Como imprimir relatórios de Balancetes? - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Como imprimir relatórios de Balancetes?



Introdução

Com esta opção, é possível imprimir ou visualizar os Relatórios de Balancetes.

Acesso

1. Execute o Módulo Fiscal
2. Clique no menu Relatórios
3. Clique no submenu Balancete
4. Selecionar a opção desejada
5. Informe os dados necessários
6. Clique em Visualizar
7. Clique em Imprimir

O usuário poderá selecionar as seguintes opções:

Balancete Analítico

O Balancete Analítico é um relatório MENSAL, que informa os totais movimentados em Cada Conta (Débito e Crédito), bem como o SALDO ANTERIOR  e o SALDO ATUAL. O Relatório pode conter até TRÊS MESES de movimentação, sendo que o SALDO ATUAL aparecerá apenas no final do último mês.

Balancete Analítico por Centro de Custo

Tem o mesmo conceito, mas demonstrando os valores por centro de custo.

Balancete Sintético

Balancetes Sintético Por Centro de Custo

Opções de Filtros

Todos os balancetes

  • Período: Deve ser informado o mês/ano inicial e final.
  • Máscara do plano de contas: Lançamentos que fazem parte dessa máscara.
  • Categoria de Movimentação Financeira: Informar a categoria de movimentação financeira, de desejar filtrar os lançamentos por ela.
  • Conta Contábil: Ao clicar nesse botão é aberta a subtela geral de Seleção de Contas Contábeis.
  • Empresa: Empresa dos lançamentos. É possível selecionar mais de uma empresa, contudo, elas devem possuir o mesmo vínculo de máscara de plano de contas.
  • Vínculo societário: Através desse botão, é possível selecionar todas as empresas que possuam algum tipo de vínculo com a empresa da seleção – subtela geral de Seleção de Vínculo Societário.
  • Cabeçalho do relatório em nome de: Empresa selecionada para ser impressa no cabeçalho do relatório.
  • Iniciar numeração das páginas: Indicar qual a numeração inicial a ser impressa no balancete.
  • Buscar lançamentos: Informar o tipo dos lançamentos (Fiscal ou Societário) que serão visualizados no relatório. Caso selecione a opção Societário, o relatório irá mostrar os lançamentos fiscais e societários de forma agrupada, caso contrário, irá mostrar apenas os lançamentos fiscais.
  • Imprimir contador de folha como página: Quando marcar essa opção, o relatório irá apresentar no contador de página a palavra “Página:” do contrário a palavra “Folha:”. Ex. “Página: 1”, se essa opção está marcada e “Folha: 1” se não.
  • Mostrar CNPJ/CPF da empresa: Quando marcar essa opção, o relatório irá apresentar o CNPJ ou CPF da empresa selecionada para ser cabeçalho do relatório.
  • Mostrar indicativo de saldo (Credor/Devedor): Quando marcar essa opção, será adicionado a direita das colunas de saldos um indicativo de débito/crédito C/D.
  • Mostrar totalização dos grupos de contas: Quando marcar essa opção, o relatório irá imprimir no final uma totalização dos grupos de conta de primeiro nível ( Ativo, Passivo, Receitas etc…) , indicando Lucro ou Prejuízo.
  • Não considerar fechamento fiscais: Quando marcar essa opção, o relatório não irá considerar os lançamentos realizados no fechamento contábil (Por exemplo, lançamentos de zeramento das contas de resultado).
  • Imprimir contas sem movimento: Quando marcada essa opção, o relatório irá demonstrar as contas que não possuem lançamentos contábeis.
    • Essa opção não pode ser marcada juntamente com a opção de “Não visualizar contas com saldo final zerado”.
  • Não visualizar contas com saldo final zerado: Marcando essa opção, mesmo que a conta possua movimentação, se seu saldo final no período for zero, ela não será demostrada. Essa regra é aplicada no nível analítico das contas contábeis, pois apenas contas analíticas podem ter lançamentos contábeis.
    • Essa opção não pode ser marcada juntamente com a opção de “Imprimir contas sem movimento”.
  • Imprimir somatório: Quando marcada essa opção, o relatório imprime no final de cada coluna, que possui valores, a somatória das mesmas.
  • Inserir responsável e contador(a) da empresa: Essa opção, quando selecionada, exibi no final do relatório os campos para assinatura do responsável e do contador da empresa. As informações do responsável, são providas do cadastro geral das configurações de empresa, buscando os dados da pessoa vinculada ao usuário responsável. Já os dados do contador da empresa são providos do cadastro geral das configurações de empresa/configurações fiscais, buscando os dados da pessoa cadastrada no campo contador responsável.
    Obs.: O número do C.R.C do contador só é exibido quando no cadastro de pessoas/Dados Pessoais/Documento/Campo: Entidade Classe, estiver selecionado o item 5 – Contabilidade.
  • Imprimir saldo período: Quando marcada essa opção, será impresso no relatório uma coluna de saldo do período selecionado. Essa opção só tem efeito para períodos de um mês.

Balancetes sintéticos

  • Nível da Conta: Informar o nível da conta do plano de contas.
  • Obra: Ao selecionar uma obra, ou mais de uma, o relatório irá imprimir os lançamentos das mesmas

Obs.: Para os relatórios que possuírem centro de custo, poderá vir visualizado na primeira folha, movimentação de contas que não estejam vinculadas com centro de custo.
Esta visualização existirá somente se o lançamento para a conta não possuir centro de custo. Ao solicitar a impressão ou visualização dos relatórios, possuirá a seguinte visualização
no detalhe: Conta, Descrição da conta, Saldo anterior, Débito, Crédito, Saldo Atual. O Saldo Anterior virá com o valor da movimentação antes do período escolhido. O Débito e
Crédito virão com os valores somados referente à lançamentos no período escolhido; Saldo Atual será o cálculo do Saldo Anterior, com o Débito e o Crédito. O período não possui
restrição de quantidade de meses, ou seja, poderá ser escolhido qualquer mês do ano desejado para início, e qualquer mês para o período final. Desde que seja do mesmo ano.
É importante lembrar que o período máximo para impressão deste relatório é de 03 meses.

Preenchimento de Filtros

Os campos empresamáscararelatório em nome de, e contas contábeis, serão preenchidos automaticamente por padrão com base na máscara da empresa ativa. Isto se houver máscara para a empresa ativa no período.

Esse artigo foi útil?