Financiamento e Securitização - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Financiamento e Securitização



Introdução

Nesta tela é realizado o cadastro e a configuração de um financiamento e/ou Securitização de um Cenário. Segue abaixo as informações necessárias para realizar a simulação dos três tipos de financiamento(“0 – Sobre Custo da Obra”, “1 – Parcelado” e “2 – Custo Total da Obra”)  e também como realizar a Securitização de um empreendimento.

Informações Gerais

Para acessar esta tela:

  1. Execute o Módulo Viabilidade;
  2. Clique no menu Viabilidade;
  3. Clique no sub-menu Cenário Viabilidade;
  4. Escolha a empresa, empreendimento e o controle;
  5. Selecione o cenário, dê dois cliques do mouse sobre o grid de Fase ou unidade para acessar a tela de Manutenção de Fases/Unidade, ou então clique no botão Financiamento;
  6. Clique no menu suspenso e escolha o menu Financiamento / Securitização;

– Será aberto o formulário de Financiamento/Securitização;

frmfinancSecuritizacao

Financiamento

Sobre o Custo da Obra
  1. Escolha o tipo de Financiamento “0 – Sobre o Custo da Obra”;
  2. Selecione a categoria para o financiamento;
  3. Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula o juros ao ano;
  4. Informe a porcentagem para o financiamento. Esta porcentagem significa que no momento que a obra atingir esta determinada porcentagem, ela irá necessitar utilizar o financiamento;
  5. Informe o percentual do Custo do mês da obra. Este percentual significa quanto será financiado sobre o custo mensal da obra;
  6. Informe a categoria para os juros;
  7. Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
  8. Clique no menu Gerar ;
Parcelado
  1. Escolha o tipo de Financiamento “1 – Parcelado”;
  2. Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula os juros ao ano. O valor da taxa de juros ao mês deve ser igual à taxa de juros ao mês do modelo de venda;
  3. Selecione a categoria para o financiamento;
  4. Informe o Valor Principal;
  5. Informe o Modelo de Venda;
  6. Informe o número de pagamentos;
  7. Informe a data de pagamento;
  8. Informe a categoria para os juros;
  9. Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
  10. Clique no botão Gerar ;
Custo Total da Obra
  1. Escolha o tipo de Financiamento “2 – Custo Total da Obra”;
  2. Selecione a categoria para o financiamento;
  3. Informe o Juro ao mês. O sistema automaticamente calcula o juros ao ano;
  4. Informe a porcentagem para o financiamento. Esta porcentagem significa que no momento que a obra atingir esta determinada porcentagem, ela irá necessitar utilizar o financiamento;
  5. Informe o percentual do Custo do mês da obra. Este percentual significa quanto será financiado sobre o custo mensal da obra;
  6. Informe a categoria para os juros;
  7. Informe a categoria para o pagamento do financiamento;
  8. Clique no menu Gerar ;

    Se informado algum valor, o mesmo deverá ser distribuído no grid na coluna de sua categoria.

frmfinancSecuritizacao (1)

    Se o financiamento possuir TAC (Taxa de Abertura de Crédito) então, selecione o menu de TAC;

frmfinancSecuritizacaoMenuTAC

   Se o financiamento for do tipo “0 – Sobre o Custo da Obra” ou “2 – Custo Total da Obra” somente é permitido informar o valor para a TAC;

frmfinancSecuritizacaoTAC

    As informações são mostradas no grid mês a mês. O valor da TAC ou da categoria de pagamento do financiamento pode ser distribuída conforme a necessidade da obra. Já as informações de custo da Etapa, valor da parcela e valor dos juros não pode ser alterado.

Securitização

Securitização é uma ferramenta financeira usada para converter uma carteira relativamente homogênea de ativos em títulos mobiliários passíveis de negociação. É uma forma de transformar ativos relativamente não líquidos em títulos mobiliários líquidos e de transferir os riscos associados a eles para os investidores que os compram. Os títulos de securitização são, portanto, caracterizados por um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, a partir de um fluxo de caixa proveniente da carteira de ativos selecionados.

A securitização é utilizada pelo sistema financeiro para obtenção de fundos e divisão de riscos.

  1. Clique no folder “Securitização”;
  2. Informe a categoria para a securitização;
  3. Informe a data de desconto da securitização. Através desta data o sistema busca o Valor Presente;
  4. Informe a taxa mensal de desconto do banco;
  5. Informe a porcentagem Recebível pela Carteira;
  6. Informe o período da securitização para que o sistema possa simular os registros no grid;
  7. Clique no botão Gerar ;

No mesmo formulário de Financiamento, acessando o folder “Securitização” se tem a seguinte informações.

frmfinancSecuritizacaoSEC

Se o financiamento possuir TAC (Taxa de Abertura de Crédito) então, selecione o menu de TAC;

frmfinancSecuritizacaoMenuTACSec

   Pelo fato do financiamento ser “0 – Sobre o Custo da Obra” somente é permitido informar o valor para a TAC;

frmfinancSecuritizacaoTACSEC

Se o usuário estiver no folder de “Financiamento” e clicar em gravar, excluir ou gerar, então o sistema realiza a operação somente para o folder financiamento, preservando os registros de outros folders. O mesmo modo acontece se o usuário estiver no folder “Securitização”.

Esse artigo foi útil?