Sincronização financeira – HCM – Globaltec

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Sincronização financeira – HCM



Introdução

A sincronização financeira permite integrar as pendencias financeiras HCM com o UAU, esta sincronização fora dividida em duas etapas sendo elas “Sincronizar dados financeiros (49)” e “Gerar processos de pagamento das pendencias financeiras (52)“.

Sincronizar dados financeiros (49)

Será necessário habilitar as pendências das tabelas mencionadas conforme Integrações de consulta via pendência. Esta pendência será o gatilho para que o registro seja disponibilizado na consulta pelo webservice disponibilizando-os a cada título.

Tabelas HCM utilizadas por pendência

  • Notificações de pendência financeira > tabela R074PEN

Consulta de tabela HCM (Parametrizar em Integrações de consultas de tabelas)

  • Informações da pendência financeira > R047PEN
  • Informações de rateio da pendência > R047PER

Configuração

  1. É necessário parametrizar a conexão do Webservice da integração HCM Integração HCM > Visão Comunicação (WS).
  2. Incluir, na configuração de empresa e filial (Integração HCM > Visão Empresa) o De-Para das empresas em que deseja que o sincronismo seja executado.

PROUAU

A execução da sincronização de pendencias financeiras depende da habilitação do processo de número 49 no modulo ProUAU > Prorrogar automático.

Após a configuração parametrizada, será possível executar o processo pelo próprio Gerenciador de Prorrogações, assim como também será permitida a execução por linha de comando e através do Gerenciador do Sistema

Gerenciador do Sistema UAU

Como interface alternativa ao agendador de tarefas do Windows, é possível registrar a execução por meio do Gerenciador do Sistema UAU – Globaltec em “Agendamento da execução dos processos do ProUAU”.

Agendador de tarefas

É possível registrar a execução da tarefa automatizada por meio do Agendador de Tarefas do Windows conforme artigo Agendamento de Prorrogação Automática – Globaltec.

Gerenciador de pendencias financeiras HCM

Para identificar as pendencias sincronizadas com o HCM pode-se observar as mesmas em Financ > Financeiro > Gerenciador de pendencias financeiras HCM na visualização “Pendentes”

Gerar processos de pagamento das pendencias financeiras (52)

A geração do processo de pagamento depende primeiramente da sincronização de pessoas para que seja possível identificar as informações de pagamento conforme parametrizado e em acordo com o Como configurar uma obra?  > Guia Bancário

Será também necessário habilitar as pendências das tabelas abaixo. Esta pendência será o gatilho para que o registro seja disponibilizado na consulta pelo webservice disponibilizando-os a cada título.

Tabelas HCM utilizadas por pendência (Parametrizar em Integrações de consulta via pendência)

  • Confirmar processamento de pendência financeira > tabela R074PEN

Consulta de tabela HCM (Parametrizar em Integrações de consultas de tabelas)

  • Informações do cargo da pessoa a pagar > R034FUN

Configuração

  1. É necessário parametrizar a conexão do Webservice da integração HCM Integração HCM > Visão Comunicação (WS).
  2. Incluir, na configuração de empresa e filial (Integração HCM > Visão Empresa) o De-Para das empresas em que deseja que o sincronismo seja executado.
  3. Definir vínculo de planejamento de obra (Integração HCM > Visão Planejamento de obra) atentando-se à seguinte hierarquia para buscar insumo do planejamento: (ou seja, a configuração será aplicada partindo da mais específica para a mais genérica, portanto uma configuração especifica não será aplicada em casos que os seguintes campos não coincidam)
    1. CIF/Empresa/Obra/Cargo
    2. CIF/Empresa/Obra
    3. CIF/Empresa/Cargo
    4. CIF/Empresa
    5. CIF/Cargo
    6. CIF
  4. Definir configurações para geração do processo de pagamento (Integração HCM > Processo de pagamento), nesta tela é definido como o processo de pagamento deverá ser gerado em seu processamento, contendo por exemplo, qual a origem do valor de “cheque nominal” do processo.

PROUAU

A execução da sincronização de pendencias financeiras depende da habilitação do processo de número 52 no modulo ProUAU > Prorrogar automático.


Após a configuração parametrizada, será possível executar o processo pelo próprio Gerenciador de Prorrogações, assim como também será permitida a execução por linha de comando e através do Gerenciador do Sistema.

Ao final do log do processamento das pendencias de colaboradores e dependentes, serão visíveis as seguintes observações:

  • Quantidade total processadas – Demonstra a quantidade de pendencias retornadas pelo HCM Sênior.
  • Quantidade sincronizada com sucesso – Lista a quantidade de pendencias HCM que tiveram seu fluxo concluído com êxito.
  • Quantidade não sincronizada (com erros) – Contabiliza a quantidade de pendencias que não tiveram sua sincronização concluída e, portanto, não teve o recebimento da pendência confirmada para o HCM.

Agendador de tarefas

É possível registrar a execução da tarefa automatizada por meio do Agendador de Tarefas do Windows conforme artigo Agendamento de Prorrogação Automática – Globaltec.

Execução manual

Após a execução do processo número 52 do ProUAU, é possível acompanhar quais pendencias foram sincronizadas (visão ‘Confirmadas’) e também sincronizar de forma manual as pendencias já obtidas por meio da Sincronização financeira na tela Financ > Financeiro > Gerenciador de pendencias financeiras HCM.

Agrupamento de processos

lógica de agrupamento de processos no contexto da integração HCM x UAU foi projetada para consolidar múltiplas pendências financeiras em um único processo de pagamento, desde que certos critérios e validações sejam atendidos. Abaixo segue uma breve explanação de como esse agrupamento funciona:

Identificação das Pendências Elegíveis

O sistema começa identificando as pendências financeiras que:

  • Estão com status apto para geração (pendente, erro ou processo excluído).
  • Pertencem a CIFs configurados para permitir agrupamento.

Agrupamento por Chaves Primárias

As pendências são agrupadas com base em chaves comuns:

Agrupamento Básico:

  • CIF
  • Empresa UAU
  • Obra UAU
  • Data de Pagamento (conforme parametrizado no vínculo de Planejamento da Obra)

Agrupamento Avançado (se permitido agrupar entre CIFs):

  • Fornecedor
  • Tipo de Documento Fiscal
  • Espécie do Documento
  • Data do Documento
  • Parâmetro “Gerar Documento Fiscal”

Validações e Restrições

Antes de consolidar as pendências em um processo único, o sistema valida:

  • Integridade do insumo planejado (não pode haver conflito entre insumos).
  • Tipo de SI (todas devem ser do mesmo tipo: Quantidade ou Verba).
  • Categoria (caso o item planejado seja da categoria mão de obra, o mesmo não poderá se misturar com itens de categorias diferentes
  • Unidade de medida (deve ser igual entre item e SI se tipo de controle for Quantidade).

Geração do Processo Agrupado

Se todas as validações forem atendidas e processo for agrupado:

  • Um processo único é gerado com:
    • Soma dos valores das pendências.
    • Itens e SIs múltiplos, conforme os insumos de cada CIF.
    • Documento fiscal único, se configurado.

O processo agrupado será gerado considerando os seguintes critérios

  • Um item pode ter múltiplos vínculos VERBA.
    • Os vínculos do tipo VERBA terão seu valor rateado conforme percentual dos preços existentes no “Planejamento de obra”
  • Um item pode ter um único vínculo QTDE.
  • Mas não pode ter ambos ao mesmo tempo.

Exemplo Prático

Imagine três pendências:

  • Todas com a mesma empresa, obra e data de pagamento.
  • Todas configuradas para gerar documento fiscal com o mesmo fornecedor.
  • Parametrizações dos CIFs envolvidos com a marcação “Agrupa com outros CIFs” como SIM

O sistema agrupa essas pendências e gera um único processo de pagamento com os valores somados e aplicados nos itens/SIs.

Geração do Processo simples

Se todas as validações forem atendidas:

  • Um processo é gerado com:
    • Valor das pendencias.
    • Itens e SIs conforme os insumos de cada CIF.
    • Documento fiscal, se configurado.

Processos de encargo

O processo de pagamento de encargo irá desconsiderar as configurações do fluxo de pagamento definido para a obra e utilizar tipo e forma de pagamento padrão conforme descrito

  1. Caso o banco permita pagamento GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais):
    • Forma de pagamento: 91 – GNRE
    • Tipo de pagamento: 22 – Tributos
  2. Caso o banco não permita pagamento GNRE, porém permita PIX QR-CODE:
    • Forma de pagamento: 47 – PIX QR-CODE
    • Tipo de pagamento: 20 – Fornecedores
  3. Caso as formas de pagamento anteriores não sejam permitidas, o processo será gerado com tipo e forma de pagamento vazias

Em Caso de Erro

Se qualquer pendência do grupo falhar:

  • O processo não é gerado.
  • Todas as pendências do grupo recebem status de erro.
  • O agrupamento é mantido para rastreabilidade.

Processo de pagamento gerado

O processo de pagamento gerado estará presente em Contas a pagar no modulo Financeiro com o valor 29 preenchido na coluna “Tipo de origem”

Caso a pendência vinculada ao processo não tenha sido agrupada as informações de pagamento serão sincronizadas com as informações presentes na visualização de pendencias confirmadas.

Caso se trate de um processo agrupado pelo HCM e não for destinado a ENCARGOS o sistema não permitirá a alteração de Tipo de Pagamento, Forma de Pagamento, desta forma os campos mencionados serão apresentados em branco na visualização principal e emitirá um aviso ao tentar realizar alteração.

Para os processos agrupados gerados a partir de uma pendência de encargo, será possível alterar tipo e forma de pagamento por meio da visualização principal em “Contas a Pagar” e em “Emissões”, as alterações mencionadas irão refletir diretamente em pendencias confirmadas, caso tente alterar o tipo e forma de um processo por meio da tela de pendencias confirmadas, a alteração irá afetar todas as pendencias do processo vinculado.

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