Integração HCM e UAU – Globaltec

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Integração HCM e UAU



Introdução

Este artigo visa demonstrar como configurar todas as parametrizações necessárias para a integração entre HCM e UAU. Aqui você encontrará o passo a passo para realizar a conexão dos sistemas, incluindo orientações sobre permissões, cadastro de empresas, configuração dos webservices e demais etapas essenciais para garantir o correto funcionamento da integração HCM x UAU.

Tela Webservices

Acesse o menu Utilitários > Configuração da API > Integrações HCM > Comunicação (WS) para configurar os dados de conexão com o webservice do HCM.

  1. Preencha a URL do Webservice (ex: //LinkDeAcesso)
  2. Informe o Usuário de acesso ao webservice
  3. Digite a Senha (com opção de exibir/ocultar)
  4. Preencha o Identificador da integração (máx. 10 caracteres)
  5. Clique em Testar para validar a conexão
  6. Utilize os botões Gravar ou Excluir conforme sua permissão

Permissões:

  • 01-Sem acesso: Não visualiza a tela, recebe alerta de permissão.
  • 02-Consulta: Visualiza informações, mas não pode inserir, alterar ou excluir. O botão de exibir senha fica desabilitado.
  • 08-Inclusão: Permite inserir nova configuração.
  • 16-Alteração: Permite alterar configuração existente.
  • 32-Exclusão: Permite excluir configuração.

Visão Empresa

Tela Empresa

Acesse o menu Utilitários > Configuração da API > Integrações HCM > Empresa para realizar o vínculo entre as empresas do UAU e as empresas/filiais do HCM.

  1. Clique em Novo para iniciar um novo vínculo.
  2. Selecione a Empresa do UAU (apenas empresas ativas e das quais o usuário tenha permissão).
  3. Informe o Código da Empresa HCM e o Código da Filial HCM correspondentes.
  4. Clique em Gravar para salvar o vínculo.
  5. Para editar um vínculo existente, dê duplo clique sobre o registro desejado.
  6. Para excluir, utilize o ícone de lixeira, respeitando as validações de integridade.

Regras e validações:

  • O vínculo é sempre realizado entre empresas (não há mais vínculo com obras).
  • Não é permitido excluir uma configuração se houver integração de planejamento da obra para a empresa.
  • Não é permitido alterar ou excluir uma configuração se houver pendência financeira importada para a empresa.

Tela Planejamento da Obra

Acesse o menu Utilitários > Configuração da API > Integrações HCM > Planejamento da Obra para configurar o vínculo entre os Códigos de Integração Financeira (CIF) do HCM e o planejamento da obra do UAU.

  1. Clique em Novo para iniciar uma nova configuração de vínculo.
  2. Preencha os campos obrigatórios:
    • CIF HCM: Código do CIF do HCM
    • Insumo: Código do insumo do UAU (listar apenas insumos gerais ativos)
    • Empresa: Código e descrição da empresa do UAU (listar apenas empresas configuradas na integração HCM e das quais o usuário tenha permissão)
    • Obra: Código e descrição da obra do UAU (listar apenas obras da empresa selecionada e das quais o usuário tenha permissão)
    • Mês de início: Mês de início da vigência
    • Mês de término: Mês de término da vigência (Opcional)
    • Estrutura de cargo: Código da estrutura de cargo do HCM (opcional)
    • Cargo: Código do cargo do HCM (opcional, até 24 caracteres)
    • Mês planejado: Define qual data será utilizada para apropriação do mês planejado (obrigatório, selecione uma das opções pré-definidas)
    • Replanejar automático: (obrigatório, selecione Sim ou Não)
      • Não – Será considerado a opção Mês, ou seja, será utilizado somente as quantidades/verbas planejadas de um único mês.
      • Sim – Será considerado a opção Antecipado, ou seja, na falta de quantidade/Verba planejada no mês de custo, será antecipado dos meses seguintes para o mês de custo.
    • Período de vigência: Informe a data de início e término do vínculo
  3. Para buscar cargos do HCM, utilize o botão Buscar cargos HCM para abrir o popup de seleção.
  4. É necessário liberar o acesso à tabela R024CAR no HCM para que seja possível consultar os cargos. Para isso, acesse Consultas de Tabelas e realize a parametrização adequada.
  5. Clique em Gravar para salvar a configuração.
  6. Para editar um vínculo existente, dê duplo clique sobre o registro desejado.
  7. Para excluir, utilize o ícone de lixeira, respeitando as validações de integridade.

Regras e validações:

  • Não é permitido repetir a mesma configuração para CIF HCM, Estrutura de cargo/Cargo, Empresa, Obra e Período de vigência.
  • Os campos CIF HCM, Insumo, Mês de início, Mês planejado e Replanejar automático são obrigatórios.
  • Se preencher Estrutura de cargo, o campo Cargo também deve ser preenchido, e vice-versa.
  • Não permitir Inclusão/Alteração/Exclusão para uma configuração que possua pendência com processo de integração/Contas a pagar gerado em sua vigência.
  • O grid é não editável e todas as ações são realizadas via tela de manutenção.
  • Permissões de acesso controlam as ações de inclusão, alteração e exclusão (programa: GEPLANOBRAHCM).

Tela Processo de Pagamento

Acesse o menu Utilitários > Configuração da API > Integrações HCM > Processo de pagamento para configurar os parâmetros de integração dos Códigos de Integração Financeira (CIF) para geração de pagamentos no UAU a partir da folha calculada no HCM.

  1. Clique em Novo para iniciar uma nova configuração de processo de pagamento.
  2. Preencha os campos obrigatórios:
    • CIF HCM: Código do CIF do HCM (apenas números, maior que zero).
    • Tipo fornecedor: Selecione uma das opções:
      • 0 – Empregados/Terceiros/Dependentes
      • 1 – Fornecedor pré-fixado
      • 2 – Fornecedor HCM
    • Fornecedor: Obrigatório apenas se o tipo for 1 – Fornecedor pré-fixado (listar pessoas ativas, física ou jurídica).
    • Gerar processo de serviço: Indica se o processo será de serviço (Sim/Não). Se marcado, habilita o campo Serviço do processo e desabilita outros campos de agrupamento, documento fiscal e insumo do processo.
    • Serviço do processo: Composição geral ativa com código de serviço (obrigatório se processo de serviço).
    • Insumo do processo: Permite selecionar qual insumo será utilizado como item do processo de pagamento (opcional, listar insumos gerais ativos e confirmados). Desabilitado se processo de serviço estiver marcado.
    • Gerar documento fiscal: Define se será gerado documento fiscal automaticamente (Sim/Não). Se marcado, habilita os campos Espécie e Dt. Doc. fiscal.
    • Espécie: Espécie do documento fiscal (RE ou OU, obrigatório se gerar documento fiscal).
    • Dt. Doc. fiscal: Data utilizada para geração do documento fiscal (obrigatório se gerar documento fiscal).
    • Encargo: Indica se o processo será de encargo (Sim/Não). Se marcado, desabilita processo de serviço e habilita campos de imposto e receita.
    • Tipo imposto: Tipo do imposto para processo de encargo (IRRF, INSS, FGTS).
    • Código de receita: Código de receita para processo de encargo.
    • Agrupar CIF: Define se os processos desse CIF serão agrupados (Sim/Não). Se marcado, habilita Fornecedor processo agrupado e Agrupar com outros CIF’s.
    • Fornecedor processo agrupado: Obrigatório se Agrupar CIF estiver marcado (listar pessoas ativas).
    • Agrupar com outros CIF’s: Habilitado apenas se Agrupar CIF estiver marcado e Tipo fornecedor for 0.
  3. Clique em Gravar para salvar a configuração.
  4. Para editar um vínculo existente, dê duplo clique sobre o registro desejado.
  5. Para excluir, utilize o ícone de lixeira, respeitando as validações de permissão e integridade.

Regras e validações:

  • Não permitir mais de um cadastro com o mesmo CIF HCM.
  • Campos obrigatórios: CIF HCM, Tipo fornecedor, Fornecedor (quando aplicável).
  • Se Gerar documento fiscal estiver marcado, Espécie e Dt. Doc. fiscal são obrigatórios.
  • Se Gerar processo de serviço estiver marcado, Serviço do processo é obrigatório e outros campos de agrupamento, documento fiscal e insumo do processo são desabilitados.
  • Se Encargo estiver marcado, Tipo imposto e Código de receita são obrigatórios e processo de serviço é desabilitado.
  • Permissões controladas pelo programa GEPROCPAGTOHCM para inclusão, alteração e exclusão.
  • Não permitir alteração/exclusão para configuração com pendência de processo de integração.
  • O grid é não editável, todas as ações são realizadas via tela de manutenção.
  • Para processos do tipo 6 (Vínculo folha), só é permitido insumo do tipo Mão de obra ou Externo.

Processo de Pagamento

Tela Contabilidade

Acesse o menu Utilitários > Configuração da API > Integrações HCM > Contabilidade para configurar os parâmetros de integração dos lançamentos contábeis do HCM para o ERP UAU.

  1. Clique em Novo para iniciar uma nova configuração contábil.
  2. Preencha os campos obrigatórios:
    • Empresa: Código e descrição da empresa do UAU (listar apenas empresas configuradas na integração HCM e das quais o usuário tenha permissão).
    • Conta reduzida: Define se receberá o código da conta ou da conta reduzida (controle Sim/Não, padrão Não).
    • Mês de início: Mês de início da vigência da configuração.
    • Mês de término: Mês de término da vigência da configuração (Opcional).
    • Agrupamento dos lançamentos: Selecione os campos para agrupamento dos lançamentos contábeis (multi-seleção, detalhamento dos campos disponíveis).
  3. Clique em Gravar para salvar a configuração.
  4. Para editar uma configuração existente, dê duplo clique sobre o registro desejado no grid Configurações contábeis.
  5. Para excluir, utilize o ícone de lixeira, respeitando as validações de permissão.

Regras e validações:

  • Os campos Empresa e Mês de início são obrigatórios.
  • Não permitir mais de uma configuração para a mesma empresa e período de vigência.
  • O grid Configurações contábeis exibe: Empresa, Descrição da empresa, Conta reduzida, Mês de início, Mês de término, Data de alteração e Usuário.
  • O grid Agrupamento dos lançamentos exibe: Campo, Descrição campo, Data criação e Usuário.
  • As colunas dos grids não são editáveis.
  • Permissões controladas pelo programa GECONFIGCONTABILHCM para inclusão, alteração e exclusão.
  • O gerenciamento dos lançamentos contábeis sincronizados é de responsabilidade do usuário.

 

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