Introdução
Nesta tela é realizado o cadastro e a configuração de um financiamento e/ou Securitização de um Cenário. Segue abaixo as informações necessárias para realizar a simulação dos três tipos de financiamento(“0 – Sobre Custo da Obra”, “1 – Parcelado” e “2 – Custo Total da Obra”) e também como realizar a Securitização de um empreendimento.
Informações Gerais
Para acessar esta tela:
- Execute o Módulo Viabilidade;
- Clique no menu Viabilidade;
- Clique no sub-menu Cenário Viabilidade;
- Escolha a empresa, empreendimento e o controle;
- Selecione o cenário, dê dois cliques do mouse sobre o grid de Fase ou unidade para acessar a tela de Manutenção de Fases/Unidade, ou então clique no botão Financiamento;
- Clique no menu suspenso e escolha o menu Financiamento / Securitização;
– Será aberto o formulário de Financiamento/Securitização;
Financiamento
Sobre o Custo da Obra
- Escolha o tipo de Financiamento “0 – Sobre o Custo da Obra”;
- Selecione a categoria para o financiamento;
- Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula o juros ao ano;
- Informe a porcentagem para o financiamento. Esta porcentagem significa que no momento que a obra atingir esta determinada porcentagem, ela irá necessitar utilizar o financiamento;
- Informe o percentual do Custo do mês da obra. Este percentual significa quanto será financiado sobre o custo mensal da obra;
- Informe a categoria para os juros;
- Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
- Clique no menu Gerar ;
Parcelado
- Escolha o tipo de Financiamento “1 – Parcelado”;
- Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula os juros ao ano. O valor da taxa de juros ao mês deve ser igual à taxa de juros ao mês do modelo de venda;
- Selecione a categoria para o financiamento;
- Informe o Valor Principal;
- Informe o Modelo de Venda;
- Informe o número de pagamentos;
- Informe a data de pagamento;
- Informe a categoria para os juros;
- Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
- Clique no botão Gerar ;
Custo Total da Obra
- Escolha o tipo de Financiamento “2 – Custo Total da Obra”;
- Selecione a categoria para o financiamento;
- Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula o juros ao ano;
- Informe a porcentagem para o financiamento. Esta porcentagem significa que no momento que a obra atingir esta determinada porcentagem, ela irá necessitar utilizar o financiamento;
- Informe o percentual do Custo do mês da obra. Este percentual significa quanto será financiado sobre o custo mensal da obra;
- Informe a categoria para os juros;
- Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
- Clique no menu Gerar ;
Se informado algum valor, o mesmo deverá ser distribuído no grid na coluna de sua categoria.
Securitização
A Securitização é uma ferramenta financeira usada para converter uma carteira relativamente homogênea de ativos em títulos mobiliários passíveis de negociação. É uma forma de transformar ativos relativamente não líquidos em títulos mobiliários líquidos e de transferir os riscos associados a eles para os investidores que os compram. Os títulos de securitização são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados.
A securitização é utilizada pelo sistema financeiro para obtenção de fundos e divisão de riscos.
- Clique no folder “Securitização”;
- Informe a categoria para a securitização;
- Informe a data de desconto da securitização. Através desta data o sistema busca o Valor Presente;
- Informe a taxa mensal de desconto do banco;
- Informe a porcentagem Recebível pela Carteira;
- Informe o período da securitização para que o sistema possa simular os registros no grid;
- Clique no botão Gerar ;
No mesmo formulário de Financiamento, acessando o folder “Securitização” se tem a seguinte informações.
Se o financiamento possuir TAC (Taxa de Abertura de Crédito) então, selecione o menu de TAC;
Pelo fato do financiamento ser “0 – Sobre o Custo da Obra” somente é permitido informar o valor para a TAC;