Neste caso o sistema irá desmembrar os itens dos pedidos do mesmo tipo em pedidos diferentes, gerando dois pedidos se for o caso.

 

LeadTime

Portanto, ao gerar um pedido (assistente de pedido) ou alterar data de entrega ou de inicio de serviço (seleção de insumos e fornecedores), caso o sistema esteja configurado com esse lead time, ele fará as devidas validações e alertará ou não o usuário sobre necessidade de uma data maior.

Esse tipo de configuração ficará em segundo plano caso a configuração por UF seja utilizada.
Ou seja, a prioridade do sistema é considerar o LeadTime por UF, caso ele exista. Falaremos disso logo abaixo. Se nenhuma das duas configurações não existir, o sistema permitirá ao usuário informar qualquer data maior ou igual ao dia corrente.

 

Configuração por UF

Nesse modelo de configuração, é definida a quantidade, em dias, para o lead time de pedido de material e de serviço, por UF da obra ou da empresa. As mesmas regras serão aplicadas para o lead time de aprovação de material por UF.

A regra é a seguinte:

  1. O sistema deve, primeiro, buscar a UF cadastrada para a Obra (utilizará o logradouro, se houver) para validar o LeadTime de data de entrega / inicio do serviço de acordo com o cadastro de lead time por UF.
  2. Caso não tenha UF cadastrada na Obra, o sistema deve buscar a UF da Empresa (utilizará o logradouro, se houver) para validar o LeadTime da data de entrega / início do serviço de acordo com o cadastro de lead time por UF.
  3. Caso 1 e 2 não existam, o sistema irá buscar o LeadTime Geral para validar a data de entrega / início do serviço.
  4. Caso o Geral esteja vazio/zero, o sistema permitirá qualquer data maior ou igual ao dia corrente.

Portanto, ao gerar um pedido (assistente de pedido) ou alterar data de entrega ou de inicio de serviço (seleção de insumos e fornecedores), caso o sistema esteja configurado com esse lead time, ele fará as devidas validações (comparando a UF da Empresa/Obra com o cadastro de lead time da mesma UF, para o tipo de pedido em questão) e alertará ou não o usuário sobre necessidade de uma data maior.

Esse tipo de configuração é prioridade sobre a configuração geral de Lead time.
Porém, se esse cadastro/configuração não existir, o Geral será utilizado. E se esse ultimo não existir, qualquer data que não seja data passada, poderá ser escolhida.

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