Medição de Contrato de Venda - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Medição de Contrato de Venda



Introdução

Medições de contrato de venda permitem gerenciar contratos terceirizados, subempreiteiros e contratos, no qual a sua empresa é a contratada para execução dos serviços, onde pode-se gerar uma venda do serviço medido.

Acesso

1. Execute o módulo Vendas
2. Clique no menu Contrato
3. Clique no submenu Medição de contrato de venda
4. Clique em RecursosUau_Novo_24x24

A tela de Medições tem três tipos de visualizações: Por Itens, por Venda e por Parcelas. Por item, serão mostrados os itens de medição e por cada item da medição será mostrada a venda que ele faz parte, se já possuir venda. Por venda, serão mostradas as vendas e partir delas serão mostrados os itens da venda e da medição. Por parcelas, serão mostradas as vendas e a partir delas as contas a receber e recebidas.

Visualização por itens

Visualização por venda

Visualização por parcelas

Para gerar a venda de um acompanhamento é necessário gerar uma Medição. Uma medição pode conter N acompanhamentos. Ao gerar venda, no assistente de vendas, só serão listados os acompanhamentos que fizerem parte de uma Medição. Os acompanhamentos de uma medição podem fazer parte de vendas diferentes.

Pela tela de medição é possível inserir um acompanhamento de contrato de venda pelo botão de ação [Acomp], porém só será possível se o usuário tiver permissão de Autorização/Aprovação no programa OBACOMPVENDA. Isso porque para visualizar o acompanhamento na medição ele deve estar com status Aprovado.

Inserindo ou alterando uma medição de contrato de venda

Para inserir uma medição basta selecionar os dados obrigatórios (Em vermelho) e selecionar os acompanhamentos desejados. Uma medição pode ser gerada com o status de 0-Aberta, 1-Preliminar ou 2-Aprovada. Para poder gerar a venda a medição deve estar obrigatoriamente com o status de Aprovada.

Na medição temos três visualizações: Status do faturamento, Status do recebimento e Saldo a faturar.

Status do faturamento: TOT. FATURADO: (Foi gerado venda de toda medição), PARC. FATURADO: (Foi gerado venda apenas de parte da medição)
e A FATURAR: (Ainda não foi gerada nenhuma venda da medição).

Status do recebimento: A RECEBER: (Parcelas das vendas geradas todas a receber), REC. TOTAL: (Todas as parcelas das vendas geradas
recebidas totalmente) e REC. PARCIAL: (Parcelas das vendas geradas recebidas parcialmente).

Saldo a faturar: Valor total da medição que falta para gerar venda.

Cada acompanhamento pode estar em uma única medição e uma única vez. Ao clicar e selecionar um item, ele não constará mais na lista.

Para os dados de medições serem alterados, o status deve ser 0-Aberta. O status sendo diferentes, os dados estarão desabilitados para alteração. Um item da medição só pode ser excluído da medição se o mesmo não estiver fazendo parte de uma venda. Essa mesma validação é válida na exclusão de uma medição, que só será possível se nenhum item da medição estiver em venda.

Gerando venda de medições

Cód. serviço fiscal : Código de serviço fiscal da venda, utilizado para calculo de retenção de impostos.
Enviar SPED Pis/Cofins: indica se a venda será enviada para o SPED Pis/Cofins.
Atividade: a atividade da venda, se ela é 0 – Atividade imobiliária ou 1 – Prestação de serviço, essa informação é utilizada para geração do SPED Pis/Cofins.
Data venda : Data da venda
Dt base resíduo: Data base do resíduo.
Vendedor: Nome do vendedor.
Utilizar desconto total da última parcela: Define se irá participar da campanha de quitação da última parcela.

Observações:

1. Caso exista fechamento contábil posterior a data de venda informada o sistema irá gerar um alerta. Assim não será possível gerar a medição.
2. Ao gerar a venda, será carregado o padrão de cobrança definido no contrato. Caso não tenha sido informado nenhum padrão de cobrança no contrato, será carregado o padrão de cobrança da obra selecionada.

 

Esse artigo foi útil?