Resumo Geral do Empreendimento - VirtUAU Globaltec

Área do Cliente

Central de Ajuda

Resumo Geral do Empreendimento



O relatório de Resumo Geral do Empreendimento tem por objetivo dar uma visão geral do fluxo financeiro e estatísticas do empreendimento. Esse relatório é composto por nove partes de fluxo financeiro, sendo elas: Previsão de recebimento, Resumo por status de cobrança, Situação das unidades, detalhamento da situação das unidades, Contratos cancelados, Previsão de recebimento com índice de inadimplência, Posição de vendas, Resumo de faturamento e Ranking dos vendedores, e quinze partes de estatísticas, sendo elas: Estatísticas do comprador: Estado, Cidade, Bairro, Sexo, Estado civil, Idade, Finalidade da compra. Estatística profissional do comprador: Estado, Cidade, Bairro, Profissão e Renda. Como ficou sabendo do produto e Fechamento período / acumulado.

Para acessar:

1. Execute o Módulo Vendas;
2.Clique no Menu Relatórios;
3.Clique no Sub-Menu Geral;
4.Escolha a opção Resumo Geral do Empreendimento;

Os dados desse relatório são impressos para uma determinada obra da empresa que estiver ativa. Para impressão de todas as partes do relatório é obrigatório o preenchimento da obra desejada. Não sendo preenchidas as datas de prorrogação e de cálculo elas serão a data do dia.

Especificações

Especificações de cada parte do relatório com os dados necessário para sua impressão:

Previsão de Recebimento

O resultado desse relatório é:

– Previsão de recebimento a partir da data de prorrogação indicada. Será uma tabela contendo os valores previstos em 12, 24, 36 e 48 meses.

– Para cada grupo de meses teremos o Valor de carteira, Média mensal e Prestação média:

  1. O valor de carteira é o valor total a receber a partir da data de prorrogação.
  2. A média mensal é valor de carteira dividido pela quantidade de meses de cada grupo.
  3. O valor médio da prestação é a quantidade de parcelas a vencer dentro do período dividido pelo total de carteira dentro desse mesmo período.

– Previsão de recebimento anterior à data de prorrogação indicada. Nessa parte será demonstrado o valor total de parcelas em aberto.

Resumo por status de cobrança

Para sua impressão é obrigatório selecionar o(s) status de cobrança desejado(s).

O resultado desse relatório é:
– Resumo por status de cobrança a partir da data de prorrogação.
– Resumo por status de cobrança anterior a data de prorrogação. Para os dois casos serão demonstrados o somatório dos valores a receber das parcelas que possuírem os status selecionados.

Situação das unidades

Para a impressão é obrigatório selecionar o tipo de unidade para o agrupamento dos dados no relatório. Se for escolhido o detalhamento das unidades, também é necessário o preenchimento da data de cálculo.

O resultado do relatório é:

Será impresso a quantidade de personalizações por tipo (Disponível, Vendido, Reservado, em acerto, propostas e Outros tipos) com a sua porcentagem pelo total.

Se estiver selecionado o detalhamento das unidades será impresso por unidade (Descrição, Unidade, Garagens, Metragem, Valor do Contrato, Valor M², Data liberação, Permanência).

  1. O Vlr. contrato é o total da venda.
  2. O Vlr. M² é o valor mínimo (O valor da menor medida da unidade).
  3. A Liberação é a data de cadastro da unidade.
  4. A Perman. (Permanência) é a quantidade de dias entre a data de cadastro da unidade até a data de emissão do relatório.

Contratos cancelados

O resultado do relatório é:
– Será impresso todas as vendas canceladas da obra selecionada.

  • Previsão de recebimento com índice de inadimplência

O resultado do relatório é:

Será impresso o valor total de carteira a receber do mês selecionado até os próximos seis meses. Sobre o valor de cada mês será multiplicado um valor calculado de inadimplência. Esse valor de inadimplência é calculado sob as parcelas vencidas do primeiro dia do mês selecionado até a data selecionada. Com esse valor de parcelas em atraso é calculada a inadimplência, pelo total de carteira do mês selecionado. Assim vamos ter um valor de previsão de inadimplência. A coluna de valor líquido será o valor total de carteira do mês menos o valor de inadimplência calculado. Observação:

  • O valor Base utilizado para calcular é o principal das parcelas a receber mais o recebido. Posteriormente soma – se o principal das parcelas em atraso. (Parcelas em atraso devem ser as anteriores a data de prorrogação )
  • Divide – se o total do principal das parcelas em atraso pelo total das parcelas receber e recebido.

Posição de vendas

Para impressão dessa parte do relatório é obrigatório o preenchimento do tipo de unidade, para o agrupamento da quantidade de vendas pelo tipo selecionado. Essa unidade pode ser um campo fixo ou geral. Dessa forma o campo unidade funciona como um agrupador para obter as quantidades de venda nos meses.

O resultado do relatório é:
– Será impresso a quantidade de vendas realizada dos seis meses anteriores a data selecionada (O mês atual não entra.) e o volume financeiro representado pelas quantidades vendidas nesses meses. O valor do volume financeiro é calculado pelo valor do item da venda pela sua quantidade.

Obs.: Essa visão não leva em consideração descontos concedidos à venda. Só são levados em consideração os valores dos itens da venda.

Fechamento período / acumulado

Para impressão dessa parte é obrigatório selecionar o período de impressão de venda.

O resultado do relatório é:
– Será impresso a quantidade de fechamento de vendas no período selecionado (Reservas realizadas, Vendas em processo de contratação, Vendas contratadas no período).
– Fechamento desde o início das vendas (Vendas acumuladas, Cancelamentos de vendas acumuladas, Vendas ativas).

  1. São consideradas vendas ativas todas as vendas que os status da mesma seja diferente de cancelado, código igual a 1.

– O detalhamento das vendas acumuladas e vendas canceladas (Data, Liberação, Unidade, Permanência, Metragem, Nome do comprador, Cônjuge do comprador, Valor do contrato, valor M²).

  1. A Data é a data da venda.
  2. A Liberação é a data de cadastro da venda.
  3. A Perman. (Permanência) é a quantidade de dias da data de cadastro da venda até a data da venda.
  4. A Metragem é o tamanho informado para unidade.
  5. O Vlr. Contrato é o valor total da venda.
  6. O Vlr. M2 é o valor mínimo (O valor da menor medida da unidade).

Resumo de faturamento

O resultado do relatório é:
– Será impresso o valor e porcentagem sobre o total (Total faturado, Total recebido, Total a receber, inadimplência).Obs.: O cálculo é feito com a data de emissão do relatório.
  • Ranking dos vendedores
O resultado do relatório é:
– Será impressa as vendas detalhadas, agrupadas por vendedores e a quantidade de vendas de cada um na ordem do que mais vendeu para o que menos vendeu. (Nome do vendedor, Quantidade, Comprador, Cônjuge, Unidade, Valor da venda, Permanência).

  1. A Perman. (Permanência) é a quantidade de dias entre a data de cadastro da unidade até a data da venda.
Obs.: Pode ocorrer da coluna permanência vir com o valor negativo, isso ocorre quando a data de cadastro da unidade é maior que a data da venda.
  • Como o comprador ficou sabendo do produto

O resultado do relatório é:

– Será impresso a quantidade de vendas de acordo com o meio de comunicação informado pelo comprador na compra (Descrição do meio de comunicação, Quantidade).
  • Estatística do comprador
O resultado do relatório é:
1 – Estado:

Será impresso a quantidade e a porcentagem sobre o total de vendas em relação ao estado onde mora o comprador (Estado, Quantidade, Porcentagem).

2 – Cidade:

Será impresso a quantidade e a porcentagem sobre o total de vendas em relação à cidade onde mora o comprador (Cidade, Quantidade, Porcentagem).
3 – Bairro:
Será impresso a quantidade de vendas em relação ao bairro onde mora o comprador, destacando a cidade e estado na qual o bairro faz parte (Estado, Cidade, Bairro, Quantidade).
4 – Sexo:
Será impresso a quantidade de vendas para o sexo masculino, feminino e os que não foram informados (Gênero, Quantidade).
5 – Estado Civil:
Será impresso a quantidade de vendas em relação ao estado civil do comprador (Descrição do estado civil, Quantidade).
6 – Idade:
Será impresso a quantidade de vendas em relação a faixa de idades, mostrando a quantidade, percentual e o acumulado do percentual de acordo com à faixa de idade (Faixa de idades, Quantidade, Percentual, Acumulado).
7 – Finalidade da compra:
Será impresso a quantidade de vendas em relação à finalidade de compra do comprador (Descrição da Finalidade, Quantidade).

Observação: Para os agrupamentos Sexo, Estado Civil e Idade, caso eles não tenham sido informados, serão impressos nos agrupamentos “Não informado” e/ou “Pessoa jurídica”, este último para o caso de ser pessoa jurídica.

  • Estatística profissional do comprador
O resultado do relatório é:
1 – Estado:

Será impresso a quantidade sobre o total de vendas em relação ao estado de trabalho do comprador (Estado, Quantidade).
2 – Cidade:
Será impresso a quantidade sobre o total de vendas em relação à cidade de trabalho do comprador (Cidade, Quantidade).
3 – Bairro:
Será impresso a quantidade de vendas em relação ao bairro onde trabalha o comprador, destacando a cidade e estado na qual o bairro faz parte (Estado, Cidade, Bairro, Quantidade).
4 – Profissão:
Será impresso a quantidade de vendas em relação à profissão do comprador (Descrição, Quantidade).
5 – Renda:
Será impresso a quantidade de vendas em relação a uma faixa de renda (Faixa da renda, Quantidade).Observação: Para os agrupamentos acima, caso eles não tenham sido informados, serão impressos nos agrupamentos “Não informado” e/ou “Pessoa jurídica”, este último para o caso de ser pessoa jurídica.

Opções do Relatório:

  • Valor Reajustado

    Para gerar o relatório com valores reajustados, basta marcar essa opção.

Os relatórios que utilizam essa opção são:
  1. Previsão de Recebimento.
  2. Resumo por status de cobrança.
  3. Previsão de recebimento com índice de inadimplência.
  • Antecipação

Para gerar o relatório com valor reajustado com antecipação, basta marcar essa opção. A opção de antecipação só pode ser marcada juntamente com a opção de valor reajustado.

  • Imprimir nome fantasia
Para gerar o relatório com o nome fantasia do comprador, basta marcar essa opção.

Perguntas frequentes:

Qual programa concede permissão no relatório resumo geral do empreendimento?

O nome do programa é  FIRELCONTRECEBER.

Esse artigo foi útil?