Gestão de Negativação – Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Gestão de Negativação



Introdução

A tela de Gestão de Negativação foi desenvolvida para facilitar e proporcionar um controle mais detalhado sobre as integrações com o SPC. Além disso, ela permite a criação de regras e a automação de processos de negativação, bem como a baixa de negativações de forma eficiente. Atualmente, essa funcionalidade é compatível com os seguintes integradores: SPC Brasil e SPC Boa Vista.

Objetivo

O objetivo desta funcionalidade é:

  • Aprimorar o controle das parcelas que serão enviadas para negativação de seus titulares/avalistas com base em filtros simples nas telas ou utilização de regras configuráveis.
  • Permitir controlar com mais detalhes quais usuários podem acessar e usar os operadores.
  • Garantir maior segurança e transparência no processo de negativação.
  • Facilitar a gestão das negativações por meio de relatórios e registros detalhados.

Funcionalidade

  1. Acesso à Tela
    O acesso à tela fica no módulo CRM, menu Atendimento, sub-menu Gestão de negativação.

  2. Cadastro e Manutenção de Operadores
    A visão de Operadores é uma visão onde é possível cadastrar, editar ou excluir os operadores que são utilizados para acessar/autenticar a integração com o SPC.

    Na tela de manutenção do operador é possível vinculá-lo ou não a usuários do sistema UAU, conforme a necessidade. Ex.: Caso haja um operador onde apenas usuários específicos possam utilizá-lo, estes devem ser vinculados ao cadastro do operador.
    Quando não há usuários vinculados, o usuário logado precisa ter permissão no programa CRSPC para que este operador possa ser selecionado automaticamente de acordo com as regras para seleção automática da configuração no momento do envio para inclusão/baixa.
    Outra configuração possível no operador é a empresa vinculada, onde apenas parcelas de uma empresa específica poderão ser enviadas por este operador.

  3. Cadastro e Manutenção de Integrações
    Na visão de Cadastro das integrações é feito a configuração da integração, como URL/Link, motivo de baixa, tipo de documento, operadores disponíveis e empresas que vão utilizar daquela configuração.

    Observações:
    As informações necessárias para o cadastro varia conforme a integradora;
    Para configuração do SPC Brasil, deve ser informado a URL e o(s) operador(es) antes de selecionar o motivo de baixa e tipo de documento, pois essas listas são disponilizadas via WebService pelo próprio SPC Brasil.

  4. Configuração de Regras de Inclusão
    As regras de inclusão são customizáveis e possuem variáveis que podem ser informadas para adequar melhor as necessidades das regras de negócio de cada empresa.
    Durante o cadastro de uma regra de inclusão de negativação aconselha-se pelo nome da regra no qual é um campo obrigatório e depois atribuir uma regra de negativação.

    Os tipos de regras hoje disponíveis para configuração são:
    • Número de parcelas atrasadas do cliente (Referência: Titular principal ou avalista);
    • Número de parcelas atrasadas da venda;
    • Dias de atraso (Referência: Data de vencimento ou data de prorrogação da parcela);
    • Valor de parcela (Referência: Valor principal ou valor reajustado da parcela);
    • Negativar (Referência: Titular principal, avalista ou ambos);
    • Não negativar menor de idade (Referência: Data de vencimento ou data de prorrogação. Ex.: Se na determinada data este titular/avalista atingiu a maior idade, então poderá ser negativado);
    • Maior parcela atrasada do cliente (Referência: Data de vencimento ou data de prorrogação da parcela);
    • Maior valor de parcela atrasada do cliente (Referência: Valor principal ou valor reajustado da parcela);
    • Maior parcela atrasada da venda (Referência: Data de vencimento ou data de prorrogação da parcela);
    • Maior valor de parcela atrasada da venda (Referência: Valor principal ou valor reajustado da parcela);

    Nos grid’s da parte inferior podem ser inclusos outros filtros informando quais participam e quais não participam.

    Observações:
    Se uma parcela tiver sido negativada por alguma dessas regras, ela não poderá ser excluída, mas poderá ser inativada.

  5. Configuração de Regras de Baixa
    As regras de baixa tem a mesma função e configuração, porém voltada para a Baixa de parcelas que já foram encaminhadas para negativação.
    Durante o cadastro de uma regra de baixa de negativação aconselha-se pelo nome da regra no qual é um campo obrigatório e depois atribuir uma regra de negativação.

    Os tipos de regras hoje disponíveis para configuração são:
    • Realizar recebimento (Referência: Sim ou não);
    • Recebimento parcial (Referência: Percentual ou valor da parcela);
    • Realizar/aprovar distrato (Referência: Distrato normal, administrativo ou ambos);
    • Realizar/aprovar renegociação de venda (Referência: Sim ou não);
    • Dias de atraso (Referência: Data de vencimento ou data de prorrogação);
    • Dias de negativação (Referência: Quantidade de dias desde a data da negativação).

    Nos grid’s da parte inferior podem ser inclusos outros filtros informando quais participam e quais não participam.

    Observações:
    Se uma parcela tiver sido negativada por alguma dessas regras, ela não poderá ser excluída, mas poderá ser inativada.

  6. Gerenciamento Inclusão
    O Envio é a visão no qual todas as configurações se reúnem e o usuário pode buscar todas as parcelas que atendem a regra solicitada ou realizar um filtro conforme a sua necessidade e por fim realizar o envio para a integradora informada.

    Após informar uma regra ou selecionar os filtros conforme a necessidade, clicar em Buscar para trazer todas as parcelas encontradas dentro destes parâmetros. Após isso, devem ser selecionadas quais parcelas serão enviadas e clicar em Enviar que o sistema vai encaminhar para sua integradora todas as informações para realizar a inclusão da negativação dos titulares/avalistas selecionados.

    Observações:
    Quando você escolhe uma regra, não dá mais para mudar os filtros. E se mudar os filtros, não dá para escolher a regra.

  7. Gerenciamento Baixa
    O Envio é a visão no qual todas as configurações se reúnem e o usuário pode buscar todas as parcelas que atendem a regra solicitada ou realizar um filtro conforme a sua necessidade e por fim realizar o envio para a integradora informada.

    Após informar uma regra ou selecionar os filtros conforme a necessidade, clicar em Buscar para trazer todas as parcelas encontradas dentro destes parâmetros. Após isso, devem ser selecionadas quais parcelas serão enviadas e clicar em Enviar que o sistema vai encaminhar para sua integradora todas as informações para realizar a baixa da negativação dos titulares/avalistas selecionados.

    Observações:
    Quando você escolhe uma regra, não dá mais para mudar os filtros. E se mudar os filtros, não dá para escolher a regra.

  8. Gerenciamento Enviados
    A tela de Enviados mostra as informações de todas as parcelas enviadas pelo sistema. Além disso, em casos onde é feita uma baixa diretamente pelo site do SPC, o SPC não informa ao UAU que ocorreu esta baixa, portanto, é necessário realizar a baixa manual no sistema UAU que consiste em atualizar o status da parcela sem comunicar com a integração. Para realizar essa baixa manual, quando necessário:
    O Status informa se a parcela está ativa, baixada ou baixada manualmente no UAU, já a coluna Processamento se a parcela já foi processada ou continua pendente no controle de envio. Todas as parcelas pendentes são sempre reenviadas quando outra parcela é enviada, essa ação ocorre por padrão. Assim que tem um retorno positivo de inclusão ou de baixa o sistema atualiza o processamento para OK.
  9. Liberar Parcelas
    O processo de Liberar Parcelas tem como objetivo tornar disponíveis, para o Envio de Inclusão ou Baixa de negativação, as parcelas cujo processamento não foi concluído inicialmente, seja por falha de comunicação na integração ou retorno divergente do sistema do SPC.
    Após aplicar os filtros de Empresa, Integradora e Ação de Envio, e clicar em Buscar, o sistema exibirá as parcelas que ficaram presas no controle de envio. Em seguida, basta selecioná-las e clicar em Liberar Parcelas para que sejam removidas do controle e disponibilizadas nas telas de Inclusão ou Baixa, conforme a ação selecionada. Essas parcelas são as mesmas que ficam na visão Enviados com a coluna Processamento indicando status de Pendente, por padrão elas são reenviadas até que tenha um retorno positivo da integração, podendo serem removidas do controle de envio, afim de realizar uma inclusão ou baixa pela visão de Envio conforme a necessidade.
  10. Automação de Envios pelo ProUAU
    Após realizar todas as configurações conforme as necessidades do seu empreendimento, é possível realizar os agendamentos desses envios através do módulo ProUAU.
    Para isso é necessário marcar as opções de baixa (43) e/ou de inclusão (44):
    O envio feito pelo ProUAU é feito de acordo com as regras configuradas, tanto para inclusão como para baixa. Ou seja, a mesma regra utilizada na visão de Envio para filtrar as parcelas, também é utilizada pelo ProUAU. A diferença é que o ProUAU irá enviar todas as parcelas que encontrar de acordo com a parametrização das regras configuradas para a ação executada.
  11. Regra de seleção da configuração para envio das parcelas
    Para que as parcelas sejam enviadas pela tela de Gestão de negativação ou pelo ProUAU, diferente da tela antiga (Integração SPC Serasa) onde era selecionado o operador manualmente, existe uma regra para seleção da configuração e do operador que serão utilizados.
    Para cada parcela enviada a configuração de envio utilizada é validada uma por uma e funciona da seguinte forma:
    O sistema busca as configurações de integração com SPC cadastradas para obter URL/Link, porta (no caso do SPC Boa Vista), tipo de documento ou motivo de baixa. As configurações são ordenadas pelas que possuem a empresa da parcela vinculada a ela, então a configuração que estiver com a empresa da parcela vinculada será selecionada, nessa configuração selecionada o sistema irá buscar na lista de operadores vinculados a ela, o que se enquadra nas regras de seleção. Nessa lista de operadores, terão prioridade os que possuem a empresa da parcela vinculada ao operador, o sistema irá percorrer todos os operadores vinculados ordenados desta forma mencionada, até encontrar um operador que atenda a regra. As regras de seleção do operador são: o usuário logado deverá estar na lista de usuários vinculados ao operador, ou quando não há usuários vinculados ao operador, o usuário logado deverá possuir permissão no programa CRSPC. Após percorrer todos os operadores e não encontrar algum que se enquadre na regra de seleção, o sistema irá passar para a próxima configuração cadastrada reiniciando o preenchimento das informações de integração necessárias para envio. Caso nenhuma das configurações ativas atendam as regras, o sistema irá exibir no retorno que não encontrou uma configuração válida para realizar o envio.
Esse artigo foi útil?