Como faço para Reajustar Preços? - VirtUAU Globaltec

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Como faço para Reajustar Preços?



Introdução

O Reajuste de Preços é utilizado para alterar os preços dos insumos do planejamento da obra em três possibilidades:

  • Percentual aplicado ao preço do insumo;
  • Percentual aplicado ao saldo da SI e somado ao preço do insumo;
  • Índice/moeda aplicado ao saldo da SI e somado ao preço do insumo.

Para acessar:

1. Acessar Planejamento da Obra;
2. Selecionar a visão Composições Planejadas;

A imagem acima mostra a tela do Planejamento da Obra e o comando para acessar o menu que permite a visualização da tela de Reajuste de Preço. Esta opção só é habilitada na visão de Composições Planejadas. Não é obrigatório que os dados do planejamento, como empresa e obra, estejam selecionados, neste caso o usuário deverá selecionar a empresa e obra na tela de ajuste de preço, assim como os insumos a serem alterados.

 

Opções de reajuste de preço

A tela de reajuste de preço possui três possibilidades para alteração do preço do insumo:

  1. Reajustar preço unitário
    Com essa opção selecionada o campo “Percentual” será habilitado e será obrigatório o seu preenchimento. O percentual informado será aplicado diretamente ao preço unitário do insumo no planejamento. Para um percentual decrescente é permitido informar um valor negativo
  2. Corrigir saldo planejado por percentual
    Com essa opção selecionada o campo “Percentual” será habilitado e será obrigatório o seu preenchimento. O percentual informado será aplicado ao saldo da SI e somado ao preço unitário do insumo no planejamento. Para um percentual decrescente é permitido informar um valor negativo
  3. Corrigir saldo planejado por índice
    Com essa opção selecionada os campos “Moeda/Índice” e “Data Fixa” serão habilitados e serão de preenchimento obrigatório. O índice/moeda selecionado será aplicado ao saldo da SI, de acordo com a data fixa informada, e somado ao preço unitário do insumo no planejamento.

Exemplo de cálculo por índice:

frmAjustePreco_CalculoIndice

Mês PL: é obrigatório e é necessário para que o reajuste seja aplicado aos insumos planejados no período informado;

Atualizar todos os insumos: Existe a opção de aplicar o reajuste para todos os insumos do planejamento respeitando a empresa, obra e período selecionados.

Selecionar insumos para atualização: Caso o usuário necessite aplicar o reajuste à um ou mais insumos específicos é possível fazer a seleção no campo “Insumo PL”.
Importante: Se na tela do planejamento o usuário selecionar o(s) insumo(s), ao acionar a tela de reajuste de preços, os insumos previamente selecionados, ficarão preenchidos no campo “Insumo PL”.

Aplicação do reajuste

Para aplicar o reajuste é necessário acionar o botão “Confirmar”.
As validações dos preços alterados seguirão as regras de alteração de preço no planejamento e se houver no período selecionado algum mês fechado, o reajuste não poderá ser realizado.
Caso haja algum impedimento para que o reajuste seja realizado, todos serão apresentados em uma lista para que o usuário possa identificá-los e se possível executar os precedimentos necessários para que o reajuste seja efetivado.

Permissão de tela e comentários gerados

Existe uma permissão específica para a tela de reajuste de preços: OBCORRECAOPL.
Ela foi criada tendo vista o impacto que o reajuste pode ter em todo o planejamento da obra, sendo uma função atribuída à um usuário com permissão de “Autorização/Aprovação”.

A alteração ficará registrada em comentário no cadastro da obra (disponível como anexo), com as informações do usuário, data e os dados do planejamento afetados para que haja um histórico de todos os reajustes.

Para realizar o procedimento passado é necessário permissão no programa OBCORRECAOPL.

 

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