Integração SPC Serasa - CRM - VirtUAU Globaltec

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Integração SPC Serasa – CRM



Introdução

A integração SPC permite enviar parcelas/titulares que estão com atraso no sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.

Acesso
1. Execute o Módulo CRM
2. Clique no Menu Atendimento
3. Clique no Submenu Integração SPC Serasa

Para ter acesso a essa tela o usuário deve possuir permissão no programa CRSPC.

Enviados

Nessa visão são exibidos todos os titulares que já foram enviados ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil. Os titulares serão visualizados respeitando os filtros por Empresa e Obra, status (podendo ser “Ativo” ou “Baixado”) e titular. Os filtros não são de preenchimento obrigatório, caso não seja feito o preenchimento de nenhum filtro, serão mostrados todos os titulares enviados, respeitando o filtro ‘Enviados ao(a)’ do detalhamento da visão.

  • Visualizar: Irá visualizar os dados sobre o titular e a parcela de um titular selecionado.

Detalhamento da visão Enviados

A opção ‘Enviados ao(a):’, permite selecionar titulares/parcelas que foram enviados ao sistema: Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.

Envio

A visão ‘Envio’ mostra as parcelas e titulares que ainda não foram enviados ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil e que estão atrasadas. As parcelas e titulares serão visualizadas respeitando os filtros por empresa e obra. A ação de incluir ou baixar, os filtro “status enviados” ficará habilitada apenas quando a opção “Baixar” estiver marcada, o filtro período de atraso tem o preenchimento obrigatório e deve ser informado a quantidade de dias no campo texto.

O filtro titular busca por algum titular específico e ao marcar a opção “Titular principal”, caso a venda tenha mais de um titular, irá mostrar apenas o titular principal. Se esta opção não estiver marcada, irá mostrar por exemplo duas parcelas iguais com titulares diferentes, pois a venda tem mais de um titular.

Para selecionar parcelas e titulares para envio dê um duplo clique sobre a parcela ou selecione as parcelas desejadas e arrastar para o segundo grid. Já o filtro “Avalista” irá mostrar apenas os avalistas cadastrados. Esse filtro particularmente é interessante para casos em que o titular é menor de idade e por isso não pode ter seu nome incluído no serviço de proteção ao crédito.

  • Enviar: Irá enviar as parcelas selecionadas ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.

Detalhamento da visão Envio

  •  As opções de busca por período de atraso ficarão disponíveis apenas quando ação de de incluir estiver marcada.
  • Opção de ‘Buscar somente parcelas recebidas‘ ficará habilitada apenas quando a ação de “Baixar” estiver selecionada, essa opção irá buscar somente as parcelas que já foram recebidas.
  • Opção de “Não buscar parcelar de custas” ficará disponível apenas quando a ação de “Incluir” estiver marcada, quando estão opção estiver marcada, não buscará as parcelas do tipo custas que estiveram atrasadas.
  • Opção “Não buscar menores de idade“, caso esteja marcada não trará nas buscas clientes que sejam menores de idade.
  • Opção ‘Em atraso enviadas ao:‘ permite selecionar titulares/parcelas que foram enviadas ao sistema: Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e/ou SPC Brasil ou nenhum dos sistemas.

Envio para SPC Boa Vista

Incluir ou inserir titular/parcela no SPC Boa Vista

  • Erro de perca de conexão:
    • Quando houver um erro de perca de conexão o sistema irá enviar e-mail interno e externo para o usuário logado, é importante que estas configurações de e-mail estejam corretas no sistema. O sistema irá informar qual foi a ação e qual foi o código da dívida enviada, para facilitar a busca no sistema do Boa vista.
    • Devem ser verificados o status no Sistema UAU e no Boa vista, a divida tem que existir nos dois e deve estar com o mesmo status.

Envio para SPC PEFIN Serasa

Inserir titular/parcela no SPC PEFIN Serasa

Excluir titular/parcela no SPC PEFIN Serasa

Envio para SPC Brasil

Realiza ações via webservice SPC Brasil conforme os dados cadastrado na configuração geral da empresa (Aba Integração).

  • Exceções
    • Instabilidade no servidor: Se o servidor SPC Brasil estiver instável, o sistema não irá executar os serviços.
    • O sistema não irá executar os serviços para operador bloqueado, inativo ou expirado.
  • Serviços
    • listarNaturezaInclusao: Busca os tipos de natureza de inclusão do titular/parcela.
    • listarMotivoExclusao: Busca os tipos de motivo de exclusão do titular/parcela.
    • incluirSpc: Inclui um titular/parcela no SPC Brasil.
    • ExcluirSpc: Exclui um titular/parcela no SPC Brasil.

Inserir titular/parcela no SPC Brasil

  • Empresa solicitante: Só será visualizado as empresas que possuir configuração de URL, operador e senha no cadastro de empresas.
  • Operador: Código do operador informado no cadastro da empresa.
  • Senha: Senha do operador informado no cadastro da empresa.
  • Tipo de natureza: O conteúdo deste componente será preenchido conforme os dados fornecidos pelo webservice SPC Brasil (listarNaturezaInclusao). Desse modo, só será preenchido quando o servidor estiver disponível para fornecer os serviços.

Excluir titular/parcela no SPC Brasil

  • Empresa solicitante: Só será visualizado as empresas que possuir configuração de URL, operador e senha no cadastro de empresas.
  • Operador: Código do operador informado no cadastro da empresa.
  • Senha: Senha do operador informado no cadastro da empresa.
  • Motivo de baixa: O conteúdo deste componente será preenchido conforme os dados fornecidos pelo webservice SPC Brasil (listarMotivoExclusao). Desse modo, só será preenchido quando o servidor estiver disponível para acessar os serviços.

Retorno

A visão Retorno irá mostrar, após clicar na ação Arquivo e selecionar o arquivo de retorno da remessa, as parcelas/titulares que não foram aceitas (tiveram inconsistências) pelo sistema PEFIN Serasa.

  • Arquivo: selecionar o arquivo de retorno da remessa enviado ao PEFIN Serasa. Apenas os registros que não foram aceitos (tiveram inconsistências) serão listados no grid.
  • Baixar: os registros de retorno da remessa enviado ao PEFIN Serasa que não foram aceitos (tiveram inconsistências). Todos os registros do grid serão baixados independentes de estarem selecionados ou não.

 

Perguntas frequentes:

 

Ao tentar fazer distrato da venda, ocorre a mensagem que não será possível, pois a venda possui parcelas enviadas ao SPC/SERASA, porém já foi baixado do serasa.

Verificado que a venda em questão possui dois titulares, onde foi identificado na tela integração spc/serasa, visão “Enviados”, que a 2ª titular do contrato estava com parcela no Serasa. Necessário dar baixa no serasa para que seja possível fazer distrato.

 

Onde preencher o operador e senha para o Serasa?

Acessar o menu geral, sub menu empresa, cadastro, clicar em configurações gerais, no folder integração e preencher campos o operador e senha.

 

Com baixar uma parcela enviada ao SPS/SERASA para conseguir realizar manutenção.

Módulo CRM, Atendimento, Integração SPC Serasa, ícone Enviados, localizar a parcela e clicar em BAIXAR.

 

Após selecionar o arquivo retorno do serasa, não é relacionado alguns titulos.

Na visão “Retorno” quando se trata de um arquivo de confirmação de inclusão, o sistema não irá mostrar nenhuma mensagem. Somente irá mostrar as parcelas/titulares que não foram aceitas (tiveram inconsistências) pelo sistema PEFIN Serasa.

 

Após realizar o envio para o Serasa como identificar quais títulos foram enviados para não enviar novamente?

Módulo CRM, menu atendimento, submenu Integração SPC Serasa, clicar no detalhamento do ícone “Envio”, localizar a opção “Em atraso enviadas ao:”, habilitar a opção “Nenhum”, clicar em buscar, assim só serão relacionadas as parcelas que ainda não foram enviadas ao SPC e Serasa.

Para visualizar apenas as parcelas que já foram enviadas, basta habilitar a opção “Sistema PEFIN (Serasa)”, assim serão relacionadas apenas as parcelas que foram inclusas no Serasa.

 

Na tela de envio para Serasa qual a função da opção “Inclui bloqueio de ocorrência”?

Ao gerar o arquivo do Serasa selecionando uma ocorrência todas as vendas que foram selecionadas para gerar o arquivo teram essa ocorrência lançada automaticamente no cadastro da pessoas negativada, criando um bloqueio. Por exemplo, se a ocorrência selecionada estiver configurada para bloqueiar carta de cobrança ou emissão de boleto, após a geração do arquivo essa ocorrência será gravada automaticamente no cadastro de pessoas desse cliente.

 

Quais empresas de serviços de negativação SPC e Serasa tem no sistema?

SPC: Boa Vista, SPC Brasil (CDL)
Serasa: Serasa Experian

 

Ao enviar arquivo ao SPC/SERASA ocorre erro de SMTP.

Onde inserir status de cobrança na venda?

Onde visualizo relatórios de inadimplência?

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