Introdução
A integração SPC permite enviar parcelas/titulares que estão com atraso no sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.
Acesso
1. Execute o Módulo CRM
2. Clique no Menu Atendimento
3. Clique no Submenu Integração SPC Serasa
Para ter acesso a essa tela o usuário deve possuir permissão no programa CRSPC.
Enviados
Nessa visão são exibidos todos os titulares que já foram enviados ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil. Os titulares serão visualizados respeitando os filtros por Empresa e Obra, status (podendo ser “Ativo” ou “Baixado”) e titular. Os filtros não são de preenchimento obrigatório, caso não seja feito o preenchimento de nenhum filtro, serão mostrados todos os titulares enviados, respeitando o filtro ‘Enviados ao(a)’ do detalhamento da visão.
- Visualizar: Irá visualizar os dados sobre o titular e a parcela de um titular selecionado.
Detalhamento da visão Enviados
A opção ‘Enviados ao(a):’, permite selecionar titulares/parcelas que foram enviados ao sistema: Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.
Envio
A visão ‘Envio’ mostra as parcelas e titulares que ainda não foram enviados ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil e que estão atrasadas. As parcelas e titulares serão visualizadas respeitando os filtros por empresa e obra. A ação de incluir ou baixar, os filtro “status enviados” ficará habilitada apenas quando a opção “Baixar” estiver marcada, o filtro período de atraso tem o preenchimento obrigatório e deve ser informado a quantidade de dias no campo texto.
O filtro titular busca por algum titular específico e ao marcar a opção “Titular principal”, caso a venda tenha mais de um titular, irá mostrar apenas o titular principal. Se esta opção não estiver marcada, irá mostrar por exemplo duas parcelas iguais com titulares diferentes, pois a venda tem mais de um titular.
Para selecionar parcelas e titulares para envio dê um duplo clique sobre a parcela ou selecione as parcelas desejadas e arrastar para o segundo grid. Já o filtro “Avalista” irá mostrar apenas os avalistas cadastrados. Esse filtro particularmente é interessante para casos em que o titular é menor de idade e por isso não pode ter seu nome incluído no serviço de proteção ao crédito.
- Enviar: Irá enviar as parcelas selecionadas ao sistema Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e SPC Brasil.
Detalhamento da visão Envio
- As opções de busca por período de atraso ficarão disponíveis apenas quando ação de de incluir estiver marcada.
- Opção de ‘Buscar somente parcelas recebidas‘ ficará habilitada apenas quando a ação de “Baixar” estiver selecionada, essa opção irá buscar somente as parcelas que já foram recebidas.
- Opção de “Não buscar parcelar de custas” ficará disponível apenas quando a ação de “Incluir” estiver marcada, quando estão opção estiver marcada, não buscará as parcelas do tipo custas que estiveram atrasadas.
- Opção “Não buscar menores de idade“, caso esteja marcada não trará nas buscas clientes que sejam menores de idade.
- Opção ‘Em atraso enviadas ao:‘ permite selecionar titulares/parcelas que foram enviadas ao sistema: Integra SPC Boa Vista, PEFIN Serasa e/ou SPC Brasil ou nenhum dos sistemas.
Envio para SPC Boa Vista
Incluir ou inserir titular/parcela no SPC Boa Vista
- Erro de perca de conexão:
- Quando houver um erro de perca de conexão o sistema irá enviar e-mail interno e externo para o usuário logado, é importante que estas configurações de e-mail estejam corretas no sistema. O sistema irá informar qual foi a ação e qual foi o código da dívida enviada, para facilitar a busca no sistema do Boa vista.
- Devem ser verificados o status no Sistema UAU e no Boa vista, a divida tem que existir nos dois e deve estar com o mesmo status.
Envio para SPC PEFIN Serasa
Inserir titular/parcela no SPC PEFIN Serasa
Excluir titular/parcela no SPC PEFIN Serasa
Envio para SPC Brasil
Realiza ações via webservice SPC Brasil conforme os dados cadastrado na configuração geral da empresa (Aba Integração).
- Exceções
- Instabilidade no servidor: Se o servidor SPC Brasil estiver instável, o sistema não irá executar os serviços.
- O sistema não irá executar os serviços para operador bloqueado, inativo ou expirado.
- Serviços
- listarNaturezaInclusao: Busca os tipos de natureza de inclusão do titular/parcela.
- listarMotivoExclusao: Busca os tipos de motivo de exclusão do titular/parcela.
- incluirSpc: Inclui um titular/parcela no SPC Brasil.
- ExcluirSpc: Exclui um titular/parcela no SPC Brasil.
Inserir titular/parcela no SPC Brasil
- Empresa solicitante: Só será visualizado as empresas que possuir configuração de URL, operador e senha no cadastro de empresas.
- Operador: Código do operador informado no cadastro da empresa.
- Senha: Senha do operador informado no cadastro da empresa.
- Tipo de natureza: O conteúdo deste componente será preenchido conforme os dados fornecidos pelo webservice SPC Brasil (listarNaturezaInclusao). Desse modo, só será preenchido quando o servidor estiver disponível para fornecer os serviços.
Excluir titular/parcela no SPC Brasil
- Empresa solicitante: Só será visualizado as empresas que possuir configuração de URL, operador e senha no cadastro de empresas.
- Operador: Código do operador informado no cadastro da empresa.
- Senha: Senha do operador informado no cadastro da empresa.
- Motivo de baixa: O conteúdo deste componente será preenchido conforme os dados fornecidos pelo webservice SPC Brasil (listarMotivoExclusao). Desse modo, só será preenchido quando o servidor estiver disponível para acessar os serviços.
Retorno
A visão Retorno irá mostrar, após clicar na ação Arquivo e selecionar o arquivo de retorno da remessa, as parcelas/titulares que não foram aceitas (tiveram inconsistências) pelo sistema PEFIN Serasa.
- Arquivo: selecionar o arquivo de retorno da remessa enviado ao PEFIN Serasa. Apenas os registros que não foram aceitos (tiveram inconsistências) serão listados no grid.
- Baixar: os registros de retorno da remessa enviado ao PEFIN Serasa que não foram aceitos (tiveram inconsistências). Todos os registros do grid serão baixados independentes de estarem selecionados ou não.
Perguntas frequentes:
Ao tentar fazer distrato da venda, ocorre a mensagem que não será possível, pois a venda possui parcelas enviadas ao SPC/SERASA, porém já foi baixado do serasa.
Verificado que a venda em questão possui dois titulares, onde foi identificado na tela integração spc/serasa, visão “Enviados”, que a 2ª titular do contrato estava com parcela no Serasa. Necessário dar baixa no serasa para que seja possível fazer distrato.
Onde preencher o operador e senha para o Serasa?
Acessar o menu geral, sub menu empresa, cadastro, clicar em configurações gerais, no folder integração e preencher campos o operador e senha.
Com baixar uma parcela enviada ao SPS/SERASA para conseguir realizar manutenção.
Módulo CRM, Atendimento, Integração SPC Serasa, ícone Enviados, localizar a parcela e clicar em BAIXAR.
Após selecionar o arquivo retorno do serasa, não é relacionado alguns titulos.
Na visão “Retorno” quando se trata de um arquivo de confirmação de inclusão, o sistema não irá mostrar nenhuma mensagem. Somente irá mostrar as parcelas/titulares que não foram aceitas (tiveram inconsistências) pelo sistema PEFIN Serasa.
Após realizar o envio para o Serasa como identificar quais títulos foram enviados para não enviar novamente?
Módulo CRM, menu atendimento, submenu Integração SPC Serasa, clicar no detalhamento do ícone “Envio”, localizar a opção “Em atraso enviadas ao:”, habilitar a opção “Nenhum”, clicar em buscar, assim só serão relacionadas as parcelas que ainda não foram enviadas ao SPC e Serasa.
Para visualizar apenas as parcelas que já foram enviadas, basta habilitar a opção “Sistema PEFIN (Serasa)”, assim serão relacionadas apenas as parcelas que foram inclusas no Serasa.
Na tela de envio para Serasa qual a função da opção “Inclui bloqueio de ocorrência”?
Ao gerar o arquivo do Serasa selecionando uma ocorrência todas as vendas que foram selecionadas para gerar o arquivo teram essa ocorrência lançada automaticamente no cadastro da pessoas negativada, criando um bloqueio. Por exemplo, se a ocorrência selecionada estiver configurada para bloqueiar carta de cobrança ou emissão de boleto, após a geração do arquivo essa ocorrência será gravada automaticamente no cadastro de pessoas desse cliente.
Quais empresas de serviços de negativação SPC e Serasa tem no sistema?
SPC: Boa Vista, SPC Brasil (CDL)
Serasa: Serasa Experian
Ao enviar arquivo ao SPC/SERASA ocorre erro de SMTP.
Onde inserir status de cobrança na venda?