Histórico do arquivo de pagamento - VirtUAU Globaltec

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Histórico do arquivo de pagamento



Introdução

Acompanhar os passos desde a emissão até a confirmação do processo de pagamento através dos arquivos de pagamento.

Acesso

1. Módulo Financeiro
2. menu Financeiro
3. Sub menu ou ícone rápido Contas a Pagar, emissão de pagamentos e contas pagas

Tela Contas a Pagar

Entre os pagamentos eletrônicos destacamos as formas [DOC, TED, CREDITO BANCARIO]

  • Crédito em conta corrente: O fornecedor e o pagador têm contas no mesmo banco;
  • DOC: O banco do fornecedor ou do pagador é diferente;
  • TED: O valor depende do banco. Uma vez definido o valor é necessário configurar o sistema.

Para conseguir enviar os processos para emissão:

  • É necessário que a conta corrente da empresa esteja cadastrada em [Geral/Bancos]
  • vincular uma conta no cadastro do Fornecedor em [Cadastro de Pessoas]
  • conferência do banco e conta do fornecedor
  • tipo de emissão [Débito Eletrônico]
  • forma pagamento[01-Crédito;03-Doc;05-Ted]
  • tipo pagamento [20-fornecedores;98-diversos; etc]
  • Confirmação [DVQ]

Caso a forma pagamento seja um tributo [Darf, Dare, etc] o tipo pagamento deve ser preenchido com [22-tributos], assim como preencher o código de barras e também vincular o tributo.

Feito as devidas manutenções podemos confirmar os processos e enviá-los para Emissões.

Tela de Emissão de pagamento

  • Filtro não enviado ao banco:

Essa visão permite alterar informações [tipo Emissão; banco; conta, entre outras] antes de enviar o pagamento ao banco.

Feito as devidas manutenções podemos [Aprovar] os processos e enviá-los para o banco [geração da remessa de pagamento], selecionando os processos e clicando em [Enviar] os processos para Débito eletrônico.

  • Filtro enviado ao banco:

Há uma atualização da grid Relação de processos nas informações de [Arquivo remessa, status geração arquivo].

Em seguida na visão [arquivo de retorno] faremos a leitura do arquivo retorno e confirmamos o registro de retorno [Confirmar].

Ao processar o retorno do arquivo bancário que contenha algum processo com ocorrência inválida para baixa de pagamento, a coluna Ocorrência baixa é atualizada com o código dessa ocorrência retornada. Entretanto, o status do arquivo permanece como 2 – arquivo gerado, pois de fato ele foi gerado e enviado, somente houve um retorno que invalidou a baixa, deixando assim o status do processo como 3 – emitida para banco. Deste modo, o UAU permite fazer a volta do processo para não enviado ao banco e efetuar os ajustes necessários para gerar o arquivo novamente.

  • Filtro não baixados(ocorrência inválida):

Foi acrescentado nesta visão um filtro (Não baixados) que efetua a busca por processos que tiveram suas ocorrências invalidadas no retorno e estão aguardando para serem enviados novamente ao banco. Ainda nesta visão foi inserida no grid Relação de processos a opção de verificar o histórico dos arquivos de pagamento; ao clicar no campo da coluna arquivo remessa do processo irá lhe apresentar um detalhamento do histórico dos arquivos gerados.

Tela Contas Pagas:

Nesta visão será possível acompanhar o histórico dos arquivos de pagamentos com suas respectivas informações [Status do arquivo, nome do arquivo gerado, local do arquivo gerado, banco e conta do fornecedor, nome do arquivo de retorno e ocorrência do retorno].

ProUau:

Ao executar o ProUau processando os arquivos de retorno os históricos do arquivo de pagamento serão automaticamente preenchidos, permitindo o rastreio e identificação do arquivo gerado e ocorrência retornada.

Perguntas frequentes:

É possível alterar as informações do processo após envia-lo ao banco?

Como visualizar o histórico de arquivo gerado?

Quais são os critérios, para enviar o processo para tela de emissão?

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