Manutenção de Proposta de Venda - VirtUAU Globaltec

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Manutenção de Proposta de Venda



Introdução

Gerar ou alterar uma proposta de venda para geração de uma futura venda.

Acesso

1. Execute o Módulo CRM

2. Clique no Menu Atendimento

3. Clique no Submenu Proposta de Venda

4. Clique em Inserir

5. Informe os dados necessários

6. Clique em Gravar

Botões

Prospect: Permite acessar a tela de cadastro de prospect e assim poder cadastrar um novo prospect enquanto preenche a proposta de venda.

Vender/Locar: Esse botão permite realizar uma venda/locação com apenas 1 clique. Para que este botão realize tal operação, é preciso que algumas informações já estejam previamente cadastradas. São elas:

  • Permissão de inclusão no programa FIASSIVEND.
  • Os CAPs devem estar devidamente preenchidos, de acordo com o tipo de contrato, no modelo de venda escolhido.
  • Caso a empresa esteja configurada para trabalhar com histórico contábil, estes também devem estar preenchidos no modelo.
  • O padrão de cobrança deve estar configurado.
  • Ao vender ou locar a proposta é validado se a data de cadastro da proposta é diferente da data atual e se há parcelas geradas vencidas. Caso possua, ocorrerá mensagem questionando se o usuário deseja atualizar as datas da venda/Proposta de venda. Estas atualizações são realizadas automaticamente, com base nas datas da proposta. Neste caso serão atualizadas as datas da venda/locação (data base resíduo, reajuste, juros, planos indexadores, seguro incêndio, fiança e parcelamento). Ao atualizar as datas, boletos ativos para proposta serão excluídos.

Datas desatualizadas:

Caso a data da proposta esteja desatualizada, será aberta uma tela que permite que o usuário escolher entre atualizar ou não as datas da venda. Além de permitir que o usuário escolha a nova data da venda, é possível escolher quais datas devem ser atualizadas ou não, conforme as regras que serão aplicadas a cada data:

  • Regra 1: Datas que devem ser alteradas para a data da venda:
Serão atualizadas somente se as datas forem anteriores à data da venda/locação, caso sejam maiores do que a data da venda, serão mantidas as datas originais.
Não terá opção de escolha na tela para atualizar ou não essas datas, obrigatoriamente terão que estar iguais ou maior que a data da venda.
    • Seguro incêndio 
    • Fiança
    • Inicio de contrato
  • Regra 2: Datas que devem ser atualizadas por diferença de meses (ou seja, permanece o dia, porém apenas o mês é alterado):
    • Parcelamento (recebido e a receber)

Caso a opçãoNão permitir mudança do fluxo de vencimento das parcelas ao gerar uma venda de proposta” nas configurações do sistema esteja marcada, a data da primeira parcela a receber será a data da venda informada, e as demais seguem o fluxo de vencimento conforme definido na proposta de venda.

    • Data da competência
    • Data início de primeiro juros
    • Data início do reajuste
    • Data início de segundo juros
  • Regra 3: Datas que devem ser alteradas por diferença de dias entre a data da informada no campo  e a data atual:
    • Data base de resíduo
    • Data do plano indexador
  • Regra 4: Datas que devem ser atualizadas para a data da última parcela:
    • Fim do contrato

Caso a data da proposta esteja desatualizada, porém no mesmo mês da venda:

  • Será verificado se as datas de 1º juros, Reajuste, primeira parcela e início do contrato estão desatualizadas em relação a data da venda, caso sim, serão atualizadas para a diferença de meses.

Em um exemplo onde a proposta é do dia 01/08/2019 e a data da venda é 14/08/2019, será aplicada na data de 1º juros, segundo juros e reajuste a diferença de meses entre a data da proposta e a da venda, nesse caso, a diferença de meses é zero, por isso as datas permanecerão as mesmas.

Marcar a opção ‘Não atualizar’ fará com que a venda seja realizada exatamente com as datas que estão na proposta.

 

Campos gerais da proposta de venda

  • Obra: Empresa e obra que será gerada a proposta de venda.
  • Tipo de Contrato: Tipo de contrato que está realizando a proposta de venda (0 – Venda, 1 –  Aluguel,  2 – Aluguel Garantido, 5 – Aluguel shopping).
  • Vendedor: Vendedor que está realizando a proposta de venda.  Caso preenchido, serão filtrados os titulares exibindo apenas os prospects que tiverem vínculo com o vendedor selecionado. Caso deixe o campo vendedor em branco serão exibidos todos os prospects.
    • Será validada a parametrização da empresa “Realizar venda somente se o vendedor estiver em uma estrutura de comissão”.
      • Caso a parametrização esteja selecionada, deverá listar apenas as pessoas que são responsáveis por algum prospect.
      • Caso a parametrização não esteja selecionada, deverá listar todas as pessoas.
  • Dt. Prop.: Data da proposta de venda. Pode ser alterada para datas diferentes da data atual, porém será verificado se na data informada há fechamento mensal fiscal.
  • Dt. Base Resíduo: Data base resíduo. Pode ser alterada para datas diferentes da data atual.
  • Modelo: Modelo de vendas que será utilizado para a geração da proposta de venda. Selecionar o modelo de venda que não possui parcelas categorizadas onde o tipo de contrato e igual 5 – Aluguel shopping o sistema gera um alerta informando que o modelo de venda não possui parcelas categorizada.
  • Titular: Cliente titular da proposta de venda que será gerada.
  • Nº: Número da proposta de venda (será preenchido somente após a geração da proposta, este campo é controlado pelo sistema).
  • Tot. Prod: Valor total das unidades selecionadas.
  • Tot. Comissão: Valor total da comissão sobre as unidades da proposta.
  • Comissão Direta: Valor total da comissão direta sobre as unidades da proposta.
  • Tot. Proposta: Valor total da proposta de venda

Observação:

  1. O valor total da proposta é calculado pelo valor total das unidades – valor das comissões diretas + acréscimo – desconto.
  2. Ao selecionar o modelo de venda, serão preenchidas as datas do plano indexador e das parcelas do modelo e da proposta.
  3. Caso exista fechamento contábil posterior a data da proposta de venda informada, o sistema irá gerar um alerta. Assim não será possível gerar a proposta.

frmMntGestaoProposta_ClientesUnidadesClientes e Unidades da proposta

  • Botão Titulares: Clientes para inserir na proposta de venda (prospect).
  • Titulares: Clientes selecionados para a proposta de venda.
  • Botão Não Titulares: Exibe todos os prospects e nos permite adicioná-los como: 1 – Não titulares ou 2 – Avalista. Esta opção está localizada ao lado do botão Não titulares.  É possível alterar essa informação diretamente no grid.
  • Não Titulares: Clientes selecionados  não titular ou avalista para a proposta de venda.
  • Unidades: Unidades disponíveis para realizar a proposta de venda.
  • Unidades selecionadas: Unidades selecionadas para a proposta de venda.
  • Comissões: Código e descrição da comissão definida como padrão na Estrutura de Comissão para o empreendimento.  Para editar ou  visualizar a estrutura de comissão clique o botão RecursosUau_Observ_32x32.
  • Período validade: Período de validade da proposta em horas e minutos.
    Período de validade da proposta de 4324 horas que equivale ha 180 dias ou 6 meses.
  • Calc: Calcular o período de validade da proposta informando a data de validade da mesma.
  • Data/hora fim: Data e hora de fim da validade da proposta de venda.

Observações:

  1. Os clientes selecionados são prospects, e os mesmo deverão estar sob responsabilidade do vendedor da proposta de venda.
  2. Para selecionar as unidades que irão compor a proposta basta arrastar as mesmas para a tabela de Unidades Selecionadas ou dar duplo clique sobre a unidade.
  3. Ao selecionar a unidade caso a mesma tenha data de entrega definida no bloco/etapa da unidade, a data de juros dos parâmetros será preenchida. Caso tenha mais de um imóvel com data de entrega diferente será preenchida a data de juros dos parâmetros com a menor data.
  4. Os campos em amarelo nas tabelas de Titulares selecionados, Não Titulares selecionados e Unidades selecionadas poderão ser alterados.
  5. Caso o tipo de contrato seja Aluguel, Aluguel garantido e Aluguel shopping muda o nome dos controles de Titulares para Locatários.

RecursosUau_Observ_32x32Comissões da proposta:

 

  • Comissões: Escolher a distribuição de comissão que será aplicada para esta proposta, de princípio será preenchido com a comissão definida como padrão na Estrutura de Comissão para o empreendimento. No grid serão exibidos todos os níveis da hierarquia da Estrutura de Comissão com os valores distribuídos de acordo com a % definida.
    • Obs.: A porcentagem de comissão pode receber até 6 casas decimais. Ex.: 10,123456.
  • Integrantes: Inserir integrantes na comissão a ser gerada na proposta de venda, podendo ser 0 – Comissão ou 1 – Bonificação.

Observação:

  1. Os campos em amarelo na tabela de Integrantes da estrutura de comissão poderão ser alterados.

frmMntGestaoProposta_Parametros (1)Parâmetros da proposta

A visão parâmetros, possui cinco sub-visões  sendo elas: Contrato, Seguro, Fiscal, CAP e Param. Cálculo.

Contrato:

Nesta aba, temos dados referentes a informações do contrato de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações  do contrato para a venda.

 

  •  Contrato administrativo 
    • Padrão de cobrança: Selecionar uma padrão de cobrança para o contrato, este campo não é obrigatório para realizar um proposta.
    • Banco/Conta: Ao selecionar o padrão de cobrança, automaticamente o sistema preencher o campo com banco e conta do padrão de cobrança.
    • Contato financiamento:  Informar o contrato de financiamento vinculado a proposta.
    • Finalidade: Finalidade de o cliente ter compro ou alugado o produto.
    • Divulgação: Veículo de divulgação no qual o cliente tomou conhecimento do produto.
  •  Contrato Comercial
    • Período de contrato: Este campo sempre será atualizado com o valor calculado de início e fim do contrato baseado na data da proposta e última parcela recebida.
      • Obs.: Contrato de 5 – Aluguel Shopping: O usuário poderá alterar esse valor, uma vez alterado o sistema não deve mais atualizar, somente se o usuário tenha apagado os valores e tenha gerado novamente as parcelas. Uma vez preenchido o valor de início e fim do contrato, não será mais recalculado esse valor ao gerar as parcelas. Quando estiver editando uma proposta 5 – Aluguel shopping, esses controles não serão recalculados ao gerar novamente as parcelas.
    • Multa atraso(%): Porcentagem de cobrança de multa no caso da existência de atrasos nas parcelas
    • Juros atraso (%): Porcentagem de cobrança de juros no caso da existência de atrasos nas parcelas.
    • Plano indexador: Plano(s) indexador(es) que será aplicado nas parcelas da proposta. O plano indexador vem do modelo de venda selecionado, mas pode ver alterado. Para  incluir um novo plano indexador clique o botão RecursosUau_Novo 16x16, vai abrir a tela:

  • Incluir novo plano indexador:
    • Data: Data do plano indexador
    • N° do Plano: O sistema gera automaticamente.
    • Novo: Incluir um novo plano indexador.
    • Índice: Selecione o novo plano indexador.
  • Para excluir o plano indexador, selecione a linha desejada e clique no botão RecursosUau_Excluir 16x16, a cima do grid “Plano indexador”
Contrato 1 – Aluguel e 2 – Aluguel garantido:

Nesta aba, temos dados referentes a informações  do contrato de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações de contrato para aluguel e aluguel garantido para a venda.

 Contrato Fiança:

    • Tipo fiança: Selecione o tipo de fiança, por definição o sistema seleciona 1 – Fiadores mas pode ser alterado.
    • Tipos de fiança para aluguel e aluguel garantido:
      • 0 – Sem fiança:
        • Autorizado: Informação da autorização para não haver tipo  de fiança.
      • 1 – Fiadores
      • 2 – Fiança bancária :
        • Cobrança: Cobrança para fiança bancária.
        • Banco:  Nome do banco para fiança bancária.
        • Agência: Agencia da fiança bancária.
        • Valor: Valor da fiança bancária.
        • Vencimento: Data de vencimento da fiança bancária.
      • 3 – Caução:
        • Banco: Nome do banco caução.
        • Agência: Agência da caução.
        • Valor:  Valor da caução.
        • Depósito: Data de deposito da caução.
      • 4 – Seguro fiança locatícia:
        • Seguradora: Seguradora da fiança locatícia.
        • Valor:  Valor da fiança locatícia.
        • Vencimento:  Data de vencimento da fiança locatícia.
      • 5 – Carta fiança:
        • Cobrança: Cobrança pra carta fiança.
        • Cedente: Cedente para carta fiança
        • Contrato: Contrato da carta fiança
      • 6 – Título de capitalização:
        • Seguradora: Seguradora do titulo de capitalização.
        • Título nº: Número do título de capitalização.
        • Valor: Valor do título de capitalização.
        • Pago em: Data de pagamento do título de capitalização.
      • 7 – Imóvel em garantia:
        • Proprietário: Proprietário do imóvel em garantia.
        • Matrícula: Matrícula do imóvel em garantia
        • Cartório: Cartório de registro.
        • Valor: Valor do imóvel em garantia.
Contrato 5  – Aluguel shopping:

Nesta aba, temos dados referentes a informações  do contrato de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações de contrato para aluguel shopping para a venda.

    • Atividade: Listar as atividades de shopping cadastradas.
    • Localização: Listar as localizações cadastradas no fator de localização para a empresa da proposta.
    • Tipo contrato: 0 – Normal, 1 – Exceção e 2 – CTO. Selecionar o tipo de contrato 0 – Normal  o sistema vai validar se o modelo de venda possui parcelas categorizada diferente de: Aluguel mínimo, Aluguel dobrado, Mídia e CDU, caso possui o sistema gera um alerta informando que o modelo de venda possui parcelas que não pode ser usado pelo tipo de contrato 0 – Normal.  Se informar tipo de contrato 0 – Normal então ao cadastrar um novo grupo de parcelas ou editar um grupo de parcelas, deve listar somente parcelas do tipo: Aluguel mínimo, Aluguel dobrado, Mídia e CDU. Para os outros tipos de contrato deve listas todas as parcelas categorizada.
    • Aluguel percentual (%): Percentual do aluguel shopping.
    • Base aluguel perc.: 0 – Aluguel mínimo e 1 – Aluguel apurado.
    • Tipo de receita informada: 0 – Receita bruta e 1 – Receita líquida.
    • Contribuição FPP(%):  Percentual de contribuição FPP.
    • Frente(m):  Informe o valor da frente do imóvel, vem da unidade selecionada.
    • Profundidade(m):  Informe o valor da profundidade do imóvel, vem da unidade selecionada.
    • Área(m²): Frente  *  Profundidade.
      • Obs.:  Todos os campos são obrigatórios.
Seguro:

Nesta aba, temos dados referentes a informações ao seguro da venda, possibilitando ao usuário configurar as informações de seguro para a venda.

 

  • Seguro da venda:
    • Tipo: Tipo do seguro entre: 0 -MIP e 1 – DFI.
    • Taxa ou Valor:  O seguro será por taxa ou valor.
    • % sobre saldo devedor ou Valor fixo :  Informar o % sobre o saldo devedor, caso a opção Por, esteja marcada como Taxa.
    •  CAP:  selecionar o CAP do seguro, só devemos exibir CAPs do tipo Acréscimo/Desconto.
    • Seguro(s): Exibir todos os seguros cadastrados na proposta de venda. O sistema permite incluir, excluir e alterar um seguro.
      • Para incluir um novo seguro, clicar no botão RecursosUau_Novo 16x16, irá limpar os campos: Tipo, Valor, % sobre saldo devedor e CAP.
      • Para gravar um novo seguro, informe os campos:  Tipo, Valor, % sobre saldo devedor e CAP e clique no botão RecursosUau_Gravar 16x16.
      • Para excluir um seguro, selecione o seguro e clique no botão RecursosUau_Excluir 16x16.
Seguro 1 – Aluguel e 2 – Aluguel garantido:

Nesta aba, temos dados referentes a informações ao seguro de incêndio da venda, possibilitando ao usuário configurar as informações de seguro para aluguel e aluguel garantido para a venda.

 

  • Seguro de incêndio existente:
    • Seguradora: Informe a seguradora para que seja informado o nome da seguradora.
    • Nº da apólice: Informe o número da apólice contra incêndio.
    • Valor: Valor do seguro incêndio.
    • Vencimento: Informe a data de vencimento do seguro incêndio.
Fiscal :

Nesta aba, temos dados referentes a informações de Fiscal/Contábil do contrato de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações fiscais para a venda.

 

  •  A aba fiscal possui os seguintes campos:
    • Provisão curto prazo: somatório do valor a receber em 12 meses.
    • Provisão longo prazo: somatório do restante das parcelas após os 12 meses.
    • Atividade: já vem pré-selecionado. Essa informação consta no produto selecionado. O usuário tem a possibilidade de alterá-lo.
    • Enviar EFD-Contribuições/Reinf: Indica se é para enviar os dados para o SPED Pis/Cofins.
    • Tributado pelo RET e Código tributação RET: Indica se a venda é tributada pelo RET e qual o código de tributação para buscar o % de RET ao fazer a apuração de impostos.
    • Cód. serviço fiscal : Código de serviço fiscal da venda, utilizado para cálculo de retenção de impostos.
    • Os campos histórico do lançamento contábil para a vendahistórico do lançamento contábil para as parcelas recebidas e histórico do lançamento contábil para a provisão de juros/correção da venda são preenchidos de acordo com o modelo de venda. O usuário tem a possibilidade de alterá-los.
  • Obs.: os valores provisão curto prazo e provisão longo prazo são calculados após clicar no botão Gerar na visão parcelamento.
CAP:

Nesta aba, temos dados referentes a informações de CAPs do contrato de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações de CAPs para a venda.

 

  • O sistema busca por padrão a configuração de CAPs do modelo de venda selecionado.
  • Para buscar as configurações de CAPs do empreendimento, clique no botão “Configurações de CAPs”.
  • Este campos não são obrigatórios para realizar a proposta de venda.
Param. Cálculo:

Nesta aba, temos dados referentes as informações  de parâmetros de cálculo, utilizados para realizar a proposta de venda.

  • Reajuste:
    • O cálculo de reajuste não será mensal: Se o cálculo de reajuste das parcelas não será mensal, levando em consideração a data base de resíduo.
    • Vai haver geração de resíduo: Se haverá geração de resíduo para as parcelas.
    • Cobrar correção ao antecipar parcelas: Se irá cobrar correção quando antecipar parcelas.
    • Cobrar correção ao antecipar parcelas apenas no próximo período: Somente irá calcular correção para parcelas com vencimento após o aniversário do contrato.
    • Frequência de reajuste: Define se a cobrança do reajuste e geração de resíduo será semestral ou anual.
    • O cálculo de reajuste será pró-rata: Se o cálculo de reajuste das parcelas será pró-rata.
    • Retroagir X meses: Quantidade de meses que será a retroação para o cálculo da correção das parcelas.
    • Correção zero caso seja negativo: Marcando essa opção, os valores de reajustes negativos serão zerados, tanto para atraso quanto para correção do valor.
    • Não ter valor de correção menor que o último lançamento: Essa opção fará com que os cálculos de reajustes das parcelas sempre utilizem a maior variação acumulada positiva.
      • Ex.: Utilizando o exemplo de uma venda com virada de contrato semestral e parcelas de 80.000,00 mensais.
        • Na correção período o valor não sofre deflação em relação a última virada de contrato (01/2009).
        • Na correção mensal o valor da parcela não sofre deflação nos mês que o índice decresce (01/2009; 03/2009; 04/2009; 07/2009)
        • No resíduo sempre é crescente também.

PlanilhaCorrecaoCrescente

  • Juros: 
    • Antecipação linear em juros simples: Indica que a venda utiliza a fórmula de juros pró-rata em casos de antecipação de pagamento.
    • O cálculo de juros não será mensal: Indica que o cálculo do juro não será cobrado mensal
    • Frequência : Indica a frequência do juros
  • Em caso de atraso:
    • Juros por atraso mensal: Com essa opção marcada, o juro por atraso é calculado na virada do mês, obtendo a quantidade de meses que a parcela está atrasada com no exemplo abaixo onde consideramos Juros atraso (%) = 1%
      • Ex.: Se a parcela vence no dia “01/03/2010” (Segunda) e o recebimento é no dia: 31/03/2010 (Quarta) ENTÃO, NÃO será cobrado juros 01/04/2010 (Quinta) ENTÃO, será cobrado juros de 1% 30/04/2010 (Sexta) ENTÃO, será cobrado juros de 1% 03/05/2010 (Segunda) ENTÃO, será cobrado juros de 2%.
    • Multa fracionada (1% ao dia até 25%): A cada dia de atraso no pagamento da multa, sua cobrança é acrescida em 1% até alcançar o valor original da multa (No exemplo: de 1% até 25%), exceto quando o valor da multa é menor que 1%. Obs.: Atrasou 7 dias, cobra 7% de multa.
    • Dias de carência para cobrança de multa: quantidade de dias após o vencimento da parcela para a incidência de multa.
    • Dias de carência para cobrar Corr. atraso: quantidade de dias após o vencimento da parcela para a incidência de correção por atraso.
    • Continuar cálculo de juro contratual: Se o juro contratual será cobrado mesmo após o vencimento da parcela, quando ocorrer atraso de pagamento por parte do cliente.
    • Cobrar correção pró-rata: Se irá cobrar correção pró-rata, caso exista atraso nas parcelas.
    • Parcelas recebidas após início de juros, cobrar juros: Ao receber parcelas com data de vencimento anterior a data de início de juros, mas com data de recebimento após a data de início de juros. Cobrar juros até a data de recebimento.
  • Outros :
    • Cobrar taxa de boleto: Se haverá cobrança de taxa de boleto para esta proposta.
    • Obs.: Esses campos vem do modelo de venda selecionado e não pode ser alterado na proposta de venda.
    • Utilizar desconto total da última parcela: Define se irá participar da campanha de quitação da última parcela.
Param. Cálculo para  1- aluguel e 2 – aluguel garantido:

Nesta aba, temos dados referentes a informações ao parâmetro do cálculo da proposta de venda, possibilitando ao usuário configurar as informações para aluguel e aluguel garantido para a proposta de  venda.

 

  • Para o aluguel:
    • Cobrar imposto:  Deve vir marcado se o dono do imóvel é pessoa física e o locatário pessoa jurídica. Este campo é editável.
    • Cobrar taxa de administração:  Caso a unidade selecionada esteja configurada para cobrar taxa de administração, então deve vir marcado, porém, este campo é editável.
    • Dias úteis para repasse: Vem da configuração do modelo de venda e pode ser alterado.
    • Obs.: Estes campos só serão visível para o tipo de contrato aluguel e aluguel garantido.

frmMntGestaoProposta_Parcelas Parcelas da proposta

  • Parâmetros modelo: Parâmetros do modelo de vendas que serão utilizados para gerar as parcelas do modelo.
  • Parâmetros proposta: Parâmetros do modelo de vendas que serão utilizados para gerar as parcelas da proposta.
  • Parcelas não serão coincidentes: Ao gerar as parcelas, não haverá datas de vencimento em um mesmo mês.
  • Valor distribuído: O valor distribuído nos grupos de parcelas nos parâmetros da proposta.
  • Valor falta distribuir: O valor que falta distribuir nos grupos de parcelas nos parâmetros da proposta, para atingir o valor total da proposta.
    • frmMntGestaoProposta_BotaoDiferenca – Inserir a diferença na parcela selecionada.
  • Desconto: Valor do desconto que será concedido na proposta de venda.
  • Acréscimo: Valor do acréscimo que será inserido na proposta de venda.
  • Redistribuir valores: Redistribuir os valores dos parâmetros ao inserir um acréscimo e/ou desconto.
  • Total gerado: Valor total das parcelas geradas para a proposta de venda.
  • Gerar: Botão para a geração das parcelas preencherem a tabela Parcelas Geradas.
    • Caso esteja utilizando uma estrutura de comissão que possua tipos de parcelas a serem desconsideradas no cálculo da comissão, e os tipos de parcelas da proposta possuir algum tipo de parcela desta lista (parcelas a desconsiderar vinculadas na estrutura de comissão), essas parcelas não farão parte do montante do cálculo da comissão, seja direta ou indireta.
  • Novo parâm.: Botão para inserir novos parâmetros na proposta, será exibida a seguinte tela.
  • Parcelas geradas: Parcelas que foram geradas para a proposta de venda.
  • Cadastrar um novo grupo de parcelas ou editar um grupo de parcelas para o tipo de contrato 5 – Aluguel shopping: o sistema válida se foi informado o tipo de contrato, caso não tenha informado, ocorrerá um alerta informado que deve ser informado o tipo de contrato, na aba Contrato, da visão Parâmetros (Tipo contrato: 0 – Normal  1  – Exceção, 2 – CTO)

Observações:

  1. Ao preencher a Dt. 1ª Parcela, Dt. 1º Reaj. e Dt. de Juros nos parâmetros do modelo o sistema não irá preencher automaticamente as datas dos parâmetros da proposta.
    • Obs.: A Dt. 1ª Parcela não pode ter a data anterior a data da proposta de venda.
  2. Ao clicar no botão gerar,  serão geradas parcelas com base nos parâmetros do modelo e nos parâmetros da proposta, sendo visualizadas neste primeiro momento somente as parcelas da proposta, pois poderá ser necessário a alteração dos valores das parcelas para retirar diferenças de arredondamento.
  3. Será controlada alçada no desconto inserido na proposta.
  4. Os parâmetros do modelo e da proposta serão preenchidos com os dados do modelo de vendas pré-definido selecionado.
  5. Somente os parâmetros da proposta poderão ser excluídos, alterados ou incluídos.
  6. Para alterar um parâmetro de proposta basta dar um duplo clique no parâmetro que deseja alterar.
  7. Após a geração das parcelas, será realizada uma análise verificando se as parcelas geradas passaram pelo crivo de aprovação definido na configuração do empreendimento e se o valor presente (VLP) do modelo é maior ou igual ao valor presente (VLP) da proposta.
  8. As datas das parcelas serão preenchidas de acordo com o cadastro realizado no modelo de vendas.
  9. Os campos em amarelo nas tabelas Parâmetros modelo, Parâmetros proposta e Parcelas geradas, poderão ser alterados.

DespesasRetenção da proposta

Se o tipo de contrato for aluguel ou aluguel garantido, então habilita o botão “Retenção para gerar parcelas para reter o primeiro aluguel.
Se na personalização do produto o tipo de contrato for aluguel ou aluguel garantido e o campo reter 1º aluguel for igual a ‘Sim’, então ao clicar no botão “Gerar” da visão “Parcelamento”, vai preencher os campos da visão “Retenção” como: Valor 1º parc, Retenção(%), Valor retenção, N° de parc e Dt. repasse.


Valor da 1ª Parc.: Valor da primeira parcela gerada para o aluguel.
Retenção (%): Percentual a ser retido da primeira parcela.
Valor Retenção: Valor da retenção de 1º aluguel, podendo ser menor ou igual ao valor da 1ª parcela do aluguel.
Nº de Parc.: Número de parcelas de retenção que serão geradas.
Dt. Retenção: Data da primeira parcela de retenção de 1º aluguel, as demais parcelas serão geradas sempre 30 dias corridos após a data da 1ª parcela informada.
Lançar Tx. Adm.: Se será descontado a taxa de administração da retenção de aluguel. Virá marcado quando existir indicação de percentual no cadastro do detalhe de imóvel.
Cap Repasse: CAP utilizado para contabilizar a retenção de aluguel em uma outra conta, podendo ficando independente do CAP da parcela de aluguel.
Gerar: Botão para gerar as parcelas de retenção de 1º aluguel.
Limpar: Limpar as parcelas geradas de retenção de 1º aluguel (serão excluídas todas as parcelas).

frmMntGestaoProposta_AprovacaoAprovação da proposta

  • Status: Status da proposta de venda.
    • 1 – Ativa: Indica que a proposta esta ativa, inicialmente a proposta será setada para este status.
    • 2 – Confirmada: Indica que a proposta esta confirmada, esta confirmação deverá ser feita pelo usuário.
      Obs.: Ao confirmar a proposta será validado se a data de cadastro da proposta é de meses anteriores à data de confirmação e se há parcelas geradas vencidas.
    • Caso tenha parcelas vencidas e a data de cadastro seja em meses anteriores ao mês da confirmação, o usuário poderá escolher se quer atualizar as datas da proposta ou deixar com as datas antigas. Se optar por atualizar, será realizada automaticamente pelo sistema.
    • 3 – Expirada: Indica que a proposta está expirada, este status será setado pelo sistema no fim do período de validade da proposta caso a mesma não tenha sido pré-aprovada.
    • 4 – Cancelada: Indica que a proposta está cancelada, este status deverá ser setado pelo usuário.
      • Obs.: Para cancelar proposta de venda com status vendida, todas as unidade da proposta de venda deve estar disponível ou caso a unidade esteja com status vendida deve estar vendida para outra pessoa, diferente da proposta de venda e não tem venda cancelada da unidade no nome da pessoa da proposta.
    • 5 – Vendida: Indica que a proposta foi vendida, será setado após realização da venda.
  • Status aprovação: Status de aprovação da proposta de venda.
    • 1 – Não aprovada: Indica que a proposta não foi aprovada.
    • 2 – Pré-aprovada pelo sistema: Indica que a proposta foi pré-aprovada pelo sistema, será aprovado automaticamente caso as parcelas geradas passe pelo crivo de aprovação.
    • 3 – Pré-aprovada pelo usuário: Indica que a proposta foi pré-aprovada pelo usuário, esta aprovação deverá ser realizada pelo usuário.

  • Parâmetros de aprovação Proposta: Parcelas geradas a partir dos parâmetros da proposta visualizadas mensalmente sendo comparadas com os crivos definidos no empreendimento.
    • Num: Número de meses para aprovação.
    • Aprov.: Status de aprovação do período.
      • – Valores mensais foram aprovados.
      • – Valores mensais foram reprovados.
    • Data: Mês que será analisado.
    • % Tot. Acum.: Porcentagem total acumulada até o mês analisado ((Valor Total Acumulado Anterior + Valor Total Mensal Atual) / Valor Total da Proposta) + Valor da comissão direta.
    • % Aprov.: Porcentagem definida no empreendimento necessária para aprovação até o mês em questão.
    • Tot. Mensal: Valor total mensal das parcelas geradas + valor da comissão direta.
    • Tot. Acum.: Valor total acumulado ate o mês (Valor Total Acumulado Anterior + Valor Total Mensal Atual) + Valor da comissão direta.
    • Vlr. Presente: Valor presente aplicado a taxa de oportunidade definida no empreendimento (Valor Total Mensal * ( Taxa de oportunidade ^ Número de Meses)) + Valor da comissão direta.
    • Demais campos serão preenchidos de acordo com os tipos de parcelas geradas.

 

 

  • Parâmetros de aprovação Modelo: Parcelas geradas a partir dos parâmetros do modelo visualizadas mensalmente sendo comparadas com os crivos definidos no empreendimento.
    • Num: Número de meses para aprovação.
    • Aprov.: Status de aprovação do período.
      • RecursosUau_Aprovado – Valores mensais foram aprovados.
      • RecursosUau_Reprovado– Valores mensais foram reprovados.
    • Data: Mês que será analisado.
    • % Tot. Acum.: Porcentagem total acumulada até o mês analisado ((Valor Total Acumulado Anterior + Valor Total Mensal Atual) / Valor Total da Proposta).
    • % Aprov.: Porcentagem definida no empreendimento necessária para aprovação até o mês em questão.
    • Tot. Mensal: Valor total mensal das parcelas geradas.
    • Tot. Acum.: Valor total acumulado ate o mês (Valor Total Acumulado Anterior + Valor Total Mensal Atual).
    • Vlr. Presente: Valor presente aplicado a taxa de oportunidade definida no empreendimento (Valor Total Mensal * ( (1 + Taxa de oportunidade) ^ Número de Meses)).
    • Demais campos serão preenchidos de acordo com os tipos de parcelas geradas.

 

  • Observações: Observação para proposta de venda.
  • % desc. máx: É o porcentual de desconto máximo para uma proposta, cadastrada para o empreendimento (Cadastrado na tela de manutenção Obras – Aba Negócios)
  • % desc. aplicado: É o porcentual de desconto que foi aplicado na proposta, caso esse porcentual seja maior que o porcentual máximo, a proposta não será pré aprovada pelo sistema.
  • VPL Modelo: Valor presente líquido do modelo de vendas (calculado sobre os parâmetros do modelo).
  • VPL Proposta: Valor presente líquido da proposta (calculado sobre os parâmetros da proposta).
  • Diferença: Diferença calculada pelo VPL da Proposta – VPL do Modelo, caso seja positivo a proposta terá passado por um dos crivos da aprovação, caso seja negativo a proposta será avaliada em relação a diferença aceita.
  • Diferença aceita: Valor máximo da diferença aceita entre o VPL proposta e VPL modelo, onde o VPL da proposta é menor que o VPL do modelo. Configuração cadastrada por empreendimento.

Observações:

  1. Ao gerar as parcelas o sistema irá fazer uma análise, verificando se as parcelas geradas passam pelo crivo de aprovação definido no empreendimento e o valor presente (VPL) da proposta é maior ou igual ao valor presente (VPL) do modelo, caso seja positiva a validação o sistema irá setar o status de aprovação para 2 – Pré-aprovada pelo sistema. Caso for negativa, e foi configurado um % máximo de diferença no empreendimento, o sistema irá validar essa diferença negativa entre as VPLs, se for menor ou igual ao % máximo de diferença aceita o sistema irá aprovar a proposta.
  2. Caso a proposta não seja pré-aprovada pelo usuário a mesma poderá ser confirmada.
  3. Ao confirmar uma proposta todas as demais propostas que tenham sido realizadas com as unidades da proposta confirmada serão canceladas.
  4. Para alterar o status de aprovação da proposta a mesma deverá estar com status 1 – Ativa.

Legenda dos operadores utilizados nos cálculos apresentados:

  • * = Operador de multiplicação.
  • / = Operador de divisão.
  • + = Operador de soma.
  • ^ = Operador de potenciação.

Perguntas frequentes:

Onde visualizar as propostas de vendas?

Onde visualizar as vendas geradas através da proposta?

Onde confirmar proposta de venda?

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